Pista Internacional de Vila Real - participação VW

Post Reply
malmeida14

Pista Internacional de Vila Real - participação VW

Post by malmeida14 »

Lembrei-me de criar este tópico para cobrir a participação de VW na “Pista” (hoje Circuito) Internacional de Vila Real (há um outro tópico sobre a pista mas é genérico). Tenho alguns, poucos registos fotográficos e nem sei se quando o circuito tinha 7km houve a participação de VW.
Em 1931 a “Pista” foi palco da primeira competição ganha por Gaspar Gameiro em Ford A. Com a participação crescente de pilotos internacionais a pista foi ganhando projeção e nos anos 60 e principio de 70 teve o seu apogeu. Foi por essa altura que se fizeram provas como as “6horas de Vila Real” ou os “500km de Vila Real” e também por essa altura pilotos e carros que competiam na mítica Le Mans também por cá apareciam. Na sequência do acidente fatal em 1991 a “Pista” deixou de receber competições. Em 2007 o circuito volta ao ativo numa versão mais curta com apenas 4,6km recebendo diversas provas, inclusive de clássicos.

Nesta página podem encontrar a história detalhada do circuito:
https://www.circuitodevilareal.pt/historia/

Aqui também alguma história e detalhes sobre a evolução do traçado, que até ser encurtado nos tempos recentes, teve entre 7,370km e 6,925km:
http://www.racingcircuits.info/europe/p ... -real.html

Atrevo-me a dar aqui uma alfinetada à forma a como se referem a este circuito hoje em dia: “Circuito Citadino”. Para mim um circuito citadino é aquele que é feito aproveitando traçados dentro de cidades, eventualmente com rectas direitinhas e niveladas e curvas em ângulo recto e pouco mais. Ora a “Pista Internacional de Vila Real” é para mim um “circuito de estrada” como o são Spa-Francorchamps (Bélgica 14km 1921 a 1970), Le Mans (França 13km), Nürburgring (Alemanha 23km) e deve ser vendido como tal. Se a cidade cresceu à sua volta e o ladeia em grande parte do seu traçado hoje em dia, mas ainda não em todo, isso já é outro detalhe. É assim que este circuito não tem curvas em ângulo recto, algumas até têm um “relevê” bastante acentuado (caso da curva da Araucária), praticamente não há duas curvas iguais e o traçado é muito técnico e gabado pelos pilotos. Os rails ficam encostados ao alcatrão, é verdade, mas se conhecem Nürburgring, também em grande parte do traçado eles estão bem perto da pista…
São estradas originais da “Pista Internacional de Vila Real”: a N2 (a que vai de Faro a Chaves!), a N15 (Porto - Bragança), a N313 e a N322. Por sorte a zona nova do circuito tem um traçado mais de estrada do que de rua citadina o que não feriu o espírito inicial do traçado. Só tenho pena da existência da chicane na Araucária, mas dizem-me os entendidos que é demasiado perigoso não existir.
Deixo aqui um mapa que fiz com três variantes do circuito (espero que se perceba). A zona que está a verde só foi utilizada no início do circuito. Estão também assinaladas as diversas metas e direcção do circuito. Houve micro variantes, conheço uma foto de 1936 em que o trajecto a verde me parece ligeiramente diferente pela localização dos carros (estão a curvar à direita numa rua acima do indicado + 30 metros...).
Image

Espero não ter cometido erros e omissões importantes, desculpáveis num não nativo :)

Pensava que tinha mais fotos, mas quem dá o que tem:
VW Karmann
2016
Image

O mesmo em 2018 (descubram as diferenças)
Image

VW Tipo 1
2016
Image

Image

2018
Image
José Almeida

HUGO bOSS
Site Admin

Re: Pista Internacional de Vila Real - participação VW

Post by HUGO bOSS »

Fantástica história... :)

Quanto aos modelos, estão equiparados em termos de "look" ao que se faz lá fora... ;)
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

alcalinas

Post by alcalinas »

Excelente história e parabéns pelas fotos, estão bonitas e bastante coloridas e com nitidez porreira!
Talvez um dia faça esse circuito no meu carocha :lol:

alcalinas

Post by alcalinas »

Em relação às diferenças, uma delas é o tipo de sangue, numa foto tem noutra não
:lol:

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

História bem contada!
Faziam-se "romarias" a Vila Real, para ver as corridas!
Qual IP 4, qual A4.....mas, o pessoal ía!
Era um circuito diferente, para melhor!
Claro que hoje há normas de segurança mais apuradas, mas noutros tempos, era um convívio espectacular.......mais "caseiro". Era puto, já encartado 8) , ainda fui, lógico que com outra disponibilidade, dormir???.....sim, não, talvez, etc.
Alguma saudade, daquele empenho que as pessoas que organizavam tinham, por serem os melhores anfitriões do mundo!
:wink:

malmeida14

Post by malmeida14 »

Obrigado por todo o apoio.
parabéns pelas fotos, estão bonitas e bastante coloridas e com nitidez porreira!
A verdade é que à velocidade a que os carros passam estas são as melhores de muitas... a máquina está pré-focada e regulada para a luz, está em cima de um tripé e "acompanho o carro com a lente disparando a meio do trajecto" e o equipamento não é mau, sem ser profissional. A taxa de sucesso é que mede o artista e a minha é baixa :D O que vale é que os carros dão muitas voltas o que gera várias oportunidades...

Sintam-se à vontade para trazer mais informação a este tema, inclusive sobre os carros que fotografei, mais fotos, etc. eu só dei o tiro de partida!
José Almeida

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Parabéns pela alembradura, na década de 80 ainda andei por lá mas com um Amigo numa KAV 9OO, grandes voltas, mas prontos fotos não tenho mas apanhei lá uma dessas corridas de grandes máquinas....................e assisti a uma foi o delirio, ainda com o circuito grande era lindo não existiam tantas casas, agora é só betão, mas enfim velhos tempos.
Mais uma vez obrigado pelas belas recordações que me fizeste ter...................................... :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

nuty

Post by nuty »

não consigo ver as fotos :( obrigado na mesma pela historia.
Image

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Bom trabalho, estes são uns dos regulares participantes na minha agenda esta sempre marcada uma visita a este circuito, mas não tem sido nada possivel

Post Reply