Ontem comprei (à sociedade com o meu pai) o meu primeiro VW.
Como diz o título, o modelo é o vulgarmente chamado pão de forma!
Já andava a poupar a mesada há uns tempos para comprar uma, para quando surgir-se uma baratinha e em condições de meter a andar sem gastar muito nela.
Quem soube dela foi o meu padrinho que numa conversa cruzada ouviu: " epá, tive agora ao pé dum datsun 100a e de uma Volkswagen...." depois de tentar não levantar muitas suspeitas sobre a carrinha lá andou a perguntar aos velhotes da zona quem é que teria tal viatura e acabou por descobrir.
Quando a viu, disse-me que era de aproveitar que estava "direitinha de chapa" , que era de 5 lugares e o dono era capaz de a vender mais ou menos barata, para mim bastou para me convencer.
Depois de algumas tentativas de ir ver a carrinha com o meu padrinho, conseguimos um horário compativel e fomos ver a menina.
Para não variar a carrinha tava esquecida no meio de um pinhal. Mas o antigo dono teve a feliz ideia de a meter dentro de um barracão.
agora fotos:
como a vi pela 1ª vez:

Tava com uma camada de pó em cima ....
depois la se fez o negócio com o dono e depois de se ter tirado tudo o que estava la dentro e à volta que impediam a saida da carrinha, com um reboque improvisado la se tirou a carrinha para o sol , que não via desde 1998 altura em que o dono a levou a uma inspecção e chumbou por corrosão por baixo e também devido a folgas na suspenção.
2 fotos ainda dentro do barracão:

algumas fotos cá fora ao sol pela 1ª vez há muito tempo:

Os antigos donos:

O novo dono com cara de ter acabado de comprar uma pão de forma:

Já à porta do mecanico que fará o que for preciso para passar a inspecção daqui a umas semanas:

e o estado interior:

Escrevendo sobre o estado da carrinha: apresenta alguma corrosão do lado direito por baixo e nas cavas das rodas (presença de lamas que nao foram lavadas e que foram fatais pa chapa)
Os fundos terão de ser todos mudados. os da frente deu para ver que estavam com alguma degredação e os de trás têm uma proteção de madeira por cima que ao longo dos anos apodreceu e calculo que também levou a chapa por baixo à ruina.
Tem duas almogadelas mínimas, frente lado esquerdo, traseira lado direito.
Verifiquei o tejadilho e só encontrei uns pontos de ferrugem (superficial espero) nas zonas onde o suporte das barras de tejadilho encaixavam.
As forras estão completas, estando as de trás à imagem do seu uso (era uma carrinha de transporte de mecardorias, o antigo dono tinha uma "venda").
Os bancos da frente não têm um rasgo à semelhança da forra do tecto (que é só à frente). Mas a napa do conductor já foi estofada (penso que devido à saida e entrada de todos os locais da "volta" onde o antigo dono parava no seu negócio). O banco de trás vai ser subtituido por um que dê para transformar em cama.
O tableir está completo e sem rachas sendo a única alteração a mudança do canhão de ignição.
falando de pneus: 11 anos parados e tavam todos prontinhos para andar, tendo o pneu suplente ainda os pinos de borracha caracteristicos de pneu com 0 Km ( mas já foi rechapado).
As opticas da frente são todas de origem e apenas um pisca está estalado. atrás houve uma que foi substituida.
De motor e caixa o Sr Henrique ( antigo dono) disse que estava a andar e que nuca teve problemas, só parou a carrinha porque não queria estragr dinheiro nela depois da inspeção que chumbou e também devido a ter comprado uma nova.
Concluindo: a carrinha teve um dono (agora 2), tem 130.000 Km, e acho que dicifilmente encontraria uma melhor estima do que esta. O dono só me a vendeu porque segundo ele "...não me interessam carros velhos..." mas "... fico sempre com pena de me desfazer dela..." e também só a vendeu porque eu lhe garanti que era para mim e não para fazer negócio com ela.
De referir ainda que : a carrinha veio com o macaco e o kit de ferramentas da altura, apenas vou ter de fazer uma bolsa mas o meu tio (type82e) já me disse que me emprestava uma igual para fazer um molde. veio também com o manual de intruções ( infelizmente foi atacado pelos "ratz" ) e também (agora o mais incrivel) o livro de serviços de revições (que mais tarde meto aqui uma digitalização) com TODAS as revisões feitas na marca.
O negócio inclui também 2 conjuntos de barras de tejadilho (tubolares). Um a todo o comprimento da carrinha, e outro mais curto (este último não tenho a certeza que seja da carrinha, mas está em melhor estado e pode dar jeito para remendar o outro).
O projecto da carrinha para mim era mexer só em mecânica e botar gasolina e fazer Km, mas a outra parte da sociedade quer pegar na carrinha em outubro e metê-la num bate-chapas pa a meter nova (às vezes é bom comprar carrinhas em sociedade). Em Setembro ela é minha.
Agora quero pedir aos entendidos do assunto para estudarem as fotos que deixei, para me ajudarem a ver tudo o que está mal na carrinha e a orientarem-me depois na fase de restauro, sendo o objecivo deixa-la perto do que saiu de origem.
Obrigado desde já pelo tempo e desculpem a seca
Despeço-me com um forte abraço
E um obrigado especial aos meus tios Joaquim Carvalho (type82e) por toda a orientação vw e José Carvalho por a ter encontrado. E também ao meu pai, já que sem a sua "sociedade" a carrinha ainda tava no meio do mato