Decapagem

Post Reply
Nirvana
✘✘✘✘✘

Decapagem

Post by Nirvana »

Estou a pensar fazer um sistema de decapagem "home-made"..

Como o jacto de areia é um abrasivo pouco aconselhável à saúde e ao ambiente, alguém conhece alternativas viáveis para um particular?

Vi na Discovery o programa da construção dos Ford Mustang Shelby iguais aos do filme "60 segundos", nos quais utilizaram jacto de fermento.

25Kg de fermento davam para 1hora de decapagem, saía tudo com grande facilidade.
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

rmhl

decapagem

Post by rmhl »

boas

em relação a decapagem, existe varias soluções que se podem tornar caseiras. No entanto seram necessarios 2 factores muito importantes , espaço e pessao de ar ou de agua
tendo estes 2 factores , passamos a escolha do equipamento a utilizar o tipo de material para decapar.

a questao de ser fermento , areia ou granalha , para alem da legislação e um factor de escolha

a areia é proibido o seu uso para decapagem por causa de libertação de silica, este componente prejudicial a saude humana, no entanto para situações especificas é permitido usando agua adicionada.

eu construi 2 maquinas de decapar, uma movel e outra fixa, neste momento so me falta solucionar a pressao de ar.
Tenho ainda a maquina de pressao de agua com adaptação.

mas na minha opniao , o melhor e conjugar a decapagem com varios metodos , Exemplo.

Paineis - limpar com discos de limpesa não abrasivos
Peças pequenas - jacto de areia/granalha em cabine, acido ou electrolise
Chassis e carrocaria - Jacto de granalha ou de polimero ou ate mesmo areia projectada na maquina de pressao de agua

Eu nos meus restauros penso utilizar

Paineis - limpar com discos de limpesa não abrasivos
Peças pequenas - jacto de areia/granalha em cabine
Jantes - acido
Chassis e carrocaria - areia projectada na maquina de pressao de agua

saudações

RUI LIMA

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Caro Rui Lima, tem fotos desse equipamento? E já agora por alto, qual o seu custo..

Obrigado :wink:
Rui Silva
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

nirvana.
no meu triumph tirei TUDO com decapante. e foi a melhor coisa que fiz.
ve o que encontrei debaixo da pintura do tejadilho. SURPRESA. a descriçao da peça, onde, dia e qual a empresa que a fez.
alem de nao ser abrasivo.

se for ao jacto de areia o tratamento de origem das chapas salta fora. e a chapa fica vulneravel. tens poucos dias para pintar a chapa antes que ela apanhe ferrugem. o meu triumph esta a cerca de 1 mes com chapa viva e sem pontos de ferrugem. a porta nao foi restaurada por mim e está uma lastima.

Image
Image

rmhl

decapagem

Post by rmhl »

pedindo desculpa ao nirvana

e seguindo a sequencia, porque ainda não usei esse metodo, solicitava-te mais pormenores sobre esse decapante.

desde ja o meu obrigado

Saudações

RUI LIMA

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

De qualquer modo todos os sistema de decapagem, sejam eles quimicos ou mecanicos não são "friendly user" ou ecologico, nem que seja pela quantia de detritos geridos.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

rmhl

Post by rmhl »

hks

Tens toda a razao, mas de todos penso que o melhor é o das escovas , mas não da para tudo

Saudações

RUI LIMA

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Com o Carlos fizemos isto:
Uma maquina de jactar com areia
Image Image
Usando umas fotos do The Samba. Com um compressor brutal atras! E uma pequena cabina para jactar as peças mais pequenas
Image
Eficiente, mas emita pô até mete dó... Debaixo esta uma turbina industrial para o aspirar, e ja pensei colocar um filtro de agua para trancar o pó na agua e limitar os detritos a voar como os filtro de ar de origem dos vw a ar, mas nunca se fez! :/
Now I have a machine gun HO-HO-HO

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

já vi a "maquina" do carrete. é muito porreira. tentei fazer so a parte mecanica da coisa, mas nao funcionou. a areia nao passou na pistola.(era uma pistola de lançar gravitex. agora estou a fazer com uma maquina de jacto de ar directo (nao compressor) para ver o que dá

rmhl

Post by rmhl »

o meu equipamento é semelhante a esse , um pouco diferente, mas para cabine e botija e com areia , tem de ser areia calibrada, e digo mais , e muito mais barato doque comprar areia numa drogaria e peneirar.

saudações

RUI LIMA

Post Reply