ESCAPE

Loyo

ESCAPE

Post by Loyo »

Tubos de escape

No escape, é importante o bom vazamento dos gases dos cilindros para um aumento de potência,

Com um aumento das válvulas a libertação de gases é maior assim à que aumentar o diâmetro e o poder de escape.

O aumento e o incremento de potência não pode considerar-se perfeito se a conduta por onde circulam os gases não reunir novas condições de acordo com as novas características do motor. Alem do diâmetro o que se pretende é evitar ângulos e atritos que possam provocar contra pressões na passagem dos gases e distribuir a distancia dos tubos desde os cilindros até à saída para o exterior de modo equitativo para que todos os cilindros estejam á mesma distancia da saída,

A corrente de gás será mais enérgica quando a válvula de escape se encontrar aberta mas cessara subitamente quando esta se fecha, mas o gás não obstante terá recebido um movimento que a força da inércia fará ricochetear sobre a válvula fechada originando uma contracorrente noviça para a nova expiração.

O desenho do novo escape requer fundamentalmente que se evite o retrocesso do gás. E que não ponha obstáculos à livre passagem do mesmo.
No escape, as velocidades alcançadas pêlos gases são de grande intensidade, e as temperaturas muito altas (de 600° C a 800°C), acompanhadas de ondas sonoras de grande potência.

Para uma boa construção ou modificação, deve adaptar-se um tubo de escape de um diâmetro aproximado a um terço do diâmetro do êmbolo, assim a espessura fica assegurada nas melhores condições.

Quanto aos colectores de escape, a melhor modificação é fazerem-se os tubos de cada cilindro independentes, a regra mais adequada para evitar a influência do retrocesso transmitida de um para outro cilindros, o sistema adoptado com êxito nos carros de competição, ou seja escapes independentes.

Como teremos em princípio de circular na via publica uma boa solução é a união num só tubo de escape de várias condutas 4 em 1.
As várias condutas representam efectivamente um sensível benefício, não só na limpeza do motor, mas também no enchimento do cilindro, pois os gases de escape, ao serem lançados a grande velocidade para o exterior, permitem, por meio do cruzamento das válvulas, aumentar a corrente da admissão, o que naturalmente concorre para o mais completo enchimento do cilindro.

Outra opção é colocar dois colectores de escape para motores de 4 cilindros, em qualquer caso, a divisão do escape dos cilindros beneficiará a potência obtida pelo motor.

Quando se pretende que o carro circule nas estradas, torna-se necessário o uso de um silenciador. É um erro crer que o silenciador contribui de maneira muito importante para diminuir a potência de um motor. Na realidade, se o silencioso é adequado para o motor, já se comprovou experimentalmente que não diminuiu a potência do mesmo em mais de uns 2 %.
Portanto o objectivo é conseguir diminuir o ruído, prejudicando o menos possível o funcionamento do motor.
A mais simples teoria do silencioso consiste em aumentar o comprimento do tubo de escape, fazendo circular o gás por uma série de condutas que equivalem, naturalmente, a um tubo de escape muito comprido. Á medida que os gases se afastam do motor perdem velocidade e o ruído amortece-se.

Nos fórmulas utilizam-se tipos de silenciadores especiais, chamados megafones, idênticos aos usados nos dragsters que em geral consistem simplesmente numa câmara de expansão no fim do tubo de escape.
Outro tipo de silencioso de corridas, é o seguinte.
Image
Os gases queimados que chegam de A penetram na câmara B, saindo depois para o exterior por C.

Ao modificar o tubo de escape e o silencioso de origem, para manter os benefícios conseguidos deverá cuidar-se dele com muita frequência, limpando-o cuidadosamente de todos os vestígios de carvão.
A colocação de qualquer tubo de escape para o exterior é benéfica, visto, que o tubo será mais refrigerado com a corrente de ar que se produz em plena marcha.

O fundamental sobre os colectores de escape e os tubos de escape.

Image
As medidas do silencioso de escape são as seguintes: o diâmetro Y deve ser o dobro, no mínimo, do diâmetro do tubo, enquanto o seu comprimento é igual a quatro vezes o diâmetro. O volume desta câmara de expansão deverá ser, no mínimo, sete vezes superior ao volume da embolada de um cilindro. O tubo de cauda, que deverá continuar depois da câmara, terá de sobressair do eixo traseiro, isto é, ir mais atrás que este eixo e ser disposto de forma que o gás queimado seja projectado para o solo e não na horizontal ou para cima.

Cumps
Loyo
Last edited by Loyo on 19 Nov 2008 22:45, edited 2 times in total.

Loyo

Post by Loyo »

Alguns modelos de escape,
Image
Image
Image

Image
Formula V tubos de cada cilindro independentes

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia LOYO...

Estàs de parabens; muito boa a tua apresentação... :D

Bravo, continua gostei bastante...

São necessàrias essas informações aqui no FORUM...

Quanto mais informação melhor...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Muito fixe.

Até que enfim uma boa explicação sobre o funcionamento e dinamicas de um sistema de escape.

Obrigado pela partilha

Ricardo Meneses

Post by Ricardo Meneses »

;) quando poder vou postar aqui umas fotos dos meus colectores de escape para vocês me darem a vossa opinião! Eles foram fabricados artesanalmente e aparentam ser porreiros mas... já ouvi falar em escapes testados em bancos de potência que realmente compensam comprar... nomeadamente uns (que não sei o nome) que são dois colectores independentes! Um colector por cada dois cilindros, com panela e escape independentes... vou tentar encontrar também a foto desses colectores para vocês me darem a vossa opinião!

Abraços!
Ricardo Meneses

RENATO LIMA
✘✘

Post by RENATO LIMA »

Estava mesmo a precisar de uma ajuda destas ! E quanto a marcas quais as que são mais funcionais nos nossos carros para tirarmos um pouco mais de rendimento ?
passear de carocha,amar e ser feliz!!!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Boa dica, sim senhor. Grato!
Plastic cars sucks!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Os escapes stinger são optimos para quem chega a casa às 4 da manhã e mora no centro da cidade!!!

:lol:

João

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Boa malha!

Gostei! Agora venham tambem umas fotos dos vários tipos de interiores de panelas de escape.

Penso que o escape desempenha um papel extremamente importante no bom funcionamento do motor.

Venham mais!
Image

Ricardo Meneses

Post by Ricardo Meneses »

Ricardo Meneses wrote:;) quando poder vou postar aqui umas fotos dos meus colectores de escape para vocês me darem a vossa opinião! Eles foram fabricados artesanalmente e aparentam ser porreiros mas... já ouvi falar em escapes testados em bancos de potência que realmente compensam comprar... nomeadamente uns (que não sei o nome) que são dois colectores independentes! Um colector por cada dois cilindros, com panela e escape independentes... vou tentar encontrar também a foto desses colectores para vocês me darem a vossa opinião!

Abraços!
Alguém tem ideia dos colectores que eu estou a falar? Já varri o google TODO e não encontro porcaria de foto nenhuma! Tenho que procurar nas minhas revistas e digitalizar para vos poder mostrar...
Ricardo Meneses

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Por acaso, lendo mais em pormenor este topico, fico a pensar que aqueles escapes "motorsport" não obedecem minimamente ás defenições aqui apresentadas pelo Loyo. Já algumas vezes ouvi dizer mal desse escape, por amigos e em desabafos de loja de peças. Penso que seja um barrete e digo isto sem experiencia de facto.

Ja tive variadissimos tipos de escape nos meus carrros, todos eles para motores STD. Um "Monza" que acho bom, um pouco inestético, e aquelas adaptações de ponteiras grandes em panelas originais, nem por isso. Tenho uma aranha de escape escondido neste momento e parece-me bom, com uma boa relação entre o tubo e a largura da panela e bastante silencioso.

Penso que a relação entre espaços é uma indicação a olho nu de que o escape funciona ou não. Já vi com cada coisa, desde "aranhas" cujo bocal de saida era menor ou igual ao escape de um cilindro!
Plastic cars sucks!

Loyo

Post by Loyo »

Boa
Antes de mais obrigado a todos.
Eduardo Pinela estou de acordo à por ai com cada obra de arte :D
O ideal na minha opnião é mesmo construir um de acordo com as necessidades, os comprados ou são muito bons e têm preços absurdos ou são baratos e é como referes, as aranhas por vezes o diametro do tubo é inferior à saída do colector e têm umas curvas acentuadas e por vezes espalmadas, entretanto quando tiver oportunidade vou tirara umas fotos destes defeitos para quem não conhece ter uma ideia. :?
Entretanto estou a compilar um trabalho para colocar aqui no forum sobre outro tema. :wink:
Cumprimentos
Last edited by Loyo on 20 Nov 2008 13:36, edited 2 times in total.

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia LOYO...

Quanto à constução de uma linha de escape eu não estou de acordo em construir uma com exito nos primeiros modelos que fizeres...

Pois existem 4 em 1 que são bem desnvolvidos por valores acessiveis...

Tipo BAS começado pelos mais caros mas tens copias feitas por CSP mais acessiveis...

Nos Americanos tens A-1 ,DYNOMAX , MEGAFLOW e BUGPACK com alguns modelos aceitaveis e não muito caros...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

a.s

Post by a.s »

Excelente topico, gostei de ler. É bom ver topicos com este tipo de informações muito uteis e muito interessantes. :wink:

@jcse
:lol:
Lembra-me de quando tinha o escape 4em1 no 1303 e que quando chegava a casa a certas horas tinha que apanhar um pouco de balanço no fundo da rua para conseguir estacionar de frente com o carro desligado :D
André Silvino

Fernando Palmela
★★★

Escape

Post by Fernando Palmela »

Caro Loyo

Não o conheço, mas obrigado pela partilha, sou um leigo em mecânica, nunca pensei na minha vida aprender tanto em tão pouco tempo.
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Post Reply