A minha "late bay" crossover de 72 tem motor 1600, baixa compressão (AF), c/ admissão dupla e carburador 34PICT3 e ignição electrónica Pertronix.
Consumiu em média longa (um ano=2800km) cerca de 10L/100km de Gasolina 98 do Intermarché e às vêzes TOP95 da Prio.
A minha velocidade anda sempre pelos 70/80, muito pouco de percurso urbano.
Mas aquece um bocado. Só no Inverno não noto aquecimento excessivo.
Já lhe fiz várias afinações do carburador e não consigo baixar-lhe a temperatura.
Já lhe tirei o termostato tendo forçado os deflectores à posição "aberto" (estavam um bocado presos) mas sem resultados.
Quando a estaciono na garagem, sai dos respiradores um cheiro a "ferro de engomar" que não augura nada de bom

.
Agora suspeito de passagem de ar nas borrachas do colector de admissão duplo, porquanto passou recentemente na inspecção com emissões consideradas baixas (0,3??). A mistura é capaz de estar um bocado pobre o que a leva a aquecer.
Estes motores embora completamente ultrapassados continuam a ser muito robustos. As variáveis são muitas e o seu ponto de funcionamento óptimo é algo misterioso. Afiná-los não é uma ciência. É uma arte.
Se calhar nunca vou descobrir o que se passa, pois estou a restaurar um motor de substituição para depois restaurar também o que está na carrinha.
Bom ano de 2016
Francisco Silva