Se alguem tiver um, queria umas fotocópias, sff!
Miguel Brito wrote:Esta do manual, fez-me lembrar uma história antiga...
Há muito tempo atrás, pelas minhas contas devia ser em 1988, no ano em que tirei a carta de condução, comecei a guiar o carocha 1300 de 1972 da minha mãe (primeira mão), e tinha ido com os meus pais à Feira do Livro, em Lisboa.
Aí, andei à procura de livros sobre o carocha, e disseram-me que não tinham nada. O estrangeiro era uma coisa muito longe e remota, a internet uma miragem, e as revistas estrangeiras de carochas desconhecidas.
Assim, recomendaram-me que fosse procurar o que queria aos alfarrabistas, aos antiquários e aos vendedores de velharias...
Inocentemente fui até um stand de livros antigos e disse que queria "coisas sobre carochas".
O homem sorriu, disse que não tinha nada, mas que por vezes apareciam manuais de bordo. No entanto, tinha outra coisa, que talvez me interessasse...
E foi buscar aquilo que sei hoje ser um manual do Kubel, não me lembro se em inglês ou alemão.
Olhei para aquilo intrigado e disse-lhe que não era de carochas! Ele disse que efectivamente não era, mas era um jipe, também volkswagen.
Achei aquilo muito estranho, nunca tinha visto nada igual, excepto um 181 cor de laranja que passava por vezes no Cais do Sodré, e aquilo era "muito esquisito", parecido (no meu entender, na época) com o citroen mehari.
Recusei, desinteressado por ser de um "carro esquisito" e não de carochas, e porque estava em estrangeiro. Fui-me embora e achei que o homem era maluco: eu a querer um livro sobre carochas, e ele a mostrar-me um buggy, e ainda por cima em estrangeiro... Para que queria eu aquele disparate?...
Coisas da juventude...