filipe soares...
Correndo o risco de ser desmancha prazeres e de estar a menosprezar os teus conhecimentos, skills e contactos no meio mecânico air cooled e carroçarias custom português, a tua pergunta sobre que base com mecanica 1600 te aconselhariam aqui no forum acendeu-me uma luzes vermelhas...
Caindo na realidade antes de vermos mais desenhos
REALIZAÇÃO TECNICA
Tendo em conta que vivemos num pais em que os mecânicos e chapeiros para colocarem um carro de origem a funcionar como deve ser não são assim tantos, tens alguma ideia sobre quem é que tecnicamente te vai realizar este projecto fora do comum?
Noutro dia li na UNCUT uma entrevista de vida com Paul McCartney dos Beatles e sobre a editora APPLE que fundou com os restantes Beatles na fase hippie e onde perdeu dinheiro à brava, dizia: "One thing I learn the hard way in the APPLE adventure, when you it's business get an acount!".
Eu diria que no teu caso vais precisar de um mecánico e chapeiro acima da média.
A BASE E OS TEUS CONHECIMENTOS VW AIR COOLED
O facto de ires iniciar um projecto deste calibre mas perguntares que base utilizar com mecânica de origem 1600, leva-me a pensar pensar que terás poucas noções da gama VW e das possibilidades da mesma.
Senão vejamos; Modelos correntes e de origem com 1600, temos os tipo 3 (quase todos), Brasilias, T2 (mais de metade), 181, 1302S 1303S mas nenhum terá uma carroçaria adequada, excepto talvez o 1302S mas é outra abordagem.
Os modelos que se aproximam mais do pretendido, com motor 1600 e carroçaria/chassis T1 com barras de torção são todos muito pouco correntes em Portugal senão inexistentes de todo. Por exemplo o 1300S, carro raro, muito procurado em Inglaterra e nunca vi por aqui nenhum, ou um BIZORRÃO e o ITAMAR brasileiros, os modelos sul africanos tipo 1600S ou um late VOCHO de injecção. Portanto encontrar um carro com carroçaria que possa servir de base a este tipo de projecto e motor 1600 de origem vai ser como procurar uma agulha num palheiro.
No entanto ao iniciares um projectos deste tipo deverias ter noções suficientes sobre a mecanica VW ar ser de tal maneira modular que permite escolher o chassis e a carroçaria que te convierem e colocar uma mecánica 1600 ou outra, o que torna a questão de encontrar a tal base com 1600 de origem irrelevante.
NOÇAO DA REALIDADE
Recentemente estive com uma pessoa conhecida no meu mecanico, tinha acabado de comprar um T1 e ja estava a perguntar como quanto custava rebaixar a frente, mas numa apreciação rápida do carro foram detectados diversos problemas de suspenção/amortecedores, folga no mecanismo de seleção das velocidades, folga na cambota, folga no carburador, travões desafinados, ar do escape a entrar na carroçaria. A resolução de todos estes problemas basicos ira custar já uma soma consideravel, mas o dono do carro no seu entusiasmo inicial só pensava numa frente rebaixada, como provavelmente viu no the samba ou afins. (sei que essa pessoa me vai ler e espero que não me leve a mal...)
Não estaras a cometer este erro a uma escala maior?
PLANEAMENTO FINANCEIRO
Tendo como base os custos de um restauro partindo de uma base sã e minimamente completa como por exemplo; Um amigo meu restaurou completamente um 1200 de 60 com tecto de lona que não precisou de remendos na chapa (raro mas verdade) recuperou a mecânica e todo o carro ao pormenor. Entregou as diversas areas em separado a profissionais controlando a qualidade do trabalho muito de perto. Fez ele próprio pequenos trabalhos que podem ser feitos por quem tem skills e disponibilidade poupando algum dinheiro. Investiu tempo gasoleo e telefone qb. O carro talvez seja o melhor a nivel nacional e os custos finais ficaram entre 7.500 eur e 10.000.
Para teres ideia da extenção de um projecto com algumas alterações embora nada que se compare com aquilo a que te propôes, vê o tópico da carrinha do JNAR.
Vais precisar de profissionais BONS e quem trabalha bem normalmente não leva barato.
Planeaste financeiramente um projecto desta envergadura e que necessáriamente será (muito) mais caro do que o projecto do meu amigo,o do JNAR ou como de certeza serão os projectos vistos nas revistas e aqui apontados como exemplo?
EXEMPLOS DE BASES COM 1600 ORIGEM e BARRAS DE TORÇÃO NA FRENTE
Com vidros grandes, logo menos interessantes
1600S SUL AFRICANO
1300S ALEMÃO
O VOCHO MEXICANO
Com vidros mais pequenos e como tal mais interessantes..
O BIZORRÃO BRASILEIRO
O ITAMAR BRASILEIRO
nuno g