Pertinente - Também sobre os nossos Carochas...

Post Reply
MarcoVW61
✘✘✘✘

Pertinente - Também sobre os nossos Carochas...

Post by MarcoVW61 »

Mensagem MUITO PERTINENTE, na minha opinião, encontrada num fórum sobre Clássicos.

Forum MotorClássico:

"Este é um dos assuntos em que definitivamente, está nas nossas mãos resolver.

O encarecer da cena dos clássicos, tem dois "culpados": Os anuncios das revistas da especialidade, e os organizadores gananciosos.

Isto não são palavras minhas, mas sim conclusões de um debate aprofundado que decorre em países com "responsabilidade" clássica, como EUA, Inglaterra e Alemanha.

Algumas revistas chegam mesmo a colocar anuncios "fantasma" para travar a especulação de modelos. Mal um "esperto" coloque um anuncio de um Fiat 600 á venda por 1000 contos, aparece "por coincidencia" um outro mais abaixo por 150. Que já foi vendido,claro. ( Mas eu não disse nada disto,OK)

Mas isto são revistas que devido á sua responsabilidade no seio dos classicos, se tornaram num "lobby " influente na cena. Não podem permitir que tudo desabe numa festa de ricos, e agem como regulador do mercado, embora subrepticiamente.

Os organizadores "gananciosos" ( Que estranhamente estão sempre "de parabens" embora sejam as pessoas a trazerem os carros , a mantê-los, e a suportá-los...), que sobem as inscrições de um encontro de uma forma absurda de ano para ano, estão a mandar a mensagem de que o modelo em causa " è um carro de ricos"...e por isso todo o mercado vai atrás.Desde peças, clubes, e vendedores.

Em Inglaterra, e esta malta deve perceber uma coisa ou outra de automóveis clássicos, pois fizeram-nos praticamente todos, não existe inscrições nos eventos, apenas uma soma simbólica entregue no inicio , para caridade ( Da ultima vez, paguei Duas Libras)E as quotas são simbólicas ( O MIdlands Rolls Royce Club tem uma quota anual de 20 LIbras).

Resumindo: O mercado não tem por onde especular.

Querem um conselho? Da próxima vez que vos pedirem mil contos por um carocha ou por um Renault 4, ou dez contos por um passeio, riam-se descaradamente na cara deles, e venham aqui ou a França ou a Alemanha buscar um clássico a preço da Chuva, e vão passear com a vossa familia.

Um Morris Minor inspeccionado custa cem contos, e um Midget 300...

Mandem-nos á fava!"

User " Britanico" no Fórum MOtorClássico

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Outro post do mesmo autor...

Concordo em muito com o que ele diz. Qual a vossa opinião?

"Nao podemos assistir a isto!
Em Portugal, assiste-se a uma entrega passiva da cena dos automóveis clássicos á classe média-alta, e alta. Possuir um veículo clássico, corresponde cada vez mais a um luxo e a uma actividade cada vez mais reservada a uns poucos privilegiados.

Aqueles que ,como eu, assistiram á alvorada dos eventos de clássicos no início dos anos oitenta, lembrar-se-ão com saudade dos encontros gratuítos e das amizades feitas que perduraram até hoje.

As pessoas iam genuínamente aos encontros com o que de melhor podiam arranjar, fosse um Cortina com os farolins rachados, ou uma "pão de forma" com o soalho a desfazer-se. Mas eramos felizes, comiamos e bebiamos, e iamos para casa encher a rua de carros parados com capas, a estorvar os vizinhos. Quem não tivesse pelo menos dois carros a "estorvar" á saida do prédio, não era cá da malta. Mudavamos embraiagens á porta do prédio, e accionavamos a rebarbadora com uma extensão do terceiro andar.

Hoje, para ter um minizito ou um carochazito ( Ou mesmo, pasme-se, um Renault 4!), já sabemos que temos de dar mil contitos por um mais ou menos. Depois, os encontros traduzem-se em aglomerar um número de pessoas bem vestidas, que se vão sentar num restaurante com 400 pessoas divididos em "mesas": A mesa dos "coleccionadores", a mesa dos "Jaguares", e ali para o fundo, os "gajos dos minis e dos carochas"...E depois de pagarem por uma inscrição o equivalente ao que dei em tempos por dois carochas, esperam uma hora para serem servidos.

Isto não pode ser! O automóvel clássico pertence á nossa História colectiva, e por todo o lado o exercicio de possuir um clássico é uma actividade pacífica e acessível. Eu tenho um Catherham e um Austin Seven , e paguei por eles o mesmo que pagaria por um Mini em Portugal . Não pode ser!

Se alguem se lembra de colocar um anuncio a vender um Renault 4 por mil contos, a partir dai todos os Renaults 4 em Portugal "valem " mil contos. Não pode ser. Por esse preço, compro um Silver Shadow aqui.

Espero que não interpretem este desabafo como ofensivo, mas este debate tem de surgir no panorama dos clássicos em Portugal.

Senão, estamos condenados a ver os encontros no Telejornal, onde só os privilegiados e os ricos aparecem ao volante das suas máquinas, como um desfile dos Oscares.

Querem isso?"

www.saladasmaquinas.blogspot.com

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Podemos não concordar em PLENO, mas que ele diz muitas verdades...

:roll:

Abraço

Marco Pestana

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

A verdade é que o nosso mercado está a ficar cada vez mais especulativo... :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Digas®AET

Post by Digas®AET »

Eu acho q concordo em pleno :roll:

Infelizmente é mesmo assim...
65' VW typ1 1200 Limousine Deluxe

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

O tema aqui em discussão, muito pertinente, mas capaz de gerar grandes discussões sem conclusão...

Esse blog:
http://www.saladasmaquinas.blogspot.com/
Um espectáculo! 8)
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Miguel Brito wrote:O tema aqui em discussão, muito pertinente, mas capaz de gerar grandes discussões sem conclusão...

Esse blog:
http://www.saladasmaquinas.blogspot.com/
Um espectáculo! 8)
Miguel Brito:

Também acho !

É o BLOG do autor dos textos que copiei...

Abraço

Marco Pestana

nezz
★★

Post by nezz »

muito do que relata é verdade...
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

Sinceramente,

por ai não vejo motivo para grandes preocupações

em primeiro lugar, as classes media-alta e alta tem direito a ter clássicos e participar em concentrações/passeios

segundo, quem na hora de vender puder vender por 1000 em vez de vender por 500 e não o fizer que atire a primeira pedra

terceiro, o valor dos carros não é aquele que nos pedem quando perguntamos o preço, mas o que nos oferecem quando queremos vender

.....

preocupo-me mais com a legislação cada vez mais apertada (imposto de propriedade em vez de imposto de circulação etc), o resto, o mercado tratará do assunto

nos ultimos vinte e cinco anos só tive um carro com menos de 20 anos (1303LS de 73 em 86),todos os dias novos modelos começam a ser vistos como classicos (Mercedes 123..., Golf GTI Mk1..., Manta B, Ford Taunus, Autobianchi A112, Bimmer 323I....etc etc, etc,...) e ja vi muito aficionados e "vendedores apaixonados" a ir e a vir...

há mais classicos do que potenciais compradores e há determinados carros que circulam há anos de stand em standt a preços mirabolantes

o que efectivamente está em bom estado ao preço correcto vende-se bem e rapido

existem muitas lendas com origem em situações pontuais em que num otario "faz o dia" a um especulador, a história espalha-se e depois os outros especuladores ficam à espera de mais otarios para o mesmo tipo de produto, na maioria dos casos sem sucesso

só compra quem quer, ninguem precisa de classicos para comer, os patos bravos que comprem caro e não tenham a minima ideia do que é ter um classico vão-se dar mal, aprender "the hard way" ou vender barato

outra ideias...
comprar em contra-ciclo, pois quem não tem imaginação para mais segue as modas em que andam todos atras do mesmo (pães de forma...), os outros seguem o instinto e as opções próprias, por exemplo os meus Sciroccos e o Audi Coupe não valem praticamente nada assim como a acontecia com as SPLITs quando comprei a minha em 87 ou 88 por 50 contos, ou a minha BAY em 96/97 num stand junto à nacional 1 com 60.000km(+-), livro de revisões, num estado imaculado...
nesta altura há ai brasilias e t3 quase dadas tendo em conta o estado em que estão

já sobre os passeios caros, elitistas e cheios de outros defeitos...

uma passeio bem estruturado e organizado fica caro, dá uma trabalheira dos diabos e como é obvio isso terá de se repercurtir nos preços aos participantes

só vai quem quer e há uma alternativa muito simples, façam como eu, o miguel brito, o rmhl, o kastenwa...façam a manutenção bem feita e sempre que possivel, com profissionais, percam os traumas (e se avariar?? etc), andem nos carros sempre que possam e como no meu caso reservem o dinheiro e tempo das concentrações/passeios para uns fins de semana fora...vão ver que a necessidade de passeios e concentrações passa

outra ideias..
uma vez por outra vai-se a um evento que valha a pena, tipo dos organizados pelo VW AR CLUB, os meetings mensais gratis onde se conhece gente interessante e se partilham conversas. ou às automobilias como a de Aveiro onde nos cruzamos com o "meio mundo" do meio dos classicos

calma que não há-de ser nada

se houver gasolina, dentro de 10 anos, quem realmente gostar de carros cá estara para dar duas de conversa, um gostinho ao pé e outro ao ouvido

nuno g
Last edited by zandvoort on 05 Feb 2008 21:50, edited 2 times in total.

Nirvana
✘✘✘✘✘

Re: Pertinente - Também sobre os nossos Carochas...

Post by Nirvana »

MarcoVW61 wrote: Um Morris Minor inspeccionado custa cem contos, e um Midget 300...
Esse senhor que me arranje um midget em bom estado por 300cts, que eu dou-lhe outro tanto pelo trabalho :lol:

---

Não vejo razão para alarmismos, porque apesar de existirem pessoas a darem valores astronómicos por clássicos anunciados na web/revistas, quem não pode ou simplesmente não quer entrar na febre ainda tem montes de possibilidades para fazer bons negócios.. basta levantar o rabo da cadeira e procurar :wink:
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

PHILCOX
✘✘✘

Post by PHILCOX »

"Um Morris Minor inspeccionado custa cem contos, e um Midget 300..."
Eu quero 1 de cada :lol:
(O\ | /O) (0 \=^=/0) FLAT 4 RIDE
Image

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

sobre minors e midgets a preço de saldo...

quem ler revistas inglesas encontra pechinchas dessas e até jaguares quase dados, mas se ler com mais atenção os muito bem escritos artigos mensais sobre modelos especificos ou sobre o mercado, ficará a saber que nessas fasquias de preço, no minimo terão de ser gastos 10 vezes o valor da compra para por os carros apresentáveis

talvez a grande diferença entre cá e lá, seja;
lá existe um mercado que distinge e valoriza de acordo, o excepcional, o bom, o médio e o mau
cá não existe mercado e a tendencia é dizer que o "mau" esta quase "excelente" e a preço de "bom"

quanto a gente menos honesta é como a gente boa, julgo que há em todo o lado

nuno g

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

zandvoort wrote:10 vezes o valor da compra para por os carros apresentáveis
- Mais 20 vezes o valor da compra em impostos;
- Mais 5 vezes o valor da compra para conversões RHD -> LHD

Cada modelo é um caso específico e este assunto não deve ser tratado de forma tão leviana.
Não conheço nenhum português que tenha ido buscar um carocha ou pão de forma à Inglaterra, já o contrário é bem comum... porque será?

surfistaprateado
✘✘✘

Post by surfistaprateado »

Nirvana, concordo com o zand em alguns aspectos, mas n exageres! O meu primeiro carocha era de volante á direita! Nunca me apontaram uma pistola para trocar o volante,,, Ah, e custou-me 40 contos com inspecção! em 97
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Falo do presente;
Há 11 anos atrás a realidade certamente seria outra assim como os preços/impostos.
"Ainda sou do tempo em que" um bolo custava 30 escudos = 15 cents, hoje em dia custam no mínimo 50 cents = 100 escudos.
Já os salários não duplicaram desde então...

Quando aos RHD, apesar de ninguém apontar uma pistola acho pouco práticos nas estadas portuguesas ( não me refiro às marginais de Lisboa mas sim aquelas visionadas por um engenheiro inglês que só dizia "Yes" aos trabalhadores, e estes interpretavam na prática por "em S" );

Post Reply