Ferramenta SchoolMade ;)

Post Reply
Enz0

Ferramenta SchoolMade ;)

Post by Enz0 »

Boas! Apresento-vos a minha mais recente criação :) nada de mais, apenas um "compressiómetro". para testar a compressão de um motor a gasolina.

a versão que fiz hoje, é de uma vela de rosca comprida...irei fazer depois outra de rosca curta. muito fácil faz-se num instantinho.

primeiro que arranjar uma vela usada...partir a cerâmica, escaranfunchar aquilo tudo, com um punção aconselho, retirar a peça metálica (esqueço-me do nome) para onde salta a faísca, do eltrodo para essa pecinha. até ficar a vela "ôca". aí, a solução que arranjei foi, de pegar num bujão do óleo, que ficasse justo...comecei por tentar aparafusar, mas como é aluminio, moia...foi à prensa, mas antes levou uma anilha de esmagamento de cobre para vedar bem. ok, beleza! dali não sai...

e agora? que hei-de usar...olhei para uma roda, e lembrei-me dos pipos, como na minha escola tenho disso a montes novo, peguei num, fui ao esmeril, retirar a borracha toda e ficar só o cobre. ok, medi o diâmetro, fiz o furo no bujon que tava na vela ao centro, peguei num Macho :twisted: e numa tarracha e fiz rosca no pipo e no bujon. tá feito :D agora com uma fita de teflon ou que é, que se usa nas canalizações, à volta da rosca do pipo, e tá a apertar...

aqui ficam as fotos...

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

para o usar, não é preciso então nenhum manómetro de propósito para isto. basta usar o manometro de encher os pneus, sem a mangueira ligada, não é preciso como é obvio, e obtém-se assim os valores.

amanha vou testar o bicho...estanquecidade está ok, basta saber se o resultado que chega ao manómetro é o certo, vou fazer com um aparelho que tenho na escola e depois verei, se houver diferença, a margem de erro se houver :wink:

depois digo qualquer coisa...fiquem bem!!

Jorge
Last edited by Enz0 on 17 Apr 2007 21:57, edited 1 time in total.
Automotive Technical Support and Training

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Se resultar, regista a patente! :D :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

resulta sim...

Parabéns ;)
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

Enz0

Post by Enz0 »

Aprovado! já poupei entre 50 a 300 euros... :D

nezz
★★

Post by nezz »

muito bem pensado. parabéns!
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Sim senhor, muita boa idea! Sera que tens alguma ideia para fazer a mesma coisa mas para medir o volumo de um conjunto camisa/ piston?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Enz0

Post by Enz0 »

Sera que tens alguma ideia para fazer a mesma coisa mas para medir o volumo de um conjunto camisa/ piston?
só se não tiver mesmo informação nenhuma sobre as caracteristicas do motor, caso contrario, faz-se o cálculo muito facilmente. mas pressupondo que nao temos informaçoes nenhumas, e não queremos tirar a cabeça de maneira nenhuma, a unica solução que vejo é a de encher pelo sitio da vela com óleo...se calhar, primeiro com o piston no PMS (ponto motor superior) retirar o oleo para uma seringa, proveta ou assim para ver a medida...

depois, encher com o piston no PMI (ponto morto inferior) e fazer a diferença...a situação é que provavelmente não se consegue chupar o óleo todo :? mas se calhar, em cada fase, dar ao motor de arranque para retirar o resto o oleo...e para isso, teria que se usar uma valvula anti-retorno, para que o oleo com o ar fossem para o reservatório ou assim, sem sucção, mesmo assim, alguns cc's iam po escape, perdendo-se esses cc's para medir, se é que me faço entender.

mas só deve resultar para uma minima noção, e não deve ser muito certo.

fiquem bem

Jorge

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

A ideia seria nas provas de arranque poder controlar que a cilindrada anunciada é bem a existente...caçar os batoteiros, mas sem desmontar mais nada do que uma vela... Como medir este volume sem qualquer tipo de danos ou de injecção de produtos?

Enz0

Post by Enz0 »

existir sei que existe forma de medir como está a dizer...aliás, tao a pensar em equipar a policia para controlar isso mesmo...

mas vou-me informar disso, também me está a deixar bastante curioso...provavelmente qualquer maquineta existe para medir so em função do ar, mas queria conhecer essa maquineta para saber se há uma alternativa "home made" :wink: quando souber de novidades, eu aviso HKS ;)

Jorge

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

M****, essa da policia vir a ser équipada com material deste calibre desconhecia por completo :/ Vai ser da vez mais difficil illudir o sisteme

bluepitbull

Post by bluepitbull »

Bem Enzo isso foi 5 estrelas vou fazer um para medir a compressao do meu carocha!!!precisamos é de mais ferramentas caseiras como essa!!!!

Post Reply