Já lá vai muito tempo.
Mas só agora é que atraquei neste porto.
Estou sempre a aprender:Comecei a minha vida profissional a trabalhar numa casa de pneus, na Av. Duque D`Ávila, aos 14 anos de idade.
Havia muito poucos pneus radiais e não havia a diversidade de medidas e modelos que há hoje.
Tambem não havia estradas como hoje e carros a dar 200 kms/hora eram meia duzia deles e mesmo assim tinha que ser entre Sacavem e Vila Franca de Xira. E já era um pau!
Nesse tempo, o VW 1200 que era o modelo que mais havia a circular, de entre os VW ar, calçava 5.60X15.
Depois, quando começaram a calçar pneus radiais, o que se montava era o 165X15 e não o 155X15, como aqui tenho visto escrever muitas vezes.
Admito que realmente nesse tempo se estivesse a cometer um erro ao montar 165X15, mas era o que se fazia e era recomendado.
Nunca me passou pela cabeça, medir o diâmetro exato da roda completa e à pressão indicada (17 - à frente - 23 - atrás, nos pneus normais)para ver se havia alguma diferença entre a roda com pneu normal e com pneu radial, sendo que, com este pneu, se acrescentavam mais duas libras à pressão normal.
Afinal em que ficamos: 5.60X15 equivale a 165X15 ou a 155X15?
Diga quem sabe.