muito cuidado ao lerem - susceptível de causar danos psicológicos
(não tenho fotos)
vinha eu todo contente para Coimbra, quando numa sucata, vejo uma split double cab presa a uns braços mecânicos. parecia muito integra ainda... notava-se que estava em sofrimento e a pedir que a soltassem. parei o carro, fui a correr para dentro da sucata (devem ter pensado que era louco, a entrar daquela maneira) mesmo a tempo de a ver a ser esmagada... como deve ter sofrido. senti uma forte dor...
aproximei-me e constatei que ainda tinha as setas, embora destruídas, sem hipótese de recuperação a chapa estava razoável e com poucos podres, safaris (sem vidros), o motor cá fora, mas que já estava destinado para alguém, os bancos à frente e atrás, etc, etc... até tudo se transformar num bloco de metal retorcido e triste. tinha quase tudo, menos documentos e luzes
aquelas imagens dificilmente sairão da minha memória
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center][/center]
É usual...
Eu também já apanhei uma história desse género: numa sucata de Cascais (quase em Manique de Cima) havia, aqui há uns anos atrás, uns poucos de carochas decadentes e abandonados. Um deles, era um 1200 de 1960-62, cortado em descapotável.
Era a história do costume: um dia o dono do carro disse que ia "subir na vida" transformando o seu carocha "velho e antiquado" num descapotável "à maneira", moderno com jantes cromadas em Taiwan, e um rádio com um som muito mau, mas muito alto, para abafar os decibeis do escape de mota lá metido, também "à maneira". Aquilo foi fantástico, o carro pintado de metalizado com uma tinta que era mais cara que o valor do carro assim cortado, e tudo estava bem, até... passar sobre a primeira lomba da estrada.
As portas ficaram presas, e não abriam, dando ao homem a vergonha de ter que saltar a cancela fechada, que trancou o burro lá dentro ao volante... Depois, por vezes era ao contrário, abriam-se as portas em andamento. Enfim, estava tramado. Reforços? O que é isso? E a "tenda" manhosa a fazer de capota também não ajudava a melhorar o carro.
O "vidro" traseiro, não passava de um plástico que cedo se queimou com o sol e se rasgou para conseguir ver para trás quando fechada a capota. Resumindo, acabou na sucata...
E eu, fui lá ver o que podia aproveitar. Olhei para o capot traseiro e para a luz de matrícula de nariz fininho e claro, disse que "só" queria a tampa da luz. O homem da sucata, coçou a cabeça, começou a pensar no trabalho que aquilo ia dar para tirar, e fez-me um preço "para amigo" (de preguiçoso) para me dar também a tampa. Era o que eu esperava ouvir. Assim, soltou só os poucos parafusos e eu trouxe a tampa, a luz, o fecho, e a mola, pelo preço da luz...
Umas semanas depois, fiquei a pensar no carro, e achei que era melhor ir lá tentar sacar mais qualquer coisinha.
Assim que cheguei lá, e disse que queria mais peças do carro, o homem ficou branco e disse-me que se calhar era melhor ir depressa, senão já não o apanhava...
Estranhei, e quando ia para o local, vejo um bulldozer enorme de pá levantada no ar a seguir em direcção ao carro...
Vou a correr (tal como o Nezz...) e meto-me entre o buldozer e o vw a esbracejar e a gritar para ele parar. Estava a ver que ia eu e o carro para a enfardadora juntos, tal como no Goldfinger... Mas ele parou no último momento, e o homem sai de lá chateado por lhe estar a atrasar o serviço...
- O que é que quer?
- Queria... queria... (bem, agora tenho que querer qualquer coisa), o velocímetro!
- Ai quer? Olhe que isso fica-lhe em 20 euros, e não sei se está a funcionar...
- Então?! Mas não ia agora mesmo enfardar tudo, com velocímetro e tudo?
- Pois, mas às peças é mais caro...
- Ah, pois... É que eu não estava a perceber... (deve julgar que eu sou parvo...). Então pode tirar que eu vou levar. (Nem que fosse 500 euros, foi só para chatear).
Deu-me para a mão o dito velocímetro, e disse para eu me afastar, que ia meter o buldozer a andar. Deixei-o afastar e quando ele ia subir para a máquina, gritei-lhe:
- Ó chefe! Olhe que ainda tem aqui isto! - E mostrei-lhe um triângulo reflector, como novo, que estava esquecido em cima do banco traseiro. - É que ainda pode vender isto a alguém. E também não tirou o vidro da frente, isso também está inteiro, e nem sequer está riscado. É que às peças é mais caro! É como diz! Veja lá se não está a deitar dinheiro fora!
E fui-me embora. Às vezes já não há paciência para aturar estes manhosos.
Enfim, do carro sobrou comigo o capot e o VDO...
O gozo dos sucateiros é destruir
No antigo forum já relatei o caso de um que estava orgulho de ter enviado para o fardo as duas carrinhas que estavam em Caxias debaixo de um plastico junto da Marginal.
Que vontade que tive de lhe.....
Olha, acabas de me resolver o mistério do paradeiro dessas split... Uma era vermelha e topo branco.
Mas descansa que isso não foi assim tão grave: aquilo parado anos a fio ao lado do oceano atlântico... já era mais ferrugem que chapa... Era renda de bilros.