tirar ferrugem sem suar muito

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

@Jnar,

mesmo ao pé de ti na Aboboda, tenho feito metalização a amarelo na "DUREZA" e se quiseres ver o resultado vai ao meu topico do Oval de 55, fica bem fixe e os valores são bastante aceitaveis.

Um abraço

Joao

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Sorry, mas prefiro recomendar:

Antes de ires para a DUREZA, experimenta um orçamento no ANTÓNIO MORAIS, que não fica longe, e costuma fazer os trabalhos em prazos mais curtos.

ANTONIO MORAIS, LDA
Conceicao Da Aboboda 2775 Sao Domingos De Rana - PORTUGAL
Tel: +351 214 44 11 10 - Fax: +351 214 44 08 67
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

ok....agradeço-vos e esses contactos dão jeito a todos.

Mas não se esqueçam que isto que eu estou aqui a fazer era para experimentar algo que só tinha lido e nunca visto (ok, tirando as aulas de químca do secundário :oops: )....
Existem mais uns métodos que queria experimentar pessoalmente e entre eles está a construção e utilização de uma pistola de metalização....só fica a faltar depois, um forno :wink:

Image
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

christopher

Post by christopher »

Eu ontem meti aqui um topico copiado que encontrei na net para tirar ferrugem hoje tive a fazer a experiencia e a peça saiu branquinha,depois de mergulhada so tive que dar uma esfregadela com um esfregao de cosinha foi fácil e deu resultado,exprimentem nao custa nada...

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

e que tal teres tirado umas fotos para se ver "ao vivo" os passos dados e o estado da peça em qestão?.....

Eu estou aberto a todas as sugestões para limpar as peças mais frágeis e importantes....

Mas convém não esquecer, que a quantidade de ferrugem é importante e estas peças que estou a usar estão num estado geral muito lastimável. Não se trata apenas de uma ferrugenzita de treta...
:roll:

christopher

Post by christopher »

jnar

exprimenta a serio da resultado,hoje comprei 2 garafas de vinagre meti numa panela ate comecar a entrar no estado gasoso e com a agua tambem mas numa panela a parte depois misturei as duas com as peças e deixei uns 60 minutos e ao fim tirei e a ferrugem tava muito facil de tirar foi so dar uma esfregadela...

Daqui a pouco meto as fotos como ficaram pois cai no erro de nao tirar antes mas podes ver como é que elas tavam nas fotos que eu tenho para ai do meu motor... mas tavam muito mal tratadas akredita

christopher

Post by christopher »

Tava completamente coberto de ferrugem agora tao assim

[img]http://i268.photobucket.com/albums ... .jpg[/img]

[img]http://i268.photobucket.com/albums ... .jpg[/img]

Mas ainda vou fazer mais 1 ou 2 vezes o mesmo teste com estas peças para ficarem a brilhar completamete,isto eram peças do meu motor

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

last report: fui ver a peça durante a hora de almoço. A ferrugem está de facto a ficar solta, como se de uma casca se tratasse. Parece um bife a perder a pele depois de um escaldão no ALLgarve 8)
De qualquer forma, deixei-a dentro da solução outra vez. Amanhã, tiro-a de lá de dentro para ver o seu estado.

Hoje também não podia perder tempo com isto.....

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

só agora é que reparei que essa peça é turbina que está dentro das latas....e está com bom aspecto.

Há uns anos valentes, estavamos nós perto do Cercal quando a carrinha começa a fazer um barulho parecido com um avião a jacto mas apenas em altas rotações (quando chegava aos 80 km/h).
Andou mais uns km's assim, até que parou.
Quando o meu pai abriu o motor, estava tudo queimado e derretido.
O que aconteceu foi que o veio que passa nesse orifício, comeu essa secção quadrada, tornando o buraco completamente circular....e continuou a rodar sem fazer girar a turbina, que estava "colada"....ou seja, arrefecimento, 0 :roll:

Ainda bem que mexeste nisso, mas cuidado a montar de novo.....isso é uma peça fundamental.

christopher

Post by christopher »

jnar
Eu sei que tenho que ter cuidado com estas peças o mecanico é que me ta a desmontar o motor e eu vou trazendo as peças para as tratar...
A algumas que ja nao tinham remendo vou ter que mandar vir novas mas nao sao peças de muito valor sao so os apoios em chapa fina.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

hoje foi dia de tentar com outros dois métodos: vinagre e ácido muriático.
em relação ao vinagre e fazendo como o christopher descreveu, os resultados foram quase nulos.
Com o ácido, as zonas que têm alguma ferrugem, ficam completamente limpas em alguns minutos mas nas zonas mais atacadas, tem-se que aplicar uma acção mecânica.
Mas é preciso muito cuidado com os vapores :roll:

Agora, usei estas peças para testar:

Image

Image

Ficaram limpas em ácido muriático, mas com o vinagre os resultados foram muito inferiores. Amanhã ponho aqui as fotos.

Mas pode-se ter já uma noção do aspecto do banho, numa das polies que tinham passado pela electrólise:

Image

Image

entretanto, deixei uma ainda no banho, mas desta vez com um bocado de ferro:

Image

Solta a ferrugem, é certo...mas não fica como nas fotos do site francês....
:roll:
Last edited by jnar on 02 Mar 2008 21:34, edited 1 time in total.

André Santos

Post by André Santos »

Verdade, é preciso ter muito cuidado com os vapores do ácido muriático...
A primeira vez fui apanhado um pouco de surpresa e não foi muito agradável :)

Uma das peças que limpei foi uma prateleira de bateria, estava muito corroida e com o ácido ficou mesmo muito boa mas é uma peça feita de chapa e não de ferro maciço...

Depois de a tirares do àcido a peça não ficou com uma pelicula de oxidação superficial?
Disseram-me que se devia ao cloro, mas como não tinha limpo as peças não dei grande importancia. Uma limpeza com diluente ou algo do genero deverá impedir o aparecimento dessa oxidação... tenho de experimentar.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Apos a passagem com acido a peça tem de ser lavada com um mistura de agua e soda caustica (vulgo produto para desentupir as sanitas) para neutralisar o acido. A peça oxida-se depois o mergulho com acido porque se forma uma camada de "sal" na superficie, e enquanto o effeito do acido não é neutralisado, oxida-se :/.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

ficou....estas peças que usei, estavam agora com esse aspecto.
Deixei-as dentro da 1ª diluição.
Amanhã fotografo-as.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

bom...
para resumir esta experiência, posso dizer que o resultado final depende da quantidade de ferrugem e da liga metálica.

Esta peça, que estava assim na carrinha,

Image

Image

ficou assim, depois de ter passado pela electrólise:

Image

Image

ficou aceitável.

Mas com o ácido muriático, é mais rápido e mais eficaz. As peças que mostrei antes, ficaram assim:

Image

Image

Em relação ao efeito do ácido muriático, o melhor então é fazer como HKS referiu e passar depois por uma solução que contrarie o PH. Eu mantive estas peças de molho por mais tempo que as polies, que ficaram assim:

Image

Image

Para se comparar a electrólise com a acção do ácido muriático, nada melhor que comparar estes dois resultados:

depois de mais de um dia na 1ª diluição - electrólise a 6V, 7 amperes:

Image

Image

e ácido muriático,

Image

Image

Post Reply