Diversos no Desfile em Sintra- Dia sem Carros

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Post Reply
Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Bem, o que é que havia mais lá em Sintra? Um pouco de tudo, e algumas coisas para a gente se rir. Por vezes gosto bastante de ver outros carros antigos. Fico logo a gostar mais de andar de carocha!

Há coisas tão esquisitas, tão feias, tão lentas, tão complicadas, tão despesistas, que mais vale andar a pé…

Inevitavelmente o sucesso popular foi o “Noddy”…

Image

Image

Anda tudo louco com o “Noddy” e esquecem-se que até a moderna volkswagen fez uma coisa parecida, o Pólo “Arlequin”…

Image
http://aebergon.club.fr/VW/page_VW_Polo_Arlequin_95.htm

Quanto ao resto, havia de tudo. Alguns clássicos usuais, um Fiat que prova que o conceito Smart não é uma novidade, ocupa quase o mesmo espaço, e pode levar mais de dois passageiros:
Image

Um MGA inglês, mas felizmente sem ser nas obsessivas cores de vermelho, ou “verde inglês”
Image
Reparem na senhora também “de origem”.

Outro carro inglês, muito longo…
Image

E atrás dele um BMW muito raro, um M1.
Image

Reparem como é baixinho, fica abaixo do peito, e tem o tejadilho ao nível dos espelhos laterais do Corsa.
Image

Mas se calhar, afinal não é assim tão raro. Para além deste a 22/Setembro/2007, vi outro exactamente igual, no Concurso de Elegância Automóvel, que decorreu em Mafra a 2/Junho/2007:
Image

É mesmo parecido, não acham? No mesmo ano já vi dois iguais, e ambos em Portugal. Que coincidência, não acham?

Image

Image

Depois vi este azulinho. Fiquei na dúvida se estava a ir, ou se estava a vir… Mas lá vi uns farolins vermelhos, e percebi que era a traseira.
Image

Image
Pelo menos tinha o motor do lado certo, e refrigerado a ar.

Eu não compreendo essa moda moderna de enfiarem o motor na mala dianteira. Uma vez perguntei a um bacano que estava todo vaidoso do carro moderno, de motor dianteiro a água e diesel: Olhe lá, para que servem essas rodas traseiras? Ele não percebeu, e eu insisti, perguntando se era de tracção traseira. Ele disse que não, eu ri-me, e disse-lhe: então não servem para nada!...
Ficou a achar que eu era maluco, mas eu é achei esquisito o carro dele: então leva umas rodas penduradas atrás sem servirem para nada? Só para evitar que a carroçaria arraste pelo chão?
Num carocha, as da frente guiam o carro, e indicam o caminho, e as de trás empurram e dão movimento. Assim são todas úteis, e a direcção é mais leve e ligeira, e gasta menos pneus.

Mas desde que atravessaram o motor do mini de lado, que andam todos na mania de motores a pesarem no eixo dianteiro.
Image

Este era o mais vistoso dos que estiveram presentes. Tinha uma bateria de luzes no tecto, jantes alargadas para fora, de diâmetro continuavam a ser “donuts”, e a traseira ostentava uma caixa de carga ao estilo de pickup.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Amanhã apareço la com o meu Buick "torrado" mais que não seja para tirar lugares de estacionamento!
Plastic cars sucks!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Por falar em camionetes de carga, havia quem tratasse a família como animais…
Image

Image

Ou metesse o dobro da lotação num KG…
Image
Vale tudo… E depois dizem que é preciso air-bags e cintos de segurança para andar seguro…

Mais uma camionete
Image

Mais veículos de trabalho
Image

Image

E também havia bombeiros. Vinham com as sirenes ligadas, numa barulheira tremenda, que punha toda a gente histérica a tirar fotografias.
Image

Image
Quando este carro passou, não sei o que seria mais velho, se o carro, se os bombeiros que lá iam. Deixou um cheiro a naftalina no ar após a passagem, e fiquei a pensar se os bombeiros não estariam guardados juntamente com o veículo numa garagem esquecida.

Image

Image
Era uma camionete Mercedes antiga. Havia muitos outros Mercedes antigos. Parecia o Dia da Mercedes.

Image

Image

Image

Estes dois Mercedes não iam no desfile, mas tudo fazia parte do espectáculo.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Uma 4L
Image

Image

Um BMW que não passava despercebido, era este, mesmo parado. Um design do controverso Chris Bangle
http://en.wikipedia.org/wiki/Chris_Bangle

Image

Image

E o comboiozinho? Um sucesso… E fornece transporte até ao Palácio do Monteiro dos milhões.
Image

Estava presente também esta “arrastadeira”
Image

Um Chevrolet (muito parecido com os Star e Rugbys da época)
Image

E claro, a inevitável e brilhante presença de Maria José Brilhante e o marido, ao volante do mais que fiável Ford A, de enorme currículo automobilístico em inúmeras provas nacionais, e com honrosos lugares.
Image
Fizeram logo uma grande festa quando me viram, e são de uma simpatia extrema. È uma das raras senhoras que guia um Ford T ou A na perfeição. Ou um Jeep Willis da II Guerra Mundial para a praia, completamente equipado, incluindo rádio-transmissor militar. Ou um Unimog…

Depois apareceu um daqueles RR que não é antigo, nem é actual, é… um Rolls-Royce.
Image

E também o Cougar do costume:
Image
(depois mostro mais detalhes no tópico do “Barracuda”)

Tudo isto se dirigia num clima de apoteose e loucura de palmas e fotografias pelo meio da multidão que estava presente em grande número.
Image
Uma loucura!...

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Image
Quando este carro passou, não sei o que seria mais velho, se o carro, se os bombeiros que lá iam. Deixou um cheiro a naftalina no ar após a passagem, e fiquei a pensar se os bombeiros não estariam guardados juntamente com o veículo numa garagem esquecida.

Foi essa a impressão que tive qd os vi frente á minha loja, tipo mumia egipsia!
Plastic cars sucks!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Image
O Terreiro estava cheio! Um sucesso! Um mar de gente, e carros por todo o lado.

Fazia-me lembrar as idas ao “Passeio dos Tristes”, quando ia dar a volta pelo Guincho e lanchar na Piriquita um travesseiro, no início dos anos setenta. Eu tinha uns 8-10 anos, e ia sentado no meio do banco corrido da frente do Dodge Coronet do meu avô, entre ele e a minha avó. Quando chegávamos ao Palácio, o meu avô deixava-nos sair para irmos fazer fila para apanhar lugar na pastelaria, e parava o carro no lugar dos táxis. Depois saía para falar com o policia, até o convencer a deixar ali o carro, argumentando que era muito complicado encontrar um lugar onde ele coubesse, no meio das apertadas ruas. Normalmente acabava por o deixar ali algures no meio, em destaque, onde atraía a atenção de todos, pois era já uma estranha visão, um carro “velho” numa altura em que ainda não havia muitos antigos como hobby de coleccionismo, e era visto com alguma excentricidade.

Image
Um Tunderbird, com o chamado “kit Continental” consistindo num pára-choques com acessório para meter o pneu sobresselente pelo exterior. Destinava-se a viagens continentais, de longa distância, em que era útil passar o sobresselente para fora do fundo da mala, permitindo assim ganhar espaço na bagageira.

Mais tarde, os Rover V8 também tinham a possibilidade de passar o pneu da mala para cima da tampa da bagagem, prendendo no local do emblema traseiro. O Fernando Pessa teve um carro desses, que está no tal museu “secreto” da Av. Das Forças Armadas. O que vale é que tem um vidro grande, e pode-se lá ficar a espreitar. Só se conseguem é ver os carros mais próximos…

Em detalhe do Thunderbird:
Image
Espero que o dono seja do Benfica…

Image

Image
Um Peugeot desenhado por Pininfarina.

Um italiano
Image
Apenas o fotografei e coloquei por simpatia ao Marco Pestana, pois tenho alergia a coisas italianas com rodas…

O RR:
Image

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Mais umas imagens do super fiável Ford A da Maria José Brilhante:
Image

Image

Image
Como era característico, um painel extremamente limitado. Um carro destes conduz-se com os 5 sentidos alerta, e não apenas a olhar para ponteiros das RPM.

E agora, um dos momentos mais surpreendentes do dia:
Image
Um Ferrari Dino, conduzido por uma senhora…
Ao sair do parque, esperou que houvesse espaço, e ao arrancar… o ronco foi de tal modo, que o carro disparou, e pouco faltou para deixar um rasto negro dos pneus no alcatrão! Ela dá-lhe gás…
Ouvi o rugir do motor a ecoar nas paredes das estreitas ruas, e ficou toda a gente impressionada.

Ainda me cruzei com um jeep antigo
Image

E vi outras duas anedotas.
Um Golf mascarado com carroçaria redonda
Image

E uma coisa que nem percebi o que era.
Parecia saído de um episódio do Mr. Bean...
Image
Até pensei que o Carnaval tivesse começado mais cedo…

Mas foi um dia bom, muito divertido, com uma grande variedade de modelos, e como dizia a Beatriz, “É uma festa dos carros!...”
Image

Divirtam-se, e conduzam carros a sério, carros alemães…

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

guru..

obrigado pela partilha e o r10 azul tem motor atras water colled tanto quanto sei radiador atras colocado lateralmente..

estas perdoado

nuno g

Post Reply