(fotografias de 2004)
Boas a todos…
Aqui vai a apresentação do meu 1300 de 1972.
Trata-se de uma excelente viatura que me acompanha deste o ano de 1999. História que começa em Setúbal, onde o vi pela primeira vez. Estava estacionado com um papel colado no vidro a anunciar a sua venda. Como gosto muito desde modelo de 1972 rapidamente fiz negócio com o vendedor.
Após a compra pu-lo no Fernando Pardal para uma revisão mecânica profunda aos seus órgãos de segurança (travões, direcção, etc.). Um excelente trabalho feito nesta conhecida oficina dos arredores de Lisboa do qual ainda tiro partido actualmente (os órgãos observados apresentam boa saúde, apenas com o desgaste normal).
Em 2000/01 comecei a trabalhar em Santarém. É interessante perceber que nessa altura era possível ir e vir de Sintra todos os dias de automóvel sem causar grandes gastos no orçamento. Hoje, ao preço da gasolina ou gasóleo não aconselho.
Fiz muitas vezes os 90Km para cada lado sempre ao volante de VW (Golf GTD Special de 1996, New Beattle TDI de 2001 e por vezes o Carocha de 1972).
Numa das viagens em que levo o 1300 para Santarém acabei por ficar pelo Carregado com problemas graves no motor (sublinho o facto de que quando o comprei não mandei fazer qualquer revisão ao motor e por isso não sabia o estado dele). Bom… Paciência… Quando se compra uma viatura usada nunca se sabe o que lá vai dentro. Resolvi o problema da forma mais económica que pude… Comprei outro motor de um outro Carocha que tinha ficado irrecuperável após um acidente. Este motor está no carro até aos dias de hoje e, de uma maneira geral, sem grandes dramas. Trata-se de um motor 1300cc, AR, de 1973 que equipava o tal (1303) acidentado.
Não tenho fotos desse tempo. Fica apenas a memória aqui descrita.
Já li cá neste fórum alguém a referir ao facto de todos os VW serem diferentes (embora iguais em figura). Dessa forma consigo entender o facto de manter uma grande relação de prazer ao volante deste meu Carocha.
Desde o início deste ano tem sido, por opção, o meu Daily Driver, reforçando assim o prazer que vou obtendo na sua condução. Fez perto de 5.000Km desde Janeiro até ao corrente mês. Um verdadeiro luxo de prazer!
Claro que a idade não perdoa. Nem a nós e muito menos a viaturas com alguns (muitos) anos. Percebi que chegava a altura de ser feita uma “vistoria” ao verdadeiro estado do carro. Após nove anos de quilómetros e com a esperança de muitos mais de utilização acabei por acordar com uma oficina local o inicio do seu restauro.
É com a vontade de partilha que início este tópico. Mostro desde já, as fotos do último dia de circulação, antes da necessária “operação” estrutural: Deslocação em trabalho à Marinha Grande.