Cabina para jactar a areia caseira.....

wolfburger1303

Post by wolfburger1303 »

Isto é uma cabine de decapagem, acho que ninguém batizou isto de máquina. E é o que é mais usado em restauros caseiros, util para decapar pequenas peças e evitar que o material decapador (areia, microesfera de vidro, coridon, etc) saia disparado em todas as direcções.

Para quem interesse ficam as fotos
[img][img]http://i202.photobucket.com/albums/aa98 ... C07430.jpg[/img][/img]
[img][img]http://i202.photobucket.com/albums/aa98 ... C07432.jpg[/img][/img]
a tampa com o vidro para se ver o k se está a fazer
[img][img]http://i202.photobucket.com/albums/aa98 ... C07436.jpg[/img][/img]
a pistóla com a mangueira que suga a areia
[img][img]http://i202.photobucket.com/albums/aa98 ... C07427.jpg[/img][/img]

Split65

Post by Split65 »

e já agora,no que toca à areia, há alguns requisitos?
Deixo aqui algumas duvidas:
A areia para ser usada nas maquinas de "jactar" compra-se em sacos ou pode ser usada a que estiver mais à mão?
Qual a granulometria, diametro do grão, adequado?
Basta ir ao rio ou praia e trazer uns baldes e começar a decapar?
Qual a natureza da areia? Por ex, areia cujo mineral principal for quartzo a meu ver será pouco amigo da chapa, pois o quartzo é um mineral muito duro, terá tendencia a estriar ou mesmo perfurar a chapa onde haja mais corrosao, no exrtremo oposto temos a calcite, mineral das rochas calcárias, mineral muito pouco duro, logo tendencialmente mais amigo da chapa mais corroída.

wolfburger1303

Post by wolfburger1303 »

Split65 wrote:e já agora,no que toca à areia, há alguns requisitos?
Deixo aqui algumas duvidas:
A areia para ser usada nas maquinas de "jactar" compra-se em sacos ou pode ser usada a que estiver mais à mão?
Qual a granulometria, diametro do grão, adequado?
Basta ir ao rio ou praia e trazer uns baldes e começar a decapar?
Qual a natureza da areia? Por ex, areia cujo mineral principal for quartzo a meu ver será pouco amigo da chapa, pois o quartzo é um mineral muito duro, terá tendencia a estriar ou mesmo perfurar a chapa onde haja mais corrosao, no exrtremo oposto temos a calcite, mineral das rochas calcárias, mineral muito pouco duro, logo tendencialmente mais amigo da chapa mais corroída.
Olá split65, ainda só experimentei Coridon que é um material proprio para decapar e areia fina que sobrou de umas obras que fizemos em casa. Eu acho que a areia fina de praia serve para decapar, mas vais ter que trazer muitos baldes da praia :? , experimenta. Eu para o meu restauro vou comprar areia fina.
Em relação a perfurar a chapa mais débil, é mesmo melhor que a chapa fraca perfure, assim sabemos o que temos de substituir.[/i]
Image

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Esquece a areia de praia.... tem sal :/ E os grão não são calibrados.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

wolfburger1303

Post by wolfburger1303 »

Já agora HKS, o que é que recomendas e onde se pode comprar? eu já experimentei areia (que eu acho ser de praia) mas não tinha pensado na questão do sal... :?
Image

rmhl

Post by rmhl »

o material indicado sera granalha de aço ou de polimero (esta e muito cara)
para resolver com bons resultados , areia ou meia areia das obras peneirada com um peneira de farinha

Situação intermedia sera comprar areia calibrada, que a ha a bom preço, mas dificil de comprar em qualquer lugar

Chamo mais uma vez, pois aqui ja o foi dito, que areia neste processo liberta particulas muito perigosas para a saude, uma boa exaustao e filtragem do ar e necessario

Eu na minha cabine caseira tenho granalha de aco para grandes exigencias e areia calibrada para aluminio e acabamentos

um abraço a todos

RUI LIMA

toiga
Site Admin

Post by toiga »

rmhl wrote:para voltar ao topico , aqui coloco o que tenho para decapar mecanicamente

Image
Faltam as mangueiras , mas serve para decapar ou a areia ou granalha em espaços abertos

Image
Image
Image
aqui e a cabine de decapagem

toiga
Site Admin

Post by toiga »

valter valente wrote:@ rmhl

Muito boa a tua cabine, nao sei se nao vou copiar o modelo.

Mas tambem aproveito para pedir o vossa opinão em relação aos preços desta empresa que se situa em Malaga, pois como vou lá com frequencia, nao sei se nao irei dar uma vista de olhos há loja.

http://www.premier-tools.com/search_results.php

abraço

valter valente

toiga
Site Admin

Post by toiga »

rmhl wrote:valente, estas a vontade
nao te acanhes, copia o que quiseres , mas com gosto

força nesses trabalhos

um abraço

RUI LIMA

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Hong Kong Syndicate wrote:A cabina é muita interesante. Qual é a origem do armario? Outra pergunta, tens alguma ventilação para as poeiras?

toiga
Site Admin

Post by toiga »

rmhl wrote:boas joao

a cabine foi feita apartir de um armario de arquivo de desenho, ate penso que e da marca Handy

a aspiração que esta montada nao e eficaz, mas é externa e sao pelo canto superior esquerdo
no futuro sera por ai feita mas numa primeira fase feito por um aspirador e mais tarde por um ventilador que estou a preparar (espero que na proxima quinzena esteja pronto)

um abraço

RUI LIMA

toiga
Site Admin

Post by toiga »

jnar wrote:talvez seja melhor pensar em arranjar outros materiais para usar, em vez da típica areia....
No entanto, não devem é ser tão económicos....mas como o "tuga" prefere arriscar a vida a gastar dinheiro, talvez a areia seja o ideal....

de qualquer forma, a tua cabina está com bom aspecto.
Estivesses tu mais próximo de Viseu e eu invadia-te com a carrada de peças que tenho para tratar :wink:

toiga
Site Admin

Post by toiga »

HUGO bOSS wrote:Gostei da ideia! :D
Ainda ponho a malta a fazer uma coisa destas!

Mas tenho umas dúvidas:
Que pistola usas? Foi feita por ti?
Ligas isso ao compressor?
Como colocas a areia na garrafa?

Estou na idade dos porques! :lol:

toiga
Site Admin

Post by toiga »

rmhl wrote:hugo

se te referes a da decapagem em espaços abertos tenho a dizer

foi feita apartir de uma garafa de gas (cuidado com o trabalho, enche a garafa com aguas para soldar pois esta foi feita apartir de uma nunca usada)
coloca-se areia ou granalha no seu interior apartir de um orificio aberto na parte superior que em uso e tapado com um bojão
a pistola e a normal de uma cabine, a que uso e das que se compra no aki
a diferença e que necessita de duas entradas de ar, uma na pistola e outra no reservatorio ligados directamente ao compressor
São efectuados trabalhos rapidos mas pequenos, e impecavel para carrocaria para decapar aqueles pontos dificis de limpar com os meus vulgares

saudação

rui lima

toiga
Site Admin

Post by toiga »

HUGO bOSS wrote:Hum... Obrigado pelas respostas...
Diz-me outra coisa, a garrafa não é também para a decapagem da cabine?

Post Reply