Hoje é o meu aniversário, e logo de manhã a minha filha de quase 4 anos apareceu-me com uma folha de papel dobrada. "É uma surpresa", disse ela, e descobri o desenho do carocha pintado por ela.

Curiosamente, diz que "faltam rodas! Os carros têm mais rodas, têm, têm!" Pois não se vê as do lado oposto. É o carocha arco-iris, de todas as cores que formam o sorriso de uma criança. Para mim foi um valioso presente.
Note-se que ela, há umas semanas atrás tinha feito um outro desenho, todo da imaginação dela, que representava "Um Carro":

É claro que de repente não se percebe nada...
Mas depois, ela explica tudo, pormenor a pormenor, e surpreendo-me bastante. Havia um sentido para tudo...

E repare-se na complexidade de tentar mostrar simultaneamente os dois lados opostos do carro.
Não referenciei, mas as manchas violeta e castanha são as outras duas rodas, no outro lado.
A variedade de cores usadas demonstra equilibrio emocional, pois as crianças que usam toda a paleta de cores revelam a sua harmonia interior.
Acho muito interessante, estudar a visão que as crianças fazem deste mundo complicado, "dos crescidos".
Faz-me lembrar a poesia de António Gedeão
...Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,...
Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.
(In Movimento Perpétuo, 1956, ano de Ovais)