Preparação/restauro relogio Split
-
VW1600S
- ✘
Re: Preparação/restauro relogio Split
Parabens, excelente. Bem relatado e com imagens qb detalhes tudo que se poderia querer apesar dos meus serem todos >=69 Nevertheless gostaria que todos os artigos técnicos fossem assim. Parabens outravez. 
-
nugomes
- ✘
Obrigado pelos comentários, fico contente por saber que gostam do que estão a ver 
Depois do relógio ter trabalhado alguns dias avancei com a aplicação do mesmo dentro da caixa.
Aqui podemos ver o relógio já na caixa e o excelente estado da face, repito este é provavelmente o aspeto mais importante no momento de adquirir um relógio antigo.

Ponteiros aplicados.
Para todos os que pensam que se tem de marcar a posição dos ponteiros antes de desmontar etc... ficam a saber que não é necessário, para que os mesmos funcionem na posição certa basta colocar-los na posição que vêm, rodando uma volta completa no ponteiro dos minutos o ponteiro das horas tem de avançar uma hora e assim sucessivamente

Aqui já com o vidro aplicado e aro aplicado ambos estão em muito bom estado, existe uma ou outra pequena imperfeição que no meu ver só trazem charme afinal de contas estamos a falar de uma peça com mais de 60 anos
Poderia naturalmente substituir quer o vidro quer o aro por novos mas neste caso é desnecessário.

Nesta foto podem ver algo que ainda tenho de encontrar novo, por isso se alguém souber onde encontrar agradeço

Neste momento dei corda ao máximo no relógio e vamos ver quantos dias trabalha.
Entretanto surgiu um imprevisto, a balança do tempo avariou, enfim estas modernices das eletrónicas modernas, começo a achar que mais valia ter comprado uma das antigas que nos anos 50 funcionavam ainda válvulas e restaura-la.
É duro comprar equipamento €€€€ e o mesmo avariar poucos dias depois, segundo o vendedor é um defeito conhecido, a memoria de texto apaga-se e o resultado é o que vêm nas fotos, next next e mais next

Depois do relógio ter trabalhado alguns dias avancei com a aplicação do mesmo dentro da caixa.
Aqui podemos ver o relógio já na caixa e o excelente estado da face, repito este é provavelmente o aspeto mais importante no momento de adquirir um relógio antigo.

Ponteiros aplicados.
Para todos os que pensam que se tem de marcar a posição dos ponteiros antes de desmontar etc... ficam a saber que não é necessário, para que os mesmos funcionem na posição certa basta colocar-los na posição que vêm, rodando uma volta completa no ponteiro dos minutos o ponteiro das horas tem de avançar uma hora e assim sucessivamente

Aqui já com o vidro aplicado e aro aplicado ambos estão em muito bom estado, existe uma ou outra pequena imperfeição que no meu ver só trazem charme afinal de contas estamos a falar de uma peça com mais de 60 anos
Poderia naturalmente substituir quer o vidro quer o aro por novos mas neste caso é desnecessário.

Nesta foto podem ver algo que ainda tenho de encontrar novo, por isso se alguém souber onde encontrar agradeço

Neste momento dei corda ao máximo no relógio e vamos ver quantos dias trabalha.
Entretanto surgiu um imprevisto, a balança do tempo avariou, enfim estas modernices das eletrónicas modernas, começo a achar que mais valia ter comprado uma das antigas que nos anos 50 funcionavam ainda válvulas e restaura-la.
É duro comprar equipamento €€€€ e o mesmo avariar poucos dias depois, segundo o vendedor é um defeito conhecido, a memoria de texto apaga-se e o resultado é o que vêm nas fotos, next next e mais next

- alex_fx
Nuno,... está 5 estrelas!
Um conselho, compra a máquina antiga de válvulas e restaura.
Já sabes como é! As máquinas antigas é que são boas.
Abraço
Já sabes como é! As máquinas antigas é que são boas.
Abraço
- superalex
- ✘✘✘✘
nuno, esse freio compra-se em qualquer drogaria
alexandre vicente
-
nugomes
- ✘
Obrigado Alexandre,alex_fx wrote:Nuno,... está 5 estrelas!
Já sabes como é! As máquinas antigas é que são boas.![]()
Abraço
O problema das maquinas antigas (balança do tempo) é terem de ser calibradas, logo será necessária outra maquina antiga para calibrar, dai ter optado por comprar algo moderno, infelizmente no correu bem com a primeira, a ver vamos se a próxima funciona melhor e acima de tudo mais tempo.
Cumps
Nuno
-
nugomes
- ✘
O problema é que no pais onde estou as drogarias são diferentes, digo eu pelo menos não me lembro de ter visto dito á venda por aqui em drogarias, a busca continuasuperalex wrote:nuno, esse freio compra-se em qualquer drogaria
-
nugomes
- ✘
Re: Preparação/restauro relogio vdo 1959
Enquanto aguardo a resolução do problema com a balança do tempo que avariou, vou utilizar um outro relogio que foi restaurado para explicar melhor como se aplicam os casquilhos.
O relógio é um VDO de 59, tem um mecanismo muito básico, comparado com o relógio do Split ou um Perohaus.

Para abrir o relógio é necessário retirar o aro cromado, antigamente o aro seria simplesmente cortado sendo depois aplicado um novo, hoje em dia é difícil encontrar aros com qualidade e formato certo, por isso tento sempre aproveitar os aros originais, para mim mais vale original riscado do que replica sem risco
Para isto vou aplicar o relógio numa ferramenta criada por mim
desta forma posso desdobrar o aro sem que o mesmo parta, nem sempre é possível.

Aqui já com o aro retirado

Mecanismo bastante sujo, dá para ver que a corda nem direito a uma caixa teve, como disse antes isto é um mecanismo muito básico.

Aqui podemos ver uma das razões que levam estes relógios a parar, reparem na sujidade que se vai acumulando/misturando com o óleo, com o passar dos anos seca formando uma massa dura.

Antes do relógio parar a sujidade ainda tem tempo de desgastar/deformar os buracos, os mesmos ficam mais largos e ovais. Foto ampliada

Para aplicar os casquilhos, utilizo maioritariamente esta maquina. esta foi produzida nos anos 70, ainda hoje são comercializadas mantendo-se praticamente inalteráveis, o valor de mercado ronda os 2000€

Para aplicar os casquilhos começamos por centrar a peça.

Vamos furar com o tamanho certo para o casquilho que pretendemos aplicar.
Estas fotos são tirar com uma camera microscópica, para terem uma ideia o furo tem um diâmetro de 1,18mm

Furo feito com o casquilho ao lado

Casquilho a ser prensado

Casquilho aplicado

Para alem dos casquilhos é também necessário tratar o veio uma vez que o mesmo também sofreu desgastes.

esta parte fica para a próxima lição
O relógio é um VDO de 59, tem um mecanismo muito básico, comparado com o relógio do Split ou um Perohaus.

Para abrir o relógio é necessário retirar o aro cromado, antigamente o aro seria simplesmente cortado sendo depois aplicado um novo, hoje em dia é difícil encontrar aros com qualidade e formato certo, por isso tento sempre aproveitar os aros originais, para mim mais vale original riscado do que replica sem risco
Para isto vou aplicar o relógio numa ferramenta criada por mim

Aqui já com o aro retirado

Mecanismo bastante sujo, dá para ver que a corda nem direito a uma caixa teve, como disse antes isto é um mecanismo muito básico.

Aqui podemos ver uma das razões que levam estes relógios a parar, reparem na sujidade que se vai acumulando/misturando com o óleo, com o passar dos anos seca formando uma massa dura.

Antes do relógio parar a sujidade ainda tem tempo de desgastar/deformar os buracos, os mesmos ficam mais largos e ovais. Foto ampliada

Para aplicar os casquilhos, utilizo maioritariamente esta maquina. esta foi produzida nos anos 70, ainda hoje são comercializadas mantendo-se praticamente inalteráveis, o valor de mercado ronda os 2000€

Para aplicar os casquilhos começamos por centrar a peça.

Vamos furar com o tamanho certo para o casquilho que pretendemos aplicar.
Estas fotos são tirar com uma camera microscópica, para terem uma ideia o furo tem um diâmetro de 1,18mm

Furo feito com o casquilho ao lado

Casquilho a ser prensado

Casquilho aplicado

Para alem dos casquilhos é também necessário tratar o veio uma vez que o mesmo também sofreu desgastes.

esta parte fica para a próxima lição
-
Fernando Palmela
- ★★★
Nuno sem palavras, este homem só me impressiona.
(ô\_!_/ô)
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
- YaJony95
Um simples relógio, o trabalho que não dá restaura-lo! Fogo 
Qualquer carro pode marcar a diferença! Faz com que seja pela positiva!
-
nugomes
- ✘
Sim restaurar relógios dá trabalho, como é algo que faço por gosto não me queixo 
-
nugomes
- ✘
Este tópico tem estado um pouco parado devido a falta de tempo. aqui ficam algumas fotos finais.
Relógio pronto a ser testado com a minha nova balança do tempo, MTG4000,depois vários problemas com a antiga balança e fornecedor, optei por equipamento profissional, assim só choramos no momento de pagar
esta Balança é mais para relógios de pulso pelo que acabei por comprar uma segunda balança que apresentarei mais tarde.
O atendimento desta empresa Alemã foi excelente, não só desenvolveram um microfone que melhor se adapta ao tipo de trabalhos que realizo como ainda disponibilizaram equipamento que esteve em exposição numa feira em Geneve pelo que só paguei +- metade do valor original de 1300€ na mesma com os 2 anos de garantia Etc...
Mais informações sobre este equipamento nesta pagina http://www.zeitwaage.de/tymc/mtg4000t.html

Pronto

Alguém me perguntou por MP como fechar/dobrar o aro, aqui fica a resposta tardia
Com o relógio nesta posição, pressionamos de forma a ficar fechado, com uma chave ou ferro redondo vamos dobrando o aro até ficar como se vê na foto, relembro que nem sempre é possível desdobrar/dobrar o aro sem partir, como já foi explicado antes, neste caso correu muito bem.

Relógio pronto a ser testado com a minha nova balança do tempo, MTG4000,depois vários problemas com a antiga balança e fornecedor, optei por equipamento profissional, assim só choramos no momento de pagar
O atendimento desta empresa Alemã foi excelente, não só desenvolveram um microfone que melhor se adapta ao tipo de trabalhos que realizo como ainda disponibilizaram equipamento que esteve em exposição numa feira em Geneve pelo que só paguei +- metade do valor original de 1300€ na mesma com os 2 anos de garantia Etc...
Mais informações sobre este equipamento nesta pagina http://www.zeitwaage.de/tymc/mtg4000t.html

Pronto

Alguém me perguntou por MP como fechar/dobrar o aro, aqui fica a resposta tardia
Com o relógio nesta posição, pressionamos de forma a ficar fechado, com uma chave ou ferro redondo vamos dobrando o aro até ficar como se vê na foto, relembro que nem sempre é possível desdobrar/dobrar o aro sem partir, como já foi explicado antes, neste caso correu muito bem.

Last edited by nugomes on 08 Oct 2012 11:18, edited 1 time in total.
-
nugomes
- ✘
Muito têm sido os relógios restaurados nos últimos meses, deixo aqui mais alguns exemplos do antes e depois.
Relógio Splitscreen antes

Depois de restaurado.
este relógio encontrasse á venda neste momento no ebay http://www.ebay.de/itm/130776301934?ssP ... 1558.l2649

Perohaus 80mm 11/56
Antes

Depois de restaurado e á venda http://www.thesamba.com/vw/classifieds/ ... id=1342423

Espero que gostem
Cumps
Nuno
Relógio Splitscreen antes

Depois de restaurado.
este relógio encontrasse á venda neste momento no ebay http://www.ebay.de/itm/130776301934?ssP ... 1558.l2649

Perohaus 80mm 11/56
Antes

Depois de restaurado e á venda http://www.thesamba.com/vw/classifieds/ ... id=1342423

Espero que gostem
Cumps
Nuno
- moshinho
Mim gosta...não fosse maluco por relógios