Motor 1914 CC Low Budget
-
PAVIK
- ✘
Motor 1914 CC Low Budget
Bom dia a todos...
O objectivo é de mostrar que é possivel fazer bons projectos com pouco dinheiro...
Esta configuração é possivel devido ao facto de encontrar varias peças de ocasião...
Bloco motor AS41 em bom estado de origem 0$
Bielas de origem equilibradas 0$
Cambota a contrapesos de ocasião em 69mm 0$
Volante de motor cromoly 150 euros / volante de origem aligeirado 0$
Embraiagem KENNEDY Stage I 140 euros
Kit de pistons MAHLE 94 mm 200 euros
AAC ENGLE FK 10 120 euros nova
Poli AAC ocasião 0$
Bomba de oleo SHADEK 30 mm ocasião 0$
Cabeças de origem rectificadas com valvulas 37X32 mm
Valvulas INOX 37 mm 50 euros
Valvulas de escape INOX 32 mm 50 euros
Molas duplas de Valvulas BUG PACK HI-perf 30 euros
Escape 4-1 EMPI ocasião 0$
Colectores admissão CB ocasião 0$
Carburadores WEBER 40 IDF ocasião 100 euros
Todos os bronzes STD novos 60 euros
Todas as outras peças de ocasião recuperadas dum velho TIPO 1
Até breve...
O objectivo é de mostrar que é possivel fazer bons projectos com pouco dinheiro...
Esta configuração é possivel devido ao facto de encontrar varias peças de ocasião...
Bloco motor AS41 em bom estado de origem 0$
Bielas de origem equilibradas 0$
Cambota a contrapesos de ocasião em 69mm 0$
Volante de motor cromoly 150 euros / volante de origem aligeirado 0$
Embraiagem KENNEDY Stage I 140 euros
Kit de pistons MAHLE 94 mm 200 euros
AAC ENGLE FK 10 120 euros nova
Poli AAC ocasião 0$
Bomba de oleo SHADEK 30 mm ocasião 0$
Cabeças de origem rectificadas com valvulas 37X32 mm
Valvulas INOX 37 mm 50 euros
Valvulas de escape INOX 32 mm 50 euros
Molas duplas de Valvulas BUG PACK HI-perf 30 euros
Escape 4-1 EMPI ocasião 0$
Colectores admissão CB ocasião 0$
Carburadores WEBER 40 IDF ocasião 100 euros
Todos os bronzes STD novos 60 euros
Todas as outras peças de ocasião recuperadas dum velho TIPO 1
Até breve...
Last edited by PAVIK on 24 Oct 2008 08:20, edited 1 time in total.
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER
YOU GET THE POWER
-
fan
- Site Admin
Boas
Tenho andado a estudar a mesma situacao que aqui demonstras, so que configuracao que tinha em mente mudava a arvore de cames e nao subia tanto a celindrada.... Mas ainda esta em estudo...
Mas a grande difrença que encontro e mesmo no preço do material :S e um bocadito mais alto.
Logo meto aqui os preços que tenho.
abraço e obrigado.
F:A:N:
Tenho andado a estudar a mesma situacao que aqui demonstras, so que configuracao que tinha em mente mudava a arvore de cames e nao subia tanto a celindrada.... Mas ainda esta em estudo...
Mas a grande difrença que encontro e mesmo no preço do material :S e um bocadito mais alto.
Logo meto aqui os preços que tenho.
abraço e obrigado.
F:A:N:
- Loyo
- ✘
-
Jean Melim
- ✘✘
Vou tentar responder pelo PAVIK 
Não tendo a taxa de compressão e tendo os carburadores "modestos" eu diria que esse motor iria fazer uns 120cv por volta das 6000 rpm mais coisa menos coisa.
Calculo que a taxa de compressão seja para usar gasolina 98 e por isso ao redor dos 8,5:1
Just my 2 cents
Não tendo a taxa de compressão e tendo os carburadores "modestos" eu diria que esse motor iria fazer uns 120cv por volta das 6000 rpm mais coisa menos coisa.
Calculo que a taxa de compressão seja para usar gasolina 98 e por isso ao redor dos 8,5:1
Just my 2 cents
Jean Melim
Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!
-
PAVIK
- ✘
Bom dia a todos...
Este motor vai subir bem em regime pois com uma FK 10 que é bastante eficiente pode subir a mais de 7000 RPM...
Com esta arvore da cames vou utilizar um taxa de compressão de 10:1
Calculei uma taxa de :
1914/4=478,5cc
Volume das camaras de combustão=45cc
Com um DH (altura do piston ao topo do cilindro)=1.2mm dà um volume de 8cc.
TAXA=(478.5+45+8.0)/53=10,02
Quanto à potência vamos ver ao fim quando o motor estiver montado e rodado...
De qualquer forma inicialmente vou roda-lo com as rampas de martelos 1.1 de origem e depois passo a 1.4 rampas SCAT; para vermos o resultado OK...
Jean melin se canhar vais ter uma supresa a nivel da potênica...
Este motor vai subir bem em regime pois com uma FK 10 que é bastante eficiente pode subir a mais de 7000 RPM...
Com esta arvore da cames vou utilizar um taxa de compressão de 10:1
Calculei uma taxa de :
1914/4=478,5cc
Volume das camaras de combustão=45cc
Com um DH (altura do piston ao topo do cilindro)=1.2mm dà um volume de 8cc.
TAXA=(478.5+45+8.0)/53=10,02
Quanto à potência vamos ver ao fim quando o motor estiver montado e rodado...
De qualquer forma inicialmente vou roda-lo com as rampas de martelos 1.1 de origem e depois passo a 1.4 rampas SCAT; para vermos o resultado OK...
Jean melin se canhar vais ter uma supresa a nivel da potênica...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER
YOU GET THE POWER
-
PAVIK
- ✘
bom dia LOYO...
Quanto à potência eu não vou escrever nada; vou simplesmente mostrar-vos os resultados...
Quanto ao 009 ele não te limita o teu regime maximo; excepto se ele tiver um rotor com corte de rotação...OK
Ao contrario do que muita gente pensa um 009 pode ser um muito bom distribuidor...
Os teus carburadores podem limitar o regime assim como a arvore de cames e as admissões das cabeças e respectivas valvulas...
Mas depois tiramos conclusões, ao fim quando tivermos o grafico de potência...
Até breve
Quanto à potência eu não vou escrever nada; vou simplesmente mostrar-vos os resultados...
Quanto ao 009 ele não te limita o teu regime maximo; excepto se ele tiver um rotor com corte de rotação...OK
Ao contrario do que muita gente pensa um 009 pode ser um muito bom distribuidor...
Os teus carburadores podem limitar o regime assim como a arvore de cames e as admissões das cabeças e respectivas valvulas...
Mas depois tiramos conclusões, ao fim quando tivermos o grafico de potência...
Até breve
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER
YOU GET THE POWER
-
Blueproject
- ✘
-
PAVIK
- ✘
Bom dia Blueproject...
Sim vais notar muita diferença se passares a 1914cc
Eu lanço um desafiu " CRIAR UMA CLASSE 1914 ", para isso é preciso adeptos para fazermos varios motores 1914 cada um com uma configuração pessoal; para depois compararmos e possivelmente fazer uma prova num circuito...
Quem alinha nisto????????????????
Vamos là malta toca a preparar esses motores...
Até breve...
Sim vais notar muita diferença se passares a 1914cc
Eu lanço um desafiu " CRIAR UMA CLASSE 1914 ", para isso é preciso adeptos para fazermos varios motores 1914 cada um com uma configuração pessoal; para depois compararmos e possivelmente fazer uma prova num circuito...
Quem alinha nisto????????????????
Vamos là malta toca a preparar esses motores...
Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER
YOU GET THE POWER
-
Jean Melim
- ✘✘
Lol...
Como tinha lido atravessao li que a árvore de cames era uma engle 120 e por isso disse 6000 rpm
Sendo uma fk10 realmente vai fazer mais rotaçao e juntamente com os martelos que levantam mais vais ter maiores fluxos.
Visto que a taxa vai ser de 10,0:1 e agora lendo com mais atenção todas as especificações, eu diria então que a potencia vai se situar nos 140/150cv
Qunato a classe 1914 seria uma ideia sim...
Cumps
Como tinha lido atravessao li que a árvore de cames era uma engle 120 e por isso disse 6000 rpm
Sendo uma fk10 realmente vai fazer mais rotaçao e juntamente com os martelos que levantam mais vais ter maiores fluxos.
Visto que a taxa vai ser de 10,0:1 e agora lendo com mais atenção todas as especificações, eu diria então que a potencia vai se situar nos 140/150cv
Qunato a classe 1914 seria uma ideia sim...
Cumps
Jean Melim
- Loyo
- ✘
Posso entrar com um Buggy 1914 bem preparado com IRS auto blocante e etc:DPAVIK wrote:Boa tarde Jean...
Podes encontrar em Conversas " VAMOS CRIAR UMA CLASSE 1914cc "![]()
Vamos ver se existem adeptos ou não???????????
Até breve...
Obrigado Pavic, pois eu sei que o 009 não limita e o meu problema é mesmo esse será que o bloco vai aguentar
Por mim mais locura menos locura já tou para tudo, é só projectos por todo o lado
Este virus VW é tramado
Cumps
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
-
PAVIK
- ✘
Boa noite...
Tens razão HKS o bloco de origem com uma cambota original sem contrapesos não pode passar das 6000 RPM...
O bloco deforma-se e fica batido ao nivel do primeiro bronze da cambota; Mas eu vou utilizar uma cambota a contrapesos para evitar as torções a alta rotação e poder passar as 7000 RPM sem grandes problemas... :
De qualquer forma é um motor para fazer uns 20 000km e depois desmontar para uma revisão...
Tens razão HKS o bloco de origem com uma cambota original sem contrapesos não pode passar das 6000 RPM...
O bloco deforma-se e fica batido ao nivel do primeiro bronze da cambota; Mas eu vou utilizar uma cambota a contrapesos para evitar as torções a alta rotação e poder passar as 7000 RPM sem grandes problemas... :
De qualquer forma é um motor para fazer uns 20 000km e depois desmontar para uma revisão...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER
YOU GET THE POWER
-
PAVIK
- ✘
Boa noite Amigos...
Aqui vão uma fotos da minha Cambota que recuperei esta semana...
é uma DPR ou seja de origem com contrapesos soldados que é muito boa porque é um trabalho feito com toda a precisão e control...

Estive a controlar a cambota e verifiquei que ela esta fora das tolerancias no moente central o que me obriga a fazer uma rectificação...
Na treceira foto é possivel ver que o moente central està um pouco usado...
De qualquer forma "a cavalo dado não se olha os dentes" com uma pequena rectifica ção vai ficar como nova...
Depois tenho que a equilibrar com o volante motor, prensa de embraiagem e poli...
Aqui vão uma fotos da minha Cambota que recuperei esta semana...
é uma DPR ou seja de origem com contrapesos soldados que é muito boa porque é um trabalho feito com toda a precisão e control...

Estive a controlar a cambota e verifiquei que ela esta fora das tolerancias no moente central o que me obriga a fazer uma rectificação...
Na treceira foto é possivel ver que o moente central està um pouco usado...
De qualquer forma "a cavalo dado não se olha os dentes" com uma pequena rectifica ção vai ficar como nova...
Depois tenho que a equilibrar com o volante motor, prensa de embraiagem e poli...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER
YOU GET THE POWER