reparação de motor 1200 por quem percebe pouco

Post Reply
superalex
✘✘✘✘

Re: reparação de motor 1200 por quem percebe pouco

Post by superalex »

como vi no youtube não deu jeito nenhum, mas deram-me umas idéias para criar as minhas próprias ferramentas:

cortei 30mm de tubo com 20mm de diâmetro e junto a uma das pontas fiz dois furos opostos de 12mm de diâmetro. o tubo de 20mm é da medida ideal para encaixar no rebaixo da anilha da mola.

Image

para fixar a válvula de modo a não abrir quando comprimisse a mola, arranjei uma barra perfurada de modo a aparafusar a dois dos furos da cabeça onde entram os pernos de aperto. a fixar a válvula coloquei um parafuso m8 com porca e contraporca para regular o comprimento necessário a bloquear a válvula

Image

Image

com uma chave de lunetas de 12mm (se for de 13 encaixa na porca e prende o movimento) fiz uma alavanca ao perno do veio de balanceiros com uma porca de 8mm a impedir a saída da chave

Image

com um iman numa chave retirei as meias luas
Image
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

algumas dicas:

por vezes a haste da válvula está colada às meias luas ou estas coladas à anilha e é preciso dar uma pancada seca com um martelo na chave

as meias luas retiram-se uma de cada vez e por vezes, para as libertar tem de se manobrar o casquilho de um lado para o outro para fazer abertura. isto é fácil e se o casquilho tiver a altura certa não se escapa da chave.

convém catalogar as válvulas de modo a não haver depois incompatibilidades válvula/sede

Image
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

neste momento ainda estou a raspar carvão das cabeças e das válvulas. considero a opção de montar um berbequim no torno de bancada e enfiar as válvulas na bucha do berbequim para raspar o carvão à torneiro
alexandre vicente

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Eu tambem aperto as válvulas na bucha e fogo à peça!
Uma folhinha de lixa e sai tudo que é uma palhinha.
Fiz uma máquina de sacar válvulas, para pobres.
É simples:
Uma base em madeira grossa
Duas mamas para encaixar as câmaras de combustão e as válvulas não caírem.
Um pórtico (tipo baliza)com dois ferros a pino um de cada lado
A unilos, um ferro de perfil redondo que entra num e noutro
A correr nesse ferro redondo, a alavanca de um travão de mão de um carocha.
Agarrado a essa alavanca, um saca-rolhas daqueles que têm duas hastes uma de cada lado.
As hastes saem fora que não são precisas, bem como a parte da rosca.

O ferro redondo onde corre a alavanca é um varão de terra, daqueles que os electricistas enfiam pelo chão abaixo.
A bitola é a mesma da cavilha de articulação da alavanca do travão de mão.
Isto tem funcionado bem.
Até agora! :D
Image

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Grnade idéia!!! Muito louco mesmo! Tb tou a precisar de arranjar uma coisa assim :D

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

pois era mesmo uma "máquina" dessas que eu queria fazer. mas o tempo é escasso
alexandre vicente

pedro silva

Post by pedro silva »

bem já que estamos a puxar pela imaginação não custa nada dar mais uma ideia :roll:

a ferramenta certa é esta :

Image

e o que pensei fazer para reduzir custos era, comprar um grampo destes:

Image

na extremidade cortar e soldar uma peça que possa agarrar bem a mola, tipo um garfo de 2 destes ... :roll:

talvez fique mais barato e resulte :wink:

cumps
Pedro

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Tambem resulta, sim senhor!
Foi essa a primeira ferramenta que eu fiz.
Apenas abri a unha ao meio, deixando espaço suficiente para as meias-luas passarem.
Mas depois partiu-se uma unha e eu pu-lo de parte e fiz a engenhoca com o saca-rolhas que até hoje é o que tenho.

O unico senão do grampo, é que temos que sacar as válvulas com a cabeça de lado, enquanto que, com o saca-rolhas, a válvula fica na vertical.

Fogo à peça!

Tio Baptista
Image

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

não estou parado. apenas tenho tido pouco tempo para a net.
vou só dar o ponto da situação. depois descrevo como fiz
montei as válvulas nas cabeças, usei o mesmo sistema que fiz para as desmontar. foi fácil
montei as cabeças nos cilindros, afinei as válvulas (depois coloco aqui os binários de aperto e a folga das válvulas)
nos últimos dias tenho-me dedicado a raspar ferrugem das tampas de válvulas e chaparia envolvente
fiz uma lista de compras onde inclui um escape novo, velas novas, um distribuidor 009, um kit de reparação de bomba de gasolina e mais umas coisas.
até breve
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

vamos lá a actualizar isto:

neste momento tenho o motor praticamente pronto, apenas falta afinar a folga longitudinal da cambota, montar o distribuidor e pouco mais.

como muitas das tarefas são fáceis de realizar, apenas descrevo as que requerem maior atenção (pelo menos as que nunca tinha feito e tive de aprender).

- montagem das cabeças
- montagem de válvulas (folgas nas guias)
- afinação de válvulas
- afinação da folga da cambota
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

ok, então vamos lá à montagem das cabeças.
só que antes de montar as cabeças é necesário montar as válvulas nas ditas cujas.
depois de limpas as cabeças, válvulas, molas, anilhas e meias luas é hora de voltar tudo ao seu devido lugar, mas primeiro há várias coisas a ter em conta:

depois de limpas as cabeças é imprescindível fazer uma observação cuidada à procura de rachadelas. os pontos mais susceptíveis de aparecerem rachadelas são o intervalo enre as duas sedes e junto à rosca das velas.

é conveniente rodar as válvulas a fim de rectificar o assentamento destas nas sedes. isso é muito fácil, um pouco trabalhoso, mas fácil. com um pouco de massa de esmeril e algum trabalho de dedos, rodar as válvulas nas suas sedes até a superfiície de contacto válvula/sede ter pelo menos 1mm, isto vai-se controlando por observação à parte que vai ficando polida.

outro ponto a controlar são as guias de válvulas, se a folga da haste das válvulas nos casquilhos-guia for demasiada (e neste ponto peço desculpa mas não sei como ver qual a folga máxima) é necessário substituir as guias. no meu caso as válvulas de admissão oscilavam pouco nas guias mas as de escape, já estão um bocado badalhocas. no entanto optei por não as substituir, uma vez que pretendo substituir brevemente as cabeças por completo
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

para montar as cabeças nos cilindros não esquecer a junta de cobre que fica entre a parte superior de cada cilindro e as cavidades de válvulas das cabeças. cuidado ao ir aproximando as cabeças dos cilindros, as juntas têm de entrar direitas e por completo para não ficarem mordidas.
ao mesmo tempo, os tubos das guias das válvulas serão também apertados contra as suas sedes, depois de terem levado em cada extremo os vedantes. cuidado com os vedantes brasileiros da as, são de má qualidade, muito quebradiços.
as costuras dos tubos devem ficar para cima (para o lado dos cilindros). um truque para os tubos não se escaparem durante a montagem é enfiar dentro de cada um deles uma guia de válvulas. assim se for necessário fazer alguma manobra para a frente e para trás com a cabeça eles não se escapam e vão parar ao chão.
Image
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

diagrama de ordem de aperto dos pernos das cabeças:
Image

à esquerda, o primeiro aperto a 10Nm. à direita, o segundo aperto de 30 a 32 Nm
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

para afinar as válvulas o manual refere 0,2mm a frio. foi o que utilizei.

antes de montar os pernos de afinação, rectifiquei as pontas que tocam no "cú" das hastes de válvulas. estes tendem a ganhar cova o que por vezes dificulta atingir a folga certa, o parafuso roda um bocadinho, mas é o suficiente para sair da cova e fica logo demasiado apertado.
outra coisa a ter em atenção quando se montam os veios de balanceiros (martelos) é a descentragem entre esse parafuso e o cú das válvulas. essa descentragem é essencial para provocar a rotação das válvulas no seu funcionamento.
Image

sinceramente, não sei como se regula essa descentragem. como marquei as peças todas, montei-as também na mesma ordem, por isso ficaram também com a mesma descentragem.
fica a esperança que alguém que nos explique ao ler isto.

não esquer de montar estas borrachas antes de montar os veios de balanceiros

Image
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

no ponto em que estou, apenas me falta montar o volante, com o respectivo retentor, junta e anilhas de eliminação de folgas. vou proceder do seguinte modo, uma vez que não disponho de nenhum comparador para ver a folga da cambota e consequentemente, saber quantas anilhas deve levar:

monto 3 anilhas, a junta e não monto o retentor. aperto o volante (não ao binário indicado, claro). verifico a folga, corrijo, se necessário, volto a ver a folga. quado estiver com a folga indicada, sei quantas e quais as anilhas que deve levar. aí coloco o retentor, as anilhas e junta e aperto o volante ao binário referido no manual (que a minha chave dinamométrica não dá, por acaso)

já agora:
a folga deverá estar compreendida entre 0,065mm e 0,125mm (máximo:0,15mm). isto com o volante montado, claro.
o binário de aperto do volante motor é de 300Nm (upa, upa!, nesse dia vou ter de almoçar bife)
alexandre vicente

Post Reply