Vitorinos Seguros - "Seguramente o seu parceiro"
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Possível ou não fazer um contrato de seguro de um vw alterado, isto com as modificações tal como motorização, travagem, altura, jantes (95% não são homologadas) conhecidas pelo seguro e estipulado no contrato celebrado entre as partes (embora continua ser ilegal andar em via publica, e não se chumbar nas IPO, procura o erro)?
A minha pergunta é devido a uma situação que me assusta: se eu bater ou atropelar alguém e declarado responsável, isto com um veiculo alterado (tipo um 2100 em vez de de um 1200) com contrato que não indica as alterações, e se a nova motorização é descoberta na peritagem, pode o seguro virar-se contra mi por ter "mentido" ou omitido a declaração das modificações das características técnicas do veiculo? Porque afinal o meu contracto é para um 1200 de 40cv, e não um 2100 de 200cv.
A minha pergunta é devido a uma situação que me assusta: se eu bater ou atropelar alguém e declarado responsável, isto com um veiculo alterado (tipo um 2100 em vez de de um 1200) com contrato que não indica as alterações, e se a nova motorização é descoberta na peritagem, pode o seguro virar-se contra mi por ter "mentido" ou omitido a declaração das modificações das características técnicas do veiculo? Porque afinal o meu contracto é para um 1200 de 40cv, e não um 2100 de 200cv.
Now I have a machine gun HO-HO-HO
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à semelhança do que acontece com outras situações tipo condução com carta apreendida ou sob o efeito de alcool; A companhia é capaz de pagar os danos ao sinisrado e depois virar contra o segurado e exigir-lhe a devolução das despesas.
ainda mais com seguros, que estão sempre a ver se nos "entalam"; E olha que a minha esposa é mediadora. Mesmo com tudo "preto no branco" só acredito depois de ver o assunto resolvido.

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Há quem dê animais de estimação...
Eu preferia um carocha ou uma bay cab dupla...

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O meu medo é ver o seguro dizer, "Épa, você mentiu, por isto o contracto é invalido :/"
Por isto seria melhor ser honesto e declarar as modificações com numa peritagem a o comprovar. Mas será que há companhias que aceita isto? estou a pensar num roubo por exemplo, como é que passa com um carro "out-law"?
Por isto seria melhor ser honesto e declarar as modificações com numa peritagem a o comprovar. Mas será que há companhias que aceita isto? estou a pensar num roubo por exemplo, como é que passa com um carro "out-law"?
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isso depende também da perícia do perito. se ele souber reconhecer e conseguir provar as alterações que se fazem e que tu mencionaste HKS, então a seguradora pode recusar o pagamento sem grandes chatices. o problema (para elas) está em, por exemplo, se no teu 2100 de 200 cv bateres e desfizeres o carro todo, como o vais meter num banco de potência de modo a comprovar que o o motor foi modificado? não vão e ficam a arder, depois podem tentar pegar por outras coisas, alterações estruturais, alterações de pneus, luzes, e coisas assim que mesmo depois dum sinistro são facilmente mensuráveis.
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A levantar a mala não sera necessario ir muito longe para descobrir que algo um pouco fora da linha "equipamente de serie" porque 1er coisa que ves é um pare de carburadores no género "big one" e assim diante: avis, volante madeira, etc... não penso que uma alavanca Empi trás problemas, mas vistos os custos de uma original :/ e alguns acessórios tambem (e facturas de compras é para esquecer)
Seja, convém no momento do seguro ter feito uma peritagem aonde são descriminadas as alterações, e submeter esta lista ao seguro, e fazer um contracto baseado nesta lista, e explicitamente listadas? Tipo o seguro não podia saber que não sabia.
Ha seguros a permitir isto? Existem contracto de "carro de tuning"?
Essas perguntas poderão parecerem idiotas, mas muitos andas "out-law" (1600 em vez de 1300,passagem a travão de discos, rebaixados, etc...) e acho bom saber a que nos ficamos expostos em caso de problemas (fora GNR, IPO) e vale melhor prevenir que remediar.
Seja, convém no momento do seguro ter feito uma peritagem aonde são descriminadas as alterações, e submeter esta lista ao seguro, e fazer um contracto baseado nesta lista, e explicitamente listadas? Tipo o seguro não podia saber que não sabia.
Ha seguros a permitir isto? Existem contracto de "carro de tuning"?
Essas perguntas poderão parecerem idiotas, mas muitos andas "out-law" (1600 em vez de 1300,passagem a travão de discos, rebaixados, etc...) e acho bom saber a que nos ficamos expostos em caso de problemas (fora GNR, IPO) e vale melhor prevenir que remediar.
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- SplitBusFan
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as tuas perguntas não são nada idiotas, antes pelo contrário, muito pertinentes e actuais.
Continuando no exemplo acima dado, não basta abrir o capot e ver que há qualquer coisa que foge ao equipamento de série. podes ter por exemplo uns cabos de vela chineses, e isso não vai, nem pode, ser argumento para a seguradora não pagar. Uma coisa são peças originais e outra peças de substituição da concorrência. E é aqui que começa uma parte do problema, pois é dificil traçar uma linha clara e rigorosa que separe as simples peças de substituição da concorrência daquelas que fazem alterar as caracteristicas originais. (dei o exemplo dos cabos das velas por aproximação ao absurdo para clarificar a minha ideia). Podes ter um motor com aspecto original, intacto, mas com cabeças rebaixadas e com aberturas de escape e admissão alargadas, um carburador mais performante, sistema de ignição mais potente, caixa modificada, etc, e nada disso ser facilmente detectável sem recurso a desmontagem ou medição em banco de ensaio. Por ter 2 carburadores, não significa directamente que tenha que andar o dobro ou ter mais potência. É preciso medir isso e chegar a um nº concreto.
Se há seguradoras a fazerem seguros para carros modificados, não sei, mas isso não deve ser problema muito dificil de resolver, afinal com base nos elementos fornecidos, basta-lhes determinar o risco envolvido (probabilidade de acidente, prejuizos, valor do carro, etc) e reflectir isso no preço final a pagar. É uma questão de euros, tal como se verifica se comparares na mesma seguradora, seguros para a versão base de um modelo X e para a versão desportiva. Quanto mais potente o carro, mais caro o seguro.
Continuando no exemplo acima dado, não basta abrir o capot e ver que há qualquer coisa que foge ao equipamento de série. podes ter por exemplo uns cabos de vela chineses, e isso não vai, nem pode, ser argumento para a seguradora não pagar. Uma coisa são peças originais e outra peças de substituição da concorrência. E é aqui que começa uma parte do problema, pois é dificil traçar uma linha clara e rigorosa que separe as simples peças de substituição da concorrência daquelas que fazem alterar as caracteristicas originais. (dei o exemplo dos cabos das velas por aproximação ao absurdo para clarificar a minha ideia). Podes ter um motor com aspecto original, intacto, mas com cabeças rebaixadas e com aberturas de escape e admissão alargadas, um carburador mais performante, sistema de ignição mais potente, caixa modificada, etc, e nada disso ser facilmente detectável sem recurso a desmontagem ou medição em banco de ensaio. Por ter 2 carburadores, não significa directamente que tenha que andar o dobro ou ter mais potência. É preciso medir isso e chegar a um nº concreto.
Se há seguradoras a fazerem seguros para carros modificados, não sei, mas isso não deve ser problema muito dificil de resolver, afinal com base nos elementos fornecidos, basta-lhes determinar o risco envolvido (probabilidade de acidente, prejuizos, valor do carro, etc) e reflectir isso no preço final a pagar. É uma questão de euros, tal como se verifica se comparares na mesma seguradora, seguros para a versão base de um modelo X e para a versão desportiva. Quanto mais potente o carro, mais caro o seguro.
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Agradece os esclarecimentos.
Sendo um carro alterado não homologado contrario as regras, poderá o seguro argumentar que o carro não podendo passar normalmente no IPO de tipo B (bulk list of problems: too low, too noisy, too faster, wider wheels and tires...), negar a sua obrigação de seguro apesar de o contracto ser claro quanto as alterações porque afinal, o carro "out law" não pode andar nas vias abertas ao publico e que acidente se deu (por exemplo num cruzamento) na via publica?
Penalmente é certo que não escape nem a uma multa e alguns sarilhos, mas é o seguro?
Parece mesmo que ser franco com o seguro será de longe o melhor para se proteger.
Ja agora como se passa uma peritagem para efeito de avaliação? Uma inspecção tipo B
A Vitorinho Seguro faz contratos desses genero?
Sendo um carro alterado não homologado contrario as regras, poderá o seguro argumentar que o carro não podendo passar normalmente no IPO de tipo B (bulk list of problems: too low, too noisy, too faster, wider wheels and tires...), negar a sua obrigação de seguro apesar de o contracto ser claro quanto as alterações porque afinal, o carro "out law" não pode andar nas vias abertas ao publico e que acidente se deu (por exemplo num cruzamento) na via publica?
Penalmente é certo que não escape nem a uma multa e alguns sarilhos, mas é o seguro?
Parece mesmo que ser franco com o seguro será de longe o melhor para se proteger.
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Boas!
A minha questão é a seguinte, comprei uma bay.. Já tenho os docs em meu nome, ela já está na oficina fazer a revisão para ir a IPO.
E queria tratar do seguro, mas confrontei-me com o problema de não ter outro carro em meu nome. Porque o meu carro do dia-a-dia está em nome do meu Pai. Posso fazer o seguro na mesma para clássicos? Só não sei se é possivel dar a carta verde do seguro do carro que uso mas que está em nome do meu Pai, mas que ao fim ao cabo é o meu carro.
A minha questão é a seguinte, comprei uma bay.. Já tenho os docs em meu nome, ela já está na oficina fazer a revisão para ir a IPO.
E queria tratar do seguro, mas confrontei-me com o problema de não ter outro carro em meu nome. Porque o meu carro do dia-a-dia está em nome do meu Pai. Posso fazer o seguro na mesma para clássicos? Só não sei se é possivel dar a carta verde do seguro do carro que uso mas que está em nome do meu Pai, mas que ao fim ao cabo é o meu carro.
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Isso são excelentes noticias!
Estava aflito com isso, porque seria complicado agora estar a mudar novamente a carrinha para outro nome. Já agora a tua seguradora é a Vitorino Seguros? Se for possivel fazer o seguro assim com a carrinha em meu nome e com o seguro do meu outro carro que está em nome do meu Pai vou avançar para a Vitorino.
Abraço e obrigado!
Estava aflito com isso, porque seria complicado agora estar a mudar novamente a carrinha para outro nome. Já agora a tua seguradora é a Vitorino Seguros? Se for possivel fazer o seguro assim com a carrinha em meu nome e com o seguro do meu outro carro que está em nome do meu Pai vou avançar para a Vitorino.
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Ainda bem man!
Isso é mesmo muito fixe, hoje estive a tarde na Old School Garage para ver a VAN e está mesmo quase pronta e estava a colocar essa questão ao pessoal de lá para ver como podia resolver a questão. Mas assim são excelentes noticias. Com sorte se as peças que faltam chegarem para a semana já trato do seguro. thanks mais uma vez!
Isso é mesmo muito fixe, hoje estive a tarde na Old School Garage para ver a VAN e está mesmo quase pronta e estava a colocar essa questão ao pessoal de lá para ver como podia resolver a questão. Mas assim são excelentes noticias. Com sorte se as peças que faltam chegarem para a semana já trato do seguro. thanks mais uma vez!
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Re: Vitorinos Seguros - "Seguramente o seu parceiro"
Boas amigo sou do porto tenho um carocha 1976 e gostaria de fazer seguro sera que me pode ajudar o meu mail e luis_tuning.69@hotmail.com abraços luis