Quanto valem os carros depois de restaurados?

AlfElísio

Post by AlfElísio »

Ora aqui esta uma questão engraçada.

Quanto valem os carros depois de restaurados? O que é o valor comercial?

A minha opinião é que valem o que as pessoas estão dispostas a dar por eles. :wink:

Num classico popular, e se as coisas forem feitas como deve ser, raramente o restauro é compensador. Sendo que por exemplo custa tanto a mão de obra do chapeiro para reparar o carocha como o jaguar MKII 3.8. Só que no fim o valor comercial de um é 10x superior ao outro...

Se contabilizar o valor da compra, no meu africano já la tenho mais de 10.000€ enfiados.

O valor comercial? Cerca de metade.
O Valor estimativo? Muito mais do dobro.

Relativamente aos custos... Milagres não há e tem sempre de ser analizado na perspectiva custo/qualidade e do objectivo final... Só em material para pintura no meu carocha gasteis mais de 1.000€ com 36% de desconto em material robialac/Standox . Mas há quem dê "banhos" por 300€,,, Será que oferecem os 700€ de diferença e a mão de obra?

Resumindo:
  • 1) Quem quer fazer disto negócio e for sério, o melhor é esquecer e dedicar-se a outra coisa...
    2) Quem quiser restaurar um carro o ideal é sempre multiplicar o orçamento inicial por 1.5 a 2 para evitar surpresas.
    3) Restaurar um classico é a melhor forma de empobrecer alegremente...
    4) Independetemente de tudo isso, não há $ que não compense o prazer de conduzir o nosso bolide
1ab

zef

Post by zef »

se tivermos em conta os preços dos nossos carros dados pela revista "motor clássico"...

AlfElísio

Post by AlfElísio »

zef wrote:se tivermos em conta os preços dos nossos carros dados pela revista "motor clássico"...
Sinceramente? Nem olhei para essas.

Cotações de revistas e valor comercial em classicos vale sempre o que vale... :wink:

Aqui tambem tem mais cotações:

http://www.interclassico.com/

Mas tambem valem sempre o que valem.

1ab
Saudações Clássicas.

AlfElísio

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

AlfElísio wrote:Ora aqui esta uma questão engraçada.

Quanto valem os carros depois de restaurados? O que é o valor comercial?

A minha opinião é que valem o que as pessoas estão dispostas a dar por eles. :wink:

Num classico popular, e se as coisas forem feitas como deve ser, raramente o restauro é compensador. Sendo que por exemplo custa tanto a mão de obra do chapeiro para reparar o carocha como o jaguar MKII 3.8. Só que no fim o valor comercial de um é 10x superior ao outro...

Se contabilizar o valor da compra, no meu africano já la tenho mais de 10.000€ enfiados.

O valor comercial? Cerca de metade.
O Valor estimativo? Muito mais do dobro.

Relativamente aos custos... Milagres não há e tem sempre de ser analizado na perspectiva custo/qualidade e do objectivo final... Só em material para pintura no meu carocha gasteis mais de 1.000€ com 36% de desconto em material robialac/Standox . Mas há quem dê "banhos" por 300€,,, Será que oferecem os 700€ de diferença e a mão de obra?

Resumindo:
  • 1) Quem quer fazer disto negócio e for sério, o melhor é esquecer e dedicar-se a outra coisa...
    2) Quem quiser restaurar um carro o ideal é sempre multiplicar o orçamento inicial por 1.5 a 2 para evitar surpresas.
    4) Independetemente de tudo isso, não há $ que não compense o prazer de conduzir o nosso bolide
1ab
Tal e qual...

Para usar produtos de qualidade STANDOX, gasta-se perto de 1000 euros sim, contando com primários de adesão, betume pistolável, primário de enchimento, betume de polyester, anti gravilha, lixas, plásticos anti estáticos, desengordurantes... :D e claro... a tinta... acrílica...

Mas são produtos excelentes...

;)
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Citando AlElísio: "A minha opinião é que valem o que as pessoas estão dispostas a dar por eles."
Concordo plenamente.

E também:
"Num classico popular, e se as coisas forem feitas como deve ser, raramente o restauro é compensador. Sendo que por exemplo custa tanto a mão de obra do chapeiro para reparar o carocha como o jaguar MKII 3.8. Só que no fim o valor comercial de um é 10x superior ao outro..."
Foi esta razão que me fez manter-me fiel ao 1200 de 63 em vez de "passar" para um 1300 de 1972. Os dois custavam o mesmo valor a restaurar, mas o valor, raridade, etc, do 63 é sem dúvida superior. No entanto, a manutenção e custo de uso é idêntica, coisa que não se pode dizer da comparação de um vw e de um Jag... Pode valer mais, e vale, mas os custos de uso (quantos litros gas/100km's?) são proporcionalmente diversos.

Ficam-me inesquecíveis as grandes verdades:

"O valor comercial? Cerca de metade.
O Valor estimativo? Muito mais do dobro."

"Restaurar um classico é a melhor forma de empobrecer alegremente..."
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

vlad

Post by vlad »

Olha um post que bate mesmo à minha porta.... ;)
Todos têm razão ( raríssimo...), alguns sofrem de uma doença que se cura com a compreensão da frase : Knowledge is Power! ( sabedoria é poder).

"1) Quem quer fazer disto negócio e for sério, o melhor é esquecer e dedicar-se a outra coisa...
4) Independetemente de tudo isso, não há $ que não compense o prazer de conduzir o nosso bolide "

Bem verdade este texto e eu que o diga porque cada parte dele conta as cartas que eu larguei na mesa ao longo destes anos e como sofri com cada aposta...

1º Um primo meu ofereceu-se para restaurar o meu carro = levo-te apenas o material: €1500

2º Um Sr. Chamado Mesquita de Samora Correia= Mudo-te a cor do carro como tu queres e arranjo estes podres que estão piores e ficas com uma boa base para manteres ... : €1500

3º Um "passarinho" mundialmente conhecido levou-me €700 pelos pilares e dois remendos no chão que me levam lágrimas aos olhos

Até que disse basta e comecei a aprender a profissão, li tudo o que havia p ler, falei com toda a gente que havia p falar, fiz-me acompanhar dos únicos profissionais em quem confiava, ajudei o meu caro Pinela com o seu belo Hot VW, fui tirar um curso de soldadura em carrossaria automóvel e mais tarde depois de abrir a oficina um curso completo de restauro de carroçaria automóvel.
Ao longo de 2 anos arranjei o que me apareceu para arranjar incluindo e principalmente carros de "amigos", e sempre com a mentalidade de levo o que acho que acharia justo que me levassem a mim...
Chego a um ponto em que acho que andamos a gozar uns com os outros (obviamente não os que contribuiram para este post mas os portugueses em geral), porque não compreendo como é que para comprarmos um carro de porcaria tipo, punto, polo, clio ou outra arrastadeira qualquer largamos €15.000 ou muitas vezes mais, e com um sorriso nos lábios, mas quando chega à parte de arranjar "a nossapaixão", "o menino dos nossos olhos" : epá preciso de arranjar o painel lateral toda a cava da roda está podre, isto é estrutura e tal, quanto é que levas??? e quando digo, "o painel custa €150 e levo-te mais €100 de mão de obra" - epá isso é bué, n podes fazer uns remendos e encher com betume e tal ( na consciência : "este mês n dá porque já gastei €600 no gps para a BTT...e a minha mulher matava-me"...)
E isto é o exemplo típico do país em que vivemos: não nos respeitamos a nós, nem aos outros e recebemos isso em troca.
Eu por ser parvo e ter consciência acabei por vezes trabalhar quase de graça apenas para o carro sair como deve de ser, porque por ordem dos donos na maioria das vezes a arma contra a ferrugem chama-se betume...e a maquilhagem é sintética...

E como eu gosto de dormir à noite, não sou capaz de fazer isso e na maioria das vezes sou chamado de otário.
Mas acrescento algum conhecimento às vossas listas de compras: para o carro do Duke, levei-o às compras p as tintas ( quando é que vos fizeram isto?? ;) )e com o meu desconto de 25, 30% ele pagou €525 de tintas e seus derivados.
Agora a pergunta: quando vos dizem que vos levam menos de €1000 para nem que seja dar uma "banhoca" no vosso carro, que tipo de material vão usar, e que tipo de trabalho podem esperar?
Aconselho todos a tentar sempre verificar que tipo de produtos são usados nos restauros que vão pagar, e sempre que possível encontrarem "otários" como eu que até os podem perseguir como uma máquina fotográfica a seguir todos os seus passos, simplesmente porque não têm nada a esconder...
Façam perguntas quando não souberem o porquê de determinada coisa ser feita de determinada maneira, e se a resposta não vos cheirar bem perguntem a quem sabe só para se sertificarem...

Bons restauros!

Vlad

AlfElísio

Post by AlfElísio »

Excelente topico!!

Muitas verdades aí escritas... :wink:
Saudações Clássicas.

AlfElísio

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

vlad wrote:(...) e sempre que possível encontrarem "otários" como eu que até os podem perseguir como uma máquina fotográfica a seguir todos os seus passos, simplesmente porque não têm nada a esconder...(...)
Olha lá!! Isso é uma boca para mim, é?.... :lol: :lol:

Escreves pouco, mas quando escreves é "sem perdão"!
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

vlad

Post by vlad »

Elementar, meu caro Whatson...
Eh, eh, claro que não, antes pelo contrário...acho muito bem o que tu fizeste e o meu conselho é que outros o façam também...
É claro que a dificuldade está é em encontrar que se submeta a isso.... mas o porquê sabemos bem a resposta.....

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

O Vlad fala pouco, mas quando fala, sabe o que diz!

Faz-me lembrar uma provérbio árabe, de muito bom senso: "Ouve mil vezes e fala só uma!"

O que foi dito é bem verdade...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

bem verdade o q o vlad diz.eu tb ja fui levado e bem levado,e o carro ta igual

VWAUTOMATIC

ora aí está

Post by VWAUTOMATIC »

olá vlad eu cá tambem acho que o amigo tem toda a razão, pois tudo quer bom e barato, mas isso como nós sabemos, não há omoletes sem ovos por muito que se invente. só vejo um contra em tudo que o amigo dis, que é querer faser filhos nas mulheres dos outros ou seja trabalhar de borla, já o meu paizinho disia que quem quer vicios paga-os, por isso amigo nada de borlas que assim ninguem o apelidará de ótario. eu tenho muitos anos disto de proficional do ramo bem como de carochista, o meu primeiro carro em 1974 foi um tipo um de 1951 conseguia ser mais velho que eu, compreio quando regressei da guerra da guiné, e tenho um pequeno ipisódio sobre esse mesmo splite, fixei preço por 6 contos e quando fui para o pagar o ex dono disse que era muito para dar só 5 contos, ora bem como na altura o meu ordenado era de 6.300$00 foi um desconto maravilhoso, mas como tudo na vida muda eu tambem modei mas o bicho ficou e não descansei enquanto não consegui outro +outro +outro e ainda +outro todos eles cinco estrelas, por isso amigo tudo bem bom conselhos mas borlas nada. um abraço a todos .

matos
✘✘

Post by matos »

Até dá gosto ler este tópico :D :D :D .
Muito bem rapaziada "um por todos e todos pelo mesmo".
Penso que quem restaura em carro, seja ele de que marca for e sobretudo sendo o dito de família, NUNCA deverá ser para o vender: então aí os valores não interessam para nada, gaste-se o que se gaste. E, se tivermos em conta o trabalho caseiro aplicado por alguns de nós, então meus meninos, não é preciso dizer mais nada.
Cmpts
Matos
Os loucos vivem mais aventuras que os normais.
Nunca sejas muito normal

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

É isso mesmo Vlad: trabalhar para aquecer só o esquentador, e mesmo assim esse precisa de gás! :)

Realmente a nossa realidade nacional é essa. Temos malta que fica contente ao vender um carro que compraram novo, ao fim de 2, 3 anos e dizem: "-Bem, só perdi 5000€, nada mal!". Mas são estes mesmos que compram um VW por teta e meia e sem fazerem nada nele, querem o dobro, o triplo ou até mais por ele... :evil: É a nossa vida!
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Air cool - Silvério

Post by Air cool - Silvério »

Nestas coisas dos restauros existem muitos pormenores que temos de ter em atenção, desde o facto de não conseguirmos fazer o trabalho por não ter o engenho e arte necessários e ter mesmo de mandar fazer, e aí colocam-se duas opções, arranjar alguem que desenrrasque a bom preço, que seja amigo do amigo que tem o tal conhecido... ou procurar aquele que sabemos que para uns é o melhor e para outros o maior aldrabão de todos.

Nesses casos temos de ser nós a analisar e avaliar os trabalhos de cada um, certamente todos nós fazemos comparações e por vezes achamos que um trabalho está mais bonito ou melhor acabado que outro, no entanto não quer isto dizer que esteja mais resistente, funcional ou melhor.

Quanto aos preços e como diz o Vlad
Por vezes somos enganados com a pressa de ver o carro pronto, só depois nos apercebemos que se tivessemos esperado um pouco mais e procurado melhor o artista correcto ou mesmo as peças necessárias no sitio certo... poupariamos certamente alguns trocos.

Neste fórum existem muitos profissionais do ramo, que certamente sabem fazer bem e que levam um preço justo, como deve haver também quem como em todos os ramos se tenta aproveitar dos pseudo-clientes.
Um abraço,
Air Cool - Silvério

http://www.sucata-vw.blogspot.com

Post Reply