"A OUTRA MARGEM" de Luis Filipe Rocha (premiado no canada)
Poderá haver no forum opiniões diferentes sobre o filme, mas tem um facto que agradará a todos...Que eu saiba é o primeiro filme português em que o unico carro utilizado é um T1 de 1967 1300 verde em aparente bom estado.
Um dos protagonistas é um travesti que conduz o T1 de Lisboa a um monte algures no Alentejo, volta a Lisboa vai a Amarante, cidade lindissima valorizada neste filme, onde passa uns dias, volta a Lisboa e por fim novamente ao Alentejo.
Ninguem no filme conduz e os outros carros que aparecem estão no "decor", sendo o VW T1 uma referência de 4 rodas ao longo de todo o filme. Há inclusive uma cena em que um actor sozinho no plano interage com o carro, em meu entender cena curta, mas fabulosa e decisiva na narrativa.
Outra cena consiste em sexo (gay) dentro do carro, não explicito mas adivinhado pelos movimentos perceptiveis através dos vidros embaciados.
O filme tem como actor um cidadão portador de diferença que juntamente com os restantes actores faz um trabalho acima da média cá em portugal.
A escolha dos adereços, guardaroupa e locais das filmagens é minuciosamente cuidada, o que só abona a favor do unico carro usado.
Nem é um seca "à la Manuel de Oliveira" nem uma americanada de plastico e botox. Gostei e recomendo embora muita gente possa não ter a mesma opinião.
Ganhou um prémio no Festival de Filmes do Mundo em Montreal (melhor actor)
e entre outras criticas foi considerado de um simpliciade surpreendente (tendo em conta o tema abordado...)
trailer...
http://www.youtube.com/watch?v=-fMA60APWC8
ai vão snap shots do YOUTUBE...

E por fim off-topic Amarante, um fabuloso cenário durante grande parte do filme...

na minha opinião um filme a não perder
nuno g