Olha um post que bate mesmo à minha porta....

Todos têm razão ( raríssimo...), alguns sofrem de uma doença que se cura com a compreensão da frase : Knowledge is Power! ( sabedoria é poder).
"1) Quem quer fazer disto negócio e for sério, o melhor é esquecer e dedicar-se a outra coisa...
2) Quem quiser restaurar um carro o ideal é sempre multiplicar o orçamento inicial por 1.5 a 2 para evitar surpresas.
3) Restaurar um classico é a melhor forma de empobrecer alegremente...
4) Independetemente de tudo isso, não há $ que não compense o prazer de conduzir o nosso bolide "
Bem verdade este texto e eu que o diga porque cada parte dele conta as cartas que eu larguei na mesa ao longo destes anos e como sofri com cada aposta...
1º Um primo meu ofereceu-se para restaurar o meu carro = levo-te apenas o material: €1500
2º Um Sr. Chamado Mesquita de Samora Correia= Mudo-te a cor do carro como tu queres e arranjo estes podres que estão piores e ficas com uma boa base para manteres ... : €1500
3º Um "passarinho" mundialmente conhecido levou-me €700 pelos pilares e dois remendos no chão que me levam lágrimas aos olhos
Até que disse basta e comecei a aprender a profissão, li tudo o que havia p ler, falei com toda a gente que havia p falar, fiz-me acompanhar dos únicos profissionais em quem confiava, ajudei o meu caro Pinela com o seu belo Hot VW, fui tirar um curso de soldadura em carrossaria automóvel e mais tarde depois de abrir a oficina um curso completo de restauro de carroçaria automóvel.
Ao longo de 2 anos arranjei o que me apareceu para arranjar incluindo e principalmente carros de "amigos", e sempre com a mentalidade de levo o que acho que acharia justo que me levassem a mim...
Chego a um ponto em que acho que andamos a gozar uns com os outros (obviamente não os que contribuiram para este post mas os portugueses em geral), porque não compreendo como é que para comprarmos um carro de porcaria tipo, punto, polo, clio ou outra arrastadeira qualquer largamos €15.000 ou muitas vezes mais, e com um sorriso nos lábios, mas quando chega à parte de arranjar "a nossapaixão", "o menino dos nossos olhos" : epá preciso de arranjar o painel lateral toda a cava da roda está podre, isto é estrutura e tal, quanto é que levas??? e quando digo, "o painel custa €150 e levo-te mais €100 de mão de obra" - epá isso é bué, n podes fazer uns remendos e encher com betume e tal ( na consciência : "este mês n dá porque já gastei €600 no gps para a BTT...e a minha mulher matava-me"...)
E isto é o exemplo típico do país em que vivemos: não nos respeitamos a nós, nem aos outros e recebemos isso em troca.
Eu por ser parvo e ter consciência acabei por vezes trabalhar quase de graça apenas para o carro sair como deve de ser, porque por ordem dos donos na maioria das vezes a arma contra a ferrugem chama-se betume...e a maquilhagem é sintética...
E como eu gosto de dormir à noite, não sou capaz de fazer isso e na maioria das vezes sou chamado de otário.
Mas acrescento algum conhecimento às vossas listas de compras: para o carro do Duke, levei-o às compras p as tintas ( quando é que vos fizeram isto??

)e com o meu desconto de 25, 30% ele pagou €525 de tintas e seus derivados.
Agora a pergunta: quando vos dizem que vos levam menos de €1000 para nem que seja dar uma "banhoca" no vosso carro, que tipo de material vão usar, e que tipo de trabalho podem esperar?
Aconselho todos a tentar sempre verificar que tipo de produtos são usados nos restauros que vão pagar, e sempre que possível encontrarem "otários" como eu que até os podem perseguir como uma máquina fotográfica a seguir todos os seus passos, simplesmente porque não têm nada a esconder...
Façam perguntas quando não souberem o porquê de determinada coisa ser feita de determinada maneira, e se a resposta não vos cheirar bem perguntem a quem sabe só para se sertificarem...
Bons restauros!
Vlad