Quem é que é capaz de dar umas luzes sobre este tema?
O esquema em questão é o seguinte:
com a respectiva legenda
a dúvida é: se eu quiser reparar alguma secção da instalação eléctrica que esteja danificada, como identificar o tipo de fio correcto, isto é pelas cores correctas e pelo seu diâmetro. Pelas cores acho que basta olhar para o desenho, mas e como se identifica a espessura?
obrigado rolando. e as cores o que nos dizem? e já agora, como saber o comprimento do fio? por exemplo, no caso do fio que vai da caixa de fusiveis à lâmpada de stop esquerda, como sei quanto mede (se é que isto se pode ver num esquema eléctrico)?
primeiro, o esquema electrico não tem escala. nao se pode saber a medida por aí. A melhor solução é começar a esticá-lo pelo sítio de passagem, e quando chegares ao fim cortas!
as cores são para nos orientarem, porque se fossem todos da mesma cor, não sei o que seria! tinha-mos que os seguir a olho e apalpadelas. quando um fio amarelo está no farol da frente, vou á caixa de fusiveis, e vejo logo que é aquele.
diverte-te!
Um abraço.
Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!
Para fazeres uma cablagem dessas tens duas soluções:
- 1ª Desmontas essa completamente toda e copias o comprimento dos fios.
- 2ª Desmontas essa completamente e começas a estender fios, até ao local que pretendes. de outra maneira não vejo como fazer, saber os comprimentos dos fios é muito difícil.
Eu já fiz instalações completas, e é assim que faço. agora se alguem tiver outra solução, que se explique.
Um abraço.
Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!
Usa a táctica do esticar de um sítio ao outro...
Nos que ainda existem, poderás usar a táctica dos electricistas de casas... numa extremidade amarras o fio novo ao velho e puxas da outra... quando lá chegar, cortas na primeira ponta, desamarras na outra e colocas os terminais e ligas...
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século" ""Patina" my ass, that's rust!"
isso nos carros não dá. nas casas os fios passam soltos dentro de tubos. nos carros vêm amarrados uns aos outros.
quanto ao comprimento, isso não é importante desde que não fiquem curtos. aliás, até convêm que fiquem um pouco maiores que o mínimo para poderes cortar e fazer nova ligação em caso de se partir um terminal ou a ligação a um terminal. o que sobrar fazes umas voltinhas e arrumas de modo a ficar bonito. eu costumo usar abraçadeiras plásticas das mais fininhas.
quanto a espessuras, não é esse o termo que se utiliza mas sim secção (mm2). tens de várias secções, estão indicadas no esquema. podes substituir cada fio independentemente mas copiar essas cores é difícil pois nas lojas apenas deves encontrar cores lisas, nada de riscas. no entanto, se não procuras a originalidade 100% isso é suficiente, caso contrário terás de comprar um "wire loom" ou trança, em português, há para todos os modelos nos sítios do costume.
se vais refazer a instalação eléctrica na totalidade, o que eu aconselho pois com 50 anos o isolamento dos fios deve estar já bem ressequido e quebradiço, há alguns passos básicos que tens de ter em conta:
- estudar o esquema e ver de onde partem os fios e onde vão ligar
- ver as secções correspondentes
- fazer uma boa separação de cores, utilizando a melhor lógica
- cortar sempre os fios em comprimento suficiente para ter boa folga em ambos os lados
- juntar os fios uns aos outros através de abraçadeiras ou fita isoladora, fora do sítio onde irão passar (eu prefiro uni-los com fita isoladora e depois enfià-los entro de uma manga flexível)
Last edited by superalex on 29 Sep 2009 23:27, edited 1 time in total.
- montar a trança no sítio correspondente
- ligar os diferentes fios da trança tendo em atenção o que disse sobre o comprimento dos fios. utiliza terminais de boa qualidade, as avarias eléctricas são 90% das vezes causadas por defeitos de contacto nos terminais ou no seu cravamento (eu prefiro estanhar as pontas e soldar aos terminais)
- por fim fazer as derivações pequenas entre os diferentes aparelhos
espero ter ajudado. estás à vontade para qualquer coisa que precises.