A História do Kubelwagen

Post Reply
HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

O manual do Kubel... :P
Image

Se alguem tiver um, queria umas fotocópias, sff! :D
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Tenho o manual do Kubel feito pelo exército americano.
Feito em 1944, com base em veículos capturados, só foi desclassificado em 2004 :shock: . "Top Secret", diziam eles! :D
Foi em CD que o comprei. Já o imprimi. Agora vem a leitura! :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Esta do manual, fez-me lembrar uma história antiga...

Há muito tempo atrás, pelas minhas contas devia ser em 1988, no ano em que tirei a carta de condução, comecei a guiar o carocha 1300 de 1972 da minha mãe (primeira mão), e tinha ido com os meus pais à Feira do Livro, em Lisboa.
Aí, andei à procura de livros sobre o carocha, e disseram-me que não tinham nada. O estrangeiro era uma coisa muito longe e remota, a internet uma miragem, e as revistas estrangeiras de carochas desconhecidas.
Assim, recomendaram-me que fosse procurar o que queria aos alfarrabistas, aos antiquários e aos vendedores de velharias...
Inocentemente fui até um stand de livros antigos e disse que queria "coisas sobre carochas".
O homem sorriu, disse que não tinha nada, mas que por vezes apareciam manuais de bordo. No entanto, tinha outra coisa, que talvez me interessasse...
E foi buscar aquilo que sei hoje ser um manual do Kubel, não me lembro se em inglês ou alemão.
Olhei para aquilo intrigado e disse-lhe que não era de carochas! Ele disse que efectivamente não era, mas era um jipe, também volkswagen.
Achei aquilo muito estranho, nunca tinha visto nada igual, excepto um 181 cor de laranja que passava por vezes no Cais do Sodré, e aquilo era "muito esquisito", parecido (no meu entender, na época) com o citroen mehari.
Recusei, desinteressado por ser de um "carro esquisito" e não de carochas, e porque estava em estrangeiro. Fui-me embora e achei que o homem era maluco: eu a querer um livro sobre carochas, e ele a mostrar-me um buggy, e ainda por cima em estrangeiro... Para que queria eu aquele disparate?...

Coisas da juventude... :roll:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:shock: :shock: :shock:
:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Uma pessoa quando é nova não pensa. Eu queria que o meu pai vendesse o carocha para comprar um carro novo. Ainda bem que ele não foi na minha conversa :lol:

João

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

??

Post by Eduardo Pinela »

Isto ñ era sobre Kubels?

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Miguel Brito wrote:Esta do manual, fez-me lembrar uma história antiga...

Há muito tempo atrás, pelas minhas contas devia ser em 1988, no ano em que tirei a carta de condução, comecei a guiar o carocha 1300 de 1972 da minha mãe (primeira mão), e tinha ido com os meus pais à Feira do Livro, em Lisboa.
Aí, andei à procura de livros sobre o carocha, e disseram-me que não tinham nada. O estrangeiro era uma coisa muito longe e remota, a internet uma miragem, e as revistas estrangeiras de carochas desconhecidas.
Assim, recomendaram-me que fosse procurar o que queria aos alfarrabistas, aos antiquários e aos vendedores de velharias...
Inocentemente fui até um stand de livros antigos e disse que queria "coisas sobre carochas".
O homem sorriu, disse que não tinha nada, mas que por vezes apareciam manuais de bordo. No entanto, tinha outra coisa, que talvez me interessasse...
E foi buscar aquilo que sei hoje ser um manual do Kubel, não me lembro se em inglês ou alemão.
Olhei para aquilo intrigado e disse-lhe que não era de carochas! Ele disse que efectivamente não era, mas era um jipe, também volkswagen.
Achei aquilo muito estranho, nunca tinha visto nada igual, excepto um 181 cor de laranja que passava por vezes no Cais do Sodré, e aquilo era "muito esquisito", parecido (no meu entender, na época) com o citroen mehari.
Recusei, desinteressado por ser de um "carro esquisito" e não de carochas, e porque estava em estrangeiro. Fui-me embora e achei que o homem era maluco: eu a querer um livro sobre carochas, e ele a mostrar-me um buggy, e ainda por cima em estrangeiro... Para que queria eu aquele disparate?...

Coisas da juventude... :roll:

Esse "veiculo laranja" acho q é meu vizinho aqui em Sintra, parece novo! A não ser que isso se tivesse passado há muitas decadas! He! He!

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Já estive a ler um pouco do manual. :)

Foi feito em 1944 pelo exército americano a partir de veículos capturados, normalmente do África Korps :shock: .
Julgo que muita da informação foi traduzida do manual original em alemão.
A decrição dos componentes é exaustiva. Desde o simples ligar do carro até ao componentes dar redutoras... está tudo explicadinho... :P

Julgo que os engenheiros mecânicos americanos fizeram um trabalho incrível. Fizeram até uma tabela comparativa das ferramentas originais com as americanas, para serem substituídas em caso de falta.
Tem o sistema electrico também... tem a desmontagem e montagem das luzes de black out... todo o carro...

Avarias e suas possíveis causas e soluções... A lavagem das peças não podia ser feita com gasolina (devido às faltas), sendo apenas autorizada com petróleo ou diesel... :?

Foi "Desclassificado" em 2004, 60 anos depois de ser distribuído às tropas...
É no fundo uma carta de condução e um curso de mecânica num livro só! :P
Para quem tem um carro destes é fundamental... ou para os doentes e agarrados como eu! :twisted:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

surfistaprateado
✘✘✘

Post by surfistaprateado »

os engenheiros americanos!??! LOLADA!!
Deviam de ser tão americanos como os que construiram a bomba ANTÓNICA!!! :D

Quem é q achas que lhes traduziu isso!?!?!?
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Antónica! :lol:
Claro que precisaram de ajudar para traduzir o manual, mas também desmacharam alguns Kubels para perceberem a sua mecânica, como os engenheiros alemães fizeram a Jeep Willys!

Se falarmos na guerra do espaço entre os Americanos e os Soviéticos, quem a ganhou foram os Alemães, sem dúvida! :wink:

A "Antónica" só não foi usada primeiro pelos Alemães devido a grandes manobras de sabotagem da Resistência dos países ocupados, onde a água pesada era fabricada, mas isso é outra história... :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

kubel

Post by Eduardo Pinela »

Meus caros. todo o material alemão capturado durante e no fim da guerra foi avaliado por peritos e engenheiros, tanto Americanos como Russos e Ingleses, mais tarde tb Franceses.
Essas avaliações contribuiram bastante para a concepção de armas e veiculos no futuro imediato, tendo se tornado chaves e principios de investigação de futuras armas, especialmente dentro da balística e aeronautica, mais tarde astronautica, daí a concepção desses manuais que foram feitos por aliados, não alemães.

Já vi numa revista até um caso de um Kubel (salvoerro Volksworld, tenho-a por aí)que foi reconstruido por ingleses apos o conflito, de resto de três outros que serviram para analises detalhadas, tal como a Haynes faz hoje em dia!

Portanto, isso era um principio que se aplicava sistematicamente durante o conflito, é sempre importante conhecer bem o nosso inimigo. Caso vos interesse, podem consultar um livro sobre esse fenomeno e não só - GRAPHIC WAR- onde a maioria dos desenhos sobre aviões alemães era feita por aliados!

Daí eu achar que esse estudo sobre o Kubel tera sido feito por aliados, sob estes principios!

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Os Kubel foram, alguns Carochas também...
Os aviões (as asas em forma triangular), tanques, camiões... armas (a "nossa" G3)... muita coisa...

Tens toda a razão Eduardo... :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

E até os protótipos de helicópteros dos alemães os Americanos apoderaram-se...
Mas falemos de VWs... senão lá vem os "Patrões" mandarem-nos para a cabeça... :oops:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

surfistaprateado
✘✘✘

Post by surfistaprateado »

Hugo... essa historia chama-se "PINEEMUNDE" :wink:
Ricardo eu tb sei a minha historia, principalmente a da WWII, os americanos no final da guerra tinham centenas se não milhares de alemães a trabalharem com eles, especialmente cientistas, quem diz alemães diz tb europeus de leste q tinham fugido para a os EUA durante a guerra, ou até mesmo um pouco antes dela ter começado... Já vi q percebes de historia, tenho tb a certeza de que n te estou a contar nada de novo
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Sim, Peenemunde era a localidade onde foram feitas as bombas V1 e V2, os 1ºs misseis balísticos do Mundo.
As 1ªs armas de destruição em massa. :?
Os americanos ao bombardear a fábrica acertaram no campo dos prisioneiros que lá trabalhavam... :cry:
A história repete-se com os danos colaterais ao longo dos tempos!

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Post Reply