Bem, parti para a uma loucura dentro desta aventura!
HAHAHAHAHAHAHAH caught caught AHAHAHAHAHAHAHA
comprei este motor ao slip4ever (colega bastante prestável e profissional, aconselho vivamente):
Comprei os fundos que são visiveis na primeira foto.
Com este monte sucata, cheguei ao meu mecanico hoje de manhã, pronto para trabalhar! Já tinha saudades de ter as mãos sujas e embora esteja muito cansado foi um dia muito produtivo.
Juntamente com um kit completo para restaurar o motor começamos a trabalhar desde cedo na desmontagem/montagem do 1300 e 1500 para tentar fazer um bom motor 1600...
O bloco que vou aproveitar vai ser o do 1500 (mais ferrugento) por esta simples razão:
Como podem ver não tem numero de motor... e não... não foi apagado, porque o que vocês vêm ali fui eu (e o antigo dono) a tentar perceber se alguém tinha apagado o numero e para isso usamos uma lixa grossa para tentar perceber se tinha alguma marca por baixo.
Também não sei o que significa o P que se vê em grande.
Agora só falta pedir o certificado ao museu da VW para saber qual foi o motor que saiu da fabrica em 1968 para cravar ali

) não digam nada a ninguém.
Bem o resto dos detalhes MAUS: Encontrei a admissão simples (original) rachada naquele tubo que liga aos escapes... penso que a unica função é pre-aquecer a gasolina para uma detonação melhor, mas irrita-me meter uma admissão que não está a 100% (o meu mecanico disse-me que é absolutamente normal e que o carro trabalha bem assim, mas eu não me convenço).
Alguém tem por aí à mão uma admissão simples com os tubos que ligam ao escape bons?
Tenho uma guia de válvula partida numa das cabeças, essa mesma cabeça tem um perno enfiado no buraco onde apertão as chapas de protecção superior do motor:
Ninguém tem por aí uma cabeça a mais de admissão simples?
Tirando estes dois detalhes, que segundo o meu mecânico não são impedimentos do carro fazer um milhão de km, acho que o motor que comprei ontem está impecável por dentro. Sem folgas na cambota, nem bronzes levou. Não valeu a pena abrir o bloco...
Passei o dia todo a limpar, esfregar e lixar sujidade!
Amanhã tenho que ir comprar umas latas de tintas (para altas temperaturas) para pintar as chapas de protecção superior (bastante ferrugentas).
Acabamos o dia já com um dos cilindros/camisas 1600cc colocadas no motor.
Só acabei por não comprar bomba de óleo para este motor porque é diferente do "normal" devido a ter um "apêndice" para a caixa automática.
Está aqui a razão para ter ficado a pé na área de serviço da Nazaré no passado sabado, que despoletou isto tudo!
Agarrou o numero #1 sem perceber bem como!
Deixo aqui algumas fotos do dia:
Amanhã é mais um dia! o meu mecânico está confiante que amanhã o carro trabalha!
Será este motor capaz de dar a volta a Europa?