Parafusos em inox, sim ou não?

Jean Melim
✘✘

Parafusos em inox, sim ou não?

Post by Jean Melim »

Boas...

Gostaria de colocar essa questão a todos...

Quando estão a restaurar os vossos carros, gostariam de colocar parafusos em inox ou ficam apenas com os normais?

Por exemplo os parafusos do chassis... que têm o bico para furar a borracha, se eu conseguisse arranjar esses parafusos, qual seria o vosso interesse neles?

Aliás em todos parafusos em inox...
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

veronique

Post by veronique »

Boas eu estou a restaurar um oval de 1957 e ainda não estou na fase dos parafusos mas já me tenho perguntado a mim mesmo o que fazer, zincar os que tenho? tentar comprar novos? em principio eu estou interessado é tudo uma questão de preços.

trukas
✘✘

Post by trukas »

entre mandar zincar e comprar já zincados prefiro mesmo comprar..

o inox não ganha oxidação por isso é um caso a pensar sériamente..
type one addicted ...

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

este tópico faz-me lembrar qualquer coisa....
Esperem só até o MB ler isto...
:lol:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Inox defenitivamente! Desde que sejam iguais, ñ vejo qualquer desvantagem, alias, se analizarem os manuais da VW, sempre que se monta e desmonta algo, deve-se de substituir os parafusos. Penso que originalmente só não eram de inox por uma questão de viabilidade económica, sendo no entanto de bom aço. Alem disso o inox é sempre de qualidade garantida, ao contrario de certos parafusos de "aço" que de vez em quando funcioinam mal, já tive problemas.

Para o caso do chassi, há a questão de os parafusos originais serem conicos na ponta, o que se pode reproduzir pois facilita muito a montagem. Eu montei como eles vinham e, a pesar de tudo puz cerca de 95% deles. Além disso ninguêm vai ver se as pontas estão conicas ou não.

Tenho uma vaga ideia de ter falado com o Ricardo Serpa disso, penso que ele tb é apologista do inox, as desculpas se estou enganado!

No caso do meu Hot Bug, substitui tudo o mais possível por inox e já vi a vantagem, ñ há ferrugem que pegue e quem lhe desagrada o aspecto polido, podem sempre ser pintados. È sempre agradavel desmontar algo e verificar que não há corrosão...

Outra questão é o facto de muitas vezes ao desmontar faltarem parafusos originais ou estarem em mau estado, ou, no caso dos interiores, os equivalentes niquelados que se fazem hoje serem de má qualidade e oxidarem ao fim de pouco tempo.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Também sou a favor do Inox e concordo com o Pinela: a VW só não os colocou por causa do preço.
No meu 1302 também tenho uns 98% de parafusos em aço inox. É sempre bom os parafusos não enferrujarem, principalmente os dos guarda lamas e fundos, pois assim não contaminam mais nada nem partem ao tirar...
O único e pequeno incoveniente que por vezes há, são estes alararem-se com as vibrações, pois como não criam a ferrugem, não se agarram! :lol: Nada que uma cola de roscas não resolva ou um reaperto... :wink: :lol:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Inox sem duvida.

Mas atenção há inox e inox.

Comercialmente existem várias ligas de aço inox com caracteristicas e funcionalidades diferentes não sou a pessoa mais habilitada a falar do assunto.

Tambem gostava que houve-se um Engº que se pronuncia-se sobre este assunto.

Falando em teremos de resistência a corrosão e esquecendo a resistência mecanica nos parafusos na VITIFABORY há duas qualidades A2 para usar em casa (e que ganham verdete) e A4 para uso maritimo que é o que aconselho.

Em termos de resistência mecanica sei que o aço carbono tem caracteristicas proprias que o inox não e até pode ser perigosos de usar em peças de grande tensão.

Para fixações de guarda lamas e carrocerias sem duvida que inox A4 sempre.
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Boas Ricardo...

Tens toda a razão... para lugares onde a tensão de corte seja muito elevada, como é o caso do topo dos amortecedores não é aconselhável usar o aço inox... é melhor mesmo os parafusos "normais".

Agora para o resto, do genéro chapas de motor, apoios diversos, guarda lamas, chassis-carroçaria, e tudo o mais onde se consiga colocar os mesmos é aconselhável...

O Aço Inoxidável é uma liga que contém pelo menos 10,5% de Crómio, constituíndo dessa forma uma barreira contra a corrosão. (Por isso em Inglês também é conhecido como "corrosion resistant steel ")

No entanto para ambientes mais adversos essa percengagem pode ir desde 13% até 26% de Crómio.

Se quiseres uma explicação mais ciêntifica então temos que separar em três grandes grupos, consoante a estrutura cristalina que se encontram:

Austenitica --> Estes Aços encontram-se na fase de Cristais cúbicos. São ligas que têm niquel e crómio e são normalmente formadas a partir de 18% de Crómio e 8% de Niquel.
Não são metais endurecidos por tratamento térmico.
Normalmente são usados em materiais cirúrgicos e são conhecidos como Tipo 304

Ferrítica --> Estes aços contêm Ferrite e claro Crómio. Normlamente vão até 17% de crómio. Estes açõs são menos dúcteis, ou seja, não "esticam", no caso de uma tracção de corte eles simplesmente partem quando comparados com aços austeníticos. (Tipo 430)

Martensíticos --> São aços com pouco carbono, ao redor de 0,12% apenas, e com 12% de crómio. Estes já podem ser endurecidos artificalmente e conseguem atingir enormes durezas. No entanto se for muito duro, menos dúctil se torno e acaba por ser mais frágil.

Isto do Dúctil a maneira mais simples de se explicar é pensar num macarrão

O macarrão no seu estado normal (seco) não é dúctil é frágil... basta aperta-lo com dois dedos e ele parte-se.

No entanto um pouco cozido já fica mais mole (dúctil), no entanto se estiver no estado semi crú, ele tem uma parte dúctil e uma parte rigída ainda.

Se estiver 100% cozido é dúctil :)

com os aços passa-se o mesmo.

No caso dos aços que falas Ricardo, os A2 são baseados no tipo 304 (Austenítico) e os A4 são no tipo 316 que são aços modificados para essa especificação.

E sim é aconselhável o aço A4 até porque aguentam maiores tensões de rotura e também de corte.

Espero ter ajudado alguma coisa

cumps
Jean Melim

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Obrigado Jean por mim ficou cientificamente muito bem esclarecido espero que para os outros também.

Eu sei que não é de qualquer maneira que se escolhe um aço ou um parafuso.

Sejam parafusos ou seja para o que for como na construção depende do tipo de esforços a que esta sujeito.

Mais do que isto não sei e quando tenho duvidas pergunto a quem sabe, ou seja um engenheiro.

No caso dos parafusos de aços carbono zincados ou não também sei que os há com diferentes caracteristicas e nem todos servem para os mesmos fins.

Um parafusos para segurar um amortecedor não tem as mesmas caracteristicas que um parafuso de uma biela por exermplo mesmo que tivesse a mesma medida.

Cuidado com esta escolhas

Saudações VW

Ricardo Serpa

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

São todos doentes...
Depois de ler isto tudo já me sinto uma pessoa normal... :lol: :lol:

Mas o assunto não está totalmente esclarecido... :twisted:
O objectivo comum a todos os comentários, e também de interesse para mim é evitar o eterno vírus da ferrugem, mas surgem problemas:
- Será a mesma resistência? Presumo que sim.
- Será a mesma deformação perante calor? Talvez.
- Agora pior: e a corrosão electrolitica? Entre inox e metal diferente? Isso também existe, segundo me lembro das aulas de química do 1º ano de eng. civil no IST. Talvez alguém de eng. mecânica possa esclarecer.

Inox ou não inox? Os $$$ disponíveis que decidam...

Pelo menos com inox ganha-se redução no peso, logo, mais speed. :twisted:

(Mas concluindo, é tema sem fim para conversas amaricadas...)
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

:lol:

eu não disse??....

Também andei à procura de parafusos em Inox...mas como não encontrei, vão mesmo os zincados....vou é, de vez em quando, renovando a massa de lítio com que os irei envolver....
e não digo mais nada :oops:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Atendendo as diversas solicitações de um Eng. Mecânico :wink:

vou tentar vos esclarecer:

- Será a mesma resistência? Presumo que sim.

A resistência de um parafuso é ditado pelo número que tem na sua cabeça (parafusos que não têm lá nada marcado, são normalmente parafusos feitos nas "lojas dos 300")

Então vou dar um exemplo de um parafuso 8.8 e um parafuso 12.9

O número que vem gravado no parafuso nós multiplicamos um pelo outro e e temos o valor de escoamento do material e multiplicando o primeiro valor por 10 temos o valor da resistência a tracção em kg/mm²

Nos casos de cima temos:

8.8 é um parafuso que tem 8x8=64 kg/mm² de escoamento e temos 8x10=80 kg/mm² de resistência à tracção

Já no caso do
12.3 temos 12x3=36 kg/mm² de escoamento e temos 12x10=120kg/mm² de resistência à tracção

Ok... agora vamos explicar o quê é o quê...

Um parafuso 8.8 é um parafuso mais dúctil do que um parafuso 12.9, isto revela que um parafuso 8.8 consegue ter um maior alongamento do que um parafuso 12.9, porém o 12.9 consegue apertar com mais força as peças em causa.

Então respondendo a pergunta do MB, 1 parafuso 8.8 de aço carbono e um igual de aço inox, terão propriedades semelhantes visto que a norma Din assim estipulou os testes. (tipo 1kg de algodão e 1kg de chumbo, pesam o mesmo diferem em volume)

O que se passa é que muitas vezes não conseguimos encontrar os parafusos inox de qualidade superior.. a VitiFabory tem tudo por acaso e foi pena ter se mudado do Cacém para a outra margem (Para o deserto :D)

- Será a mesma deformação perante calor? Talvez.

O Aço Inox tem uma propriedade engraçada, ele consegue absorver e manter o calor dentro dele bastante tempo, por isso é usado nos escapes de competição, no caso dos parafusos acho que isso não se emprega uma vez que um parafuso 12.9 só começa a sofrer modificações nas suas propriedades a partir de 300 graus celcius

No caso de um Aço carbono "normal" esta temperatura será inferior, mas neste caso exacto de parafusos não acho que seja importante...

Pelo menos com inox ganha-se redução no peso, logo, mais speed.

Miguel... em termos de peso não é assim...

Densidades:

Aço carbono em média tem 7,71 Kg/m3
Aço inox 8.03 Kg/m3
Aluminio em torno de 2,7 Kg/m3
Chumbo 11,35 Kg/m3

Neste caso o Inox até acrescentaria um pouco mais de peso, embora essa diferença não seja notada no dia a dia

Falta apenas a questão da Corrosão Electrolítica...

Mas como vou ter de sair agora depois continuo a explicação...

cumps
Jean Melim

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

:shock: :shock: De génio!... Já estou de gatas no chão a fazer vénias!

Foi perfeito! Mil obrigados.
Resposta fabulosa. Quem sabe, sabe.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

El Yorn

Post by El Yorn »

Muito boa reposta por parte do Jean, sem dúvida!
Quanto a mim, continuo fiel aos meus parafusos KAMAX, que mando zincar e ficam como novos :wink:!
Quando não tenho KAMAX, mando zincar da VERBUNG que era também montagem original da VW!
Cool as air!!

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Miguel

Se queres ganhar peso nos parafusos como se faz nas motos de competição então aplica parafusos de Titánio.

Tem o peso dos de alumínio ou inferior e maior resistência que o aço.

Deves poupar para ai uns 10kg no carro todo e gastar para mais de 1000€

Mas também arriscas-te a ficar sem carro e sem parafusos, é material aeroespacial.

Saudações VW

Ricardo Serpa

Post Reply