SplitBusFan wrote:Sim, não têm directamente. O imtt é um serviço publico, trata dos dados técnicos do carro, a conservatória é outro serviço público, que trata do registo de propriedade. O Imtt depende hierarquicamente do ministério dos transportes, a conservatória do Instituto dos registos e notariado que por sua vez depende do ministério da justiça. Quando um altera uma coisa, não altera no outro lado. Com a introdução do Dua é que essa gestão se passou a fazer, mas de uma forma ainda coxa.
Pelo IMTT ou conservatória não meto as mãos no fogo... mas do ponto de vista informático, não consigo pensar em nada mais rudimentar do que duas entidades estarem a gerir de forma autónoma um conjunto de dados que necessitam em comum, sem que as alterações realizadas de um dos lados surtam efeito no outro.
Estariam a ter literalmente "dois trabalhos"... mas tudo é possível.
SplitBusFan wrote:Isso aconteceu com a tua carrinha porque algures pelos anos 80 teve um acto de registo já no sistema informatizado, tal como a minha FE, que tenho livrete antigo manuscrito e titulo de registo de propriedade azul, já informatizado. Provavelmente na situação da tua carrinha, o nº de quadro na altura nem era um campo que constasse na plataforma informática da época, só depois foi acrescentado ao requereres o DUA.
Nem mais, o registo anterior era de 1987!
SplitBusFan wrote:consigo, tenho que procurar isso, mas foi em 2004 ou 2005, por aí... aquando do cancelamento é obrigatório extinguir o registo na conservatória, que foi o que foi feito, coisa que não sei se presentemente já é feita automaticamente (com os serviços a comunicarem uns com os outros).
Ok. Já foi numa fase relativamente informatizada da coisa. Tudo leva a crer que estás certo quando dizes que a lista contém todas as matriculas (informatizadas) em estado cancelado, mas vou continuar com curiosidade em conhecer um caso anterior a 2003, por exemplo da década 90. (... sou chato, eu sei...

)
SplitBusFan wrote:Há muitas matriculas canceladas cujos registos não foram extintos, isto é, carros sem autorização para andarem na via publica ainda em nome de alguém, ou visto de outra forma, matriculas livres prontas a atribuir, ainda em nome de alguém.
Pois, inclusivamente muitos dos carros que foram exportados continuam com o registo de matrícula activa em Portugal.
Concordo contigo, não nos podemos guiar unicamente pelo que estes sites dizem. Servem para um primeiro despiste gratuito e sem grandes chatices.
Do que tenho visto, diria que quando um carro não tem a matrícula informatizada nem seguro nos últimos anos, reduz as hipóteses dele ainda estar "inteiro" a uns 10%.
Existem excepções, e alguns "barn find's" como sambas de 56...
SplitBusFan wrote:quanto ao caso do teu Ford... será que foi mesmo cancelada a matricula? ou a policia deixou o impresso na gaveta... ficaram com algum papel disso? também pode ter sido simplesmente algo que não entrou na informatização vá-se lá saber porquê.
Na altura fez-se queixa na polícia, e como o carro não foi encontrado supostamente foi dada baixa dos documentos na conservatória (possivelmente tudo tratado em papel, pois o carro já estava em nome dele há mais de 20 anos)...
O carro foi-se mas felizmente ainda cá tenho o avô com quase 90 anos, e mais depressa preciso eu de "um restauro" do que ele....
SplitBusFan wrote:11-11-11?? deu-me não cancelada, como qualquer outra matricula normal...
Aqui apenas queria demonstrar que o facto da resposta ser "A matrícula 'XX-XX-XX' não foi cancelada.", não garante sequer que a matrícula exista.
Essa é a resposta por defeito, mesmo no caso do sistema não encontrar a matrícula.
A matrícula 'Z1-Z1-Z1' não foi cancelada.
A matrícula 'GA-RA-GE' não foi cancelada.
A matrícula '00-00-00' não foi cancelada.
A matrícula 'A1-B2-C3' não foi cancelada.
A matrícula 'YY-YY-YY' não foi cancelada.