Modelo 1958 (prod. Nov. 1957) - UPDATE 50 anos

Post Reply
jramos

Modelo 1958 (prod. Nov. 1957) - UPDATE 50 anos

Post by jramos »

Olá pessoal.
O meu nome é Diogo Ramos e sou da região de Coimbra.

Nos últimos anos tenho andado num VW 1300 de 1967, mas que infelizmente está já há uns meses na oficina para ver se o colocam a trabalhar :D

Mas tinham-me oferecido um carocha modelo de1958 que nos últimos meses nos (eu e o meu pai, com ajuda de amigos) temos vindo a restaurar. Este meu gosto pelos carochas vem de há uns anos, sendo que tenho lido muita informação e aprendido muito ao longo dos últimos 10 anos. Tenho 2 ou 3 livros de referência (um deles o do John Muier's ?), mas aprendi que sendo os livros americanos, não reflectem a verdadeira evolução dos nosso carochas europeus.

Já tive as mais variadas discussões sobre se deve ter setas, se não tem (tal como outra pessoa aqui no fórum, o meu é um daqueles que não se vê nada que indicie que teve setas). Tem luzes de pé, torneira de reserva, e é dos primeiros a ter vidro traseiro grande.

Já tentei pedir o certificado do carro, mas infelizmente o microfilme correspondete ao meu carro está danificado e a VW não me consegue ajudar. :cry:
O carro estava num estado péssimo (vou tentar submeter brevemente fotos), mas neste momento chapa e motor já estão ok. Estamos de volta dos cromados e interiores. O motivo de ter vindo à procura de informação foi precisamente devido aos interiores. O carro é cinzento (diamond grey). Os bancos e painel de porta estão em preto, mas não é original. Pelo que tenho visto na net, os bancos de 1958 são aqueles que têm 2 cores (1 laterial da cor da carroçaria - e o mesmo se verifica nos painéis das portas) e outra cor. Descobrimos um cartão côr de tijolo nas costas do banco traseiro, pelo que devia ser essa a cor original.

Confesso que estou tentado a aplicar os bancos no esquema das duas cores, mas num tom bege (ou branco sujo) para contrastar com o cinza da carroçaria.

Podem ajudar a confirmar os padrões/cores dos bancos originais deste modelo?

Obrigado desde já.

Diogo
Last edited by jramos on 29 Dec 2007 00:36, edited 2 times in total.

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

oas.
tambem sou de coimbra
és de onde?
Teoria do Caos

jramos

Post by jramos »

Sou natural de Cantanhede, apesar de agora morar em Anadia.
Trabalho em Taveiro.

O carocha está a ser restaurado em Cantanhede num sr. chamado Oliveira que só trata de carochas (julgo que chama à "empresa" Olicar).

Se quiseres trocar algum mail comigo, podes fazê-lo em jramos@criticalsoftware.com

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Mealhada inside! :wink: Afinal não estou assim tão só!
Para te ajudar na tua pesquiça de combinaçoes de cores e interiores, podes encontrar alguma informação no The Samba. Type 1 Color Combinations
Saudações
Now I have a machine gun HO-HO-HO

jramos

Post by jramos »

Caros,
precisava da vossa ajuda para decidir um pormenor sobre o tipo e local de aplicação da antena neste carro modelo 58.

O Sr. que o está a restaurar apresentou duas hipóteses: 1 é aplicar a antena mais conhecida que fica posicionada na parte superior, muito próximo do para-brisas junto ao condutor.

A alternativa é aplicar uma antena que ele diz que também se usava muito e que é aplicada na lateral do carro, cromada, que tem 2 pontos de apoio/furação que distam consideravelmente (20 cm no mínimo) um do outro. Confesso que não tenho encontrado sequer fotos deste último tipo de antena, mas estava tentado a aplicá-la.

Já agora, quando o carro chegou às minhas mãos não tinha antena/rádio, mas como lá tenho um blaupunkt de 6V a funcionar vamos aplicá-lo e daí a necessidade de antena.

Comentários?

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Para que por o radio é so para enfeitar não serve para nada a condução do carocha é muto gostozaq e absorvente e embora tenha radio é raro liga-lo.
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Image
Image
Eu só vejo um senão a instalação de este tipo de antewna (muitas bonitas), como elas não se recolha para dentro do carro, elas são mais sensiveis ao vandalismo :cry:

jramos

Post by jramos »

Perfeito, é mesmo isto que apresentas na foto.

Reparo que estão aplicadas do lado direito (pendura). Serão carros ingleses, ou era tradicionalmente desse lado que eram aplicadas?
Quanto a isto ser da altura de 58, tens alguma ideia?

Última pergunta, um dos carros (o 2º) que mostras desconfio que seja americano não? Do pouco que percebo, julgo que aquelas barras superiores no pára-choques não se usavam na europa. Serão estas antenas de inspiração americana?

Muito obrigado pela ajuda.

jramos

Farolins traseiros

Post by jramos »

Já agora, e porque me chamou novamente à atenção na foto enviada com os 2 carros com tecto de lona, o da esquerda já tem o óculo traseiro maior (logo, assumo que é >= 58). Tem no entanto os farolins traseiros daqueles verticias e todos vermelhos que eu julgava serem só de 57 para tás.

Já o da direita, oval, tem farolins comos os meus e que me dizem que são os correctos. Que dizem?

Obrigado.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Quanto ao lado de flanco para colocar a antena, acho que é uma simples questão de gosto!
Os pára choques saõ ditos US, mas na realidade são accesorios "export" disponiveis na europa, e deve ser por ser de serie nos EUA que as pessoas lhe dão o nome de p´ra choques US
Os farolins do oval são errados, tiver dieito a um "up-date"

nezz
★★

Post by nezz »

se optares por colocar a antena na lateral, vê aqui:
viewtopic.php?t=208
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

AlfElísio

Re: Modelo 1958 (Dez. 1957)

Post by AlfElísio »

jramos wrote:
Já tive as mais variadas discussões sobre se deve ter setas, se não tem (tal como outra pessoa aqui no fórum, o meu é um daqueles que não se vê nada que indicie que teve setas).
A informação que tenho da lista de produção da VW é a de que para o mercado europeu os piscas só apareceram desde 17-11-1960, chassis 3411658. No entanto para os modelos de exportação para os estados unidos já existiam anteriormente. :wink:
Saudações Clássicas.

AlfElísio

jramos

Post by jramos »

A informação que tenho da lista de produção da VW é a de que para o mercado europeu os piscas só apareceram desde 17-11-1960, chassis 3411658. No entanto para os modelos de exportação para os estados unidos já existiam anteriormente.
Do que tenho lido, é verdade essa questão dos piscas para os Estados Unidos, mas penso que eram uns finos (como os Europeus), mas brancos (os nossos são os alaranjados).

jramos

Ainda os farolins/piscas

Post by jramos »

Vi hoje um carocha de 1960 com farolins traseiros traseiros vermelhos verticais (os do carro vermelho à esquerda numa das fotos acima) e com piscas. Isto faz sentido, ou terá sido alterado ao longo do tempo?

Ou seja, será que posso assumir que todos os carros que tenham piscas, deveriam ter tido a mudança dos farolins traseiros para aquele modelo que tem luz de pisca incluída (e que se vê no carro laranja, na mesma foto, mais acima).

Obrigado.

jramos

Finalmente algumas fotos

Post by jramos »

Finalmente consegui juntar fotos do estado original do carro e do restauro que temos vindo a fazer.

Começando pelo início, estado original do carro quando mo ofereceram.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Post Reply