G. Assis wrote:(...)
Posso transformar um carocha fechado em cabrio sem recorrer a nenhuma casa e conseguir homologar?  
 
 
 
 
 Para situar o assunto, por ja ficam duas definições
Transformações
Considera-se transformação a alteração da estrutura, carroçaria, motor, sistemas ou componentes, de um veículo matriculado de modelo aprovado.
 
As transformações que impliquem alteração das características regulamentares dos veículos, nomeadamente no que se refere aos seus elementos de identificação ou classificação, que alterem sistemas componentes ou acessórios objecto de homologação ou possam constituir risco para a segurança rodoviária, só podem ser efectuadas mediante autorização prévia do IMTT.
 
Nos casos em que dada a natureza da transformação se torna necessária a apresentação de um projecto de transformação, este pode revestir a forma de projecto individual, válido apenas para um veículo, ou projecto geral, válido para um modelo de veículo.
 
Os projectos individuais devem ser apresentados junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, sendo os projectos gerais analisados pelos serviços centrais do Instituto.
 
e
 Homologação Veículos 
A homologação é o acto através do qual a autoridade nacional competente ou de outro Estado membro da União Europeia certifica que um modelo de veículo está em conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos na legislação e que foi submetido aos ensaios e controlos exigidos.
 
A homologação pode ser: 
(...)
Individual, se for válida apenas para um veículo.
 
 
 Podes tu próprio transformar um vw tipo 1 em descapotável, só que eu vejo uma serie de obstáculos que terás de defrontar e ultrapassar para finalizar o teu "recortado" (sem ofensa a quem tem um)
 Em termo técnicos requer bastante conhecimentos práticos tal como dominar o trabalho da fibras, chaparia automóvel e pintura, e as ferramentas adaptadas, é claramente com outra coisa que uma caixa de ferramentas JN ou do chinês que se inicia um projecto desse. Isto tem imensos custos
 Em termos humanos: tempo e muita paciência!
 Quando o tiveres pronto, pode te preparar com a etapa da homologação que 
podes conseguir
  
Se sim podiam dar me mais ou menos os passos que teria de efectuar para conseguir a legalização?
Grande abraço a todos
 Como já explicar, e eu ja pedi por Paprika para homologação de alguns pormenores a resposta dada foi, que a homologação passa pela constituição de um projecto apresentado por um Eng. mecânico que ja tem ao currículo alguns projectos homologados (informa-te com oficina ja habituadas a este tipo de trabalho como a Eurocabrio, Leonardo de Fermantel, o Pardal-o filho dele anda por ai, Paulo Russo, etc...)  constituido por uma serie de folha de calculos, um termo de responsabilidade, e uma inspecção de tipo B, a agora 
IMTT  (podes igualmente te informa no site deles) que será analisado e que te dera fogo verde ou não.
 Podes escolher de andar sem ser homologado, e sem ter o livrete alterado, mas corres o risco de ser multado, de ver o carro ser apreendido pela GNR ou PSP ou qualquer agente/ representante da ordem , chumbar no IPO com uma taxe de 100% de certeza de obter o selo vermelho, sem falar dos riscos de ficar numa merda preta se tiveres um acidente responsável com um carro ilegal e de ver o seguro se virar contra ti para pagar as contas que ele teve de assumir.