Já escrevi algumas vezes sobre o peso que era transportado nesta carrinha, no número de pessoas que dormiam lá dentro e para fazer a ligação com o tópico dos motores, deixo aqui umas fotos sobre o que realmente era transportado e onde.
Para começar, transportava-se o catamaran que está na foto do post anterior, num reboque de ferro (também ele pesado). A este conjunto pertencia (como é óbvio) o mastro, todo ele feito em madeira (e que ainda existe), e um motor Tomos de 4 cv, que servia para quando o vento era insuficiente para deslocar o bicho.
Outra imagem e nesta, sou o puto mais pequeno que está ao colo:
e aqui, ao lado da minha mãe (com um casal amigo dos meus pais, mais o filho deles):
Ao mesmo tempo e por cima da cabina, transportava-se um pequeno barco (ideal para 2 pessoas, mas chegava a levar os 5), e que montava uma vela Latina, como as velas das caravelas portuguesas do séc. XV.
Este barco, tem a particularidade de se dividir em dois, sendo que parte da frente (zona da proa) cabe dentro da parte de trás (zona da popa).
Juntamente com este barco, transportava-se sempre o conjunto necessário para a vela (vela única) e uns remos.
e aqui, em 1985, com a minha irmã atrás e 3 filhos de um amigo do meu pai...
Por cima do tejadilho, a prancha de windsurf Mike Davis, que foi adquirida na Nauticampo de 82.
As minhas irmãs em grande estilo, na Lagoa de Albufeira, em 1982 (a prancha era gigante

)
e eu, que estava preso por uma corda ao barco, para não me afastar muito
Nesta imagem que está na primeira página deste tópico, pode-se ver as barras que estão por cima da cabina e que serviam para transportar o côco. Para maior estabilidade e uma vez que saí um pouco para a frente, passava-se uma corda que prendia na armação do pneu (que nessa altura estava montado à frente).
As barras do tejadilho, serviam para a prancha de windsurf e para o respectivo mastro (que na altura, não era de 2 peças). Para além disso, também era aí que era transportado o conjunto necessário para montar a vela latina e que se pode ver entre as tendas, assente sobre algo que não consigo identificar.
Somando a isto, tinhamos então as 5 pessoas e mais toda a bagagem que isso implica (roupa, comida, utensílios, etc, etc)
também se chegou a transportar outro barco, como se vê nesta foto, que também está na primeira página:
Pobre motor 1600.....sofreu!