Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post Reply
jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

hugo, nunca me esqueci da peça para ti. Só não a saquei ainda porque os parafusos que a prendem (nas pontas) estão de tal foma corroídos, que ainda não os consegui sacar....
Mas com a frente em separado, já os posso meter a jeito para tentar outras ferramentas.... :wink:

Como podes ver, está num "monte" em separado....
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:) Grande JNAR! :D
Quando é que vens de férias à Madeira? Estou a dever-te uma cervejola! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

hoje cheguei tarde ao pé da carrinha e por isso gastei o segundo dia que tinha disponibilizado para esta tarefa, sem conseguir fazer tudo o que queria. Sendo assim, amanhã tenho que voltar para terminar esta carnificina.

O tanque saiu e como não podia deixar de ser, demorou mais do que estava à espera. Os parafusos da tampa estavam corroídos, tal como tudo nesta carrinha, à excepção do local onde o depósito estava enfiado. Aí sim, parece nova ou quase nova. Não deixa de ser uma sensação estranha.....

Image

a tampa,

Image

que estava presa por 6 parafusos à frente e por dois que praticamente nem se viam....e que tiveram que ser cortados, sacrificando um pouco a própria tampa....Não está cortada mas ficou com umas ligeiras amolgadelas (faceis de raparar, com um pouco de cuidado).

Image

claro que tentar desapertar, era escusado....eu bem tentei.

Image

Curiosamente os anos passaram e este sistema da treta foi sempre o mesmo....não teriam um solução melhor? :roll:

Image

e já cá fora.....como novo.

Image

A zona destinada a ele é que estava quase imaculada...é um contraste desconcertante,

Image

Image

Esta zona é para dar, caso ainda exista um interessado. Se já não houver, guardo-a eu....

Image

Pronto, está assim..... :roll:

Image

valter valente

Post by valter valente »

ehhhh :)

Claro que existe interessado. Aqui estou eu lolololo

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

era mesmo de ti que eu estava a falar.
repara na última foto, do lado direito atrás do que sobrou da cabina. Está cortado e pronto para ti....se te der jeito, ainda é tua.
Amanhã faço-te uma foto melhor para veres.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Tu nem te aproximes do meu carro :lol:

João

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Realmente essa zona do tanque parece nova... :shock:
Quanto ao resto... :? paz à sua alma! :cry:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

@ jcse: fica com medo, só se eu aparecer de rebarbadora na mão.....
mas confesso-te que me está a deixar triste, ter que fazer isto.

@ hugo: pois. Esta zona está impecável e só tem algum lixo. Se eu a limpasse, ficava como saída de fábrica. Não há dúvida que estava bem isolado do exterior e resto, deve ter sofrido bastante com as viagens à neve que deve ter feito...a ver pela quantidade de autocolantes de snowboard que estavam colados no interior....

Agora está bastante mais cortada do que se vê nestas fotos e ao olhar bem para os destroços finais, veio-me à cabeça uma forma de aproveitar mais um bom bocado.
Primeiro o corte, depois uma limpeza e quando a carrinha de 68 estiver pronta, passo para este segundo projecto.
Até lá, ficará à espera da sua vez.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Vais fazer um atrelado? :roll:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Parece que sim :D

João

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

Uma boa base de restauro diriam alguns malucos :D

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

@ 51reutter: hehehe...podes crer.

@ hugo e joão: vou sim. Sempre fiquei com a ideia de cortar estas peças e em vez de as deitar para o lixo, dar o conjunto ao Rodrigo para mais um buggy....mas como quero fazer um atrelado e em vez de estar a usar um conjunto de rodas que já tenho mas que tem polies 13 e suspensão com lâminas, vou usar a suspensão traseira e parte das longarinas, para assentar ou acoplar a estas uma 2ª estrutura, essa sim, do reboque em si.
Ainda fiquei a pensar em usar todas as laterais da carrinha, mas estavam de tal maneira, que se o quiser fazer realmente, mais vale comprar novas peças de chapa e simular uma carrinha....
:roll:

Esse conjunto de rodas, era o que transportava este catamaran em contraplacado marítimo e que foi feito pelo pai na varanda do apartamento em que viviam, na Amadora....ao que parece só mesmo visto, porque contado ninguém acredita....ah, claro, eu ainda não era nascido.

Image

e o mesmo catamaran, montado num quintal de um amigo e o reboque, encostado à parede do fundo, desmontado:

Image
Last edited by jnar on 22 Jan 2009 20:13, edited 1 time in total.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Já escrevi algumas vezes sobre o peso que era transportado nesta carrinha, no número de pessoas que dormiam lá dentro e para fazer a ligação com o tópico dos motores, deixo aqui umas fotos sobre o que realmente era transportado e onde.

Para começar, transportava-se o catamaran que está na foto do post anterior, num reboque de ferro (também ele pesado). A este conjunto pertencia (como é óbvio) o mastro, todo ele feito em madeira (e que ainda existe), e um motor Tomos de 4 cv, que servia para quando o vento era insuficiente para deslocar o bicho.
Outra imagem e nesta, sou o puto mais pequeno que está ao colo:

Image

e aqui, ao lado da minha mãe (com um casal amigo dos meus pais, mais o filho deles):

Image

Ao mesmo tempo e por cima da cabina, transportava-se um pequeno barco (ideal para 2 pessoas, mas chegava a levar os 5), e que montava uma vela Latina, como as velas das caravelas portuguesas do séc. XV.
Este barco, tem a particularidade de se dividir em dois, sendo que parte da frente (zona da proa) cabe dentro da parte de trás (zona da popa).
Juntamente com este barco, transportava-se sempre o conjunto necessário para a vela (vela única) e uns remos.

Image

e aqui, em 1985, com a minha irmã atrás e 3 filhos de um amigo do meu pai...

Image

Por cima do tejadilho, a prancha de windsurf Mike Davis, que foi adquirida na Nauticampo de 82.

As minhas irmãs em grande estilo, na Lagoa de Albufeira, em 1982 (a prancha era gigante 8) )

Image

e eu, que estava preso por uma corda ao barco, para não me afastar muito :lol:

Image

Nesta imagem que está na primeira página deste tópico, pode-se ver as barras que estão por cima da cabina e que serviam para transportar o côco. Para maior estabilidade e uma vez que saí um pouco para a frente, passava-se uma corda que prendia na armação do pneu (que nessa altura estava montado à frente).
As barras do tejadilho, serviam para a prancha de windsurf e para o respectivo mastro (que na altura, não era de 2 peças). Para além disso, também era aí que era transportado o conjunto necessário para montar a vela latina e que se pode ver entre as tendas, assente sobre algo que não consigo identificar.

Image

Somando a isto, tinhamos então as 5 pessoas e mais toda a bagagem que isso implica (roupa, comida, utensílios, etc, etc)

também se chegou a transportar outro barco, como se vê nesta foto, que também está na primeira página:

Image

Pobre motor 1600.....sofreu!
Last edited by jnar on 23 Jan 2009 03:23, edited 3 times in total.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

É impressionante a evolução que todos estes acessórios e material de desporto e campismo teve desde essa época.

A marca Mike Davis...Esquecida. Hoje é o Decathlon que impera, as tendas são melhores, mais baratas, mais leves, e o mesmo se pode dizer dos barcos.

Há mais equipamento, seja da Ventisca, do Coronel Tapioca, e tudo é mais ergonómico, eficaz e sofisticado.

Resta então o mistério de perceber porque antigamente se faziam mais coisas, mais viagens e maior aventura, se tudo era mais lento, mais pesado, mais difícil, sem telemóveis, sem bebidas especiais hidratadas, sem as facilidades de hoje.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

memórias incriveis

o teu pai não parava e a miudagemdevia divertir-se com a parafernália toda

nuno g

Post Reply