a versão que fiz hoje, é de uma vela de rosca comprida...irei fazer depois outra de rosca curta. muito fácil faz-se num instantinho.
primeiro que arranjar uma vela usada...partir a cerâmica, escaranfunchar aquilo tudo, com um punção aconselho, retirar a peça metálica (esqueço-me do nome) para onde salta a faísca, do eltrodo para essa pecinha. até ficar a vela "ôca". aí, a solução que arranjei foi, de pegar num bujão do óleo, que ficasse justo...comecei por tentar aparafusar, mas como é aluminio, moia...foi à prensa, mas antes levou uma anilha de esmagamento de cobre para vedar bem. ok, beleza! dali não sai...
e agora? que hei-de usar...olhei para uma roda, e lembrei-me dos pipos, como na minha escola tenho disso a montes novo, peguei num, fui ao esmeril, retirar a borracha toda e ficar só o cobre. ok, medi o diâmetro, fiz o furo no bujon que tava na vela ao centro, peguei num Macho
aqui ficam as fotos...

para o usar, não é preciso então nenhum manómetro de propósito para isto. basta usar o manometro de encher os pneus, sem a mangueira ligada, não é preciso como é obvio, e obtém-se assim os valores.
amanha vou testar o bicho...estanquecidade está ok, basta saber se o resultado que chega ao manómetro é o certo, vou fazer com um aparelho que tenho na escola e depois verei, se houver diferença, a margem de erro se houver
depois digo qualquer coisa...fiquem bem!!
Jorge
[/center]