depois de estar tudo em chapa...como fazer?

Post Reply
pedrosplit
✘✘

depois de estar tudo em chapa...como fazer?

Post by pedrosplit »

depois de estar a chapa a "brilhar" qual o melhor procedimento?

- se a chapa estiver direitinha sem mossas?

- se a chapa tiver pequenos porros devido á ferrugem?

- se a chapa tiver pequenas mossas?

qual o primeiro material a colocar sobre a chapa e dpois todos os seguintes?

(deixem marcar dos produtos e onde se podem encontar)
abraço

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

vou dizer como costumo fazer:

Produtos Standox:

Chapa direitinha:

Self primer, betume pistolável, lixa 400, primário de enchimento, lixa 800 e tinta... se for metalizada, tinta e verniz... se for acrílica de brilho directo, apenas a tinta...

Se a chapa tiver pequenos poros de ferrugem...

O melhor seria ir a decapagem por jacto de granalha... mas não sendo possível, tendo em conta que já "poliste" tudo com uma escova de nylon... iria talvez colocar um inibidor de ferrugem.. ou mesmo um conversor... o ibibidor inibe... e o conversor converte-o para um primário.... depois o metódo descrito para a chapa perfeita...

Se a chapa tiver pequenas mossas... onde puderes bater com martelos e tais... fazes o trabalho de bate chapa... se não puderes bater... mas puderes ou tiveres acesso a uma máquina de cravar rebites puxas para fora...

Se for apenas mesmo superficiais... tipo pequenas onduladelas... tens de usar betume polyester (betume pedra)... no entanto antes aplicas o self primer... porque dessa forma terás a chapa protegida contra a oxidação e depois o betume por cima... lixa e tal.. até ficar no ponto de levar o betume pistolável... e o resto do processo...

É conveniente também usar uma cor de contraste para ter a chapa o mais liso possível... ou seja... tanto o betume pistolável, como o betume de polyester da Standox são cinzentos... (o self primer é bege.. e ajuda bastante a ver as onduladelas)... eu costumo aplicar um "fumo" de preto fosco... só para ver as onduladelas.. ao lixar... onde ficar tinta... é porque é um "baixo"... e assim por diante...

Até ficar ao nosso gosto (aqui depende do grau de precisão do trabalho em questão)...

De uma pintura a 90% para uma pintura a 100%, a pintura pode custar 3 ou 4 vezes mais... porque só em mão de obra vais gastar horas e horas e horas...

O truque (como em qualquer parte do restauro) é a paciência ;)
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

obrigado pela descricao.
a minha maior duvida era mesmo na ordem dos produtos a aplicar.
so mais uma coisa.

- tenho aqui em casa um primario mono componente da glasurit, cor cinzento claro. serve para ser selfprimer
- depois o primeiro de enchimento tem de ser de que tipo?

ps: a chapa esta mesmo mesmo direitinha. nao será suficiente primario e depois tinta?

l marques

Post by l marques »

Caros amigos,depois de ler os vossos comentarios resolvi intervir e espero com a minha experiencia de pintor auto os ajudar sabendo no entanto que ninguem sabe tudo e estamos sistematicamente em fase de aprendizajem,posto isto vejamos:primeiro á que decapar as tintas velhas ,com decapante quimico, ( naõ aconselho granalha porque a chapa vem muito danificada),em seguida á que limpar qualquer residu-o de decapante com agua,diluente ou ambos por esta ordem em seguida á que limpar muito bem a chapa com as escovas de nylom ,atençaõ ao aquecimento provocado por este procedimento,em seguida desengurdurar a chapa,de seguida aplicasse o poliester para corrigir pequenas mossas ou soldaduras que o bate chapas tenha feito de seguida desengordura-se,e aplica-se o wasprimer que quando tiver seco,sem lixar recebe o primario de dois componentes(2k),de seguida da-se o guia que consiste numa muito lijeira demaõ de tinta preta para corrijir pequenos defeitos ao lixar,posto isto é so isolar e pintar,se tiverem duvidas digam alguma coisa.

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

a minha duvida continua...
depois estar em chapa. é melhor levar a massa ou um primario? de que tipo?

Hugo
✘✘

Post by Hugo »

eu nao faço assim...

faço por esta ordem
1º - decapante
2º - desengurdurar
3º - remendar
4º - jato de areia
5º - primario (a 2 tipos, 1 k pode levar betume e o outro nao)
6º - betumar o carro nas zonas k tem mossas e ou emendas etc
7º - primario , vulgo aparelhar
8º - pintar

claro k no intervalo de algumas partes existe varias lixagens e desengurduramentos.
Podem levar o preto fosco como guia a lixagem

talagaia

Re: depois de estar tudo em chapa...como fazer?

Post by talagaia »

Boas como disse o Hugo a primários q não pode levar betumes como posso comfirmar se o q coloquei pode ou não levar betumes? Eu coloquei ipoxi cinza claro já alguém usou este primário?
Volksporsche engine 911 2.2t

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

acho que a sequência do hugo tem mais lógica e a que utilizo também, especialmente para grandes superfícies, pois assim que a chapa fica exposta inicia imediatamente o processo de oxidação. ele aplica imediatamente a seguir o primário(não sem antes desengurdurar a chapa) que vai criar uma camada impermeável. a partir daí é que começa a dar betume.
no entanto se a área a trabalhar for pequena, costumo dar o betume em cima da chapa.
alexandre vicente

pedro silva

Post by pedro silva »

superalex wrote:acho que a sequência do hugo tem mais lógica e a que utilizo também, especialmente para grandes superfícies, pois assim que a chapa fica exposta inicia imediatamente o processo de oxidação. ele aplica imediatamente a seguir o primário(não sem antes desengurdurar a chapa) que vai criar uma camada impermeável. a partir daí é que começa a dar betume.
no entanto se a área a trabalhar for pequena, costumo dar o betume em cima da chapa.
olá a todos, esta e umas das formulas que estou a usar , como estamos todos aqui para o mesmo e a aprender uns com os outros o que me explicaram foi, a massa de poliéster ou ( betume ) e poroso, logo absorve tudo, por essa razão logo que se acabe de trabalhar as zonas que foram tratadas com o betume deve-se dar o aparelho de enchimento que por sua vez é isolante.

depois desta parte feita da-se continuidade aos trabalhos com lixas :wink:

cumps :wink:

VW1600S

Post by VW1600S »

superalex wrote:acho que a sequência do hugo tem mais lógica e a que utilizo também, especialmente para grandes superfícies, pois assim que a chapa fica exposta inicia imediatamente o processo de oxidação. ele aplica imediatamente a seguir o primário(não sem antes desengurdurar a chapa) que vai criar uma camada impermeável. a partir daí é que começa a dar betume.
Não percebo nada de pinturas mas a chapa deve ser pintada dentro de 15 min devido á oxidação segundo umas especificações tecnicas.

Post Reply