Daily Driver? O VW clássico no quotidiano?

Post Reply
zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

digas

quero mais é que a minha mulher seja feliz a conduzir o golf e ela sente o mesmo relativamente a mim a conduzir os sciroccos

agora o que nunca a ouvi foi dizer que tem uma paixão pelso meus sciroccos, simplesmente acha-lhes piada

curiosamente gosta muito mais de conduzir o scirocco (mais duros e basicos) do que o audi...já quanto ao golf não lhe poupa elogios

nuno g

Digas®AET

Post by Digas®AET »

Prontos, e os outros são felizes a conduzir os seus clássicos só ao fim de semana :wink: até pq se calhar as razões que os levam a não os usar os seus classicos no seu dia-a-dia são questões que se prendem com estragos ou furtos realizados por terceiros, logo, fora do alcance do proprietário.

Eu considero um luxo ter o meu carocha, alguns consideram a compra mais racional do mundo pelo simples facto de que se lhes apetecer atravessar o sahara o fazem sem problemas de falta de água...

Lá está, são os prismas...
65' VW typ1 1200 Limousine Deluxe

Digas®AET

Post by Digas®AET »

E esclarece-me uma coisa, que eu saiba, tanto o Audi como o Scirocco não são aircooled...

Abraço :wink:

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

digas...

bingo!

e mais

eu para quem anda de vw pré classico luiquid cooled há 9 anos tenho muita conversa , dou bitaites sobre tudo e todos, apareço em encontros informais, etc, etc

acho que os utilizadores devm ter uma pacienca do catano para me aturar

nuno g

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

eu optei por conduzir um carocha, mesmo por gosto. adoro o barulho do carro. é algo que se arranja com facilidade e muito fiavel. e assim de tudo o preço dum carocha é muitissimo inferior a carros novos logicamente.

volto a dizer como em todos os topicos, a minha opcao é devido á vida que tenho. ando em estradas onde se conduz devagar, sem transito e acessos rapidos. eu sim...sou um iluminado com tanta sorte ( mais uma vez, venham viver para coimbra)

quando tiver uma carrinha split a 100% será da seguinte maneira.
split para dias com chuva e carocha para dias sem chuva.

em relaccao á minha namorada já muda tudo de figura. acha piada, anda de vez em quando, raramente. e so quer carros novos com "estilo" ...enfim
Teoria do Caos

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Já desde o início que acompanho este tópico e achei que já se tinha falado deste assunto várias vezes nesta Garagem... por isso não tinha comentado ainda... :roll:

No entanto, vou dizer a minha experiência no Mundo VW:

-1º carro, uma Baywindow Panel Van de 1974, da África do Sul aos 14 anos.
-2º carro, um 1300 de 1969, de tecto de abrir, aos 16 anos.
-3º carro, um 1200 de 1960, aos 16 anos.
-4º carro, uma Baywindow de 8 lugares, de 1972 a 1974 (piscas em baixo mas com farois grandes atrás e grelhas quadradas de refrigeração) para peças para a panel e fazer um atrelado, aos 16 anos.
-5º carro, um 1302 de 1970, aos 18 anos, o meu actual "Pestaninhas", que foi o 1º carro que coloquei no meu nome.

Os 4 primeiros, por motivos alheios à minha vontade, foram para a sucata, tendo ficado com algumas peças.

O meu 1302 era uma homenagem ao carro do Fred Flinstone, pois estava com o fundo tudo podre.
Foi restaurado por mim, e a única coisa que não fiz com as minhas mãos ou com a ajuda de amigos, foram os remendos de chapa e a pintura exterior final em estufa. O restante, participei em tudo, desde decapagem, primários, instalação eléctrica (fui o ajudante do mestre :D ) e montagem completa do carro. A nível mecânico, fiquei-me apenas pela montagem da embraiagem (kit completo), chapas do motor, velas, platina, distribuidor, etc...
A montagem do carro, como vidros, motor no sítio, caixa de velocidades, suspensão, travões, forro do tecto, frisos, portas, capots, guarda lamas... tudo feito por mim com algumas preciosas ajudas...

Evoluindo...

-6º carro, VW Polo de 1999 (999cc) em 2001. O carocha ainda estava em fase de restauro e era necessário deslocar-me e o carro da mamã também tinha outros condutores :lol: . Claro que recusei-me a comprar outra marca que não a VW.
-7º carro, a excepcção que confirma a regra: Ford Fiesta 1999 1.8 Van. Era necessário mais um carro e em 2005 comprei-o. (está para venda agora!)
-8º carro, Golf IV Serpa. É o meu Daily Driver, fazendo cerca de 600 kms por semana (ok, é pouco para as médias do continente, mas já é razoável para a Madeira). Ok, é uma marmita de plástico, mas não deixa de ser um VW. É seguro, rápido e extremamente fiável. Ok, é um TDI, mas gosto do carro não pelas razões que se tem falado, mas sim pela suas características e por ser uma edição especial (Série dos 25 anos) e por ter sido de quem foi. É mais um que não faço tenções de vender... (havia uma música que dizia que "O meu sonho é ter um GTI"... não um TDI... mudam-se os tempos, falta mudar a letra( :twisted: não resisti... estava só a brincar!)
-9º (meio) carro, a Madalena, a Baywindow de 1976 de 7 lugares, para passear a familia e a minha querida herdeira.

Ok, isto tudo para dizer que nenhum carro me dá mais gozo de conduzir do que o meu 1302. Nunca, mas nunca esquecerei a minha experiência de 3410 quilómetros ao longo da Europa até Wolfsburg. :D Não o fiz com carro de rent-a-car, nem fui de avião. Como já sabem, a ideia não foi só minha, mas fui um dos "pais" da criança. Fizêmo-lo prque gostamos todos dos nossos VWs a Ar e confiamos plenamente neles.
O meu nunca me deixou ficar mal, e ao longo da sua restauração muitos disseram-me que era louco em fazer semelhante coisa num carro tão recente... porque não um oval? Um split? :roll:

Simples, este era o meu 1º Carro... e ele merecia... Infelizmente não ando tanto com ele como gostaria, principalmente devido à tralha que temos de levar por causa da bebé... Mas a Madalena veio colmatar essa lacuna :lol:

Não deixo a segurança para trás. Não gosto de usar o cinto, mas faço-o com a convição que azelhas há muitos e cada vez mais. Instalei cintos de recolher no 302 e a Madalena vem de fábrica em todos os lugares. Faço planos para instalar atrás no "Pestaninhas".

Se nem sempre respeitamos as regras todas de trânsito, isso é certo e diário! De certeza que há stops que não fazemos por não vir nenhum carro do outro lado, os tais 20 kms máximos em lugares com obras não são respeitados, etc... ninguém é perfeito, mas é com a convicção de que há ainda menos perfeitos que conduzo sempre a manter a "distância higiénica" do da frente e um olho de vez em quando nos retrovisores. As velocidades são cada vez maiores, os carros mais potentes e os condutores cada vez mais "Super Homens". Anda tudo a jogar à Play Station e vão para a estrada depois... :? Isto é uma verdade, como também é aquilo que foi dito, se todos tivessemos cuidado... o problema é que a 1ª verdade é cada vez mais uma realidade... :? infelizmente.

Infelizmente não conduzo VW's a Ar todos os dias, mas não passa um dia (mas não passa mesmo) que não veja algo na Net, em revistas ou livros sobre eles. A voltinha ao 1302 na garagem é feita religiosamente todos os dias, para verificar se tudo está bem. :lol:
Não é por isto tudo que me considero menos fanático... mas quem sou eu para me julgar... :wink:

Conduzam (um VW) em segurança acima de tudo! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Digas®AET

Post by Digas®AET »

zandvoort wrote:digas...

bingo!

e mais

eu para quem anda de vw pré classico luiquid cooled há 9 anos tenho muita conversa , dou bitaites sobre tudo e todos, apareço em encontros informais, etc, etc

acho que os utilizadores devm ter uma pacienca do catano para me aturar

nuno g
Como percebeste e bem, só quis com aquilo dizer que é estranho estares a falar de algo que nem tu o fazes né? Digo isto com base no q li nestes ultimos posts...

Eu não sou ninguém para julgar as atitudes dos outros mas uma maior contenção em certos "bitaites sobre tudo e todos" qd em nada contribuem para andar para a frente era capaz de ser bem-vinda. Serve também como auto-critica da minha parte.

Abraço!

macsoft

Post by macsoft »

Conduzo o meu carocha todos os dias, pq sei o trabalho q tive para traze-lo dos mortos e fui eu q fiz tudo no carro, pq gosto do seu som, do seu look, da sua historia, e mais propriamente pq sim.
Sim, daily driver enquanto houver € para a gasolina.
Sim, tenho alternativas, nomeadamente um Citroen AX e um Peugeot 605.
Sim, prefiro andar com o carocha todos os dias e deixar os outros parados em frente a casa.

Mas nao gosto de fanatismos, nem para um lado nem para o outro. Com o carocha de cada um, cada qual faz o q quer. O meu prefiro conduzi-lo todos os dias. Os carochas dos outros, se andam com eles todos os dias, ou só de vez em quando... amigos, façam o q vos faz felizes.
Não vou gozar menos o meu daily driver pq ha mta gente q só anda de carocha de vez em quando.
Percebo completamente as razoes para nao o fazerem, segurança, tempo de viagem, estragos na pintura, etc.
Também tenho esses receios, mas é uma questão de pesar os factos. O prazer q me dá, contra o resto do factores. Opto pelo prazer mas nao acho nada mal quem tenha mais cabecinha q eu e opte pela opçao provavelmente mais sã de só andar de vez em quando.
Sim, o carocha nao é tao seguro qnt um plastico (embora o AX... :) ) Anda-se mais devagar, com mais atençao.
Sim, demora mais tempo de viagem. Certo, saimos mais cedo.
Sim, doi-me mais ver estragos na pintura do carocha q nos plasticos... Acho q aqui é uma questão de maneira de pensar. Se juntarem uns trocos todos os meses, uma pintura futura nao é coisa assim tao cara. Se tiver q mandar pintar de vez em quando...
Gosto de andar com o carocha todos os dias e posso faze-lo, então faço-o.
Obviamente q ha certamente profissões em q isso é impossivel.
Como ainda nao tenho família, penso apenas na minha segurança. Se um dia tiver q pensar na segurança de outros, se calhar vou pensar duas vezes em andar com o carocha todos os dias.
São maneiras de pensar e diferentes fases da vida.

A diversidade de carochas q temos pelo fórum chega também ao seu uso. Cada qual faz o q quer com ele. Seja andar nele todos os dias, ou mete-lo numa redoma de vidro no centro da sala e fazer de mesa de café (mesa GRAAAANDE). Agora nao temos é que nos chatear uns com os outros por causa do uso q cada um dá ao seu carro, certo? :)
Last edited by macsoft on 04 Dec 2007 02:00, edited 1 time in total.
VW 1300L, 1970

Digas®AET

Post by Digas®AET »

@ pedrosplit :arrow: completamente de acordo, realismo acima de tudo, assim dá gosto ler por ser algo fundamentado e facilmente compreendido.

@ Hugo :arrow: são esses pequenos pormenores como restaurar um carro que para muitos é vulgar e não justifica o dinheiro que lá gastamos e a tal voltinha diária na garagem que ditam se realmente gostamos ou não deste mundo. Se o meu dia tivesse 48h também nunca iria prescindir da minha voltinha pq o gozo de conduzir o 1200 é imenso e aprecio cada momento mas o meu dia-a-dia actual não o permite. Cada centimo que dei por ele há 3 meses e 3 dias foram justificados logo nos primeiros kms que lhe fiz. Desde puto que dizia que não havia de morrer sem ter um carocha, agora preciso de viver muitos anos pro curtir :twisted:

Cumps!
Last edited by Digas®AET on 04 Dec 2007 02:06, edited 1 time in total.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

@macsoft
A diversidade de carochas q temos pelo fórum chega também ao seu uso. Cada qual faz o q quer com ele. Seja andar nele todos os dias, ou mete-lo numa redoma de vidro no centro da sala e fazer de mesa de café (mesa GRAAAANDE). Agora nao temos é que nos chatear uns com os outros por causa do uso q cada um dá ao seu carro, certo?

Plenamente de acordo! :wink: Se andamos aqui neste forum, algo devemos ter em comum... :wink:
O Miguel até tem uma "bolha" para o KG! :lol:
Eu contento-me só com a mesa da minha sala! :lol:
Image
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

digas

só para te situares relativamente a mim e (SUBLINHO) sem pretender puxar galões ou qualquer ou atitude similar...

só tive um carro com menos de 20 anos...um 1303LS de 74 comprado em 1986 em Zurique.

os meus carros foram por ordem e tanto quanto me lembro,

T1 1200-61, T1 1200-62, T1 1200-69, 1303LS74, T3 1600TL-66, T1 1500-68, T1-1300-72, T2 1200-63, 1303-73, T3 15OOS VARIANT-63, 411LE VARIANT-70, T3 VARIANT 67, 412LE VARIANT-72, T2 BAY 1600-74, T3 1600 TL-71 e um 411L carburadores que nunca andou...

Todos estes carros foram de uso diario e na maioria fiz dezenas de milhar de km e em alguns mais de uma centena de milhar

No fim de 98 e início de 99 por motivos pessoais, que hoje até tenho vergonha de mencionar vendi os 5 VW ar que tinha e comprei o Scirocco azul uns anos depois o Audi, uma T2 BAY 1600 de 72 e outro Scirocco há 3 anos
Esta mudança teve um lado bom, deu-me a conhecer outras realidades e
comecei a andar mais depressa, tão depressa que ia ficando a carta de vez.

Vendi a minha bay há uns meses a um membro aqui do forum pois neste momento as minha prioridades não passam pelo restauro que ela necessitava.

Sou 200%petrol head e fora excepções (bristol, tvr, catheram, lotus, ...) não tenho a minimo interesse por carros modernos por muito bons, seguros e económicos que sejam, por snobeira, por prazer de possuir classicos, em olha para eles e conduzi-los.

Gosto de intervir, tento alertar para atitudes naifs quanto às facilidades no uso e restauro e ás vezes passo-me um pouco com vendedores a atirarem areia para os olhos ou armados em apaixonados..traumas de um passado sem revistas nem net em que tinha de os aturar.

Irei ter sem duvida mais VW aircooledmas até la vou continuando a viver os carros o melhor que posso..

agora vou puxar um bocadinho os galões..

uma das experiências mais interessantes que tive, ofereci ao Rui Sanhudo um vidro para a sua (ex) variant e ele retribui-me com umas voltas no Unipower, o carro mais exotico que alguma vez conduzi..e é viciante...

Image

Image

Image

Image

Alguma coisa dispõe

nuno g

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

zandvoort, um reportório digno de um general aircooled

Essa ultima máquina faz tremer as pernas?
Se não me engano tem uma carrinha de assistência já meia desactualizada para os dias que correm :P?

Image

Agora tem outra cara bem engraçada, acho que está "forrada" a vynil
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Digas®AET

Post by Digas®AET »

@ zand

Assim já dá gosto ler, devidamente fundamentado e sem excessos de fanatismos :wink:

Tá na hora de voltar aos aircooled pq neles é q tá a essencia :wink:

Fica bem!

Abraço!

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

Nirvana

a Split é mesmo essa e ele tambem leva para as provas um fiat 500 cortado de origem com bancos em pahlinha, que lhe foi oferecido por um milionário dos texteis que se reformou e vendeu o iate...

o Unipower é tipo, entras e só pensas que o carro é valioso, apertadoe se te acontece alguma coisa ficas aqui dentro, etc

á segunda volta ja estas agarrado com o motor (cooper S) a rugir atras de ti

nuno g

Digas®AET

Post by Digas®AET »

Acompanhei 5 das provas do nacional deste ano e por acaso não vi a split em nenhuma delas mas na granja do marquês num intervalo das verificações técnicas tive oportunidade de o apanhar (embora desfocado :lol: )

Image

aqui numa ida à horta

Image

e um bónus (também desfocado...)

Image

Sorry pelo off-topic

Cumps!

Post Reply