6 anos e um casamento (Carocha 1957)

Carlosfclopes

6 anos e um casamento (Carocha 1957)

Post by Carlosfclopes »

Boas a todos.

Devem estar a perguntar que raio de topic é este. Vou começar a explicar...

O meu nome é Carlos e no ano de 2008 comprei o meu primeiro classico, um Carocha de Novemro de 1957 para começar a restaurar.
Na altura tinha 18 anos e a vontade de começar a restaurar foi desvanecendo, pois comecei a interessarme por outras coisas e esqueci o carro.
Alguns meses depois, decidi desmotar o carro todo para guardar as peças e assim fiz. Deixei apenas chassi, carroçaria, caixa e direção no carro para o puder movimentar, tudo o resto foi guardado em sitio seco para não se estragar.

Em 2011 inscrevi-me neste forum para ver se ganhava coragem para enfrentar aquilo que tinha para fazer. Levei o carro para uma oficina de um conhecido meu onde tinha espaço para trabalhar e toda a ferramenta disponivel. Fui alguns dias trabalhar no carro, raspei muita porcaria quer do interior quer do exterior mas, mais uma vez foi vontade passageira. O carro que começou a estorvar veio para o exterior da oficina, onde eu o tapei com um impermeavel. Mais 3 anos á espera.

No final do verão passado eu e a minha namorada de à 8 anos decidimos casar, e com a data marcada para junho de 2014 veio a vontade de conduzir o meu carocha no casamento. Mesmo à Português deixar tudo para a ultima.

Então depois de 6 anos e um casamento marcado começa a aventura.

Não tenho fotos da epoca em que o comprei, apenas agora da ultima fase que voltou novamente para dentro da oficina, onde trabalho sempre nas minhas folgas e onde tenho ajuda de mecanicos e bate-chapas.

Tenho aprendido muito para puder levar o projecto em frente seguem algumas fotos do incio

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Lavagem antes de entrar na oficina.

Image

E agora começa o trabalho.
Primeira coisa a fazer, soldar uma estrutura à carroçaria para que quando a tira-se e corta-se as embaladeiras ela não abri-se. Fui eu que a fiz e soldei e até agora cumpre a sua função ( nada mal para um nabo).

Image

Image

Visto ter a possibilidade de usar a fossa mete-mos o carro cá fora e desapertamos a carroçaria.

Image

Image

Primeira missão cumprida.

Image

No final tempo para posar...

Image

visto o carro estar fora de casa tinha de levar algumas coisas para fazer decidi então levar o motor direcçao e caixa para limpar em casa e assim durante a semana sempre ia adiantando qualquer coisa.

aqui vão as fotos do motor

Image

Image

Image

Começa a guerra contra quase 60 anos de cácá.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Algumas peças já limpas, pintadas e prontas para a montagem.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Entrtanto a carroçaria começa a ser decapada à espatula e com decapante

Image

Image

Image

Image

Image

Preparação do chassi para lastros novos

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Por agora é tudo...espero voltar em breve com mais fotos e desenvolvimentos...Segunda se conseguir vou buscar as embaladeiras para começar o trabalho na carroçaria. Entretanto descobri uma valvula colada e vou ter de mandar vir um jogo de juntas para a descolar...

espero que gostem e ja sabe se virem algum erro, perdoem-me pois é o primeiro.

Cumprimentos a todos.
Carlos Lopes

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Re: 6 anos e um casamento (Carocha 1957)

Post by PAULOSIMOES »

Assim é que é, parabens o importante é a motivaçao e no final o teu premio vai ser o gozo que te da quando olhares para um parafuso sentires que ele ja esteve na tua mao e que para o la pores tives- te uma historia.
Quanto aos erros são eles que alimentam a nossa maluqueira . Corro o risco de dizer que todos nos que reconstruimos um carro no final havia sempre qualquer coisa que se voltava a fazer de uma outra maneira .
Coragem saude e paciencia isso so tem um sentido é para a FRENTE

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Grande aventura que te meteste! :D
Pelo menos tens uma "dead line"... igual à que eu tive no meu 1302... mas com prazos e disponibilidades de tempos diferentes... :roll: Vais ter de dar corda aos sapatos! :lol:

Conselhos para além do que o Paulo já referiu... leva o chassis agora com os fundos novos ao jacto de areia e zinca-o todo. Nunca mais terá fim.
O decapante não deverias ter aplicado no tecto, principalmente tão perto da beira... mas agora que já está, só te resta limpar abundantemente com diluente toda a caleira. O decapante entranha-se e começa, por vezes só anos mais tarde, a reagir com a tinta e começa a apodrecer com a chapa de dentro para fora...

Tens por aí ajuda de profissionais, o que é muito bom, mas há sempre pormenores que poderemos te ajudar (conforme cada um de nós souber, é claro) que como referiste poderão ser uma mais valia. Tens os projectos do PauloS por cá, de carros com idades e modelos próximos ao do teu que de certeza poderás ir tirando muitas dúvidas.

Quanto ao resultado final, serão um carocha original? Se sim, já começaste à procura de material mais "difícil" de encontrar, como as setas? Agora existem réplicas...
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

PAULO S.
✘✘✘

Post by PAULO S. »

Ora cá está mais um projecto... e com sabor especial.. pois para ser carro de noivos é outro assunto.. :D
Bem pelo que vi, até está a andar muito bem... mas como diz o Hugo, ainda agora começou! :)
Estou confiante que saia daqui um restauro porreiro..
Resta-me desejar boa continuação e vai actualizando aqui a malta, que gosta de fotos.. :wink:

Abraço cá da Mealhada.. :wink:
"A Pressa é o pior inimigo da Perfeição"

nezz
★★

Post by nezz »

mais um do melhor modelo 8)

vai vendo os tópicos de outros restauros e qualquer dúvida, por mais "básica" que possa parecer, não hesites :wink:
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Bem já foi tudo quase dito.
BOA SORTE, com o carro e o casamento, estou a brincar.
Mas vais casar nesse carocha de 1957.......... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Tás à rasquinha com o tempo, o casamento deve ser em Dezembro.................. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Carlosfclopes

Post by Carlosfclopes »

Obrigado pelo incentivo=)

Os lastros ainda não estão aplicados. Recomendaram-me meter primeiro as embaladeiras na carroçaria, apertar os lastros à carroçaria e só depois soldar os lastros ao chassi de qualquer maneira julgo que antes de pintar vai tudo a jacto de areia...
Na parte da calha não usei decapante pois a tinta saia bem com uma espatula...
As peças não são dificeis de arranjar o problema é o preço.
Gostava muito de ter o carro pronto para o casamento mas acho que ja não vai ser possivel. De qualquer maneira vou fazer os possiveis por isso=)

Já agora não sei se repararam na cor do carro... quem mo vendeu disse que ele era verde garrafa mas o que tá por baixo é um verde azeitona quase militar. Há algum sitio onde possa ver as cores da epoca é que n sei se era a cor original.

Outra coisa. Tenho os estofos e forras de portas originais do carro, mas estão amarelos do sol... há maneira de voltar a mete-los como novos?

Vou estando atento aos projects que vão aparecendo e sempre que tiver novidades eu posto aqui...
Cumprimentos e mais uma vez obrigado pelo alento e dicas=)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Para as cores dá uma olhadela aqui:

http://www.thesamba.com/vw/archives/inf ... stype1.php

Tem atenção à afinação do teu écran. :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

talagaia

Post by talagaia »

muito bom..
foi com essa vontade que comecei o meu casamento e espero que consigas.. pois nao foi o meu caso..
eu como ja tinha o carro todo pintado e por causa da mecanica nao me foi possivel acabar o carro entao dissidi levar o carro para a quinta coloquei no meio do jardim...
o jardim no meu casamento ficou com o meu carocha a minha pao de forma o meu kart cross e o meu subaru :twisted: onde sem contar acabou por ser o local das nossas fotos de algum..
dai a minha tristeza quando vendi a minha carrinha :( mas o carocha vai morrer na minha garagem :mrgreen: :mrgreen:
felicidades.....
Volksporsche engine 911 2.2t

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Tens pouco tempo para muito trabalho. :D
Desejo-te muita sorte com o restauro e com o casamento. :wink:

João
VW 1302 Jubilee

type82e

Post by type82e »

Carlos, Parabéns pelo teu projecto, pelo que conheço de ti, e as vezes, que já conversamos sobre carochas, acredito que vais consegir levar isto até ao fim,tal é o prazer com que falas do mesmo.
já estive ao pé do motor e está com bom aspecto.

Joaquim Carvalho

tirolifo
✘✘

Post by tirolifo »

Olha o Carlitos!

Tens o carocha na oficina do Jorge?
Boa! É assim mesmo!

Fernando Palmela
★★★

Menos combersa e aperta contigo ó Carlos Lopes (se fosses o Carlos Lopes da maratona) acabas de certezinha o carro a tempo do casório..... :wink: :wink: :wink:
Agora não podes desanimar, a namorada tem esperança nesse carro para o casório........... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: não a deixes ficar mal. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Junho de 2014... não há volta a dar... se tivesses dito apenas "junho"... o ano ficaria em aberto... :mrgreen:
Agora é força nisso! :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Fernando Palmela
★★★

Ainda tem 5 meses para dar ao coco.............. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: bora lá.
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

Post Reply