Escolha correcta de pneus: comparação de medidas diferentes

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Britanico

Post by Britanico »

Curiosamente, a medida " imperial" já nem em Inglaterra se usa. Por aqui, é tudo como "aí", como consequência de um mercado globalizado.

Informação muito boa e a reter, principalmente para confirmar quando os "técnicos" de desperdício no bolso nos quiserem impingir uns pneus quaisquer lá do fundo da garagem.

" Oh, chefe, leve estes que estes dão à vontade..."

Como nota de remate, legalmente o pneu tem uma data de fabrico impressa em cada unidade, e podemos estar a comprar pneus "novos", feitos em 1994...

Atenção também a isso.

Obrigado por partilhar esta importante informação.
A inveja é uma homenagem que a mediocridade tributa ao mérito

El Yorn

Post by El Yorn »

Como nota de remate, legalmente o pneu tem uma data de fabrico impressa em cada unidade, e podemos estar a comprar pneus "novos", feitos em 1994...
...Miguel, ou de 84 ou pior ainda 74, uma vez que o único número que figura no pneu é o último do ano e não os últimos dois :cry: ...

Se bem que se encontrasse uns 5.00x16 ou 5.25x16 dos anos 50 novos em armazém para a Barn, não me importava de ficar com eles!!!! :D

El Yorn
Cool as air!!

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Yorn!

Isso era a cereja no cimo do bolo! :D
Image

El Yorn

Post by El Yorn »

Yorn!

Isso era a cereja no cimo do bolo!
:wink: Acredita que era Carlos!!!!
A 850 Euros o jogo dos 4 pneus (preço de Automobilia de Aveiro), fica cara a brincadeira para só fazer meis dúzia de kms por ano :?

El Yorn
Cool as air!!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Pneus velhos do tempo do D. Afonso Henriques?

4 Pneus e um cigano.

Aqui há uns tempos, um senhor estava de conversa com um grupo de pessoas numa festa.
Ao ouvir falar um jovem, descobriu que ele tinha um carocha, e que estava a gabar o carro, o melhor carro do mundo!
Disse-lhe então: Olha que coincidência! Eu também tive um carocha, há muitos anos atrás, depois vendi-o, mas fiquei com os quatro pneus, que eram novos, e ainda os tenho! Se os quiser, eu ofereço-os, e você pode metê-los e usar no seu carocha, pois estão novos!
O jovem agradeceu muito, mas ficou espantado, porque tinha o outro guardado os pneus tanto tempo?

O senhor mais velho respondeu, explicando o porquê:
Olhe, quando eu quis vender o carro, apareceu-me um cigano que se fartou de lamentar ter pouco dinheiro, que o carro estava caro, que precisava de um desconto, e que só comprava se eu fosse amigo dele e lhe baixasse o preço. Fiquei farto da conversa dele, mas como precisava vender o carro, disse-lhe que fazia o desconto, mas claro... tirei-lhe os pneus novos e meti uns recauchutados. Ora foi assim que acabei com os pneus guardados na varanda do apartamento, durante estes 20 anos...
O jovem aceitou a oferta, e dias depois, combinado um encontro, foi buscar os pneus novos e oferecidos, e foi a uma casa de pneus montá-los.
No dia seguinte... Descobriu o carocha com os quatro pneus no chão... Gretados e ressequidos desfizeram-se de um dia para o outro.

Moral da história: Três "espertalhões" gananciosos meteram-se em alhadas. Ninguém saiu beneficiado nesta história.

O cigano julgou que teve desconto, mas levou pneus gastos. O senhor ficou com a varanda ocupada com 4 pneus durante 20 anos, sem servirem para nada, senão estorvar. E o jovem achou que tinha uma grande sorte, na borla conseguida.
Eram todos muito espertos, mas ninguém ficou beneficiado, todos sairam a perder. Ganância...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

mpTUNA
Location: os passos em volta do mundo,do Cervin-Zermatt a´ serra do Marao ...

Post by mpTUNA »

Uma lição de vida, envolvendo três protagonistas (artistas), com particular destaque para o cigano...que ao que me parece ainda foi o que tirou algum proveito, embora pouco face a sua especialidade... :roll:
Nenhum carro criou laços tão pessoais com seus donos e foi tão humanizado no imaginário mundial quanto o VW Carocha..."um automóvel para as MASSAS"

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

bem visto Britanico, um update a fazer neste tópico futuramente: identificar a idade de um pneu.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Em relação aos pneus, as recomendações que sigo, são:

- Usar sempre pressão superior ao mínimo recomendado, a pressão prevista para "carga e andamento em auto-estrada"
- Não perder as tampas de válvulas.
- Lubrificar o flanco do pneu com glicerina e álcool, para dar melhor aspecto e sobretudo para prevenir gretas e fissuras que o sol pode acentuar ou provocar. Sei de quem use óleo de silicone, mas não há em todo o lado à venda.
- Usar um medidor de profundidade de sulcos, por forma a conseguir monitorizar o desgaste.
- Usar jantes o menos empenadas possível.
- Uso câmaras de ar o mais novas possível (da Camac).
- Evitar dar "toques" nos lancis, rebordos acentuados e enfiar pneus em buracos. Não subir passeios com um carro clássico. Há rico de danificar telas interiores ou fazer rasgões nos flancos.
- Tentar ver se o lado interior do pneu está em bom estado. Como isso é difícil, aproveitar momentos do carro em elevador (manutenção, lubrificação, etc) para tentar ver o estado interior dos pneus.

Os pneus por usar devem ser guardados num local seco, frio e escuro, armazenados na vertical e polvilhados de pó de talco.

Quando é que um pneu fica velho? Depois de quantos anos não e recomendado comprar um pneu?

Não e recomendado comprar um pneu mais velho que seis (6) anos já que com os anos o pneu começa a lentamente a desintegrar-se sozinho sem contar com o desgaste do uso. O pneu pode parecer novo mas depois de ser usado pode acusar desgaste anormal interno ou problemas diversos.
O composto de borracha envelhece com o tempo, perdendo algumas das suas propriedades, o que resulta frequentemente num desgaste progressivo da cinta e da carcaça.

No entanto, o uso de pressão elevada, sobretudo se o carro estiver guardado parado muito tempo, e a aplicação regular de um agente lubrificante na sua superfície (preferencialmente à base de óleo de silicone), pode permitir atrasar a degradação, que se torna evidente no aparecimento de fissuras na superfície externa.

O caso mais espectacular que conheço é o Mercedes blindado de Salazar, presente no Museu do Caramulo, que ainda possui os pneus originais; há mais de sessenta anos….

Como posso saber a idade de um pneu (tempo decorrido após a sua fabricação)?

Através da gravação do número DOT. Este número encontra-se gravado de um lado do pneu, próximo aos talões (região de apoio na roda). Para os pneus de fabricação anterior a 1º de Janeiro de 2000 este número é composto por três dígitos e a partir desta data, com quatro dígitos.

Exemplos:
(206 ») - indica que foi fabricado na semana 20 de 1996 (o símbolo ao lado dos números indica a década ímpar (90). Sem o símbolo seria um pneu da década de 80.
(2300) - indica que o pneu foi fabricado na semana 23 do ano 2000. A partir de 2000 já não há mais necessidade do símbolo para representação das décadas ímpares.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Domingues

Re: Escolha correcta de pneus: comparação de medidas diferentes

Post by Domingues »

boas, isto é muito util mas para quem percebe eu no livrete tenho 560---15 tipo montagem 1s, para passar isto para cm que medida tenho de averbar no livrete????
O CAROCHA NÃO É UM CARRO O CAROCHA É UMA VIDA

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

165-15
Image

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Para averbar no livrete só o I.M.T.T., pode fazer, mas com uma declaração da S.I.V.A., que custa 108 euros, mais 30 euros na IMTT.
Na SIVA pode-se, e deve-se pedir todas as medidas possiveis para o carocha, ou seja: 165r15, 175r15,185/60r15 e 185/65r15. são os unicos pneus que se podem montar, nada mais !
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

brunom

Post by brunom »

Olá,

O Decreto-Lei n.o 72-C/2003 (fotografado pelo SplitBusFan, acima) está disponivel em pdf:
http://dre.pt/pdf1sdip/2003/04/088A01/00560093.pdf

abraço

Americo Reis

Post by Americo Reis »

rolando lima wrote:Para averbar no livrete só o I.M.T.T., pode fazer, mas com uma declaração da S.I.V.A., que custa 108 euros, mais 30 euros na IMTT.
Na SIVA pode-se, e deve-se pedir todas as medidas possiveis para o carocha, ou seja: 165r15, 175r15,185/60r15 e 185/65r15. são os unicos pneus que se podem montar, nada mais !
Boas noites!Quais serão as medidas que a SIVA poderá averbar nos VW Tipo 3? tenho um de 1972 e gostaria de lhe colocar 195/65/15 será possivel a SIVA averbar essa medida? Obrigada

Post Reply