SUSPENSAO TRASEIRA

Post Reply
pedrosplit
✘✘

SUSPENSAO TRASEIRA

Post by pedrosplit »

tenho de fazer um projecto no ambito de uma cadeira sobre qq coisa que tenha sistema de VIBRACOES.
a minha ideia está em "optimizar" (se existe optimizacao possivel) do sistema se suspensao traseira duma carrinha.
alguem que tenha tabelas, mesmo projectos com medidas, qualquer coisa, será bem vinda. toda informacao sobre o sistema traseiro é bem vinda.
sites, tudo.
depois vou colocando aqui o desenvolvimento do mesmo :)
Teoria do Caos

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

pronto...
agora que tenho o prazo a apertar e tenho 5 dias para entregar o trabalho começo a ficar aflito.

estou a fazer o trabalho sobre esta mudança da barra de torçao que encontrei no vintagebus.com.
http://www.vintagebus.com/howto/torsion/index.html

quero opinioes a nivel de segurança, nivel de estabilidade, mudanças a fazer (ex.pneus). se gasta mais ou nao. tudo aquilo que pensarem ser importante dizer sobre o rebaixamento do carro :)
se acham que se deva fazer isto a um carro quando se mete um motor mais forte, qq coisa que seja da vossa opiniao
as vossas opinioes seram as conclusoes do meu trabalho :)

se tiverem se souberem de tabelas ou testes da vibracao que o carro tem a andar na estrada era porreiro.
Teoria do Caos

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

o que faz ter umas barras de torçao mais grossas?
Teoria do Caos

Digas®AET

Post by Digas®AET »

Menor torção... logo e teoricamente, mais estabilidade do xaruto.

Já agora, em que curso estás?
65' VW typ1 1200 Limousine Deluxe

Enz0

Post by Enz0 »

Na minha opinião a nivel de rebaixamento de um carro. de uma carrinha, mas VW?

em relação às barras torsão mais grossas, aumenta a capacidade de suporte de carga. quando falo em carga, não falo mesmo em por malas e troncos em cima. por exemplo, ao descrever uma curva, há uma menor deslocação de massas, devido ao facto de não se inclinar tanto, comparativamente à barra anteriormente lá posta.

em relação à performance em si de um veículo em estrada, a montagem de barra estabilizadora, barras anti-aproximação de pontos cruciais, reforço de junção de painéis/plataforma,

Afinação de camber também será uma mais valia, pois incrementa em muito a tracção. Convergência, conhecido normalmente como "alinhamento de direcção", tem como objectivo colocar as rodas teoricamente paralelas uma em relação a outra. o que se passa é que é raro este o caso. o que acontece é pô-las simétricas. ou seja, vão ter um angulo de covnergência que não será 0.
talvez desconhecido por alguns, existem relativamente muitos carros com afinação de convergência traseira, tal como frontal. como estamos a falar de traseira, a convergência será dependente essencialmente do tipo de tracção. se tivermos uma tracçao frontal, a convergência terá um ângulo de ataque positivo (rodas para dentro em relação ao eixo de deslocamento do veículo) para induzir um maior adorno da traseira do veículo. já convergência negativa, com tracção traseira terá de ser, pois caso fosse positiva, havia uma grande tendencia em a traseira fugir mais facilimente

já o caster na traseira, não é viável, visto aplicar-se sobretudo a direcção propriamente dita. a não ser que tenha direcção às 4 rodas. mas já fica fora do meu conhecimento.

alguma coisa que tenha dito de errado, corrijam-me por favor..não quero induzir ninguém em erro.

Abraço!!

Jorge Simões
Automotive Technical Support and Training

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Resistençia superior a torção nos dois sentidos. Assim o carro anda menos aos yo-yo num arranque ou em appoio, melhora a aderençia, mas a flexibilidade (e o conforto) da suspenção é menor.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

eu estou a acabar engenharia mecanica. no ramo de termodinamica.
esta é uma cadeira e na avaliacao tinhamos de fazer um trabalho sobre vibracao e ruido. muitos escolheram coisas muitos basicas como medir ruidos. eu quis dimensionar (colocar no papel) desde o braço da suspensao, a tal mudança da barra para uma de maior diametro.

so me falta descobrir uma coisa. dentro do eixo existe alguma mola que contrarie a força da barra? (estou a fazer o trabalho como sendo uma mola)
Teoria do Caos

Enz0

Post by Enz0 »

Boas! a barra é a própria mola. uma ponta está fixa (lá dentro por ex.) e a outra ponta é o braço que oscila. a torção dessa barra faz o efeito mola.

Jorge Simões
Automotive Technical Support and Training

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

alguem sabe o tipo de material da barra de torcao?
Teoria do Caos

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Aço chromoly 4340. Da Empi, CB Performace, etc... De origem acho que são simplemente de aço.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Post Reply