2008: ano para comemorar Heinz Nordoff

Post Reply
Miguel Brito
✘✘✘✘✘

2008: ano para comemorar Heinz Nordoff

Post by Miguel Brito »

No próximo ano que entra em 2008, podemos comemorar duas datas certas referentes à vida de Heinz Nordhoff, o director da volkswagen no pós-guerra, durante a fase de crescimento e definição da volkswagen como fabricante de referência internacional.

Em 1 de janeiro de 1948 toma posse como director da fábrica, o primeiro após a direcção inglesa ocupacional, sob o comando do major Ivan Hirst. Vai fazer 60 anos a 1 de Janeiro.

A 12 de Abril de 1968 comemora-se o luto pelo seu falecimento, 40 anos atrás.

-----------

A sua biografia:

Heinz Nordhoff: O homem que inspirou a paixão vw.

Excepto talvez Henry Ford e o modelo T, nenhuma pessoa esteve tão fortemente associada com o sucesso de um único modelo de carro como esteve Heinz Nordhoff com o volkswagen carocha. Mas Nordhoff podia facilmente ter tomado uma carreira diferente.

Como estudante, ele esteve focado na construção naval. O seu primeiro trabalho foi na aeronáutica. O início da sua carreira profissional foi em outras duas companhias. Apenas a grande depressão da década de 1930 o impediu de emigrar para a América para se juntar a uma terceira marca de automóveis.

Nordhoff tinha quase 50 anos quando entrou na Volkswagen. Mas foi aí que se demonstrou, e a sua liderança permitiu transformar uma companhia devastada pela guerra na maior indústria europeia automóvel. Nascido em 1899 em Hidesheim, na Alemanha, este filho de um banqueiro estudou engenharia mecânica em Berlim e preferiu barcos aos carros.

Nordhoff entrou na BBMW com aprendiz de aero-motores e quase foi para a américa para trabalhar com o fabricante Nash. A grande depressão pôs um fim a estes planos.

Em vez disso, Nordhoff entrou na Opel, unidade alemã da General Motors e concentrou-se nos processos de produção. GM premiou-o com uma viagem a Detroit, onde ele estudou o processo de vendas americano e os modos de produção. Subiu na hierarquia da Opel e foi nomeado director da fábrica de camiões de Berlim-Brandeburg.

Inicialmente, Nordhoff não gostou da competição barata à opel, o KdF desenhado pelo professor Ferdinand Porsche, e feito numa fábrica independente das marcas então existentes, criada especialmente sob o olhar de Hitler, e subsidiada através do Arbeit’s Front, o Partido do Trabalho. Mas depressa percebeu o potencial do carro, que mais tarde ficou conhecido como carocha.

Depois da segunda Guerra mundial, Nordhoff estava determinado a ganhar um lugar de destaque na chefia da indústria automóvel. Trabalhando na Opel, foi rapidamente descoberto pelo major Ivan Hirst,, das forças ocupacionais britânicas, que tinha sido posto á frente da fábrica arruinada da volkswagen, após a guerra.

A administração Inglesa convida Heinz Nordhoff para assumir o comando executivo da Volkswagen, mas este apesar de se encontrar numa situação de emprego instável, ainda hesitou em aceitar a proposta dos ingleses porque tinha a esperança de ser readmitido pela Opel (Americanos).
Porém na mesma ocasião, a General Motors de Detroit decidiu que a sua filial Alemã (opel) não iria readmitir nenhum executivo que tivesse trabalhado para o esforço de guerra nazi, e só depois dessa informação é que ele aceitou o lugar na Volkswagen.

Recordo que a fábrica da Opel estava situada na zona ocupada pela Rússia após a guerra e que esta a desmantelou e enviou em comboios para a Rússia.

A 1 de janeiro de 1948, três anos após o fim da guerra, Nordhoff foi nomeado director da fábrica Volkswagen e foi dada liberdade para organizar a reconstrução da fábrica e para recomeçar a produção com destino comercial civil.

Note-se que esta fase da reconstrução da Alemanha devastada pela guerra, é já uma transição das forças de ocupação para a mão de alemães, considerados pouco “nazificados”, pelo que não espanta a escolha recair sobre um responsável da Opel, a marca que Hitler sempre desprezou, pela ligação subsidiária à General Motors desde 1929. Era uma empresa traidora à Mãe-Pátria Alemanha, aos olhos nazis, e agora do lado dos vencedores da guerra, ligada aos americanos.

Nordhoff envolveu-se em inúmeras iniciativas, desde construir a moderna cidade de Wolfsburg a financiar as primeiras remessas de carochas após a reforma monetária do Verão de 1948. Ele chamou vendedores a wolfsburg e disse-lhes para trazerem todos o marcos alemães que conseguissem trazer com eles.
No final de 1948 ele tinha 15,000 encomendas nacionais e 7,000 encomendas internacionais.

Nordhoff aumentou a produção de 19,244 em 1948 para meio milhão em 1858. Foi ajudado pelo milagre económico alemão, o Wirtschaftswunder, a rápida reconstrução e desenvolvimento da economia, após a reconversão da moeda e reorganização social e produtiva, numa expressão popularizada e referenciada em 1950.

Mas Nordhoff apenas conseguiu aquilo que fez através da visão e sabedoria, incluindo aquilo que aprendeu com as ideias de produção aprendidas na GM. A volkswagenm conseguiu o sucesso com o carocha. Nordhoff mais tarde acrescentou variantes na plataforma do carocha, como o VW pão de forma e o karmann-ghia coupé e descapotável.

Apesar de entender que o conceito do professor Porsche, com o motor traseiro arrefecido a ar, estava a ficar desactualizado perante a concorrência, Nordhoff não permitiu alterações ao conceito inicial. Morreu subitamente a 12 de Abril de 1968, depois de um leve ataque cardíaco sofrido em janeiro desse ano. Por essa época a produção anual tinha atingido 1,7 milhões de unidades.

O seu sucessor, Kurt Lotz, herdou uma gama de modelos baseados no clássico conceito arrefecido a ar e a VW entrou temporariamente em dificuldades. Mas mais de 21 milhões de carochas que foram produzidos e vendidos são todos eles, um tributo à persistência de Heinz Nordhoff.
Last edited by Miguel Brito on 12 Dec 2007 18:44, edited 2 times in total.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Parece-me que há aí algumas informações que não estão correctas, tenho que verificar melhor. Nem tudo o que está disponível na internet é veridico e então se for brasileiro... :evil:
(o\ | /o)

seventropical

Post by seventropical »

obrigado Miguel pela informação e resumo da historia de Heinz Nordhoff... :wink:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

Kastenwa

Post by Kastenwa »

Miguel Brito

Boa ideia, prestar um justo tributo a um engenheiro que foi muito importante para a VW.

No entanto, não me parece que muitos dados estejam totalmente de acordo com a verdade, como muito bem anotou o Estevo.

Para mim ele foi tambem muito importante por ter, com um aperto de mão, estabelecido um acordo com Ferry Porsche para a construção do VW Porsche 914.

Infelizmente, após a sua morte, o seu sucessor não honrou a sua palavra e desfez com a Porsche a parceria para a continuação da construção.

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

A comemoração é mais que justa, porque ele foi a pessoa mais importante no sucesso da VW, no entanto parece-me que no texto acima não está suficientemente claro algumas partes que eu gostaria de clarear:

A primeira vez que Heinz Nordhoff aparece é com representante da Opel na associação Alemã de fabricantes de automóveis, e no “papel” de opositor ao motor de 4 cilindros horizontais. Segundo ele, era um motor de avião e não era possível colocar um motor desse tipo num carro para ser vendido por menos de 1000 marcos imperiais.

A administração Inglesa convida Heinz Nordhoff para assumir o comando executivo da Volkswagen, mas este apesar de se encontrar numa situação de emprego instável, ainda hesitou em aceitar a proposta dos ingleses porque tinha a esperança de ser readmitido pela Opel (Americanos). Porém na mesma ocasião, a General Motors de Detroit decidiu que a sua filial Alemã (opel) não iria readmitir nenhum executivo que tivesse trabalhado para o esforço de guerra nazi, e só depois dessa informação é que ele aceitou o lugar na Volkswagen.

Recordo que a fábrica da Opel estava situada na zona ocupada pela Rússia após a guerra e que esta a desmantelou e enviou em comboios para a Rússia.

PS:
Miguel, corrige o texto, pois está escrito: "motor traseiro arrefecido a água".
(o\ | /o)

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

estevo wrote:Parece-me que há aí algumas informações que não estão correctas, tenho que verificar melhor. Nem tudo o que está disponível na internet é veridico ...
E também, kastenwa: "...No entanto, não me parece que muitos dados estejam totalmente de acordo com a verdade, como muito bem anotou o Estevo."

Agradeço a ajuda :wink:

Estevo: Vou acrescentar a tua parte no texto inicial.

O artigo que mostrei é uma tradução minha de um texto inglês, mas que estranhamente, não tenho a proveniência.
Acrescentei os dados sobre a ligação à Opel, mas não confirmei nem pesquisei muitos detalhes.

Mas como o Hugoboss comprou muitos livros novos na ida à Alemanha, deve estar perito... :twisted:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:twisted: Mauzinho... :twisted:
Mas vou tentar ver o que consigo! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

A pesquisa não está sendo fácil... :?
Não há muito a acrescentar ao que já foi dito aqui...
O seu cortejo fúnebre atravessou várias ruas da cidade, até à fábrica de Wolfsburg, com o seu caixão em cima de uma Early Bay, pick up, descapotável na cabine e sem as laterais, escoltada por vários Notchbacks, também de cor escura... :shock:
Uma multidão de funcionários prestou as suas últimas homenagens nas bermas...
O funeral foi no dia 15 de Maio, mais de um mês após a sua morte, a 12 de Abril.

Foi sucedido por Kurt Lotz.

Vou tentar arranjar umas fotos...
A maior parte do texto, tenho-o em alemão... :roll:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

O homem...
Image

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Jorge R

Post by Jorge R »

Uma história que conheço a seu respeito, não abona
muito a favor da Volkswagen.
Aparentemente cederam-lhe um carocha em 1961 mas
quem o conduzia regularmente era a sua esposa.
Quando morreu em 1968 a fábrica exigiu à viúva que o
carro fosse devolvido. Esse carocha é de cor azul tem
tecto de lona e está, actualmentem, no Museu da Volkswagen.
JR
O maior inimigo dos carochas: o "já agora"
Todos os sonhos têm um preço ...

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Será este? :roll:
Image
Um modelo impecável, monocromático, com os estribos, borrachas e carroçaria tudo da mesma cor, inclusive a lona o tecto de abrir...Image
Image

Image
Com acessórios de época... da Hella
Image
Impecável até ao último detalhe...
Image

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Jorge R