Em 1931 a “Pista” foi palco da primeira competição ganha por Gaspar Gameiro em Ford A. Com a participação crescente de pilotos internacionais a pista foi ganhando projeção e nos anos 60 e principio de 70 teve o seu apogeu. Foi por essa altura que se fizeram provas como as “6horas de Vila Real” ou os “500km de Vila Real” e também por essa altura pilotos e carros que competiam na mítica Le Mans também por cá apareciam. Na sequência do acidente fatal em 1991 a “Pista” deixou de receber competições. Em 2007 o circuito volta ao ativo numa versão mais curta com apenas 4,6km recebendo diversas provas, inclusive de clássicos.
Nesta página podem encontrar a história detalhada do circuito:
https://www.circuitodevilareal.pt/historia/
Aqui também alguma história e detalhes sobre a evolução do traçado, que até ser encurtado nos tempos recentes, teve entre 7,370km e 6,925km:
http://www.racingcircuits.info/europe/p ... -real.html
Atrevo-me a dar aqui uma alfinetada à forma a como se referem a este circuito hoje em dia: “Circuito Citadino”. Para mim um circuito citadino é aquele que é feito aproveitando traçados dentro de cidades, eventualmente com rectas direitinhas e niveladas e curvas em ângulo recto e pouco mais. Ora a “Pista Internacional de Vila Real” é para mim um “circuito de estrada” como o são Spa-Francorchamps (Bélgica 14km 1921 a 1970), Le Mans (França 13km), Nürburgring (Alemanha 23km) e deve ser vendido como tal. Se a cidade cresceu à sua volta e o ladeia em grande parte do seu traçado hoje em dia, mas ainda não em todo, isso já é outro detalhe. É assim que este circuito não tem curvas em ângulo recto, algumas até têm um “relevê” bastante acentuado (caso da curva da Araucária), praticamente não há duas curvas iguais e o traçado é muito técnico e gabado pelos pilotos. Os rails ficam encostados ao alcatrão, é verdade, mas se conhecem Nürburgring, também em grande parte do traçado eles estão bem perto da pista…
São estradas originais da “Pista Internacional de Vila Real”: a N2 (a que vai de Faro a Chaves!), a N15 (Porto - Bragança), a N313 e a N322. Por sorte a zona nova do circuito tem um traçado mais de estrada do que de rua citadina o que não feriu o espírito inicial do traçado. Só tenho pena da existência da chicane na Araucária, mas dizem-me os entendidos que é demasiado perigoso não existir.
Deixo aqui um mapa que fiz com três variantes do circuito (espero que se perceba). A zona que está a verde só foi utilizada no início do circuito. Estão também assinaladas as diversas metas e direcção do circuito. Houve micro variantes, conheço uma foto de 1936 em que o trajecto a verde me parece ligeiramente diferente pela localização dos carros (estão a curvar à direita numa rua acima do indicado + 30 metros...).

Espero não ter cometido erros e omissões importantes, desculpáveis num não nativo
Pensava que tinha mais fotos, mas quem dá o que tem:
VW Karmann
2016

O mesmo em 2018 (descubram as diferenças)

VW Tipo 1
2016

2018