Modelo 1958 (prod. Nov. 1957) - UPDATE 50 anos

Post Reply
sergio silva
✘✘

Post by sergio silva »

Boas aqui vai outro 1200 de 58, bom restauro !

Image
Babylon by Bus

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

após ver as fotos do carro quando te deram , e as fotos do carro agora tenho a dizer que está um trabalho muito bom independentemente da sua originalidade.tens algumas coisas a corrigir e penso que é o que vais fazer, uma vez que já mencionaste os farolins.

parabens

continuaçao de um bom restauro

jramos

Update

Post by jramos »

Obrigado a todos pelos comentários e palavras de incentivo. Obrigado também pelas dicas sobe o que está/não está ok. E mais obrigado ainda pelas imagens/flyers que postaram de carros destes. É informação útil para guardar.

Aproveito e faço já algumas perguntas para aqueles que não tiverem paciência para ler este post todo.

» Sérgio Silva - Tens mais fotos que me possas enviar desse carro de 1958? Tens o meu e-mail pessoal num dois primeiros posts.
» Miguel Brito - Podes explicar melhor porque dizes que os farolins e piscas dianteiros são de 60 a 63? Ou melhor, há algum outro modelo de piscas antes destes? E de farolins (assumindo que te referes aos dianteiros!)?
» Hong Kong S. - As forras são outras... Podes explicar-me melhor este ponto?
- Quanto às jantes vamos ver o que sai de lá. Ainda não as vi e confesso que foi um ponto com que não consegui preocupar-me muito. O qu sei é que as que vinham estavam mal. Podes postar uma foto das que dizes que devem ser?
- Podes explicar melhor os pontos: tubo e caixa de respiro do óleo (honestamente, isto é o quê?); Cartolinas da cor do carro (a única que me lembro era a das costas do encosto do banco traseiro que já falei); e bobina polida? Nota: eu vou falar com eles sobre estes pontos...

----------------------------
Voltemos agora ao início. O carro já teve vários donos ( 8 ) e foi oferecido a um colega meu. Esse meu colega, vendo o estado do carro, comentou que iria para a sucata. Eu ofereci-me para o restaurar e o carro foi-me oferecido. Não conheço directamente nenhum dos donos anteriores do carro. Tentei validar minhas ideias através do certificado original, mas como já referi, não está disponível por estar danificado. Será que a Conservatória Registo Automóvel fornece a informação dos donos anteriores?

Inicialmente comecei eu e uns amigos a decapar o carro manualmente ao longo de 4 ou 5 fins semana. Trabalho inglório e tudo porque me aconselharam a não ir ao jacto de areia que o carro desaparecia. Entretanto desaminei e passaram-me uns anos em que o carro esteve à chuva.

O meu pai fartou-se da situação quando um amigo que esteve sempre ligado a parte de maquinaria de grandes barcos de pesca de bacalhau se ofereceu para recuperar a parte de chapa do carro. Assim se fez e com a ajuda do jacto de areia lá foi feito o serviço. A Olicar apareceu nesta altura como fornecedor de peças e deu 3 ou 4 dicas sobre coisas que estavam mal.

Quando acabou a parte de chapas, tomámos a decisão de mandar o carro para a Olicar porque era preciso arranjar o motor e montar tudo o mais fielmente possível. Até agora as coisas estão a correr normalmente, mas sinceramente quem tem tomado as decisões de fazer ou mudar isto ou aquilo tenho sido eu em função da informação que tenho lido. Obviamente sem querer encarecer muito o trabalho, tenho tentado mudar já tudo aquilo que no futuro possa ser complicado.

Eu desconfio que o carro tenha sido em algum momento restaurado, ou possa mesmo ter sofrido algum acidente que fez com que o reparassem à bruta. Digo isto porque há pormenores que não batem nada bem com o que supostamente o carro deveria ser.
- Coluna de direcção, manete de pisca e volante que, de acordo com o que me mostraram, seriam outros.
- a mala do motor que vinha não tinha nada a ver com o carro (isso o Oliveira alertou, mas a que colocou continua a não ter, daí eu ter trocado novamente. A nova mal já vai também ter o trinco correcto e o nariz estreito.
- trincos das portas que vinham eram recentes
- Quanto ao volante, que eu aceitei colocar o que ele trazia porque o tal KG era também de 59, logo pensei não me estar a enganar muito. Eles queriam colocar o de semi-círculo que acho que é ainda mais recente. Obviamente também não me interessa mudar TODAS as peças do carro por uma questão de $$$.
- Não existência de setas, nem qualquer aspecto de terem sido tapados os buracos.

Por outro lado, há pormenores que parecem estar ok. Torneira de reserva, luzes de pé, não ter manómetro de combustível, ainda tem o botão do "ar", etc...

Relativamente ao tecto, ninguém se apercebeu (e eu confesso que isso não sabia) que não existem os encaixes para fazer aquele tecto que tem várias "partes". Só o estofador é que descobriu isso e perante termos de fazer bastantes coisas novamente (incluindo estragar a pintura), optou-se por avançar, fazendo o tecto numa peça única. É pena, mas acho que compreensível.[/b]

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

o carro tá cool

o que puderes mudar, muda.o resto(volante,etc) vais ter muitos anos de poupança pela frente e aí podes ir trocando as peças.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

jramos: tudo o que disseste em termos do conhecimento do teu carro é muito razoável. É claro que é complicado atingir a perfeição, e o teu esforço é já um bom trabalho. Digamos que o carro está numa "fase", melhor que era, e em busca do patamar seguinte. Sem stress, com tempo e $$$ chega-se lá...

Quanto ao resto:
"Miguel Brito - Podes explicar melhor porque dizes que os farolins e piscas dianteiros são de 60 a 63? Ou melhor, há algum outro modelo de piscas antes destes? E de farolins (assumindo que te referes aos dianteiros!)? "

Image
Repara nos piscas dianteiros fininhos: são os que surgiram após as setas.

Os que tens montados são os mais largos, que surgem depois, como neste 1300:
Image
Na traseira podes ver a tampa da mala para o 1300 de 1966, igual à que tens montada, com tampa larga e trinco de botão:
Image

O que deverias ter na traseira, em termos de originalidade era isto:
Image

E na frente, piscas finos, caso não ponhas setas no pilar lateral:
Image

(Nota: o carro verde foi meu, era o "Carro Verde do Cameijo", completamente podre, e ninho de ratos. Sobrou as jantes e a caixa de velocidades, que está agora montada no meu "Expresso")

Boa sorte, e não tentes corrigir tudo de uma só vez. Nunca se consegue, sai muito caro, e nunca mais está pronto... Vai por fases, porque ainda há muito tempo pela frente para corrigir o que for necessário.

Se voltares acima do post, repara no capot dianteiro do meu carro frente ao graffiti: está todo picado da gravilha atirada pelos camiões no Inverno. Andou assim uns dois anos. Agora já troquei o capot por outro melhor. São fases...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

jramos

Post by jramos »

Oi Miguel. Obrigado pelo feedback.

Em relação à tampa da mala o problema tá controlado. Vai ter outra já com o fecho certo.

Mas em relação aos piscas, penso que estás enganado. Ou seja, concordo com tudo o dizes, mas os que estão aplicados, acho que são precisamente os que referes finos. Podes ver numa das fotos do carro quando chegou que eram já esses que estavam montados. Também numa das fotos antes da ida para o estofador dá para ver os piscas. Não me parece que sejam os "grosseirões" dos carros mais recentes (e que tenho num carro de 1967 de um familiar). Concordas?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Hong Kong S. - As forras são outras... Podes explicar-me melhor este ponto?

As forras tem no teu carro este aspecto
Image
As de origem em 1958 são assim (fora o assunto das cores)
Image
Notes bem os vincos soldados que não cobrem todo o painel e não costurados de uma ponta a outra, assim como a quantidade de vincos
- Quanto às jantes vamos ver o que sai de lá. Ainda não as vi e confesso que foi um ponto com que não consegui preocupar-me muito. O que sei é que as que vinham estavam mal. Podes postar uma foto das que dizes que devem ser?
As jantes que tens na fotos são provavelmente jantes de origem ventiladas, coisa comum nos anos 60 para permitir um melhor arrefecimento dos tambores dos travões, mais dificilmente serão de um Porsche 356, se não as quiseres recupere-as, que ha de haver alguém para as comprar. Sempre dão um pequeno aspecto desportivo :wink:
As tuas
Image
-
Podes explicar melor os pontos: tubo e caixa de respiro do óleo (honestamente, isto é o quê?); Cartolinas da cor do carro (a única que me lembro era a das costas do encosto do banco traseiro que já falei); e bobina polida? Nota: eu vou falar com eles sobre estes pontos...
Uma foto fala vez melhor que centenas de palavras.... compara, e ainda encontrei um erro na core do distribuidor, na forma do tubo de gasolina (bomba para carburador)...:(
Image

----------------------------
Será que a Conservatória Registo Automóvel fornece as informação dos donos anteriores?
Sim, ela consegue-te isto... são 5€ e vários meses de pachorra para a resposta. Se conheceres um GNR, advogado pode se ver o procedimento acelerado....Ah, os amigos!

Code: Select all

- Coluna de direcção, manete de pisca e volante que, de acordo com o que me mostraram, seriam outros.
Alguma marca de acidente violente na carroçaria?
- a mala do motor que vinha não tinha nada a ver com o carro (isso o Oliveira alertou, mas a que colocou continua a não ter, daí eu ter trocado novamente. A nova mal já vai também ter o trinco correcto e o nariz estreito
.
Esta bem, mas porque não foi ELE ao o fazer?!
- trincos das portas que vinham eram recentes
Disponíveis em replica e fácil de encontrar novas NOS ou em bom estado. Porque não foi feito?

- Quanto ao volante, que eu aceitei colocar o que ele trazia porque o tal KG era também de 59, logo pensei não me estar a enganar muito.  Eles queriam colocar o de semi-círculo que acho que é ainda mais recente.

Arf,, queria mais é vender-te o volante que tinha em armazen :/ O asa de morcego ainda se encontra bem (O El Yorn tem alguns por exemplo)
Obviamente também não me interessa mudar TODAS as peças do carro por uma questão de $$$.
Quando basta "bolt-on" esta bem, mas quando se tem de pintar de novo, acertar as peças, etc.... sera que compensa, acrescentado o facto que vais ter peças a mais que ja não te vão servir de nada que provavelmente pagaste ao preço máximo da tabela...
- Não existência de setas, nem qualquer aspecto de terem sido tapados os buracos.
E eu aposta que havia, mas é trabalho

Relativamente ao tecto, ninguém se apercebeu (e eu confesso que isso não sabia) que não existem os encaixes para fazer aquele tecto que tem várias "partes". Só o estofador é que descobriu isso e perante termos de fazer bastantes coisas novamente (incluindo estragar a pintura), optou-se por avançar, fazendo o tecto numa peça única. É pena, mas acho que compreensível.
E a Olicar não viu? :shock: E teve de ser o estofador a avisar? Bloody hell!
Não desanima, e vai reclamar a serio, eles tem obrigação de resultado![/img]
Now I have a machine gun HO-HO-HO

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

com respostas destas do HKS nem precisas de saber mais nada.
este tipo é uma enciplopedia :)
Teoria do Caos

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Isto vai dar um livro...

Só mais uns detalhes:
- Sim, os piscas que tinhas são de facto os fininhos.
- As diferenças das forras das portas existem, mas são detalhes... (picuinhices para fanáticos).
- O nome e lista de antigos proprietários, pedida na DGV em Lisboa, numa paralela à Av. da Liberdade leva 1 semana certa e custa cerca de 16 euros. Fiz isso à pouco tempo, numa investigação que estou a fazer para um carocha raro.

:wink: MB.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

16€! Puxa, ha pouco mais de um ano ainda me custou 5€ a do 1303 do Estevo... Deve ser a inflação
Now I have a machine gun HO-HO-HO

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Julgo que o carro deverá ter tido uma batida por trás e substituiram-lhe a saia traseira e o capot por modelos mais recentes.

As portas também poderão ter sido trocadas por outras dum carro mais recente... mas acho que foi também em 1958 que mudaram para este tipo...

Na pior das hipóteses, mas desconfio muito, trocaram a carroçaria por uma brasileira. Isso explicaria a ausência do buraco das setas, mesmo tapados, bem como a traseira e o capot. No entanto, teria sido necessário trocar o capot da frente e a banheira do pneu suplente. Muito pouco provável... teriam de ter trocado os botões todos do tablier... guarda lamas...

Fiquei na dúvida e veio-me esta hipótese à cabeça ao ver as fotos sem guarda lamas... parece que são os apoios para os pára choques mais largos... :roll: Mas a foto não está bem nítida...

Mas está muito bonito! Gostei da cor!
Quanto aos detalhes, vai fazendo as poucos... :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

sergio silva
✘✘

Post by sergio silva »

Aqui vai o link do The Samba con as cores todas : chapa e paneis . :wink:

http://www.thesamba.com/vw/archives/inf ... stype1.php

Força !
Babylon by Bus

jramos

Post by jramos »

Olá pessoal. Obrigado pelas dicas que têm dado. HKS, I'm speechless...

Coloca mais algumas fotos desta semana. Começo por quando fui ao estofador.

A nível de estofos, sabendo desde início que não estou a ser 100% original, gosto do resultado. Não respeitei o nº de "costuras" nos paineis (e o comprimento das mesmas), mas todas as fotografias que encontrei de carros desta altura antes das que o HKS enviou, pareciam ligeiramente diferentes.

Outro promenor importante e que influenciou a minha escolha é que supostamente os carros de 58/59 eram os que tinham 2 cores nos paineis e nos bancos. No carro francês que o HKS mostrou (e em um ou outro que já vi) mostram os bancos todos de uma só cor, que pelo que li seria o padrão de por exemplo 56.

Image
Image
Image

Vi também as jantes com atenção pela primeira vez e infelizmente as coisas correram mal. :cry:

Por agora vamos deixar as jantes (o carro trazia 3 destas e 1 das originais) para terminar o carro rapidamente. Mas de imediato vamos arranjar 4 jantes das originais, restaurá-las e aplicá-las no carro.

Os tampões, pelo que me explicaram, são os mesmos, logo aproveito-os quando mudar as jantes.

Image

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

gostei mesmo muito de ver.

parabens

jramos

Post by jramos »

Aqui foi quando o carro voltou para serem aplicadas vidros, jantes e mais algumas coisas...

Aplicaram no encosto do banco traseiro 3 chapas daquelas para reforço. Pelo que me explicaram, deviam ser 4, mas não as tínhamos (o carro nem trazia mesmo nenhuma).

Image

Coloco também mais algumas fotos com detalhes.

Image

Ainda aguardo que coloquem os frisos "metálicos" nos paineis das portas. Vamos ver se os conseguem arranjar porque o carro não tinha.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Coisas que mandei corrigir:
- pintar preto bobina
- pintar preto reservatório e respiro óleo
- pintar marfim alavanca caixa velocidades
- pintar marfim torneira reserva

Pedi para fazermos/arranjarmos uma régua para medir o combustível.

Post Reply