JANTES "BRASILIA"

Post Reply
zandvoort
✘✘✘

JANTES "BRASILIA"

Post by zandvoort »

Ja que se falou num outro Topico sobre as jantes "Brasilia" nos 1303 aproveito para tentar colmatar um lapso na minha Kultura Aircooled, assim...

(alô alô estevo e outros tecnicos qualificados)

Estas jantes vinham como equipamento de origem nas Brasilias, a do meu pai em 77 trazia-as já do stand e ao que parece no 1303S vendidos em Portugal.

Ora se virmos com atenção a fotos das concentrações na europa publicadas na imprensa especializada nos ultimos 10 anos, no meio das diversas jantes da época que se veem habitualmente, como por exemplo as "Ritter Lemertz" ou "Campeão do Mundo", conto pelos dedos de uma mão a vezes em que aparece algum carro com estas jantes "Brasilia" (eu so em lembro de uma vez na numa concentração na Alemanha).

Se compramos revistas Brasileiras de VW AR ou clássicos e lermos artigos como o da "Gazoline" sobre Brasilia ou o detalhadissimo "Guide D'Achat Coccinelle" da mesma revista nunca vimos fotos ou alguma referencia às tais jantes "Brasilia". Mesmo em fotos dos leitores de revistas aircooled que retratam Brasilias em lugares fora do Brasil para onde foram exportadas (America do sul ou Médio Oriente) nunca se vê uma jante destas..

Alguem sabe da proveniência/história destas jantes?

Aproveito e posto foto da minha saudosa T3 Variant com as referidas jantes.

Image

nuno g

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

essa carrinha tava linda,pena teres vendido.

SuperVeeOrange

Jantes Brasilia

Post by SuperVeeOrange »

Boas

Mais uma fotos destas exclusivas jantes

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Saudações refrigeradas a ar.

JLIMA SuperVeeOrange

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Kronprinz
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Tanto quanto sei

Essas jantes são jantes de exportação das Brasilias para a Europa

O Júlio tem lá um jogo desses para vender. é aproveitar ;)

cumps
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Cá na Madeira, muitos dos Brazílias tinham essas jantes ou umas mais simples, estilo a dos carochas mas em rodado 14".

Ao que sempre ouvi dizer, eram jantes para tornar o carro mais apelativo em Portugal. Alguns Fuscas 1500 também as traziam. Não sei se em opcção ou se de série, pois já vi uns "com" e outros "sem"... :roll:

Também haviam Brazílias com as jantes estilo as Lemmertz, as apelidadas de "aranha"... Agora, se eram colocadas em Portugal, já não sei. :oops:

Nos 1303 e 1303S, julgo que deveriam ser "upgrades" em Portugal, para dar um look mais apelativo, pois não esqueçam que os 1303 vinham com jantes e pratos como os outros carochas de série. Só em edições especiais eram outras jantes...

A Flat Flour no Japão tinha num artigo da Super VW uma data delas NOS para vender...
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Kastenwa

Jantes Brasília

Post by Kastenwa »

Na realidade, só em Portugal, nos anos de 74 e 75 é que os 1303 S foram vendidos com as jantes da Brasília.

Porém, os 1303 LS Cabrio, de 73, 74 e 75, tambem em Portugal, já não traziam as jantes da Brasília, mas sim as normais com tampões.

Penso que era uma questão de estratégia comercial adoptada pela Guérin na época.

Mas como nessa época a Guérin já estava em plena fase de desnorte, não se compreende algumas das estratégias...

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Exacto Kasten, essas jantes eram colocadas pelo importador Oficial “Guerin” como estratégia comercial. O meu 1303 de 73 teve direito a umas “Spint Stars” e o de 74 veio com os tampões normais.
(o\ | /o)

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

ok tamsos a progredir

mas qual a origem?

será um fornecedor nacional?

nuno g

Post Reply