"Expresso de Lordemão" - VW 1200 Deluxe de 1963

Post Reply
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Para o vidro: Estou em Lisboa dia 15 de junho.... se algum me abriga na noite de 15 a 16, eu dou um ajuda
Now I have a machine gun HO-HO-HO

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Hong Kong Syndicate wrote:Para o vidro: Estou em Lisboa dia 15 de junho.... se algum me abriga na noite de 15 a 16, eu dou um ajuda
'tou a ver que não gostaste de ter cá ficado, da outra vez :oops:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

:lol: Pelo contrario!
Now I have a machine gun HO-HO-HO

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Grande expresso! :P
Falta mudar o pára brisas! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Detalhes da Quilometragem.

Como disse, sou o décimo dono... Pelo que não posso ter certezas sobre o número real de quilómetros feitos anteriormente. No entanto, quando o comprei a 14 de Abril de 1995, o mostrador indicava uns 87000 km's. Não sei se não seriam 187000 km's, coisa que desconfio, pelo desgaste geral da mecânica.

Vejamos assim por anos, o que se tem passado a nível de quilometragem:

1995 - 1138 km's (95 km's/mês)
Comprei o carro em Abril, mas pouco depois rebentei o motor!... Estoirei algo interno em andamento, mas morri em glória, quando ia em corrida na Marginal, em pica com um Volvo do Corpo Diplomático.
1996 - 0 km's (zero... km's/mês)
Ficou à espera da cura... Andei de Reanult 4L, um carro também carismático, e que aproveito para saudar o famoso Cêpa Santos dos amigos 4L.
1997 - 883 km's (74 km's/mês)
O motor novo entrou em Novembro, foi comprado por troca do bloco danificado à Vege-Motoren, num representante que havia. O bloco novo para gasolina sem chumbo, com tudo rectificado trazia garantia ilimitada de km's para um ano de uso, custou 1032 euros (207 contos) e paguei 250 euros (50c.) para transferência dos acessórios e remontagem no carro. Custou assim o motor novo o total de 1282 euros. E é esse motor que tenho usado desde então.
1998 - 20408 km's (1701 km's/mês)
1999 - 15697 km's (1308 km's/mês)
Entre Junho e Dezembro o carro não andou, pois foi o tempo de restauro, que acabou dias antes do Natal.
Usei em complemento um VW 1300 de 1972, bastante gasto que foi depois levado pela Camara...
2000 - 22149 km's (1846 km's/mês)
2001 - 18826 km's (1569 km's/mês)
2002 - 24679 km's (2057 km's/mês)
2003 - 22154 km's (1846 km's/mês)
2004 - 23247 km's (1937 km's/mês)
Neste ano parti a caixa de velocidades, rebentou em andamento num regresso de Coimbra, ao entrar na IC-19, mas ainda foi engatado em quarta e terceira até casa...
Depois entrou uma "nova" de ocasião, cuja mudança e complementos custou 351,30 euros.
2005 - 18830 km's (1569 km's/mês)
2006 - 19020 km's (1585 km's/mês)
2007 - 8917 km's (1783 km's/mês)
Valor até ao dia 29 de Maio de 2007, no momento em que marcou 300000km's no mostrador.

Da análise desta lista de valores, posso precisar que fiz 195 948 km's desde que comprei o carro em 1995, quase 196 mil km's.

O bloco do motor, desde a sua montagem no carro em 1997, fez 195 065 km's.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

:shock:

belo historial que tens do expresso

uma vez mais fica demonstrada a fiabilidade da mecanica vw ar

bons km

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

"Expresso de Lordemão - O carro que anda até mais não!! :D"

Caro Miguel Brito os meus parabéns.. vou seguir as passadas estísticas da quilometragem quando tiver a carrinha a andar!
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

matos
✘✘

Post by matos »

Tudo ao pormenor Mbrito.
Parabéns
Cmpts
Os loucos vivem mais aventuras que os normais.
Nunca sejas muito normal

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

os carros são para andar..parabens mais uma vez

nuno ga

nezz
★★

Post by nezz »

o "Expresso de Lordemão" não pára! mesmo sem caixa de velocidades. e eu a pensar que andava muito com o meu carro :roll:

estou certo que vai ultrapassar o milhão de km
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Mudança de Óleo (km 300321)

Está na hora de mudar o óleo. Já passa dos 6000kms, o tempo instável de chuviscos já passou, e antes que venha aí o excesso de calor, é melhor trocar o óleo.
Image
O animal com 195000kms... Não está perfeito, mas cumpre a função.
O próximo passo é trocar aquele tubo do avanço do vácuo do distribuidor, que está curto, sei lá por quê...
Reparem no "kitanço" do regulador electrónico Bosch mexicano:
- dá mais pica eléctrica,
- carrega a bateria mais depressa,
- dá mais luz,
- o carro anda mais...

Tenho um jerrican novo de 5 litros de Mobil 15W40 para estrear, vai chegar para duas mudas, e ao regressar de Lisboa, acelerei pela IC-19 para aquecer o motor e o óleo sair melhor.

Primeiro há que preparar o material:
Image

Deitado debaixo da traseira do carro, uso luvas e uma camisola velha com mangas compridas (importante!...) por causa dos pingos diversos, e meto a chave 21 ao bujão.
Se estiver preso é importante não perder a noção de qual é o lado certo para desenroscar...
A rosca é normal, mas estamos deitados, torcidos, baralhados... Com a chave alinhada às ponteiras de escape, puxa-se a chave para o lado do volante, esquerda do carro: isso é desenroscar.

Image
É útil pôr cartões velhos no chão debaixo do motor, apanhados no lixo a partir de embalagens velhas.
Image
A tampa de jerrican tem a particularidade de ser feita em plástico grosso que resiste ao calor, e é isso que é preciso. Para além do facto de ter que guardar quase três litros.
Image
O óleo saiu a escorrer como água, prova de que já estava esgotado nas susas capacidades. Leva cerca de 25 minutos a sair, e ajuda retirar a vareta e a tampa de reecnhimento, para facilitar o escoamento. Quando está quase no fim, abano o carro para ajudar a cair o final.

Entretanto aproveita-se para retirar o filtro de óleo, abrir, verificar o estado, limpeza e nível, trocando e limpando conforme necessário (mas vou saltar aqui isso). Importante é também retirar o tubo de ventilação do cárter e limpá-lo por dentro. Depois de várias experiências, fiquei por este método: arranjei um bocado de cabo eléctrico grosso, quase da medida interior do tubo:
Image
Cortei numa medida um pouco maior e serve para empurrar um pouco de papel enrolado, que desliza à força lá por dentro, arrastando a porcaria de "mostarda" que entope o tubo. Estou na fase em que isso deve ser feito de 150 a 200 km's... Em especial em dias húmidos, neblina e chuva. Em tempo seco não fica obstruído.
Image

(continua)

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Entretanto, já escorreu tudo, aproveita-se para limpar tudo com o desperdício caseiro:
Image
Restos de papeis de limpeza de vidros, de jantes e de aplicação de cera, que são mantidos nesta caixa de papel do lidl, para agora servir para limpezas diversas.

Image
A tampa amarela é puxada de debaixo do carro e vertida para um jerrican vazio, através de um funil. Nunca abandonar óleo usado algures!! Esta recolha depois levo para a oficina, onde em troca de muitos jerricans o dono me paga o almoço. É a reciclagem... :wink:
Meter de novo nnum jerrican permite controlar se houve perca de nível, e quanto estava efectivamente dentro do cárter. Felizmente não gasto óleo, o que até a mim me espanta... Antes assim.

Depois vem a hora da verdade...
Image
É importante observar se aparece algum "ouro" depois de verter. Isto é sempre mau sinal... desgastes internos... Encolhi o ombros e siga, prá frente é Portugal, se está a andar é porque não pára...
Não esquecer recolher a porca do bujão e a anilha mergulhadas lá dentro e limpá-las cuidadosamente com um papel.

Não troco a anilha a não ser que esteja em estado terminal. Não tem feito falta essa mudança e poupo 0,05 centimos... :lol:
Também não faço regularmente a limpeza do filtro "escondido" atrás da placa de muitos parafusos do bujão:
- há sempre um que não sai,
- estraga-se a junta, e a nova fica sempre pior que a anterior,
- ao fechar há sempre um parafuso que não aperta,
- fica a verter por onde não deve.
Acho que todos deitam as mãos à cabeça e dizem que eu estou errado, a dar cabo do motor, etc, mas é assim, à preguiçoso...

Enquanto retiro a tampa amarela, coloco outro recipiente para apanhar o "pingo" final:
Image
Uma caixa de gelado de chocolate Olá do Equador, excelente qualidade a médio custo (gelado de chocolate do Lidl tem demasiado xarope de glicose, e Hagen Daz de chocolate belga é demasiado caro), com papeis para absorver oóleo lá dentro. Depois é só deitar fora os papeis.

Remeto o bujão À MÃO para não forçar a rosca, e aperto com a chave 21. Depois de encostar, faço força para 1/8 de volta. É quanto baste. Apertar à Ricardo Serpa (até partir) estraga a rosca e não aperta melhor. Antes de meter o bujão, limpo o buraquinho com papel conforme possível.

Para reatestar, enfio a mangueira pelo buraco da tampa de reabastecimento, enfio lá o funil limpo e seguro o conjunto à tampa do motor aberto com o arame dobrado a fazer gancho.
Meto o óleo assim, para evitar escorrimentos e retorno. Enfio SÓ 2 litros e 1/4, e não 2 e 1/2, para deixar o cárter "respirar" melhor e não verter óleo pela junta da cambota. Se for necessário, mais tarde, podemos sempre meter mais óleo, mas não conseguimos retirar óleo...

Filtro do ar reposto, tubo limpo e remontado, vareta no lugar, tampa de óleo fechada, escrever no bloco de apontamentos a data e kms da Mudança de óleo, e pronto, fechar a tampa do motor.

Depois limpar a tampa amarela com a escova e Super Pop limão, e secar ao sol, e voltar a arrumar tudo. Está feito!

E em menos de 1 hora, ao contrário do jcse...

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Tempo necessário para mudar o óleo.

Um pouco menos que uma hora.
A 29 de Outubro de 2006 levei 59 minutos, e ontem a 1 de Junho de 2007 levei 56 minutos.

Em Outubro o carro estava guardado na garagem, e por isso foi preciso deixá-lo aquecer 5 minutos, para aquecer o óleo. O óleo deve ser mudado com o motor quente.

20/10/2006
0m - Ligar carro, preparar material.
5m - Desligar carro.
9m - Anilha bujão desapertada.
47m - Bujão posto, filtro ar + óleo revisto, tubo desentupido, óleo usado reciclado, material limpo.
59m - Reatestado óleo, respirador apertado, vareta no lugar.

1/6/2007
0m - Preparar tudo.
6m - Bujão retirado. Limpar tubo, verificar óleo do filtro ar.
28m - Despejar óleo retirado, limpar material.
47m - Encher cárter.
56m - Pronto.

É conveniente não ter a mulher em casa, para não ficar com "alergias" ao nojo e a implicar (carros velhos, isso é só trampa, já estás no óleo outra vez?), e manter crianças e animais à distância para evitar azares...

O melhor cão para oficina é um Dálmata, pois não se notam as pingas extras de óleo...

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Foi mais ou menos o tempo que fiz... Bela explicação!

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

boa onda,MB

assim torna-se mais simples para quem nao percebe grande coisa , e se queira tornar autodidata.

bons km

Post Reply