Venho aqui contar a história não do meu Passat, mas sim de um VW Tdi de um familiar meu que considero inacreditavel. Golf V 1.9 Tdi de 2007.
Carro esse que foi comprado novo, e sempre assistido na VW. Entretanto aproxima-se mais uma revisao (neste caso dos 100 000km), revisão essa dita normal. Como é habito, solicitou orçamentos por escritos e qual não é o espanto onde para o mesmo tipo de serviço, teve orçamentos de 170€ até aos 387€... (exatamente com o mesmo material, com peças originais e não da linha economy). Inacreditavel... Entrou m contanto com a SIVA, onde eles desconhecia essa situação, resalvado-se que cada concessionário é livre de definir o custo da mão de obra/hora. Ela solicitou que fossem enviados os varios orçamentos para a SIVA, e que iria analisar... Mas acredito que nada adianta... Mas se todos nós fizessemos a nossa parte, não teriamos diferenças de preços exorbitadas e sem explicação. Talvez por isso, muitos concessionários estão às moscas e outras ainda com bastante trabalho. E claro que depois cria-se o mito que o serviço junto da VW é pago ao peso de ouro... Mas nem sempre é assim...
Por isso, antes de efetuar qualquer serviço, fica aqui um conselho, solicitem por escrito orçamentos em concessionários diferentes. As vezes, fazendo mais 10 ou 20 km consegue fazer os mesmo serviço por 50% do preço.
Serviço de Revisão - Orçamento
-
split4ever
- ✘✘✘✘
Re: Serviço de Revisão - Orçamento
Alerta no sentido construtivo e bem vindo...
Mas com o meu Opel Corsa B, 1.5TD de 1998, faço a revisão por 40€-50€ e nã tenho que perder tempo a pedir orçamentos.
Cada vez mais estou convicto que o ideal é fugir de carros modernos, com muita electrónica.

Mas com o meu Opel Corsa B, 1.5TD de 1998, faço a revisão por 40€-50€ e nã tenho que perder tempo a pedir orçamentos.
Cada vez mais estou convicto que o ideal é fugir de carros modernos, com muita electrónica.
Vendo material para vw's antigos. Visitem os meus anúncios.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.
- superalex
- ✘✘✘✘
ora ainda bem que o Rocha tocou neste ponto. assim posso dar a minha opinião que defendo com toda a veemência
o mercado automóvel, como outros sectores, adoptou uma postura que é a de vedar parte dos equipamentos que vendem ao cliente, ou seja: uma pessoa adquire uma viatura e apenas pode conduzi-la (e cada vez menos, porque ligar as luzes, os limpa-vidros, estacionar, etc. começa também a ser desnecessário)
pode também pagar os impostos mas isso é outra história.
o que vai sendo cada vez mais habitual é que compramos o serviço de utilizar uma determinada viatura por um certo período de tempo, não tendo qualquer controlo sobre a mesma. muitas vezes este serviço também inclui a manutenção e peças de desgaste.
o "condutor" ou "dono" da viatura não precisa de saber nada sobre o funcionamento desta, aliás, com a massificação da electrónica, cada vez menos tem a capacidade de perceber como funciona qualquer coisa dentro dela. e isso é muito conveniente para as marcas porque assim podem até praticar preços mais baixos para o seu produto ser mais competitivo no mercado, sendo depois compensados pelo que vão conseguir através de manutenções e avarias. isto não é nenhuma novidade, já há anos que outros equipamentos têm vindo a adoptar o mesmo princípio
a mim faz-me muita confusão (e olhem que até gosto de electrónica, sensores, programação e afins) ver uma viatura toda tapadinha por plásticos, ter montes de fichas de diagnóstico faz-me a impressão de que na realidade não somos proprietários da mesma nem temos qualquer poder interventivo em caso de avaria. faz-me mesmo muita confusão saber que não adianta nada abrir o capô para tentar desenrascar-me e chegar a casa ou levar a viatura para um sítio mais seguro. gosto de sentir algum controlo e detesto a sensação de impotência face a uma miserável luz de aviso. apenas poder pegar no telefone e pedir um reboque não é para mim
Mas esta evolução não se adequa muito à nossa vida neste país, pois há países onde as pessoas ganham um pouco mais que nós e ninguém se preocupa se foi um fusível ou um turbo, quando chegar a conta paga-se e encara-se a situação como normal. só que no nosso país isso não é bem assim, pelo menos para mim não é, por isso de cada vez que me surge uma avaria a primeira coisa que penso é quanto é que isso me vai custar.
o mercado automóvel, como outros sectores, adoptou uma postura que é a de vedar parte dos equipamentos que vendem ao cliente, ou seja: uma pessoa adquire uma viatura e apenas pode conduzi-la (e cada vez menos, porque ligar as luzes, os limpa-vidros, estacionar, etc. começa também a ser desnecessário)
pode também pagar os impostos mas isso é outra história.
o que vai sendo cada vez mais habitual é que compramos o serviço de utilizar uma determinada viatura por um certo período de tempo, não tendo qualquer controlo sobre a mesma. muitas vezes este serviço também inclui a manutenção e peças de desgaste.
o "condutor" ou "dono" da viatura não precisa de saber nada sobre o funcionamento desta, aliás, com a massificação da electrónica, cada vez menos tem a capacidade de perceber como funciona qualquer coisa dentro dela. e isso é muito conveniente para as marcas porque assim podem até praticar preços mais baixos para o seu produto ser mais competitivo no mercado, sendo depois compensados pelo que vão conseguir através de manutenções e avarias. isto não é nenhuma novidade, já há anos que outros equipamentos têm vindo a adoptar o mesmo princípio
a mim faz-me muita confusão (e olhem que até gosto de electrónica, sensores, programação e afins) ver uma viatura toda tapadinha por plásticos, ter montes de fichas de diagnóstico faz-me a impressão de que na realidade não somos proprietários da mesma nem temos qualquer poder interventivo em caso de avaria. faz-me mesmo muita confusão saber que não adianta nada abrir o capô para tentar desenrascar-me e chegar a casa ou levar a viatura para um sítio mais seguro. gosto de sentir algum controlo e detesto a sensação de impotência face a uma miserável luz de aviso. apenas poder pegar no telefone e pedir um reboque não é para mim
Mas esta evolução não se adequa muito à nossa vida neste país, pois há países onde as pessoas ganham um pouco mais que nós e ninguém se preocupa se foi um fusível ou um turbo, quando chegar a conta paga-se e encara-se a situação como normal. só que no nosso país isso não é bem assim, pelo menos para mim não é, por isso de cada vez que me surge uma avaria a primeira coisa que penso é quanto é que isso me vai custar.
alexandre vicente
-
Fernando Palmela
- ★★★
.............tens toda a razão, tenho um plástico que agora já nem tem vareta para ver o nível do óleo, parece mentira mas é verdade............
quando comprei nem pensei nisso, mas quando precisei de ver o óleo é que descobri............essa merd@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@..................

quando comprei nem pensei nisso, mas quando precisei de ver o óleo é que descobri............essa merd@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@..................
(ô\_!_/ô)
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
- nezz
- ★★
nem a temperatura do óleo do motor... ou seja, em vez de nos acautelarmos em caso de subida da temperatura do óleo, ficamos parados porque o carro deve-se desligar ou começar a apitar por todos os lados 
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]
[/center]
[center]
[/center]-
Luís Santos
- ✘✘✘
Concordo, com o que o Superalex referiu. O mundo avança de forma por vezes estranha nalguns sectores, a evolução por vezes, encosta á parede, quem vai usufruir da mesma. Compramos, ou seja trocamos trabalho, por um bem, através de um bem de aceitação generalizada, que é o dinheiro, mas nunca somos donos de plenos poderes das coisas. Desde os automóveis com inspecções , obrigatoriedade disto e daquilo, às casas, que temos de pagar uma renda, mesmo que seja nossa, o IMI, etc.
No fundo, os poderosos, dão uma morcela, mas estão sempre de olho no porco, privando as pessoas de liberdade individual, mostrando sempre quem tem o poder, e decide como as pessoas devem usar as coisas, ou seja como preconizaram.
Daí, a liberdade, que conseguimos com os clássicos. É uma relação mais profunda, e directa do homem com a máquina , sem centralinas a dar ordens....
No fundo, os poderosos, dão uma morcela, mas estão sempre de olho no porco, privando as pessoas de liberdade individual, mostrando sempre quem tem o poder, e decide como as pessoas devem usar as coisas, ou seja como preconizaram.
Daí, a liberdade, que conseguimos com os clássicos. É uma relação mais profunda, e directa do homem com a máquina , sem centralinas a dar ordens....