não consigo afinar o motor!
-
linkerrs
não consigo afinar o motor!
boas...
a pouco tempo restaurei o motor todo... coloquei arvore de cam 125, martelos1/25 molas reforçadas e etc, tudo equilibrado e tal...
mas agora o carro nao anda la grande coisa... de vez em kuanto, principalmente frio, nao anda muito e da muitos rateres... nao sei do que é, o mecanico diz que o carburador simples pic 34 nao é suficiente para alimentar o motor.. nao percebo nada... o que sei é k lhe custa a andar enquanto esta frio... e que o coletor abaixo do carburador esta sempre gelado, nao sei se é do distribuidor que nao esta bem, ou carburador que nao esta afinado... ja pus o distribuidor no ponto mas ai o carro n se aguenta em lenta entao tem de andar avançado e mesmo assim so se aguenta depois de aquecer bastante...
sabem me dar umas dicas para afinar ou ajeitar aquilo??
a pouco tempo restaurei o motor todo... coloquei arvore de cam 125, martelos1/25 molas reforçadas e etc, tudo equilibrado e tal...
mas agora o carro nao anda la grande coisa... de vez em kuanto, principalmente frio, nao anda muito e da muitos rateres... nao sei do que é, o mecanico diz que o carburador simples pic 34 nao é suficiente para alimentar o motor.. nao percebo nada... o que sei é k lhe custa a andar enquanto esta frio... e que o coletor abaixo do carburador esta sempre gelado, nao sei se é do distribuidor que nao esta bem, ou carburador que nao esta afinado... ja pus o distribuidor no ponto mas ai o carro n se aguenta em lenta entao tem de andar avançado e mesmo assim so se aguenta depois de aquecer bastante...
sabem me dar umas dicas para afinar ou ajeitar aquilo??
-
estevo
- ✘✘✘
Re: não consigo afinar o motor!
estevo wrote:Hong Kong Syndicate wrote:Ok... antes de tudo fazer afinação as válvulas, ao ponto de ignição, velas ok
A 1er coisa a fazer é afinar o ralenti, por isto vais tirar o filtro do ar. Deixar aquecer um pouco o motor. Desligar
Fotografia da RTA
A olhar para dentro do carburador a borboleta tem de estar a vertical
O comando (a peça 37 na foto) tem então de assumir a posição da foto e deve haver no maximo 1mm entre o parafuso nº1 e a peça 37
Se não houver =>
Colocar a peça 37 no seu lugar, e com uma chave de parafuso vais segundo a posição do momento apertar ou desapertar o parafuso 1 até o dito "mal tocar a peça 37...é mesmo tipo "apenas tocar"
A partir desta posição desapertar um volta e um quarto (1 e 1/4)
Essa folga (seta verde) permite que o arranque automático funcione correctamente
a frio esta fechado, a quente esta aberto
Agora o ralenti
Se tem um carburador com tomada de vacum para o distribuidor é melhor o ligar. Verifica se a capsula funciona
Tira a tampa, o dedo, desliga o tubo do carburador e aspira, ha uma alavanca a sair da capsula e ela deve se mexer quando estas a aspirar
Esta Ok? vamos continuar, afinando o ralenti
E este que nos interesse agora, o parafuso nº3
Mas antes vais apertar o parafuso nº2 a fundo (suavemente) e desapertar depois de 3 volta
Fazer arrancar o motor
Regresso nº 3...tens de apertar/ despertar e estabilizar o teu ralenti a 900/ 1000 RPM, E difícil explicar mas “sente-se” se o motor esta demasiado rápido. Uma base de trabalho geralmente admitida: apertar o nº3 a fundo (suavemente) e desapertar 1 volta e 1/4. Depois acertar 1/4 volta a 1/4 de volta
Agora é a vez de acertar a riqueza da mistura no parafuso nº2
Motor quente, borboleta a vertical, motor a andar. Chave de parafuso na mão vamos antes perceber o que estamos a fazer...Ao apertar estamos vamos apobrecer a mistura ao desapertar, vamos enriquecer a mesma mistura...a ideia é de encontrar o ponto perfeito
Apertar o parafuso 1/4 volta por 1/4 de volta até ver se ha alguma mudança...ah, ja esta a mudar, ele esta a andar mais "quadrado", esta a ter falhas, apertar um 1/4 esta a recuperar, despertar mais um 1/4 esta caótico a perder o regime dele, apertar 1/4...deve estar a rodar correctamente...E este ponto mesmo
Retocar no ralenti se necessario
Andar!
Note é este famoso nº2 que temos de apertar um pouco mais no IPO para passar o teste do Co2
Não é o topo topo, numa oficina especializada será mais eficiente, mas safa muito bem
(o\ | /o)
-
linkerrs
Eu já vi isso Estevo...
No fim de semana vou tentar fazer passo a passo outra vez para ter a certeza k não passei nenhum passo...
No fim de semana vou tentar fazer passo a passo outra vez para ter a certeza k não passei nenhum passo...
-
estevo
- ✘✘✘
E as válvulas... como é que está isso a nível de afinação!
Parece-me que esses martelos 1.25 com veio excêntricos desportivo é capaz de mexer com a geometria original. Isso provavelmente precisará de umas anilhas na base dos martelos senão as válvulas poderão tocar nos pistões. Não esquecer que molas duplas com as varetas originais poderá dar problemas.
Meter o motor no ponto com uma lâmpada estroboscópica. Verificar o numero do distribuidor e procurar quais os graus de avanço ou retardo e rotações para esse distribuidor e se a operação é feita com ou sem mangueira no vácuo.
Parece-me que esses martelos 1.25 com veio excêntricos desportivo é capaz de mexer com a geometria original. Isso provavelmente precisará de umas anilhas na base dos martelos senão as válvulas poderão tocar nos pistões. Não esquecer que molas duplas com as varetas originais poderá dar problemas.
Meter o motor no ponto com uma lâmpada estroboscópica. Verificar o numero do distribuidor e procurar quais os graus de avanço ou retardo e rotações para esse distribuidor e se a operação é feita com ou sem mangueira no vácuo.
(o\ | /o)
-
linkerrs
Obrigado Estevo... As varetas foram alteradas também é axo k os martelos levaram anilhas na base...
-
linkerrs
Já fiz isso tudo que estava aí na lista até me acabar a gasosa... Continua a dar muitos rateres a ir abaixo e não tem muita força... Que mais poderá ser? Defeito do carburador? Carburador insuficiente para as modificações que foram feitas? Ou as modificações deram cabo de tudo? 
-
jcse
- ✘✘✘
Por aquilo que dizes o problema do teu motor é falta de gasolina. Quando digo falta de gasolina quero dizer que a mistura é pobre em gasolina quando chega aos cilindros. por isso os motor dar rateres.
Atenção que o carburador pode estar a misturar gasolina suficiente, mas ao dizeres que o coletor está gelado significa que a gasolina condensa antes da mistura chegar aos cilindros.
O motor tem maior rendimento quando a mistura explode com mais força e para isso a mistura/gasolina tem que estar com o rácio correto e a gasolina no estado gasoso.
O carburador mistura a gasolina com o ar e o ar não pode entrar frio. O filtro de ar de origem tem duas entradas, uma de ar frio e outra de ar quente para resolver este problema. Tens o filtro de origem?
Para a gasolina passar para o estado gasoso precisa de calor e por isso o coletor fica gelado.
Primeiro tens que aquecer o coletor. Para aquecer o coletor existe um tubo que está soldado ao coletor onde passam os gases de escape. Tens esse tubo? Se o tens deve estar entupido?
João
Atenção que o carburador pode estar a misturar gasolina suficiente, mas ao dizeres que o coletor está gelado significa que a gasolina condensa antes da mistura chegar aos cilindros.
O motor tem maior rendimento quando a mistura explode com mais força e para isso a mistura/gasolina tem que estar com o rácio correto e a gasolina no estado gasoso.
O carburador mistura a gasolina com o ar e o ar não pode entrar frio. O filtro de ar de origem tem duas entradas, uma de ar frio e outra de ar quente para resolver este problema. Tens o filtro de origem?
Para a gasolina passar para o estado gasoso precisa de calor e por isso o coletor fica gelado.
Primeiro tens que aquecer o coletor. Para aquecer o coletor existe um tubo que está soldado ao coletor onde passam os gases de escape. Tens esse tubo? Se o tens deve estar entupido?
João
VW 1302 Jubilee
- rimas
- ✘
outra opinião....pode ser ar a entrar pela admissão, tens admissão dupla ? ou pelo veio do carburador comando da borboleta....
gigler entupido....passagem interna carburador entupida....diafragma...etc...
muda de carburador para tirar a teima...
cumprimentos
gigler entupido....passagem interna carburador entupida....diafragma...etc...
muda de carburador para tirar a teima...
cumprimentos
Se te preocupas com a pintura do teu vw, lembra-te que nao é a tinta que o faz andar !!!
-
rolando lima
- ✘✘✘✘
Alguma coisa de anormal se passa nisso. as minhas questões são:
Será que a arvore de cames está bem comandada?
As válvulas, qual foi a ordem de afinação delas?
O distribuidor está bem montado e comandado?
Os fios de velas estão corretos com a ordem do motor?
Os rateres, normalmente vem da falta de gasolina. se o motor não estiver bem comandado tambem provoca isso.
Será que a arvore de cames está bem comandada?
As válvulas, qual foi a ordem de afinação delas?
O distribuidor está bem montado e comandado?
Os fios de velas estão corretos com a ordem do motor?
Os rateres, normalmente vem da falta de gasolina. se o motor não estiver bem comandado tambem provoca isso.
Um abraço.
Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!
Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!
-
jcse
- ✘✘✘
Eu parti do princípio que o motor está bem montado.
O Rolando tem razão em levantar esta questão, porque a falta de força pode ser pela árvore de cames estar mal montada.
João
O Rolando tem razão em levantar esta questão, porque a falta de força pode ser pela árvore de cames estar mal montada.
João
VW 1302 Jubilee
-
linkerrs
O filtro de ar é original, e também tenho o tubo...
No próximo fim de semana vou Ver isso então...
Espero bem k n seja do motor... Em partida está bem montado... Foi montado por um velhote que conheço é que não era o primeiro k fazia... Mas... Ele diz k é do carburador que não é suficiente...
No próximo fim de semana vou Ver isso então...
Espero bem k n seja do motor... Em partida está bem montado... Foi montado por um velhote que conheço é que não era o primeiro k fazia... Mas... Ele diz k é do carburador que não é suficiente...
-
linkerrs
Quando tentei afinar o motor, sem o filtro de ar, reparei k os rateres saiam pelo escape mas que sai "ar" pela entrada de ar do carburador onde prende o filtro... É normal?
- rimas
- ✘
não é normal...isso é conhecidos como back fire in .....VÁLVULAS
partindo do principio que o motor esta bem montado, inclusive válvulas bem afinadas, apostava em meter outro carburador, mete por ex um
solex 30 pick 2 sao extremamente fáceis de afinar, e ja tiras as duvidas....essa ideia do carburador não ter capacidade nao me convence .....
tem que fazer afino, ficava era limitado no puxar....faz o seguinte, foi o que fiz num carburador igual que tive !! fazer precisamente o contrario do que
deve ser feito, apenas serve para tirar duvidas.....apertas o parafuso grande todo n3 e daz duas voltas e meia ao parafuso pequeno o n2 ....depois
afinas relanti no parafuso 1. dá uma volta com o carro.....o parafuso no 3 é que faz relanti nesse carburador ao tapares completamente estas
a eliminar essa passagem, usando apenas uma passagem no carburador a n 2. vai te permitir perceber se a passagem do parafuso 3 está entupida...
o que te leva a nao conseguires afinar....nesse carburador o parafuso n 2 nao é o único a fazer mistura. o 3 também permite...
abre o carburador, ve se a valvula picotor da boia veda a 100% teste de lingua
....acima de tudo tens que perceber se nao tens ar a entrar
pela admissão com risco de nao fazer afino....se desconfias do carburador insisto troca para tirar duvidas....
nesse carburador o padrao normal segundo percebo é 3 voltas ao numero 3, e duas voltas e meia ao numero 2, sendo que o parafuso no 1
tem que estar a 1mm desviado do batente...ha até quem diga para se dar 1mm, e depois tirar uma volta...depois é tudo questao de afino....
ja agora testa a valvula e corte, e se chega la corrente...pelo que percebi pelo meu tinha influencia....ou elemina-a
cumprimentos
partindo do principio que o motor esta bem montado, inclusive válvulas bem afinadas, apostava em meter outro carburador, mete por ex um
solex 30 pick 2 sao extremamente fáceis de afinar, e ja tiras as duvidas....essa ideia do carburador não ter capacidade nao me convence .....
tem que fazer afino, ficava era limitado no puxar....faz o seguinte, foi o que fiz num carburador igual que tive !! fazer precisamente o contrario do que
deve ser feito, apenas serve para tirar duvidas.....apertas o parafuso grande todo n3 e daz duas voltas e meia ao parafuso pequeno o n2 ....depois
afinas relanti no parafuso 1. dá uma volta com o carro.....o parafuso no 3 é que faz relanti nesse carburador ao tapares completamente estas
a eliminar essa passagem, usando apenas uma passagem no carburador a n 2. vai te permitir perceber se a passagem do parafuso 3 está entupida...
o que te leva a nao conseguires afinar....nesse carburador o parafuso n 2 nao é o único a fazer mistura. o 3 também permite...
abre o carburador, ve se a valvula picotor da boia veda a 100% teste de lingua
pela admissão com risco de nao fazer afino....se desconfias do carburador insisto troca para tirar duvidas....
nesse carburador o padrao normal segundo percebo é 3 voltas ao numero 3, e duas voltas e meia ao numero 2, sendo que o parafuso no 1
tem que estar a 1mm desviado do batente...ha até quem diga para se dar 1mm, e depois tirar uma volta...depois é tudo questao de afino....
ja agora testa a valvula e corte, e se chega la corrente...pelo que percebi pelo meu tinha influencia....ou elemina-a
cumprimentos
Se te preocupas com a pintura do teu vw, lembra-te que nao é a tinta que o faz andar !!!
-
linkerrs
obrigado rimas... vou ver isso durante o fim de semana... isso se tiver tempo... :/
-
linkerrs
boas pessoal...
ainda não tive tempo de ver nada no carro (dá me pena vê-lo parado, ate a bateria já lhe acabou)... a vida de estudante nestas alturas é complicada...
vou ter dois ou 3 dias de ferias antes de estudar para os exames...
a primeira coisa que estou a pensar fazer é mudar as velas, porque aquelas estavam todas pretas... e depois disso vou tentar afinar o melhor possível...
a minha intenção (depois da sugestão de um amigo e depois de ler o tópico sobre injecção electrónica) e colocar uma... mas não vai ser já... e ainda não entendi muito sobro o assunto...
voltando ao assunto principal,
haver se ponho o rapaz a roncar em condições...
ainda não tive tempo de ver nada no carro (dá me pena vê-lo parado, ate a bateria já lhe acabou)... a vida de estudante nestas alturas é complicada...
vou ter dois ou 3 dias de ferias antes de estudar para os exames...
a primeira coisa que estou a pensar fazer é mudar as velas, porque aquelas estavam todas pretas... e depois disso vou tentar afinar o melhor possível...
a minha intenção (depois da sugestão de um amigo e depois de ler o tópico sobre injecção electrónica) e colocar uma... mas não vai ser já... e ainda não entendi muito sobro o assunto...
voltando ao assunto principal,