Remover ferrugem com melaço »»TESTE - Interessados??««

Speed

Remover ferrugem com melaço »»TESTE - Interessados??««

Post by Speed »

Comecei este tópico individual, porque gostaria de fazer a experiência.

Encontrei onde comprar melaço (a €0.22 o kg!!!, ou seja, para 500 litros de solução, gasta-se +- €10!!!) :shock: , e tenho na casa dos meus pais uma dorna que já não é usada, e que creio levar cerca de 500/600 litros.

No entanto, tenho pouca coisa para fazer... mas acho que justificaria fazer em grandes dimensões (relativamente).

Alguém interessado em tirar ferrugem de peças, portas, jantes, chaves, ferramentas, etc???

Considerando que a solução dura cerca de 6/10 meses, e cada peça leva entre 1 a 3 semanas, dependendo da quantidade de ferrugem, dá para fazer MUITA coisa...

Experiência sem fins lucrativos, dividimos as despesas.

Disponíveis, uma máquina de pressão de água para lavagem, e um compressor (50L) para aplicar o(s) produtos anti-ferrugem depois da limpeza.

Zona Oeste (40kms de Lisboa)
«««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

100% orgânico, natural, barato* e ecológico...

Melaço!!!

Parte I
Parte II

Basicamente, adiciona-se 1 parte de melaço para 10 de água, deixa-se misturar durante algum tempo, e depois apenas submergir a peça ferrugenta durante alguns dias, conforme a necessidade/quantidade de ferrugem.
Seguidamente lava-se a peça, e aplica-se rapidamente uma camada protectora (óleo, tinta, spray de zinco, etc), já que a peça fica completamente limpa e sem protecção, oxidando rapidamente.

Este processo funciona como um quelato, ao cortar o oxigénio, eliminando o óxido da ferrugem.
Produz ácido acético, mas não é perigoso, e apenas ataca a ferrugem, podendo as peças serem deixadas de molho durante bastante tempo.
A mistura melaço/água funciona durante cerca de 10 meses.

Dependendo da quantidade do líquido, e do tamanho da cuba onde se faça, podem-se tratar peças de grandes proporções (portas, painéis, tanques de combustível, etc).

Image
Image
Image

* a questão do barato, depende de se conseguir, ou não, encontrar melaço... no Brasil seria fácil...
Aqui, desconheço?!
A variante alimentar é em embalagens pequenas (corte inglés, celeiro), mas o melaço é muitas vezes adicionado a ração de animais, pelo que investigar em fornecedores de comida para animais grandes poderá dar resultados.

Referências:
http://www.ehow.com/how_5660708_remove- ... asses.html
http://inetogether.net/jaguar/060703.php
http://www.moreg.org.au/dissolving_rust.htm (em baixo)
http://www.ford-trucks.com/forums/53656 ... moval.html (este já pôs até motores inteiros)
http://www.syrupmakers.com/rust/
http://www.dannylipford.com/video/how-t ... -molasses/
Image Image Image
Sócio, por favor, estou concentradíssimo!!!

RicardoV
✘✘

Re: Remover ferrugem com melaço »»TESTE - Interessados??««

Post by RicardoV »

Hummmmmmmmmmmmm...

só uma questão... Sendo um teste não seria melhor e mais vantajoso fazer uma pequena porçao em meia dúzia de peças para testar a viabilidade da coisa?
Image

Speed

Post by Speed »

E vou fazê-lo... mas é difícil comprar o melaço (se for numa refinaria, o mínimo é UMA TONELADA, onde encontrei vendem-me uma quantidade menor "por favor"), pelo que estou a pensar comprar uns 5 litros (€1.1)... para o teste... e depois, para os 500 litros da dorna, são precisos 45/50 litros de melaço (50x.22=€11). :mrgreen:

Por isso, queria ir comprar a quantidade para o teste, já dizendo que depois (em princípio) vou lá comprar mais, para não "fechar a janela"... :wink:

Em princípio o teste vai ser num balde (das vindimas) de uns 20/50 litros (entre 2 a 5 litros de melaço).

Digam lá em que lugar é que se consegue tirar a ferrugem a este preço?! :twisted: :mrgreen:
...e isto para não falar na PORCARIA da areia fina que se está sempre a soltar... :roll:
Image Image Image

nuty

Post by nuty »

Speed wrote:E vou fazê-lo... mas é difícil comprar o melaço (se for numa refinaria, o mínimo é UMA TONELADA, onde encontrei vendem-me uma quantidade menor "por favor"), pelo que estou a pensar comprar uns 5 litros (€1.1)... para o teste... e depois, para os 500 litros da dorna, são precisos 45/50 litros de melaço (50x.22=€11). :mrgreen:

Por isso, queria ir comprar a quantidade para o teste, já dizendo que depois (em princípio) vou lá comprar mais, para não "fechar a janela"... :wink:

Em princípio o teste vai ser num balde (das vindimas) de uns 20/50 litros (entre 2 a 5 litros de melaço).

ja ha teste ou nem por isso? nem faço ideia do que seja o melaço

Digam lá em que lugar é que se consegue tirar a ferrugem a este preço?! :twisted: :mrgreen:
...e isto para não falar na PORCARIA da areia fina que se está sempre a soltar... :roll:
Image

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

Bem Speed :shock:

fiquei impressionado, desconhecia essas propriedades do Melaço... devias ter descoberto isso à 2 anos atrás :!: tinha posto a minha carroçaria inteira dentro disso :lol:

Entro na experiência contigo, tenho lá algumas peças que ia enviar para a decapagem, mas assim fazemos desta forma, vou-te enviar uma MP com o meu contacto.
Vou igualmente encomendar da net o Metal Ready da Por-15, aí uns 10 litros não?

Abraço

Speed

Post by Speed »

51reutter wrote:Bem Speed :shock:

fiquei impressionado, desconhecia essas propriedades do Melaço... devias ter descoberto isso à 2 anos atrás :!: tinha posto a minha carroçaria inteira dentro disso :lol:

Entro na experiência contigo, tenho lá algumas peças que ia enviar para a decapagem, mas assim fazemos desta forma, vou-te enviar uma MP com o meu contacto.
Vou igualmente encomendar da net o Metal Ready da Por-15, aí uns 10 litros não?

Abraço

Boa! Vamos a isso.
Para o final da semana, princípio da outra, começa o "período de testes"!!! :!: :!: :!:

10 litros parece-me bem, com as primeiras peças vemos como é que ficamos em termos de quantidade.
Vê lá é se, por acaso, um tamanho maior seja pouco mais caro (acontece mtas vezes).
Image Image Image

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

Como a minha irmã mora na Inglaterra, vou-lhe pedir para ela comprar nesta loja http://www.holden.co.uk/displayproduct. ... e=097.501# e trazer daqui a umas semanas quando vier para cá.

Abraço falamos depois

RicardoV
✘✘

Post by RicardoV »

Speed,

li mal o teu post inicial. Por isso referi começar com pequenas quantidades. Olhei e pareceu-me 100€.... Afinal há coisas que ainda são baratas.

Eu tambem alinho pela experiencia.. e tenho 2 parachoques perfeitos para o efeito
Vou-te mandar os contactos por PM

Abraço
Image

Caboche

Post by Caboche »

Desde já desculpem se a pergunta for parva. Mas isso também serve de decapante, ou tem de se tirar primeiro a tinta? Eu também entro na experiência, tenho aqui uma casal boss para restaurar. He he.

Speed

Post by Speed »

Não acredito que tire a tinta (aliás, nos vídeos vê-se isso), a não ser que esteja já praticamente a saltar.

No entanto, é bom fazer-se a experiência...
Eu vou experimentar uns tampões cromados também... :mrgreen:
Image Image Image

Speed

Post by Speed »

Entretanto, vou aproveitar a Páscoa para tentar preparar as coisas (limpar a dorna, arranjar um jerrcan para ir buscar o melaço, etc), e depois da Páscoa começa a experiência... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Image Image Image

RicardoV
✘✘

Post by RicardoV »

Speed wrote:Entretanto, vou aproveitar a Páscoa para tentar preparar as coisas (limpar a dorna, arranjar um jerrcan para ir buscar o melaço, etc), e depois da Páscoa começa a experiência... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Im IN! :)
Image

christopher

Post by christopher »

Interessante, se der mesmo resultado vai ajudar pr fazer mts cenas

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

E em vários atos!
Image

Speed

Post by Speed »

Dorna (500Lt) pronta e lavada......... ok
Jerrycan...................................... ok
lava-jacto..................................... ok
compressor.................................. ok*

Falta agora só comprar o melaço e fazer a mistura.
*Falta acessório para pintar à pistola (os que tínhamos estão estragados).

Image
Image Image Image

Post Reply