Restauro de um tranformado

DavidVW

Post by DavidVW »

Tenho um carocha tipo speedster com guarda-lamas, capot e tampa do motor em fibra. Gostava de arranjá-las visto que estão a ficar estaladas. Não estão partidas e não precisam de remendos, o betume que foi aplicado por cima da fibra é que estalou.
Alguém já teve de fazer um arranjo deste tipo? Sabem quais são os passos a efectuar e como atacar as fibras? É só lixar?

Outro problema são as jantes. São jantes de ferro cromadas e apresentam alguns pontos de ferrugem mas o verniz está a lascar todo. Já não é só passar o esfregão palha-de-aço não é?

Só mais uma dúvida para fechar: Ao carro já foram aplicados travões de disco à frente mas ficou com tambores atrás. Gostava de saber se trás assim tantas vantagens, visto o carro ser leve, ter travões de disco às 4 rodas? E quanto fica um kit de disco para trás alguém sabe?

Prometo, como mencionei na minha apresentação, que no final da semana posto fotos do VW em questão e faço um relatório completo :lol:
Image

Cumprimentos,
David A.

Rúben Marcelo
✘✘

Re: Restauro de um tranformado

Post by Rúben Marcelo »

Bem vindo ao forum, embora novato dou-te as boas vindas a este grande forum. Pessoalmente não sou grande fã de transformados, ainda mais VW (que desperdicio), mas de qualquer das formas é um VW e como tal tem de ser respeitado :wink: .

Boa sorte no restauro.

DavidVW

Post by DavidVW »

Pois, eu também prefiro os carros semelhantes aos originais, umas boas alterações a nível de mecânica chegam-me... Mas como não fui eu que lhe mexi... A cavalo dado não se olha o dente. E já que foram necessários 3 carochas podres para fazer este, acho que que foi melhor que irem os 3 directamente para a sucata. Mas prefiro um transformado speedster ou cabrio a buggy..

pedro silva

Post by pedro silva »

DavidVW wrote:Pois, eu também prefiro os carros semelhantes aos originais, umas boas alterações a nível de mecânica chegam-me... Mas como não fui eu que lhe mexi... A cavalo dado não se olha o dente. E já que foram necessários 3 carochas podres para fazer este, acho que que foi melhor que irem os 3 directamente para a sucata. Mas prefiro um transformado speedster ou cabrio a buggy..

olá David, bem vindo aqui ao fórum :wink:

falando nesse tema de transformados, gostar ou não gostar acho que são opiniões que tem de ser respeitadas embora não implique que muitos discordem delas, mas o carro é teu e só tu podes dizer se gostas dele assim ou não :wink:

cá para mim continua a ser as melhores preparações feitas para um descapotável ou não teria eu um :D

que tal começares por nos falares desse motor??

abraço
Pedro :wink:

DavidVW

Post by DavidVW »

pedro silva:

Eu julgo que a base do carro é um 1300. O motor é um 1600 com cabeças 1800, carburadores duplos, bomba gasolina alto débito, um escape 4-1 e mais não sei. Sei que as admissões foram todas trabalhadas e as bielas e cambota equilibradas.

Image

Aqui fica uma foto do motor. Não dou certezas do que disse, mas pelo que me lembro esses são os dados do carro. Talvez não dê por ser só essa foto mas se soubessem identificar o motor agradecia :lol:

pedro silva

Post by pedro silva »

pois :roll: realmente o motor pode ser muita coisa, só realmente quem o preparou pode dizer que veneno lhe deitou :lol: :lol: :lol:

chuta mais :wink:

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

DavidVW wrote:Não estão partidas e não precisam de remendos, o betume que foi aplicado por cima da fibra é que estalou.
Alguém já teve de fazer um arranjo deste tipo? Sabem quais são os passos a efectuar e como atacar as fibras? É só lixar?
se não tens buracos, nem a fibra está podre e são só mesmo estaladelas, então é só lixar e aplicar um betume de enchimento por cima e pintar.
também podes aplicar uma camada de resina por cima da fibra, para hidratar (tens é que lixar depois, mais uma vez)... há quem o faça (eu fiz...) mas também há quem diga que isso não faz nada....
Um pouco de pó de fibra na resina, também ajuda....
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

DavidVW

Post by DavidVW »

Hmm pois, eu já tinha a ideia de que é só lixar.. não conhecia a resina hidratante. Vou falar com o meu pai para ver o que ele acha, porque eu em casa não tenho condições para meter mãos à obra..

Speed

Post by Speed »

Dado que estamos na oficina, creio que poderiam ser dispensados comentários à validade, gosto ou interesse sobre se é original, cópia, transformação ou não.
Seja o que for, já está feita, por isso, seria mais interessante para todos se nos cingirmos às questões técnicas feitas.

Quanto à travagem:

Vantagens dos 4 discos - essencialmente, afinação... dado que os travões de disco vão-se ajustando à medida que a pastilha vai ficando gasta, dito de forma simples. Os de tambor são mais complicados de afinar - mas afinam-se.

Necessidade? Não.
A não ser que tenhas um motor estupidamente envenenado, ou andes a fazer corridas, não compensa o investimento, especialmente se tiveres em conta que tens um carro 'aligeirado' em relação ao normal para esses travões.

Acredita que essa questão já passou pela minha cabeça mil vezes, e cheguei sempre à mesma conclusão... :)
Image Image Image
Sócio, por favor, estou concentradíssimo!!!

DavidVW

Post by DavidVW »

Speed wrote:Dado que estamos na oficina, creio que poderiam ser dispensados comentários à validade, gosto ou interesse sobre se é original, cópia, transformação ou não.
Seja o que for, já está feita, por isso, seria mais interessante para todos se nos cingirmos às questões técnicas feitas.

Quanto à travagem:

Vantagens dos 4 discos - essencialmente, afinação... dado que os travões de disco vão-se ajustando à medida que a pastilha vai ficando gasta, dito de forma simples. Os de tambor são mais complicados de afinar - mas afinam-se.

Necessidade? Não.
A não ser que tenhas um motor estupidamente envenenado, ou andes a fazer corridas, não compensa o investimento, especialmente se tiveres em conta que tens um carro 'aligeirado' em relação ao normal para esses travões.

Acredita que essa questão já passou pela minha cabeça mil vezes, e cheguei sempre à mesma conclusão... :)
Era mesmo isso que eu queria saber, se as vantagens em termos de performance de travagem compensavam... O carro não é para tantas maluquices, por isso vou mesmo deixar assim :)
obrigado

robalo

Post by robalo »

Boas
Em relação aos travões de disco posso dizer que para mim compensou pois noto grande diferença na travagem entre o meu 1500 que só tem travões de disco a frente e a réplica que tem às quatro rodas e como tal dá para sentir a diferença :wink:

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

A inércia é outra!
E réplica pesa muito menos.
Embora assim, sejam duas coisas a favor.(Discos e menos peso)
Image

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

os discos por si só não aumentam a força de travagem, esta depende essencialmente da força aplicada na bomba central, influenciada directamente pelo tamanho da bomba, da existêcia de servo-freio, do tamanho e peso do pedal, da área da superficie de travagem e claro da força exercida pelo pé. A principal vantagem dos sistemas de disco é a fiabilidade, refrigeração, facilidade de produção (na óptica do fabricante) e simplicidade de manutenção. Se comparar-mos um sistema de discos com um de tambores, ambos com o mesmo diâmetro, os de tambores conseguem apresentar superficies de travagem maiores.

Speed

Post by Speed »

Isso fez-me lembrar :idea: - se quiseres colocar discos às quatro tens que aumentar a capacidade do hidráulico, porque senão o "standard" é insuficiente e não te aplica a pressão necessária.
Image Image Image
Sócio, por favor, estou concentradíssimo!!!

robalo

Post by robalo »

Speed wrote:Isso fez-me lembrar :idea: - se quiseres colocar discos às quatro tens que aumentar a capacidade do hidráulico, porque senão o "standard" é insuficiente e não te aplica a pressão necessária.
Eu tenho a bomba de travões dupla do carocha e nada de anormal e no 1500 se discos atrás tenho a mesma bomba

Post Reply