BLOG: ratsnrods.blogspot.com

Post Reply
Filipe Soares

BLOG: ratsnrods.blogspot.com

Post by Filipe Soares »

para todos os entusiastas de VOLKSRODS

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Last edited by Filipe Soares on 03 Oct 2007 15:42, edited 12 times in total.
RECORD HOLDER
ratsnrods.blogspot.com

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

filipe soares...

Correndo o risco de ser desmancha prazeres e de estar a menosprezar os teus conhecimentos, skills e contactos no meio mecânico air cooled e carroçarias custom português, a tua pergunta sobre que base com mecanica 1600 te aconselhariam aqui no forum acendeu-me uma luzes vermelhas...

Caindo na realidade antes de vermos mais desenhos

REALIZAÇÃO TECNICA
Tendo em conta que vivemos num pais em que os mecânicos e chapeiros para colocarem um carro de origem a funcionar como deve ser não são assim tantos, tens alguma ideia sobre quem é que tecnicamente te vai realizar este projecto fora do comum?
Noutro dia li na UNCUT uma entrevista de vida com Paul McCartney dos Beatles e sobre a editora APPLE que fundou com os restantes Beatles na fase hippie e onde perdeu dinheiro à brava, dizia: "One thing I learn the hard way in the APPLE adventure, when you it's business get an acount!".
Eu diria que no teu caso vais precisar de um mecánico e chapeiro acima da média.

A BASE E OS TEUS CONHECIMENTOS VW AIR COOLED
O facto de ires iniciar um projecto deste calibre mas perguntares que base utilizar com mecânica de origem 1600, leva-me a pensar pensar que terás poucas noções da gama VW e das possibilidades da mesma.
Senão vejamos; Modelos correntes e de origem com 1600, temos os tipo 3 (quase todos), Brasilias, T2 (mais de metade), 181, 1302S 1303S mas nenhum terá uma carroçaria adequada, excepto talvez o 1302S mas é outra abordagem.
Os modelos que se aproximam mais do pretendido, com motor 1600 e carroçaria/chassis T1 com barras de torção são todos muito pouco correntes em Portugal senão inexistentes de todo. Por exemplo o 1300S, carro raro, muito procurado em Inglaterra e nunca vi por aqui nenhum, ou um BIZORRÃO e o ITAMAR brasileiros, os modelos sul africanos tipo 1600S ou um late VOCHO de injecção. Portanto encontrar um carro com carroçaria que possa servir de base a este tipo de projecto e motor 1600 de origem vai ser como procurar uma agulha num palheiro.
No entanto ao iniciares um projectos deste tipo deverias ter noções suficientes sobre a mecanica VW ar ser de tal maneira modular que permite escolher o chassis e a carroçaria que te convierem e colocar uma mecánica 1600 ou outra, o que torna a questão de encontrar a tal base com 1600 de origem irrelevante.

NOÇAO DA REALIDADE
Recentemente estive com uma pessoa conhecida no meu mecanico, tinha acabado de comprar um T1 e ja estava a perguntar como quanto custava rebaixar a frente, mas numa apreciação rápida do carro foram detectados diversos problemas de suspenção/amortecedores, folga no mecanismo de seleção das velocidades, folga na cambota, folga no carburador, travões desafinados, ar do escape a entrar na carroçaria. A resolução de todos estes problemas basicos ira custar já uma soma consideravel, mas o dono do carro no seu entusiasmo inicial só pensava numa frente rebaixada, como provavelmente viu no the samba ou afins. (sei que essa pessoa me vai ler e espero que não me leve a mal...)
Não estaras a cometer este erro a uma escala maior?

PLANEAMENTO FINANCEIRO
Tendo como base os custos de um restauro partindo de uma base sã e minimamente completa como por exemplo; Um amigo meu restaurou completamente um 1200 de 60 com tecto de lona que não precisou de remendos na chapa (raro mas verdade) recuperou a mecânica e todo o carro ao pormenor. Entregou as diversas areas em separado a profissionais controlando a qualidade do trabalho muito de perto. Fez ele próprio pequenos trabalhos que podem ser feitos por quem tem skills e disponibilidade poupando algum dinheiro. Investiu tempo gasoleo e telefone qb. O carro talvez seja o melhor a nivel nacional e os custos finais ficaram entre 7.500 eur e 10.000.
Para teres ideia da extenção de um projecto com algumas alterações embora nada que se compare com aquilo a que te propôes, vê o tópico da carrinha do JNAR.
Vais precisar de profissionais BONS e quem trabalha bem normalmente não leva barato.

Planeaste financeiramente um projecto desta envergadura e que necessáriamente será (muito) mais caro do que o projecto do meu amigo,o do JNAR ou como de certeza serão os projectos vistos nas revistas e aqui apontados como exemplo?

EXEMPLOS DE BASES COM 1600 ORIGEM e BARRAS DE TORÇÃO NA FRENTE

Com vidros grandes, logo menos interessantes

1600S SUL AFRICANO
Image

1300S ALEMÃO
Image
Image

O VOCHO MEXICANO
Image

Com vidros mais pequenos e como tal mais interessantes..

O BIZORRÃO BRASILEIRO

Image

O ITAMAR BRASILEIRO

Image

nuno g

Filipe Soares

Post by Filipe Soares »

zandvoort agradeço a tua extensa resposta e os teus conhecimentos para a realização do meu projecto eu trabalho em carros á já dez anos e sempre trabalhei com os melhores conheço bons chapeiros e bons mecânicos capazes de realizar este projecto sem o minimo problema quanto á base de que falei não mencionei que queria que viesse de origem com 1600 penso que existem kit's que permitem aumentar a cc dos mesmos até 1600 sem problemas e depois o que pertendo não é um carro de corridas mas sim um carro esteticamente diferente e paraq mim bonito quanto aos bonecos é uma forma que tenho de me expressar na minha paixão pelos automóveis tendo inclusivamente já o ter feito a termo profisional

mesmo assim agradeço a tua atenção e a dos restantes participantes deste forum sempre muito prestáveis, vou continuar a postar mais vw's neste tópico se não tiverem nada contra poderei até juntar alguns mais parecidos com a realidade

fico a espera de sugestões, mais uma vez o meus obrigados a todos
RECORD HOLDER
ratsnrods.blogspot.com

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Ha um 1302 em peças a venda por 390€ no forum dos fanaticos. 390€ para uma plataforma com documentos e algumas peças é um inicio.
Em relação ao facto de ter um 1600 em vez de um 1300, a sua ilegalidade é proporção guardada pouca coisa comparado em rolar hi boy/ top chop/ suicide door, e tutti quanti,
Now I have a machine gun HO-HO-HO

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

filipe

os meus conhecimentos a sobre o tipo de projecto que tu te propões a realizar acabam na escolha da base e selecção de fornecedores mesmo assim de certeza com falhas ... a partir dai zero

espero que corra tudo bem

nuno g

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Os desenhos estão muito giros (só não gosto da pala para o sol no primeiro. É o acessório "tuning" dos anos 60 que acho mais bizarro, e quando o vejo lembro-me sempre de outro acessório da época, que eram os aros de faróis com a forma de umas palas... Como corro o risco de alguém aqui do fórum ter estes ultimos num carro, prefiro não dizer o que acho deles).

A construção de um carro deste tipo sai muito cara, e à medida que os anos passam e as inspecções técnicas passam a ter critérios mais exigentes, passará a ser cada vez mais dificil que um carro com estas modificações passe.
Para concretizar os projectos dos VWs alterados, uma alternativa é trabalhar à escala, modificando modelos (ou kits de plástico para montar) disponiveis no mercado.
Será sempre mais fácil levar alguns modelos reduzidos a um encontro de carochas, do que levar um em tamanho real em cima de um atrelado, por não poder circular na estrada.
E a vantagem de trabalhar em escala reduzida é que reduz os custos e o tempo de mão de obra.
Outra vantagem é que ao contar-se o tempo para construir e acabar um desses modelos, se toma consciência de que para conseguir isso num carro em tamanho real, provávelmente seriam necessárias umas 500 a 1000 horas de trabalho.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

miguel...por acaso eu gosto da pala :oops:
O MB meteu umas fotos de um oval (?) todo "pipi" que tem uma e está excelente...
Até acho que fique bem....mas em certa medida, até concordo quando lhe chamas bizarro...
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Bem, claro que há quem não tenha tempo nem dinheiro para construir uma modificação destas mas acho que esta ideia é um tributo á versatilidade e "interchangeability" dos VW ar!

Para mais, tanto dinheiro se gasta a recriar ovais e splits no formato original em que eles sairam da fabrica, olhando a todos os infimos detalhes e pormenores, muitas vezes esperando eternidades por partes dificeis de localizar e caras de adequirir ou mesmo so possiveis de recriar atraves de artifices hoje em dia raros e caros!

Pois aqui apenas se fala em criar carros num estilo do tempo em que eles foram feitos e, o mais importante, desenterrar carcassas condenadas ao esquecimento, dar-lhes vida e salva-las da prensa e da corrosão total para fazer carros proximos do sonho e de uma época passada!

Podem-lhes chamar Zombies ou clones mas valem tanto quanto as recriações de carros originais que não se comparam a um bom exemplo não restaurado e preservado no tempo.

Daí o valor que os chamados "Rat cars" teem hoje, são verdadeiros sobreviventes ao tempo, bem mais valiosos que qualquer restauro XPTO!
Plastic cars sucks!

vlad

Post by vlad »

Caro Filipe, não sei que conversas estariam para trás, mas no que diz respeito a esse tipo de alterações podes contar com o meu teto de abrigo, posso te ajudar com experiência que tenho neste tipo de alterações em qualquer dúvida ou dificuldade.
Não penses porém que vais encontrar no seio VW muito apoio neste tipo de alterações porque como já viste por aqui, embora bons, continuam a ser poucos.
Já que não estás assim tão longe, quando quizeres dá um salto à minha loja/oficina. Estou no Tagus Park entre Oeiras e o Cacém.

Vlad
www.vladscustoms.com
"Dos 0 aos 100 em 15 minutos, mas com muito estilo..."

Post Reply