Existem imensas zonas ocas, onde não foi dado nenhum tramento na altura da construção e dentro dessas cavidades, a ferrugem continua a desevolver-se sem piedade.
No meu tópico, fiz algumas fotos onde se pode ver a aplicação de uma cera para ocos (ou cavidades), que se aplica com a ajuda de uma pistola própria, de um compressor e de um tubo flexível para chegar a zonas mais escondidas.
Essa cera serve para criar uma camada gordurosa permanente (algumas marcas são mais permanentes que outras) e assim, onde está essa gordura não estará água, logo não se desenvolve ferrugem.
A cera para ser verdadeiramemte eficaz, tem que se manter pastosa (sem solidificar), uma vez que ao ficar sólida, acaba por abrir fissuras por onde a água poderá infiltrar-se até chegar à chapa. Como é óbvio, esse aspecto pastoso também depende da temperatura exterior. Por exemplo, no site que vende aquela que é considerada a melhor cera de todas (pelo menos, num dos artigos que li), pode-se ler que é usual no Verão, vermos cera derretida no chão, quando esta é aplicada nas portas, uma vez que estas têm uns furos próprios por onde poderá escorrer a água, quando esta entra pelas frestas das janelas e por isso, escorre a cera também, ao tornar-se mais líquida com o aumento da temperatura.
No entanto, nas ceras mais económicas, a solução pode passar por um maior número de aplicações por ano, para tapar as fissuras que possam surgir, se eventualmente esta solidifique.
Mas uma vez mais digo, que interessa que essa cera não solidifique nunca!
Locais a aplicar (pelo menos, aqueles onde apliquei, até agora):
- Portas da cabina
- Tampa do motor
(reparem nos escorridos que se vêem por dentro: http://www.jnar.com/avatar/IMG_4531.jpg)
- Porta de trás
- atrás dos paineis frontais que tapam os farois (são estes : http://forum.autohoje.com/uploaded/jnar ... G_1587.jpg) ou atrás dos piscas e pela frente da carrinha,
- Atrás dos farois da frente
etc, etc.
Outra zona onde aplicar é nos espaços interiores das longarinas.
De qualquer forma, deixo aqui algo sobre o tema e que também se pode ler na página 2 do meu tópico:
viewtopic.php?t=21&postdays=0&postorder=asc&start=45
"Em relação à cera para cavidades, eu meti bastante. No entanto, devo acrescentar que no outro fórum onde eu comecei a fazer o historial do restauro (http://forum.autohoje.com) recebi uma resposta que transcrevo para aqui:
"eu posso dar o meu "bitaite" em relação a essas ceras?
Eles fizeram um teste na alemanha durante um ano em caixas pequenas que se assemelham a embaladeiras. Ijectavam produtos de várias marcas em várias caixas. Depois pulverizavam-nas sistemáticamente com agua salgada do tipo que se encontra nas estradas alemãs. Os produtos da 3m eram tão maus que passado um ano até a caixa se desfazia.Tiveram que retirar o produto do mercado alemão.
Quem diz 3m diz 90 % dos produtos que eles testaram.
É que as "ceras" têm que ter uma propriedade que se chama em alemão "kriechfähigkeit" traduzido À cão: a propriedade de se espalharem após serem aplicadas. O que quase nehuma tem. ELas são ceras no frasco e quando se aplicam o "diluente" que as faz líquidas evapora passado uns tempos. Secam e ganham fissuras por onde a agua adora passar.
Há gorduras que nunca secam que é o caso deste produto. http://mike.british-cars.de/
São aplicadas a 100º e quado arrefecem formam uma camada que nunca seca. São caras e a pistola para aplicar é cara mas num restauro acho que vale a pena.
O link que indiquei acima ganhou os testes todos. É um produto "caseiro" feito por um entusiasta de clássicos.
Eu usei isso na 4l e fiquei espantado com a consistência daquilo.
Uma forma aletrantiva é a massa usada nos cablecars de montanha. Aqui não se arranja mas há muita malta na alemanha que injecta isso nas cavidades dos clássicos.
Como dizem os bifes são apenas os meus "2cents".
Abraço a todos" por schima em 08/02/2006
agora um post meu em 15/02/2006:
Já agora, só mais uma coisita...
Depois do Schima ter colocado aqui um post sobre as Ceras e antes de ter respondido à minha pergunta sobre o quanto é que tinha gasto, eu mandei um mail a perguntar o que precisaria para uma primeira aplicação e quanto do seu "fluído de silicone" para os travões, um carro destes necessita. A resposta chegou hoje:
Tel. 0049 (0) 4126 2095
Fax 0049 (0) 4126 2094
www.mike-sander.de
Hallo João,
sorry for the late answer,
shipping costs Europe:
Bis 5 Kg ..............17,00 EUR
Bis 10 Kg..............22,00 EUR
Bis 20 Kg..............32,00 EUR
We would send You an invoice first.
After payment we send the goods next day.
------------------------------------
You will need about 6,5 Kg of MIKE SANDERs KORROSIONSSCHUTZFETT,
as well as the spray gun, the cavety nozzle and the hooked nozzle.
1 liter of silicon brake fluid would leave You some extra.
Regards,
Mike
Agora as fotos de algumas zonas onde aplicar e que não são locais óbvios:
para se evitar isto (ou tentar, pelo menos),
na minha carrinha (página 5) - do lado da porta de correr, canto do tejadilho
e do lado oposto (ou seja do lado do condutor)
Na Samba do "garajista" Kastenwa (serve para verem os espaços ocos que existem nesta zona e que não têm tramanento nenhum)

e na carrinha do garajista valter valente,

pode-se aplicar por aqui:
e por aqui,
(com o tubo para a esquerda e para a direita)
concluindo,
Atenção que as únicas entradas por onde se tem acesso à zona escondida são as que assinalei...e não a que parece óbvia.
No risco horizontal que se nota nesta imagem, existe uma chapa interior que divide esta zona em duas secções. Bastará meterem a mão ao lado, para verificarem com a ponta dos dedos, a existência dessa chapa.
Esta conversa toda, vem na sequeência de um post que meti no tópico do christopher ao qual o valter valente respondeu com um pdf via messenger, que sacou da net.
Fica aqui o link, para todos terem acesso:
http://www.jnar.com/download/Bus.pdf