O meu primeiro VW - VW 21 Kastenwagen 1971

zeferreira

O meu primeiro VW - VW 21 Kastenwagen 1971

Post by zeferreira »

Antes de mais, um grande bom dia a todos!

Ontem comprei (à sociedade com o meu pai) o meu primeiro VW.
Como diz o título, o modelo é o vulgarmente chamado pão de forma!
Já andava a poupar a mesada há uns tempos para comprar uma, para quando surgir-se uma baratinha e em condições de meter a andar sem gastar muito nela.

Quem soube dela foi o meu padrinho que numa conversa cruzada ouviu: " epá, tive agora ao pé dum datsun 100a e de uma Volkswagen...." depois de tentar não levantar muitas suspeitas sobre a carrinha lá andou a perguntar aos velhotes da zona quem é que teria tal viatura e acabou por descobrir.
Quando a viu, disse-me que era de aproveitar que estava "direitinha de chapa" , que era de 5 lugares e o dono era capaz de a vender mais ou menos barata, para mim bastou para me convencer.
Depois de algumas tentativas de ir ver a carrinha com o meu padrinho, conseguimos um horário compativel e fomos ver a menina.

Para não variar a carrinha tava esquecida no meio de um pinhal. Mas o antigo dono teve a feliz ideia de a meter dentro de um barracão.

agora fotos:

como a vi pela 1ª vez:

Image

Image

Image

Tava com uma camada de pó em cima ....

depois la se fez o negócio com o dono e depois de se ter tirado tudo o que estava la dentro e à volta que impediam a saida da carrinha, com um reboque improvisado la se tirou a carrinha para o sol , que não via desde 1998 altura em que o dono a levou a uma inspecção e chumbou por corrosão por baixo e também devido a folgas na suspenção.

2 fotos ainda dentro do barracão:

Image

Image

algumas fotos cá fora ao sol pela 1ª vez há muito tempo:

Image

Image

Image

Image

Os antigos donos:

Image

O novo dono com cara de ter acabado de comprar uma pão de forma:

Image

Já à porta do mecanico que fará o que for preciso para passar a inspecção daqui a umas semanas:

Image

Image

e o estado interior:

Image

Image

Image

Image

Image

Escrevendo sobre o estado da carrinha: apresenta alguma corrosão do lado direito por baixo e nas cavas das rodas (presença de lamas que nao foram lavadas e que foram fatais pa chapa)

Os fundos terão de ser todos mudados. os da frente deu para ver que estavam com alguma degredação e os de trás têm uma proteção de madeira por cima que ao longo dos anos apodreceu e calculo que também levou a chapa por baixo à ruina.

Tem duas almogadelas mínimas, frente lado esquerdo, traseira lado direito.
Verifiquei o tejadilho e só encontrei uns pontos de ferrugem (superficial espero) nas zonas onde o suporte das barras de tejadilho encaixavam.

As forras estão completas, estando as de trás à imagem do seu uso (era uma carrinha de transporte de mecardorias, o antigo dono tinha uma "venda").

Os bancos da frente não têm um rasgo à semelhança da forra do tecto (que é só à frente). Mas a napa do conductor já foi estofada (penso que devido à saida e entrada de todos os locais da "volta" onde o antigo dono parava no seu negócio). O banco de trás vai ser subtituido por um que dê para transformar em cama.

O tableir está completo e sem rachas sendo a única alteração a mudança do canhão de ignição.
falando de pneus: 11 anos parados e tavam todos prontinhos para andar, tendo o pneu suplente ainda os pinos de borracha caracteristicos de pneu com 0 Km ( mas já foi rechapado).
As opticas da frente são todas de origem e apenas um pisca está estalado. atrás houve uma que foi substituida.
De motor e caixa o Sr Henrique ( antigo dono) disse que estava a andar e que nuca teve problemas, só parou a carrinha porque não queria estragr dinheiro nela depois da inspeção que chumbou e também devido a ter comprado uma nova.

Concluindo: a carrinha teve um dono (agora 2), tem 130.000 Km, e acho que dicifilmente encontraria uma melhor estima do que esta. O dono só me a vendeu porque segundo ele "...não me interessam carros velhos..." mas "... fico sempre com pena de me desfazer dela..." e também só a vendeu porque eu lhe garanti que era para mim e não para fazer negócio com ela.

De referir ainda que : a carrinha veio com o macaco e o kit de ferramentas da altura, apenas vou ter de fazer uma bolsa mas o meu tio (type82e) já me disse que me emprestava uma igual para fazer um molde. veio também com o manual de intruções ( infelizmente foi atacado pelos "ratz" ) e também (agora o mais incrivel) o livro de serviços de revições (que mais tarde meto aqui uma digitalização) com TODAS as revisões feitas na marca.
O negócio inclui também 2 conjuntos de barras de tejadilho (tubolares). Um a todo o comprimento da carrinha, e outro mais curto (este último não tenho a certeza que seja da carrinha, mas está em melhor estado e pode dar jeito para remendar o outro).

O projecto da carrinha para mim era mexer só em mecânica e botar gasolina e fazer Km, mas a outra parte da sociedade quer pegar na carrinha em outubro e metê-la num bate-chapas pa a meter nova (às vezes é bom comprar carrinhas em sociedade). Em Setembro ela é minha.

Agora quero pedir aos entendidos do assunto para estudarem as fotos que deixei, para me ajudarem a ver tudo o que está mal na carrinha e a orientarem-me depois na fase de restauro, sendo o objecivo deixa-la perto do que saiu de origem.

Obrigado desde já pelo tempo e desculpem a seca

Despeço-me com um forte abraço
E um obrigado especial aos meus tios Joaquim Carvalho (type82e) por toda a orientação vw e José Carvalho por a ter encontrado. E também ao meu pai, já que sem a sua "sociedade" a carrinha ainda tava no meio do mato

Image
"são 40 € de 95 e uma bilha de óleo"

seventropical

Re: O meu primeiro VW - VW 21 Kastenwagen 1971

Post by seventropical »

Fico feliz por ti zeferreira............ :wink:
encontraste finalemente a tu pão de forma.parece ser uma boa base de restauro.......... :wink:
Parabéns pela acquisição........ :wink:

seventropical....... :wink:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

fan
Site Admin

Post by fan »

Muito parabens pela carrinha.

Quando estiver a andar se vieres a Figueira diz qualquer coisa...

Se tiver carburador em condições devo ir ao próximo encontro a Coimbra.

F:A:N:

nezz
★★

Post by nezz »

grande achado :D ainda por cima AG como a amarela!
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Parabéns e boa sorte com a carrinha!

Essas "sociedades" vêm sempre a calhar, excepto quando o "sócio" pergunta em tom de gozo "sabes quanto já me deves, não sabes?" :lol:

Se tivesse uma early bay nesse estado, jamais me meteria em restauros no curto prazo, apenas reparos na mecânica e siga.
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Jorge Silva

Post by Jorge Silva »

Parece muito boa, parabéns!

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Parabéns pela aquisição... :D
Já tinha questionado pelas novidades no tópico "Eu vi"...

Trata de ir comprando as peças de chapa aos poucos... os fundos principalmente... e depois de teres tudo, restauras... entretanto arranja a mecânica e anda com ela... :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

olim

Post by olim »

Bela máquina Zé, meus sinceros parabéns pelo achado. Parece estar em muito bom estado. Muitos KM's de boa condução :wink:

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Boa sorte e parabens pela aquisição.

Um pai arranja sempre uma boa desculpa para ajudar um filho! :D
Eu tambem ia gozando com ela e arranjando, gozando e arranjando, gozando e .............

Para aquilo que já estás habituado a ver aqui no forum, em termos de carrinhas, não é surpresa nenhuma para ti, aquilo que irás encontrar depois de lhe despires as cuecas.

Só debaixo desse pára-brisas há matacanha com fartura e, na minha modesta opinião, devia ser o primeiro sítio em que devias atacar. Isto porque, a água infiltra-se por aí e vai molhar a instalação eléctrica: relé, fuzíveis e depois, pimba!

Tal como numa casa que mete água. Primeiro, telhado novo e depois de parar com as infiltrações, já podemos trabalhar nos outros sítios à vontade, porque a casa já está protegida.
Boa sorte.

Tio Baptista
Image

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Parabéns pela aquisição, Zé.
Uma AG igual à do Chris... certo?

Por baixo desse pára-brisas isso deve estar assim:

Image

Image

Image

como é que está o tejadilho?
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

Parabéns pelo achado, mais uma Early Bay toda catita ;)

joao
✘✘✘✘

Post by joao »

parabens pela aquisiçao

é practicamente um barn-find :lol:
[center]'73 1303 S daily driver | '69 Bay | '64 Splitscreen |
'62 Splitscreen pick up[/center]
[center]sex, vw van's and rock and roll[/center]

zeferreira

Post by zeferreira »

Boa tarde a todos

Obrigado pelos posts

Quando a comprei nao lhe tinha visto a frente visto que estava quase encostada á parede e nao havia maneira de pular por cima de toda aquela tralha.

Quando a tirei do barracao é que deu para ver como é que ela estava. mas nao tou arrependido pois esta em muito bom estado no geral.

Esta semana nao vou tar com ela porque vim de ferias com os pais e assim aproveitei e meti-a no mecanico.

O meu objectivo era de andar com ela neste estado sem mudar estofos nem nada, só a arranjava de mecanica, e mais tarde com tempo arranjava-a como merece.

Mas infelizmente nao tenho a certeza de os senhores das inspecoes a passam devido á corrosao que ja foi a causa do chumbo á 11 anos. assim aproveito e de chapa ja fica pronta (fica á conta da sociedade).
Se passar tudo bem, se nao passar vai á faca.

Agora fico por aqui porque net nos hoteis é cara pa caracas ( desculpem a escrita, aqui os teclados nem assentos nem cedilhas nem porra nenhuma). Quando voltar respondo a todos como deve ser e meto mais fotos da evolucao.

Abracos a todos

zeferreira

Post by zeferreira »

Boa Noite

Para grande tristeza minha a carrinha ainda não está a andar.
Tenho ido ao mecânico fazer uma pressão para ver se ele pega nela, mas pega uma horita aqui outra passado uns dias. Começo a pensar que ele vê a minha carrinha como um hobbie para as horas livres dele.

Ponto de situação: o motor já trabalha e agora anda a reparar o circuito de travões e também a reparar um promenor que tinha aparecido na última folha de inspeção.

Eu até percebo o mecânico, ele diz que os carros de trabalho dos clientes têm prioridade e que quando a carrinha lá chegou já lá estavam uns quantos à espera para serem arranjados. E também diz que quando pegar na carrinha fica com um posto ocupado , depois tem de esperar por peças e fica com o espaço ocupado sem puder fazer nada.
Mas deixou a promessa que esta semana perdia um tempo com ela.

Entretanto andei a ler um livro e fiquei com uma dúvida e peço a quem sabe que me esclareça:

- No livrete diz que o modelo é o VW 21 , mas o código de 21 não era para furgões de mercadoria com os paineis fechados?
Encontrei um esquema que identica um furgão earlybay como modelo 21 e uma microbus latebay como modelo 22.
a minha dúvida é: modelo 21 são os furgões "normais" e o modelo 22 as microbus, ou o modelo 21 corresponde às earlybays (T2a) e o modelo 22 às latebays (T2b)?

outra dúvida :

- ando a pensar no esquema de cores. no livro que ando a ler diz que os modelos 1968-70 quando tinham 2 cores a separação era na calha do tejadilho, e que de 1971-79 a separação era 2.5 polegadas abaixo das janelas. Esta informação leva à conclusão que a divisão do esquema de cores não se alterou quando ocorreu a substituição da T2a pela T2b, mas sim no último ano de produção da T2a. ( Como a minha carrinha é de 71 e eu queria mete-la com uma certa originalidade gostaria se alguém me pudesse esclarecer).

outra dúvida relacionada com a anterior:

A minha carrinha é um veiculo misto ( carga e passageiros). O esquema de 2 cores é correcto ou era só para as carrinhas exclusivas de passageiros?

Tenho as ferramentas do estojo que vinha com a carrinha de molho em petroleo há mais de uma semana, já troquei o petroleo 2 vezes e tou farto de escovar com uma escova aspera (de plástico) e ainda há muitos vestigios de ferrugem. tou a pensar em usar uma escova de arame, será muito abrasivo para as ferramentas? é que eu gostava de as preservar.

Agora deixo-vos duas digitalizações:

a capa do manual da carrinha, mais tarde posso digitalizar por completo para quem quiser, embora muitas paginas estejam danificadas pela acção da agua e dos ratos.
Image

e aqui o caderno de serviços de revisões, todas na marca até aos 80.000 ( a carrinha supostamente tem 130.000)
Image

Volto a escrever quando houver novidades
A quem soubesse responder às minhas dúvidas obrigado desde já.

Um abraço a todos

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Tenho de consultar as bíblias à noite...

Quanto às ferramentas, tenta com WD40... talvez ajude..
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Post Reply