Curiosamente, a medida " imperial" já nem em Inglaterra se usa. Por aqui, é tudo como "aí", como consequência de um mercado globalizado.
Informação muito boa e a reter, principalmente para confirmar quando os "técnicos" de desperdício no bolso nos quiserem impingir uns pneus quaisquer lá do fundo da garagem.
" Oh, chefe, leve estes que estes dão à vontade..."
Como nota de remate, legalmente o pneu tem uma data de fabrico impressa em cada unidade, e podemos estar a comprar pneus "novos", feitos em 1994...
Atenção também a isso.
Obrigado por partilhar esta importante informação.
A inveja é uma homenagem que a mediocridade tributa ao mérito
Acredita que era Carlos!!!!
A 850 Euros o jogo dos 4 pneus (preço de Automobilia de Aveiro), fica cara a brincadeira para só fazer meis dúzia de kms por ano
Aqui há uns tempos, um senhor estava de conversa com um grupo de pessoas numa festa.
Ao ouvir falar um jovem, descobriu que ele tinha um carocha, e que estava a gabar o carro, o melhor carro do mundo!
Disse-lhe então: Olha que coincidência! Eu também tive um carocha, há muitos anos atrás, depois vendi-o, mas fiquei com os quatro pneus, que eram novos, e ainda os tenho! Se os quiser, eu ofereço-os, e você pode metê-los e usar no seu carocha, pois estão novos!
O jovem agradeceu muito, mas ficou espantado, porque tinha o outro guardado os pneus tanto tempo?
O senhor mais velho respondeu, explicando o porquê:
Olhe, quando eu quis vender o carro, apareceu-me um cigano que se fartou de lamentar ter pouco dinheiro, que o carro estava caro, que precisava de um desconto, e que só comprava se eu fosse amigo dele e lhe baixasse o preço. Fiquei farto da conversa dele, mas como precisava vender o carro, disse-lhe que fazia o desconto, mas claro... tirei-lhe os pneus novos e meti uns recauchutados. Ora foi assim que acabei com os pneus guardados na varanda do apartamento, durante estes 20 anos...
O jovem aceitou a oferta, e dias depois, combinado um encontro, foi buscar os pneus novos e oferecidos, e foi a uma casa de pneus montá-los.
No dia seguinte... Descobriu o carocha com os quatro pneus no chão... Gretados e ressequidos desfizeram-se de um dia para o outro.
Moral da história: Três "espertalhões" gananciosos meteram-se em alhadas. Ninguém saiu beneficiado nesta história.
O cigano julgou que teve desconto, mas levou pneus gastos. O senhor ficou com a varanda ocupada com 4 pneus durante 20 anos, sem servirem para nada, senão estorvar. E o jovem achou que tinha uma grande sorte, na borla conseguida.
Eram todos muito espertos, mas ninguém ficou beneficiado, todos sairam a perder. Ganância...
Uma lição de vida, envolvendo três protagonistas (artistas), com particular destaque para o cigano...que ao que me parece ainda foi o que tirou algum proveito, embora pouco face a sua especialidade...
Nenhum carro criou laços tão pessoais com seus donos e foi tão humanizado no imaginário mundial quanto o VW Carocha..."um automóvel para as MASSAS"
Em relação aos pneus, as recomendações que sigo, são:
- Usar sempre pressão superior ao mínimo recomendado, a pressão prevista para "carga e andamento em auto-estrada"
- Não perder as tampas de válvulas.
- Lubrificar o flanco do pneu com glicerina e álcool, para dar melhor aspecto e sobretudo para prevenir gretas e fissuras que o sol pode acentuar ou provocar. Sei de quem use óleo de silicone, mas não há em todo o lado à venda.
- Usar um medidor de profundidade de sulcos, por forma a conseguir monitorizar o desgaste.
- Usar jantes o menos empenadas possível.
- Uso câmaras de ar o mais novas possível (da Camac).
- Evitar dar "toques" nos lancis, rebordos acentuados e enfiar pneus em buracos. Não subir passeios com um carro clássico. Há rico de danificar telas interiores ou fazer rasgões nos flancos.
- Tentar ver se o lado interior do pneu está em bom estado. Como isso é difícil, aproveitar momentos do carro em elevador (manutenção, lubrificação, etc) para tentar ver o estado interior dos pneus.
Os pneus por usar devem ser guardados num local seco, frio e escuro, armazenados na vertical e polvilhados de pó de talco.
Quando é que um pneu fica velho? Depois de quantos anos não e recomendado comprar um pneu?
Não e recomendado comprar um pneu mais velho que seis (6) anos já que com os anos o pneu começa a lentamente a desintegrar-se sozinho sem contar com o desgaste do uso. O pneu pode parecer novo mas depois de ser usado pode acusar desgaste anormal interno ou problemas diversos.
O composto de borracha envelhece com o tempo, perdendo algumas das suas propriedades, o que resulta frequentemente num desgaste progressivo da cinta e da carcaça.
No entanto, o uso de pressão elevada, sobretudo se o carro estiver guardado parado muito tempo, e a aplicação regular de um agente lubrificante na sua superfície (preferencialmente à base de óleo de silicone), pode permitir atrasar a degradação, que se torna evidente no aparecimento de fissuras na superfície externa.
O caso mais espectacular que conheço é o Mercedes blindado de Salazar, presente no Museu do Caramulo, que ainda possui os pneus originais; há mais de sessenta anos….
Como posso saber a idade de um pneu (tempo decorrido após a sua fabricação)?
Através da gravação do número DOT. Este número encontra-se gravado de um lado do pneu, próximo aos talões (região de apoio na roda). Para os pneus de fabricação anterior a 1º de Janeiro de 2000 este número é composto por três dígitos e a partir desta data, com quatro dígitos.
Exemplos:
(206 ») - indica que foi fabricado na semana 20 de 1996 (o símbolo ao lado dos números indica a década ímpar (90). Sem o símbolo seria um pneu da década de 80.
(2300) - indica que o pneu foi fabricado na semana 23 do ano 2000. A partir de 2000 já não há mais necessidade do símbolo para representação das décadas ímpares.
boas, isto é muito util mas para quem percebe eu no livrete tenho 560---15 tipo montagem 1s, para passar isto para cm que medida tenho de averbar no livrete????
Para averbar no livrete só o I.M.T.T., pode fazer, mas com uma declaração da S.I.V.A., que custa 108 euros, mais 30 euros na IMTT.
Na SIVA pode-se, e deve-se pedir todas as medidas possiveis para o carocha, ou seja: 165r15, 175r15,185/60r15 e 185/65r15. são os unicos pneus que se podem montar, nada mais !
Um abraço.
Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!
rolando lima wrote:Para averbar no livrete só o I.M.T.T., pode fazer, mas com uma declaração da S.I.V.A., que custa 108 euros, mais 30 euros na IMTT.
Na SIVA pode-se, e deve-se pedir todas as medidas possiveis para o carocha, ou seja: 165r15, 175r15,185/60r15 e 185/65r15. são os unicos pneus que se podem montar, nada mais !
Boas noites!Quais serão as medidas que a SIVA poderá averbar nos VW Tipo 3? tenho um de 1972 e gostaria de lhe colocar 195/65/15 será possivel a SIVA averbar essa medida? Obrigada