os piscas da frente não são originais para o ano
Restauro do meu VW 1200 - 1962
- nezz
- ★★
Re: Restauro do meu VW 1200 - 1962
devagar mas bem
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]
[/center]
[center]
[/center]-
João Ventura
Muito obrigado pela dicaFernando Palmela wrote: ↑25 Mar 2020 12:41O Homem está-lhe a dar forte, aperta que vais ter muito para dar ao dedo.................![]()
![]()
![]()
![]()
E material já começas-te a fazer a lista.......convém para depois quando começares a montagem já teres tudo em casa...para demorar menos tempo, digo eu aqui de longe..![]()
![]()
![]()
![]()
Este projeto é para ser feito com calma, pois a minha intenção é ficar com um automóvel incrível de que me orgulhe bastante mas também de aprender muito com o projeto, trabalho na área automóvel e conhecer as origens de alguns sistemas mais recentes acho que vai ser benéfico para mim.
A lista do material tem sido realizada e revista quase diariamente, como é normal quanto mais se mexe mais coisas se encontram numa condição não muito boa.
-
João Ventura
Exatamente
Eu sei que a tendência nos restauros é manter a originalidade do carro relativamente ao ano de fabrico, mas a minha ideia não é muito esta, a minha ideia é usar peças originais sim, mas as que eu goste mais, ou seja, tudo bem que não sejam deste ano mas se saíram no carocha em algum ano e eu achar que ficam melhor são essas que vou pôr no carro.
Sei que pode ir um bocado contra a ideia de restauro de muita gente, mas penso que não é isso que vai fazer com que o carro seja melhor ou pior apenas depende do gosto da pessoa.
Mas obrigado pela intervenção!
-
João Ventura
Bem, mantendo o ritmo, hoje também foi dia de sujar as mãos.
Primeiramente tirei praticamente todas as tubagens de óleo dos travões existentes, processo simples é só ir levantando umas alhetas, desapertar os tubos e a coisa vai correndo.
Estar a correr bem não durou muito tempo, aliás tempo nenhum porque mal comecei a tentar tirar a caixa juntamente com transmissões, etc, comecei a ter problemas.
Vamos ver se consigo explicar o quão bem estava a correr a coisa.
Comecei por TENTAR tirar a porca de 36mm que aperta os tambores traseiros, como é lógico não tinha esta chave em casa então usei uma chave de grifos para TENTAR a minha sorte, fiquei só mesmo por aí, por tentar. Acabei por desistir da chave de grifos e ir à Leroy Merlin comprar uma chave de caixa 36mm.
Todo contente a pensar que ia chegar a casa e nos primeiros esforços a porca iria ceder, não era bem isso que me estava reservado, então o resultado foi o seguinte.
Processo: Resultado: Acreditem ou não o pé de cabra estava direito antes de começar.
Depois de muito dar "porrada" na porca e a forçar, e claro que uma paragem para o almoço também fez bem, aquela coisa lá saiu.
Primeiramente tirei praticamente todas as tubagens de óleo dos travões existentes, processo simples é só ir levantando umas alhetas, desapertar os tubos e a coisa vai correndo.
Estar a correr bem não durou muito tempo, aliás tempo nenhum porque mal comecei a tentar tirar a caixa juntamente com transmissões, etc, comecei a ter problemas.
Vamos ver se consigo explicar o quão bem estava a correr a coisa.
Comecei por TENTAR tirar a porca de 36mm que aperta os tambores traseiros, como é lógico não tinha esta chave em casa então usei uma chave de grifos para TENTAR a minha sorte, fiquei só mesmo por aí, por tentar. Acabei por desistir da chave de grifos e ir à Leroy Merlin comprar uma chave de caixa 36mm.
Todo contente a pensar que ia chegar a casa e nos primeiros esforços a porca iria ceder, não era bem isso que me estava reservado, então o resultado foi o seguinte.
Processo: Resultado: Acreditem ou não o pé de cabra estava direito antes de começar.
Depois de muito dar "porrada" na porca e a forçar, e claro que uma paragem para o almoço também fez bem, aquela coisa lá saiu.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
-
João Ventura
Ninguém me tinha dito que as dificuldades tinham acabado, não sei porque raio pensei tal coisa. Pois logo a seguir tive perante outro quebra-cabeças, convém salientar que desta vez foi mesmo por falta de conhecimento e por isso não foi nada que não se resolvesse com uma ida rápida ao youtube.
Comecei a bater nos tambores a tentar tirá-los e os malditos nem mexiam parecia que estava a fazer cócegas. Estive assim ainda um bom tempo, e bate daqui e bate dacolá e nem 1mm andaram, muito bem, parei e vim ao computador ver se percebia o que estava mal, foi quando entendi que para os tirar tinha que desregular os afinadores do travão de mão.
Depois de ver o tal vídeo nem 10 minutos passaram até alcançar isto: Muito bem estava quase a alcançar a meta diária que já devem ter percebido qual era. Desapertei parafusos da caixa, veio que liga á manete e mais umas coisitas que ainda persistiam em continuar apertadas e lá chegou o tão esperado momento: Muito bem agora sim está como preciso para tratar verdadeiramente do chassis, um dos fundos vai ser substituído e todo o chassis vai receber um tratamento a fundo que deve fazer com que dure uns bons anos, quando houver novidades eu volto a chatear!
Já agora só umas dúvidas:
Uma das coisas que saiu hoje foi a caixa de velocidades, queria saber que tipo de manutenção deve ser feita na caixa uma vez que está cá fora, e não tem muito bom aspeto, o garfo e o rolamento de encosto têm alguma ferrugem superficial, porém os foles estão bem.
Obrigado a todos pelos comentários e apoio.
Comecei a bater nos tambores a tentar tirá-los e os malditos nem mexiam parecia que estava a fazer cócegas. Estive assim ainda um bom tempo, e bate daqui e bate dacolá e nem 1mm andaram, muito bem, parei e vim ao computador ver se percebia o que estava mal, foi quando entendi que para os tirar tinha que desregular os afinadores do travão de mão.
Depois de ver o tal vídeo nem 10 minutos passaram até alcançar isto: Muito bem estava quase a alcançar a meta diária que já devem ter percebido qual era. Desapertei parafusos da caixa, veio que liga á manete e mais umas coisitas que ainda persistiam em continuar apertadas e lá chegou o tão esperado momento: Muito bem agora sim está como preciso para tratar verdadeiramente do chassis, um dos fundos vai ser substituído e todo o chassis vai receber um tratamento a fundo que deve fazer com que dure uns bons anos, quando houver novidades eu volto a chatear!
Já agora só umas dúvidas:
Uma das coisas que saiu hoje foi a caixa de velocidades, queria saber que tipo de manutenção deve ser feita na caixa uma vez que está cá fora, e não tem muito bom aspeto, o garfo e o rolamento de encosto têm alguma ferrugem superficial, porém os foles estão bem.
Obrigado a todos pelos comentários e apoio.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
-
Fernando Palmela
- ★★★
Ai Jasus......................o homem estás-lhe a dar com Alma.
A caixa se vais abrir rectifica tudo, se não muda a válvulina e foles novos, sabes como se montam os foles
não é por ai que vais gastar mais uns €€€€€€€€€€€€€€€€€€€s e jágora, o carro é teu ninguém tem nada que dar bitates, mas já que estás com esse TRABALHÃO, colocava mais idêntico ao original, digo eu aqui de longe, vais pintar ou polir
eu dava uma polidela, mas como digo a viatura é tua............

À esqueci-me não desanimes...................

A caixa se vais abrir rectifica tudo, se não muda a válvulina e foles novos, sabes como se montam os foles
À esqueci-me não desanimes...................
(ô\_!_/ô)
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
-
João Ventura
Exatamente, tenho que ver como vou fazer entãoFernando Palmela wrote: ↑25 Mar 2020 22:33Ai Jasus......................o homem estás-lhe a dar com Alma.
A caixa se vais abrir rectifica tudo, se não muda a válvulina e foles novos, sabes como se montam os foles![]()
![]()
não é por ai que vais gastar mais uns €€€€€€€€€€€€€€€€€€€s e jágora, o carro é teu ninguém tem nada que dar bitates, mas já que estás com esse TRABALHÃO, colocava mais idêntico ao original, digo eu aqui de longe, vais pintar ou polir
![]()
![]()
![]()
eu dava uma polidela, mas como digo a viatura é tua............
![]()
![]()
![]()
À esqueci-me não desanimes...................![]()
![]()
![]()
![]()
Obrigado pela ajuda
A ideia é pintar de outra cor, até porque tem muitas massas que vão ser para tirar e ver o que me espera por baixo dessas massas
-
Fernando Palmela
- ★★★
A ideia é pintar de outra cor, até porque tem muitas massas que vão ser para tirar e ver o que me espera por baixo dessas mossas
De outra cor, esse negro polido fica bem bonito, essas mossas bem retocado nem se nota, e bem polido fica bem brilhante...............mas............

De outra cor, esse negro polido fica bem bonito, essas mossas bem retocado nem se nota, e bem polido fica bem brilhante...............mas............
(ô\_!_/ô)
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
-
João Ventura
Uma quantidade pequena de massa provavelmente nunca daria problemas mas se for uma quantidade grande o mais provável é passado algum tempo estar tudo a estalar. Por isso, querer tirar as massas, não posso ter a certeza da quantidade de massa dada nem da qualidade da mesma que influencia diretamente na durabilidade.Fernando Palmela wrote: ↑25 Mar 2020 23:50A ideia é pintar de outra cor, até porque tem muitas massas que vão ser para tirar e ver o que me espera por baixo dessas mossas
De outra cor, esse negro polido fica bem bonito, essas mossas bem retocado nem se nota, e bem polido fica bem brilhante...............mas............![]()
![]()
![]()
Debaixo de massas posso encontrar apenas mossas ou também podres, é isto que quero evitar.
A cor, pois são gostos, nunca gostei de carros pretos.
-
Fernando Palmela
- ★★★
Prontos tá se bem, boa continuação.............

(ô\_!_/ô)
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
-
João Ventura
Muito Obrigado pela ajuda e dicas
-
João Ventura
Hoje os trabalhos iniciaram-se não tão cedo mas iniciaram-se bem, chegou a primeira peça nova que vai ser usada neste restauro, o fundo do lado do condutor.
Com a chegada deste importante item da minha enorme lista de material foi hora de meter mãos á obra e começar a retirar o chão que estava a ocupar o lugar deste, este processo é relativamente simples, o chão do carocha é soldado em vários pontos não é uma soldadura corrida como devem saber e por isso o processo é apenas um jogo de paciência.
Inicialmente cortei a grande maioria do chão de modo a só deixar uma beira por arrancar, para esta parte é pegar no cinzel e no martelo e fazer-me ao caminho.
O resultado foi este: E os trabalhos ficaram terminados por hoje, o próximo processo vai ser uma boa limpeza com a ajuda do mistolin e de uma máquina de pressão, depois disso é fazer medições e meter o novo fundo para o sítio e claro finalizar com a soldadura igual á de origem. Mas isto fica para próximas núpcias.
Uma questão, hoje de manhã ao chegar ao pé da caixa que ficou um pouco elevada em relação ao cubo das rodas reparei que havia óleo da caixa a sair pelos veios de transmissão, o que significa? Retentores estragados?
Muito Obrigado
O resultado foi este: E os trabalhos ficaram terminados por hoje, o próximo processo vai ser uma boa limpeza com a ajuda do mistolin e de uma máquina de pressão, depois disso é fazer medições e meter o novo fundo para o sítio e claro finalizar com a soldadura igual á de origem. Mas isto fica para próximas núpcias.
Uma questão, hoje de manhã ao chegar ao pé da caixa que ficou um pouco elevada em relação ao cubo das rodas reparei que havia óleo da caixa a sair pelos veios de transmissão, o que significa? Retentores estragados?
Muito Obrigado
-
Fernando Palmela
- ★★★
Claro.....................mãos à obra, abre e rectifica tudo.......já bi que estás abonado de €€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€s......jágora..................

Claro.....................mãos à obra, abre e rectifica tudo.......já bi que estás abonado de €€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€s......jágora..................
(ô\_!_/ô)
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
-
João Ventura
ObrigadoFernando Palmela wrote: ↑26 Mar 2020 21:12Uma questão, hoje de manhã ao chegar ao pé da caixa que ficou um pouco elevada em relação ao cubo das rodas reparei que havia óleo da caixa a sair pelos veios de transmissão, o que significa? Retentores estragados?
Claro.....................mãos à obra, abre e rectifica tudo.......já bi que estás abonado de €€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€s......jágora..................![]()
![]()
![]()
![]()
A parte dos €s era bom que assim fosse
-
João Ventura
Hoje o dia foi bastante longo. Comecei por limpar o chassis, coisa que me deu de fazer toda a manhã, tinha tanto mas tanto "lixo".
Foram vários os passos para limpar o chassis. Primeiramente usei mistolin para amolecer alguma coisa, depois disto enquanto estava a atuar fui tirando o maior com o martelo e o cinzel, e no final disto passei o jato de água para limpar o produto e algum do lixo que ficou mais solto. Claro que alguém tem que inspecionar estas coisas da limpeza por isso voltou a inspetora que ás vezes foi ver bem de perto o que estava a ser feito
É assim o cinzel, o martelo, o mistolin e o jato de água estavam a tirar alguma coisa mas nada foi tão eficiente como o berbequim com a escova de aço.
Foram vários os passos para limpar o chassis. Primeiramente usei mistolin para amolecer alguma coisa, depois disto enquanto estava a atuar fui tirando o maior com o martelo e o cinzel, e no final disto passei o jato de água para limpar o produto e algum do lixo que ficou mais solto. Claro que alguém tem que inspecionar estas coisas da limpeza por isso voltou a inspetora que ás vezes foi ver bem de perto o que estava a ser feito