Restauro do meu VW 1200 - 1962
-
João Ventura
Restauro do meu VW 1200 - 1962
Boa noite
À duas semanas adquiri este carro fantástico que me tem exigido algum esforço, mas atenção tem sido um esforço compensador. Desde há alguns anos que pensava em realizar o restauro de um carocha, esteve para ser o meu primeiro carro só não o foi pois como a minha universidade era em Leiria e eu moro em Aveiro iam ser realizadas muitas viagens e por vezes com pressa, etc e acho que quem anda com um carocha tem que andar para apreciar e não só por andar. Por isso acabei por optar por um outro carro para primeiro carro. Porém a ideia de restaurar um carocha nunca desapareceu e fui vendo anúncios destes veículos apaixonantes até que surgiu a oportunidade de comprar um, foi isso que aconteceu á cerca de duas semanas.
À duas semanas adquiri este carro fantástico que me tem exigido algum esforço, mas atenção tem sido um esforço compensador. Desde há alguns anos que pensava em realizar o restauro de um carocha, esteve para ser o meu primeiro carro só não o foi pois como a minha universidade era em Leiria e eu moro em Aveiro iam ser realizadas muitas viagens e por vezes com pressa, etc e acho que quem anda com um carocha tem que andar para apreciar e não só por andar. Por isso acabei por optar por um outro carro para primeiro carro. Porém a ideia de restaurar um carocha nunca desapareceu e fui vendo anúncios destes veículos apaixonantes até que surgiu a oportunidade de comprar um, foi isso que aconteceu á cerca de duas semanas.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
-
João Ventura
Re: Restauro do meu VW 1200 - 1962
Desde há duas semanas que não consigo parar de mexer neste novo "brinquedo", como tal tenho aqui algumas fotos que fui tirando e que vou passar a demonstrar.
Aproveitando que o carro chegou numa sexta-feira, no sábado foi dia de começar a meter mãos á obra, e claro sempre bem acompanhado, porque restaurar sozinho é uma coisa mas com a família ainda sabe melhor. Enquanto eu fiquei a tratar do exterior, tirar guarda-lamas, pára-choques entre outras coisas que fui mexendo entretanto, que acabam por não ser tão visíveis. Os meus companheiros (namorada, pai e mãe) foram tratando do interior que acabou por ficar assim: Ou seja, guarda-lamas, pára-choques, interior praticamente desmontado, passemos para o dia seguinte...
Aproveitando que o carro chegou numa sexta-feira, no sábado foi dia de começar a meter mãos á obra, e claro sempre bem acompanhado, porque restaurar sozinho é uma coisa mas com a família ainda sabe melhor. Enquanto eu fiquei a tratar do exterior, tirar guarda-lamas, pára-choques entre outras coisas que fui mexendo entretanto, que acabam por não ser tão visíveis. Os meus companheiros (namorada, pai e mãe) foram tratando do interior que acabou por ficar assim: Ou seja, guarda-lamas, pára-choques, interior praticamente desmontado, passemos para o dia seguinte...
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
-
Fernando Palmela
- ★★★
Parabéns pela compra agora o JÁGORA, vai ser tramado, uma polidela por fora e por dentro e alcatrão com ele, digo eu aqui de jágora és de onde Aveiro, tenho família em Salgueiro não sei se conheces, mas já estou sentado à espera do dia seguinte...........

(ô\_!_/ô)
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
-
João Ventura
No dia seguinte, ou seja, domingo, também foi dia de trabalho cá por casa, pelo menos, para mim.
O carro estava muito bem mas havia uma coisa que me incomodava e que tive que por mãos á obra para isso deixar de acontecer.
Esta coisa era aquelas "ondinhas" caraterísticas do piso do carocha, no meu não existiam, descobri porquê quando peguei na chave de fendas e comecei a mexer. Esgravatando com chave de fendas numa mão e pé de cabra na outra cheguei a esta imagem: E claro para continuar trabalhos a limpeza é importante, portanto o aspirador foi o meu melhor amigo neste passo: Se calhar esta inexistência destas "ondinhas" era normal mas eu desconhecia e por isso tive que tentar perceber o que estava ali feito.
Pronto tudo limpo estava pronto para o próximo passo...
O carro estava muito bem mas havia uma coisa que me incomodava e que tive que por mãos á obra para isso deixar de acontecer.
Esta coisa era aquelas "ondinhas" caraterísticas do piso do carocha, no meu não existiam, descobri porquê quando peguei na chave de fendas e comecei a mexer. Esgravatando com chave de fendas numa mão e pé de cabra na outra cheguei a esta imagem: E claro para continuar trabalhos a limpeza é importante, portanto o aspirador foi o meu melhor amigo neste passo: Se calhar esta inexistência destas "ondinhas" era normal mas eu desconhecia e por isso tive que tentar perceber o que estava ali feito.
Pronto tudo limpo estava pronto para o próximo passo...
-
Fernando Palmela
- ★★★
Pois não devias de ter metido chave de fendas e pé de cabra, fizeste asneira, essa matéria é uma camada para isolamento e protecção do chassi, mas agora já está paciência agora compra nova e cola novamente, perguntavas antes de fazer asneira, porra...............mas prontos..

(ô\_!_/ô)
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
-
João Ventura
A ideia é tratar o carro todo, para ver o real estado da chapa e conseguir tratar tinha de tirar esta proteção.
-
João Ventura
Durante a semana também sabe bem depois do trabalho mexer no carro um bocadito, sem horários sem stress, vai-se fazendo com calma.
Desta vez deu para tirar capô, tampa do motor, rodas e ir apreciando o trabalho feito:
Desta vez deu para tirar capô, tampa do motor, rodas e ir apreciando o trabalho feito:
-
João Ventura
No sábado seguinte foi o dia de pegar cedo ao "trabalho"
e tirar os vidros que já estava mais que na hora de saírem:
Além disto, estava na altura de deixar mais uns buracos no interior, desta vez no tablier porque no fundo já há suficientes por tratar.
-
Luís Santos
- ✘✘✘
Muito bem!
Nota-se que já faz parte da família.....está numa garagem/sala que não é para qualquer meio de transporte,mas sim para um automóvel.....
Parabéns pela máquina e boas pesquisas .
Nota-se que já faz parte da família.....está numa garagem/sala que não é para qualquer meio de transporte,mas sim para um automóvel.....
-
João Ventura
Tendo em conta o andamento da coisa, não via a hora de esta máquina ficar dividida em dois, e tendo em conta que fui obrigado a ficar em casa, infelizmente por maus motivos e já agora espero que se encontrem todos bem(coronavírus), aproveitei para fazer isto:
E finalmente consegui obter esta etapa:
Com a ajuda dos meus pais, de um macaco, dum carrinho de transporte de cargas, e do chão que teve que aguentar o carro de vez em quando, conseguimos pôr tudo no seu lugar.
-
João Ventura
Muito ObrigadoLuís Santos wrote: ↑24 Mar 2020 22:47Muito bem!
Nota-se que já faz parte da família.....está numa garagem/sala que não é para qualquer meio de transporte,mas sim para um automóvel.....![]()
-
João Ventura
Não sei se se nota mas o carro precisava de uma lavadela bem dada
Depois de uma lavadela para tirar o maior, o chassis voltou para o "quentinho", para ver se não tinha que aspirar o chão muito mais vezes nesta fase, se bem que sabia que isso não ia acontecer, mal comecei a mexer o chão ficou repleto de terra outra vez, e porquê, porque decidi que ia tirar o eixo dianteiro:
Bem parece que ficou resumido tudo o que foi feito até agora, amanhã em princípio já trago mais novidades.
Muito obrigado a quem acompanha e a todos aqueles que me têm ajudado fisicamente e ajudando por palavras que ás vezes também é importante.
Muito obrigado a quem acompanha e a todos aqueles que me têm ajudado fisicamente e ajudando por palavras que ás vezes também é importante.
-
Luís Santos
- ✘✘✘
Já está a ser inspecionado .....
O inspector mete mesmo o nariz no pormenor.....
O inspector mete mesmo o nariz no pormenor.....
-
João Ventura
A minha ideia é deixar mesmo impecável, como merece estar.Luís Santos wrote: ↑24 Mar 2020 23:08Já está a ser inspecionado .....
O inspector mete mesmo o nariz no pormenor.....![]()
Mete sim senhor
-
Fernando Palmela
- ★★★
O Homem está-lhe a dar forte, aperta que vais ter muito para dar ao dedo.................
E material já começas-te a fazer a lista.......convém para depois quando começares a montagem já teres tudo em casa...para demorar menos tempo, digo eu aqui de longe..

E material já começas-te a fazer a lista.......convém para depois quando começares a montagem já teres tudo em casa...para demorar menos tempo, digo eu aqui de longe..
(ô\_!_/ô)
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
30HP
Junho 55