DUVIDA: Gastos de uma combi...

revoltado

DUVIDA: Gastos de uma combi...

Post by revoltado »

boas... sou um estudante da zona de lisboa... e tenho como projecto de sonho.. uma '' pao de forma ''...

aqui na minha zona tenho a hipotese de adquirir uma totalmente restaurada... so que estou um pouco de pe atras.. gostaria de saber quais os consumos deste bicho.. pois ja me falaram em 15/17..... o que para mim, que conduzo um golf 2 tdi, vai.s notar bastante...

podem.m dizer os entendidos quais os pros e contras de ter uma carrinha destas.. e os consumos que as mesmas fazem?

obrigado ;)

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas e benvindo!

Lê o fórum que tem tudo o que procuras.

Agora isso do consumo... só se andares sempre a fundo.

revoltado

Post by revoltado »

pois isso e' como tudo... andando a fundo qq carro bebe que se farta.. mas assim andando nas calmas... tinha ideia.. visto ser um 1.6 a gasolina que nao consome mais de 9.. 10 no maximo dos maximos...

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

O consumo de uma bay é uma variavel...é o pé pesado ou não entre na equação
Os consumos que se verifica em geral (e cada caso é um caso) para um 1600 em bom estado são de
10l em auto estrada, pouco mais em estradas e mais de 12 em cidade com picos a 16 para as Westfalia (bem mais pesadas)
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

A minha pão-de-forma splitscreen de 1966 (pré-bay), é a "Gilda" e gasta entre 8,9 a 9,8 litros/100km's de gasolina 98. (Mas pode usar 95)

A velocidade em viagem é entre 80-90 km/h, mas pode dar 110-120km/h pontulmente, caso seja necessário.

Aproveita para ler:
http://www.paodeforma.com/vwt2/historias/
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

nezz
★★

Post by nezz »

como já foi referido, o consumo de um motor que esteja em condições anda à volta dos 10l/100km. pode ser elevado para quem está habituado a consumos menores. por exemplo, o meu carro gasta 5l/100km.
mas só pelo prazer de condução, até se esquece os consumos :D

e ganha-se também euros por outro lado. se se optar por ficar num parque de campismo, não se paga tenda. usualmente a carrinha paga como carro normal, etc... sempre podemos ficar junto ao mar a acampar... se fores em viagem e estiveres cansado, é só parar e dormir, sem preocupações de procurar local para descansar...
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

provavelmente estas interessado numa baywindow (modelos depois de 1968) com o motor 1600. penso que o normal sao 11 litros conduzindo normalmente e varias vezes a puxar quando é preciso. fazes tambem 9 litros se andares sempre em quarta numa viagem plana.

pensa que numa carrinha quando fazes revisao nao tens de gastar:
- filtro do ar (se filtro a oleo)
- filtro gasoleo
- filtro oleo
- mao de obra

seo sempre 100 euritos que poupas para meter gasolina:)

agora a questao de comprares já restaurada muitas vezes é a melhor opcao. nao tens trabalhos, surpresas, dores de cabeça etc. um restauro pode ser carrissimo. tem atencao em ver bem a carrinha antes de comprar.
boa sorte
Teoria do Caos

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

nao ligues ao que escrevi :)
depois de ler o link do miguel brito ate eu fiquei mais esclarecido.
le o link dele.
Teoria do Caos

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

Com base na minha experiencia com uma bay/1600c com tecto de "cogumelo" idêntico a westfália, em uso por vezes diário e viajens pela europa, os consumos andarão entre 9 e 12. em situações extraordinarias tipo atravessar Espanha em estradas planas e com vento pelas costas poderá ser significativamente inferior a nove, mas por outro lado a subir muito e com vendo forte pela frente podera fazer 12 em estrada ou mesmo um pouco mais.
Isto para um motor em optimo estado e com um condutor que saiba tirar o melhor partido do motor.

Com motores motores em mau estado (uma imensa maioria), mal afinados (maioria ainda maior), acessórios no tecto, e manutenção de habitos próprios de quem só tem experiência a conduzir diesels modernos... haverá surpresas desagradáveis na hora de reabastecer., podendo mesmo ser ultrapassados
os tais 15l/100km.
O uso de um vacuometro seria o ideial para ensinar a poupar.

Sobre as economias na manutenção pela simplicidade, efectivamente são reais mas como só temos duas hipoteses, ou compramos um carro novo e temos desvalorizações anuais brutais ou um classico e investimentos (quase) mensais. Prever sempre pocket money extra... haverá sempre alguma coisa a precisar de ser substituida o que nos meus carros acontece semores embora a grande maioria dos carros dos outros nunca deem hatices e gastem pouco.

Haverá ainda uma opção, por ventura a mais barata, comprar um "old banger", nem de colecção nem de ocasião como tal quase dado, que ande e tenha inspecção, usar ate ter a primeira avaria grave, mandar para sucata e comprar outro. Devem haver muitas Hiaces, Transites, Transporters, etc nesta categoria.

ja agora muito cuidado com o comprado "restaurado", o conceito de "restauro" é muito abrangente e como há quem venda restaurado sem saber distinguir a pormenores do tamanho da frente de uma carrinha, imagino o que se fará na mecanica, que está escondida e exige um conhecimento mais "miudo".

nuno g
Last edited by zandvoort on 03 Jan 2008 20:32, edited 1 time in total.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

o zand não pedoa 8)

A condução (como Zand referiu e bem) tem que ser adaptada para estes carros. Falo por mim, que tenho um diesel pequeno mas que anda que se farta (e gasta bastante também), se o meu pé ficar pesado...
Com a Bay, tento fazer sempre a condução mais económica e segura que posso. Primeiro, não ultrapasso os 90 km/h (um pouco mais em circunstancias especias)....mantendo o ritmo nos oitenta e como nunca ando pelas auto-estradas, esta velocidade é mais que suficiente...
Nas descidas, meto sempre a carrinha em ponto morto....e deixo-a ir livremente. Também é verdade, que mesmo assim, nunca passa dos 100 km/h ou pouco mais. Se vejo que tenho alguém à frente, começo a travar aos poucos, muito antes de me aproximar e por vezes, mantenho-a engatada em quarta....mas isto só acontece se à minha frente estiver um camião, pois mais ninguém anda a estas velocidades... :roll:
Nas subidas, convém começar a acelerar um pouco antes. Meto a carrinha nos 100 km/h e depois é vê-la a perder velocidade à medida que vai subindo... Tento sempre deixar um espaço entre mim e o carro da frente antes de começar a subir, para poder acelerar ainda na horizontal.
Com uma condução suave e sem grande peso lá dentro, nem acessórios a piorar o já de si miserável CX, uma carrinha afinada deve gastar 8, 9 litros.... a minha, desafinada como estava, devia estar a gastar 11L... mas não fiz as contas para saber ao certo.
Agora, com o petróleo a $100 o barril...vai ficar "bonito".... :roll:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

jnar wrote:
Agora, com o petróleo a $100 o barril...vai ficar "bonito".... :roll:
neste forum pode-se falar mal do governo?

se nao apagem isto.

o mal nao é o petroleo subir, o mal é termos atrasados mentais no poder nos nos "fornicam" a carteira quando colocam impostos que chegam a 60% do valor final de litro do combustivel. com as parcerias brutais que temos atraves da galp e outras os combustiveis chegam ca ao preço da "chuva" comparativamente a muitos paises da UE.

Não falemos de casos muito especificos (a admin)

eu nao posso falar muito porque nao vivi o 25 de abril. mas a mim so me apetece pegar numa G3 e "esfodaçar" todos no campo pequeno.

"perdoem o off topic"
Last edited by pedrosplit on 03 Jan 2008 22:50, edited 1 time in total.
Teoria do Caos

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

gostei particularmente do "esfodaçar" :lol: :lol: :lol:

Kastenwa

Post by Kastenwa »

Isto é Off Topic.

Estamos a viver uma época muito conturbada a nível nacional e internacional.

Demasiadas zonas de extremos:

por um lado, permite-se lucros obscenos ( alguns jogadores de futebol, actrizes de cinema, honorários de algumas administrações, por exemplo )

e por outro, assiste-se a pobreza e fome indescritível no Darfur, Angola, Zimbabué,

total desrespeito pelos direitos, liberdades e garantias do ser humano na China, países islamicos

As doutrinas e políticas sociais têm sido esquecidas pelos governantes.

Estas são fundamentais para " moderarem " o mercado e a livre iniciativa.

E devem existir e ser colocadas em prática para proporcionarem uma justa e equilibrada redistribuição dos lucros.

Ainda a propósito deste tema:

vejam o novo " avatar " de Zandvoort.

Os governantes dos países ocidentais, de forma hipócrita, bajulam a China, esquecem as atrocidades aos direitos humanos...ávidos de acederem a um potencial mercado de muitos milhões de pessoas...

Na Cimeira EU - África, não queriam receber Mugabe, certo, mas...receberam José Eduardo dos Santos, Kadafi...

o Sr. Primeiro Ministro não recebeu Dalai Lama...mas foi à China...

esquecem a mão de obra barata, escravizada, infantil,

esquecem os milhares de " pequenos futuros atletas " que são escravizados em esquemas de treino desumano para nos Jogos Olímpicos atingirem as vitórias.

Este Pequim 2008 não me interessa rigorosamente nada.

Mas, a nossa intervenção cívica, é cada vez mais necessária e decisiva para alertar as pessoas e sensibilizá-las para estes problemas.

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

não nos afastemos do assunto do tópico, sff.

Quaresma
✘✘✘✘✘

Post by Quaresma »

Belo termo esse do fantastico vocabulário português que é esfodaçar :lol:

Mas porque é que não fazem como eu e vão pôr gasolina a Espanha que está esta semana a 1,120 euros :P

Em relaçoa ao topico e dando razao ao peso da carrinha em si, noto uma enorme diferença entre a minha Westfalia carregada para ferias a pesar cerca de 3000kg e a cabine dupla com muito menos chapa e só cum um passageiro! a diferença deve ser de 10 ou 11 litros para 8l + -.

Nota tambem que este seguro fazes por cerca de 65 euros e o do golf deve ser mais caro.

:wink:
Tudo sabe melhor dentro duma Kombi...

Post Reply