ajuda a remover distribuidor..

Post Reply
trukas
✘✘

ajuda a remover distribuidor..

Post by trukas »

boas..

estou a desmontar um motor cheguei à parte do distribuidor e fiquei um bocado às aranhas..

tirei a tampa do distribuidor e posicionei o rotor na direcção do cabo do 1ºclilindro( não sei se é assim?! li isto em qualquer lado).
tentei sacar mas tive um pouco de receio de fazer força e estragar.

como é que se faz?!
outra coisa.. é muito dificil montar o distribuidor depois de se rodar a cambota?

obrigado
type one addicted ...

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

vw

Post by Carlos Baptista »

Não precisas tirar a placa, para sacar o distribuidor.

Desaperta a porca 10 mm, da abraçadeira que se encontra na base do distribuidor.

Roda aos poucos para um lado e para o outro e vai puxando para cima que ele sai.

Quando voltares a colocá-lo, tem em atenção que o encaixe é excêntrico.

Olha para dentro do buraco onde ele vai entrar e coloca-o na posição correcta, de maneira que os machos do encaixe do distribuidor, coincidam com as fêmeas do veio.

Depois é mais complicado, uma vez que, se não sabes como é que se saca o distribuidor, como é que vais comandar o motor?

De qualquer modo eu explico-te:

Com as tampas das válvulas sacadas, coloca o ponto que está na poli da cambota, a coincidir com a posição norte (união dos cárteres)

coloca uma chave de fendas(por exemplo) dentro do buraco da vela do 1º cilindro e verifica se ele está em cima.(eatá)

Coloca uma chave de caixa, bocas, luneta, o que tu quiseres e roda a poli para um lado e para o outro.

Enquanto fazes essa operação, verifica de as válvulas do 3º cilindro estão a contrabalançar.

Se sim - óptimo - Está a disparar para o 1º cilindro

Se não - Roda mais 360º e então já está.

Colocas o distribuidor com o rotor a coincidir com o polo que liga à vela do 1º cilindro

Depois é só seguires a ordem de combustão do motor, no sentido directo, ou seja, no sentido dos ponteiros do relógio 1 - 4 -3- 2.

Procurei ser breve e prático

Mas.....vais abrir o motor? Vê lá :D

Não tenhas vergonha de perguntar, porque, se quando eu reparei um motor pela 1ª vez, já existisse o forum, eu não tinha feito as asneiras que fiz.

Há aqui no forum quem saiba mais disto que eu e poderá dar mais uma achega, ou até ensinar-te outra técnica que eu desconheça.

Dispõe!
Image

trukas
✘✘

Post by trukas »

olá Carlos Batista.

vou desmontar este motor que tem bastante folga na cambota e aproveitar todas as peças possíveis para um motor que tenho desmontado sem folgas..

obrigadíssimo... vou fazer tudo isso..

abraço

Hugo
type one addicted ...

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

y

A folga na cambota é uma doença que, mais tarde ou mais cedo aparece.

Assim nós tivéssemos a certeza acerca de outras coisas na vida.

Cuidado com o misturar peças de vários motores e com a posição das mesmas.

Por exemplo: Um pistão que pertence ao 1º cilindro, é marcado, bem como o cilindro, para que ao montar novamente fique tudo na mesma posição.

Basta um punção e um martelo.

1º cil = 1 ponto
2º cil = 2 pontos etc.

Isto de reparar motores por correspondência é um bocado complicado! :D

Temos aqui no forum, mecânicos do melhor que há, em VW ar.

Mas, se eu fosse mecânico,se calhar, fazia como eles. Não dizia nada.

Senão lá vinha alguem dizer que queria era fazer negócio e tal!

Dispõe.
Image

trukas
✘✘

Post by trukas »

obrigado Carlos Baptista. :)

eu tenho um manual e vou-me guiando por aí.. a prática é outra coisa..
o distribuidor saiu com as suas dicas mal lhe meti a mão em cima..

à bocado saquei as cabeças, camisas e os pistons.. estava tudo com excelente aspecto. o motor é provavelmente a parte do restauro que mais pica dá.. :D pelo menos para mim.

o objectivo é verificar se está tudo em condições e montar num outro motor que tenho sem folga na cambota..vou rodar válvulas, comprar um kit de juntas, retentor da cambota, segmentos e pintar todas as chapas.. vai ser assim.. very low budget.. se der para o torto não se perde muito..

isto é uma iniciação. :wink:
type one addicted ...

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Ainda bem que está tudo bom.
Geralmente as camisas ficam ovalizadas, porque os segmentos vão abrindo com o desgaste. Se colocas apenas segmentos eles não vão acentar. É passares a unha do lado de dentro da camisa para ver se tem algum resalto no fim do curso dos pistões.

João

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

isto é uma iniciação.
Não te esqueças da fogueira e da festa e de convidar a malta.

Saudações

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

motor

Segundo posso depreender das tuas palavras, vais montar esse conjunto de camisas pistons segmentos, noutro bloco.

Tal como disse, tem atenção as posições.

Tira um segmento e coloca-o solto, no interior de um cilindro, abaixo do calo que eventualmente possa ter e vê se tem muita folga.

Se assim fôr, põe uns segmentos novos que isso é barato.
Image

trukas
✘✘

Post by trukas »

jcse obrigado pelos conselhos.. a olho as camisas não parecem estar ovalizadas nem tão pouco riscadas.. a minha ideia era pedir a alguém para medir ou arranjar uma ferramenta que desse para o fazer..

Carlos Batista

vou também trocar as cabeças..foram desapertadas com todo o cuidado seguindo a ordem do meu manual.. estou a marcar todas as peças.. as camisas têm que estar "casadas" com os pistons e as setas no interior dos pistons têm que apontar na direcção do volante do motor.. obrigado pela chamada de atenção :wink:

Ricardo Serpa

vai haver entremeada, chouriço e farnheira assada, vinho de garrafão, abafado e grades de minis..
só não se sabe é quando..mas vai.. :D
type one addicted ...

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

56

Onde é que fica Cárinos?
Image

trukas
✘✘

Post by trukas »

ali para os lados do Tramagal.. :wink:

quem esteve na tropa em santa margarida deve conhecer a mariola e caldelas onde eu costumo ir aos espargos.. é lá perto.. :lol:
type one addicted ...

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

sr

Oh!

Tramagal A terra da Berliet.

Conheci-a bem e montei nela centenas de vezes. :D
Image

Post Reply