tirar ferrugem sem suar muito

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

Para terminar. mais um resultado.

os meus discos estavam assim:

Image

Image

Meti um na 1ª diluição e o outro no ácido.

O da electrólise, ficou assim:

Image

a tinta saltou toda,

Image

mas ainda tem muita ferrugem,

Image

O que ficou mergulhado em ácido, ficou assim:

Image

Ainda ficaram bocados grandes de tinta agarrados,

Image

mas sem nenhuma ferrugem,

Image

Image
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

User avatar
André Santos
Posts: 67
Joined: 26 Feb 2008 22:13

Post by André Santos »

O disco do àcido também o ligaste à electricidade, certo?
Ou mergulhaste-o simplesmente?

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

mergulhei-o
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

User avatar
André Santos
Posts: 67
Joined: 26 Feb 2008 22:13

Post by André Santos »

Da proxima vez experimenta ligá-lo à corrente.
Eu tinha as peças ligadas e a cada impulso do transformador (que ligava e desligava e ligava...) o volume de gás libertado era maior.
Sem certezas, apostaria que acelera bastante o processo.

Já agora, a soda caustica compraste-a onde? Tenho uma drogaria aqui ao pé de casa e o senhor não ma vende "por nada"! Diz que é perigoso e que se tocar na pele "só pára no osso"...

P.S. - Quanto aos discos tem atenção a possivel zonas fragilizadas (microfissuras, etc), em caso de travagem é muito perigoso.

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

as embalagens que fotografei, comprei-as no bricomarche aqui da minha zona...tal como as de ácido muriático.
Não liguei porque achei que a conductividade seria de tal ordem que o carregador iria entrar em transe.....
mas com as pinças, posso tentar para ver o que acontece :wink:

O teu droguista tem razão...isto é extremamente corrosivo e é preciso ter imenso cuidado.
:roll:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

User avatar
André Santos
Posts: 67
Joined: 26 Feb 2008 22:13

Post by André Santos »

Thanks! Por acaso julguei que ele estava a ser um bocado exagerado, mas aquela parte do "osso" deu-me que pensar.

No fundo é só para neutralizar a acção do ácido, porque é uma pena aquele aspecto "oxidado" depois de ter estado toda a brilhar!

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

E para neutralisar o acido, senão a acidez mantem. Se tentares pintar a peça sem a lavar com soda caustica antes, a pintura acabara para decascar.
Aleas, é necessaria neutralisar a acidez do acido (Ph) antes de proceder a destruição do acido, não basta o diluir. Ja agora como é que a gente se vé livre do acido? Tem ponto de recolha?
Se ninguem te vender soda caustica, vé do lado dos quimicos para desemtupir as sanitas em hyper mercado, a maioria deles são a base de soda caustica.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

User avatar
André Santos
Posts: 67
Joined: 26 Feb 2008 22:13

Post by André Santos »

Hong Kong Syndicate wrote:Ja agora como é que a gente se vé livre do acido? Tem ponto de recolha?
Por acaso é algo em que ainda não pensei, por agora tenho-o armazenado dentro da garrafa de onde ele saiu. Mas acredito que não haja grande problema em ir cano abaixo...
Pelo menos quero acreditar nisso :lol:

A ver se tiro umas fotos ás peças que limpar futuramente!

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

Não sei se sera inofensivo... é que o simples acido cloridrico destroi a fauna de uma fossa septica... por isto "cano abaixo" :/ Ha uma falta de informação brutal, é por exemplo tenho diluante velho em casa e não sei aonde o levar para ser reciclado.
Se ha alguem ligado ao ambiente que podia dar uma opinião seria muito bom.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

eu tenho cá uma Engª do ambiente em casa....amanhã pergunto-lhe e meto aqui as opções.
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

Esqueci-me completemente desta :mrgreen:
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Muito mais ecologico que esses "venenos" é o disco de decapagem: Um pouco mais de trabalho mas o planeta agradeçe! E a eficiência é muito boa.
Plastic cars sucks!

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

muito mais ecológico, concordo!

mas não chegas a todos os locais necessários.....
:roll:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Podes ter razão mas poderiamos chegar a um meio termo como decapar a maior manualmente e depois usar produtos corrosivos para os detalhes mais difíceis, penso ser mais limpo!

Os discos são muito eficientes, mesmo para grandes superfícies, muito mais rapidos do que decapantes, embora talvez mais trabalhosos.
Plastic cars sucks!

User avatar
seventropical
Posts: 8862
Joined: 24 Jan 2007 14:34
Location: Guimarães Portugal
Contact:

Post by seventropical »

jnar,
eu perguntei a meu mecanico como ele fez para tirar a ferrugem.. :?:

Image

Image

ele diz que sai tudo.........é mais uma ideia.... :idea: :idea:

seventropical.... :wink:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

Post Reply