Luzes de sinalização de stop

Post Reply
Fernando Marques

Luzes de sinalização de stop

Post by Fernando Marques »

Necessito de ajuda pois o meu 1300 de 1970 deixou de acender as luzes de stop.
Já verifiquei as lampadas e estão boas, funcionando somente a luz de presença.
Na bomba central dos travões existe duas peças onde liga o contacto das luzes.
A minha duvida é qual das duas peças é o contacto do stop?
O outro contacto é referente á luz avisadora no tablier?
Como posso saber se esse contacto está ou não em bom estado?
Caso tenha de tirar um desses contactos o oleo do sistema de travagem vai sair pelo orificio onde o contacto trabalha.
Queria ir á inspecção com ele mas sem stops não convém, se alguém puder ajudar agradecia.

Obrigado

Fernando Marques

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Olá. essas duas peças, são as duas, valvulas de stop. elas estão ligadas entre si, embora não pareça. experimenta desligar uma dessas valvulas, e encosta um fio ao outro, mas ligas a chave. se acenderem as luzes, basta substituir uma valvula só, mas em principio, tens as duas valvulas estragadas, ou então vê os fusiveis!! na realidade vai sair um pouco de oleo, depois acrecentas no deposito, mas se vais à vistoria convem dar uma mangueirada de água no local onde verteu.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Fernando Marques

Obrigado Rolando,mas fiquei com a seguinte duvida cada contacto tem tres fios sabes quais são os que posso juntar para fazer a esperiencia.
O mais que pode acontecer é fundir um fusivel.
Para além das lampadas tambem verifiquei os fusiveis.

Obrigado

Fernando Marques

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

junta tudo, alguma coisa ha-de acontecer!! :lol: põe um extintor ai perto!!
não,! podes juntar tudo sem qualquer problema. talvez quando os juntares vais sentir uma faisca pequena, mas isso é sinal que as luzes estão a acender.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Fernando Marques

Vou tentar amanha verificar o que se passa, mas com as tuas dicas fico mais á vontade :D
Quanto ao extintor está sempre por perto :shock:
Obrigado mais uma vez pela ajuda .

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

As duas peças são contacto dos stops. Como tem duplo circuito de travagem tem um interruptor em cada circuito. Um dos fios é a massa o outro é para as luzes de stop e o terceiro é para a luz avisadora no tablier.

Se os dois interruptores são acionados ao mesmo tempo a diferença de potêncial na luz avisadora no tablier é zero e a luz fica apagada. Se só um dos circuitos não estiver a funcionar vais haver diferença de potêncial (12v) aos terminais da luz avisadora no tablier e ela vais acender. Os stops acendem desde que um interruptor funcione.
A massa (-) é o castanho. Não tenhas medo que não faz curto-circuito.
Se tires que substituir um dos interruptores ou os dois tens que ser rápido porque o óleo dos travões começa a sair. Proteje o chassis com um pano porque o óleo dos travões é corrosivo e dá cabo da pintura.

No meu caso a luzes ficavam sempre acesas. Depois de trocar um dos interruptores a luz avisadora no tablier acendia quando começava a travar e apagava quando travava com mais força. Defeito do interruptor e tive que o trocar novamente.

João

Fernando Marques

Obrigado pela explicação JCSE.
Consegui colocar as luzes a funcionar,estava um fio solto um dos contactos.
Soldei o fio num novo terminal e voltou a funcionar.

Post Reply