tirar ferrugem sem suar muito

jnar
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Post by jnar »

sp, isto não tem dado nenhum trabalho....mas como nunca tinha feito isto, estou a experimentar as soluções possíveis.
Quero ficar a saber se isto funciona ou se é mais um "mito urbano".... e atenção que o WD 40 e o esfregão verde, não retiram a ferrugem como esta electrólise é suposto fazer. O resultado final deveria ser idêntico a uma passagem pelo jacto de areia....

A ver vamos se é realmente assim.
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toiga
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Post by toiga »

Boas,

experimenta "potassa". vai a uma drogaria e compra isso.

Quando procurei isso da electrólise e perguntei à minha tia (engenheira quimica) qual o correspondente para "sodium carbonate, Na2CO3", ela disse que era a potassa.

talvez com isso tenhas melhor resultado que com acido muriático.

jnar
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Post by jnar »

ok....mas isso fica para um segundo teste, caso este não funcione de todo porque neste momento estou a usar soda caustica, tal como no site que o seventropical indicou no primeiro post deste tópico....
Depois passarei para outros químicos.

Devia existir um episódio dos "myth busters" sobre este tema.....ficava logo resolvido :lol:
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toiga
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Post by toiga »

Boas,

foi neste site: http://myweb.tiscali.co.uk/andyspatch/rust.htm

a meio falam de usar soda caustica mas numa relação de 10 g por litro.

jnar
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Post by jnar »

boa, tiago....não fazia ideia da existência deste site :oops:

de qualquer forma, agora vai como está...até porque estou a usar, seguramente, uma concentração maior do que essa:

1.800g / 10g/l = 180 Litros e eu tenho bem menos do que essa quantidade de água. Nem deve chegar a 10%....

provavelmente essa seria a concentração da 2ª diluição (10g/L) .... e o resultado foi 0 :roll:

Mas daqui a umas horas, quando lá voltar, tirarei isto a limpo.....
Pelo menos verei se fez algum efeito, mesmo que tenha que ficar mais horas de molho.
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GOODBAY
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Post by GOODBAY »

boa iniciativa jnar :wink:

christopher
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Post by christopher »

Encontrei este topico mas nao sei se sera uma boa soluçao max vou deixalo aqui para o pessoal comentar

Viva pessoal.
quando fui buscar o meu radiador, este estava cheio de ferrugem quer no ninho, quer na tubagem. entao experimentei mundos e fundos para o limpar e acreditem que começei mesmo a usar aql radiador so para testes. umas vezes ficava melhor, outras pior, ou mesmo mt pior mas tudo se resolveu.. nestes metodos constaram:

vinagre quente
vinagre
coca-cola
electrolise de agua
mostarda
pressao de ar
(uma cena para tirar a ferrugem do chao)

Estando estes por ordem do melhor para o pior..o que mais me impressionou foi o ultimo..mt bonito no fim de aplicar mas quando vi no dia a seguir pior que quando veio...

ora entao o metodo é assim:

Material necessario:
2 litros de vingre 0.50€ 1/2L
Água
Desox 3.25€ (vende-se no AKI)
Pincel
Recipiente onde se possa mergulhar o Radiador todo
Mangueira
Panela
Fogao

Aqueçam agua juntamente com o vinagre ate entrar em estado de 'eboluiçao'(se estiver mal corrijam pf :P ). NAO misturem o vingre com a agua por duas/tres razoes.. 1ª porque perde a sua força, 2ª os gases libertados sao nociveis e pode mesmo dar-vos o fanico e a '3ª a vossa mae nao vai gostar mt da panela qd isto acabar ' . Convem fazerem um buraco nas garrafas para estas nao rebentarem com o inchaço ou entao enquanto aquecem mantenham-se perto a vigiar para que se alguma inchar rapidamente a furarem. nao garanto que isto aconteça pois furei logo as garrafas...
por fim num recipiente ponham o radiador, deitem a agua a ferver sobre ele e deixem estar 1min dps tirem o radiador fora para o topo do recipiente e deitem o vinagre tambem a ferver sobre as zonas com ferrugem (obvio que é para misturar com a agua). voltem a mergulhar e rodem o radiador de mateira a que a mistura se infiltre bem no ninho e interior. Tirem e deitem o radiador no chao e metam uns tacos debaixo e com uma mangueira ligada a pressao publica lavem mt bem (metam o dedo na ponta da mangueira para mais pressao, NAO usem maquinas podem estragar as palhetas.). Convem secar td mt bem. Depois apliquem Desox com um pincel onde ainda reside alguma ferrugem (ex: de ambos os lados e interior do ninho, deixem escorrer para dentro e abanem.cuidado com os olhos e peles sensiveis). deixem actuar entre 15-30min consuante a ferrugem.. novamente, lavem com a mangueira com o mesmo metodo.dps convem secar mt bem o interior e exterior com um compressor e dar uma nova mao de Desox para nao se voltar a formar ferrugem...

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jouca_1
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Post by jouca_1 »

jnar wrote:fui ver o resultado à hora de almoço.
Até agora, nada....
:roll:

quando cheguei, ainda tinha o carregador a funcionar e a electrólise continuava.

Como se pode ver, practicamente na mesma....

Image

Image

cá fora, dá para ver que está mais limpa, mas apenas porque o banho serviu para retirar parte da sujidade. Relativamente à ferrugem, está tudo na mesma...

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O inox está alterado, mas apenas isso,

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Sendo assim, decidi mergulhar parcialmente a outra polie na 1ª diluição, para ver o que é que acontece. O carregador continua a desligar-se automaticamente, mas mesmo assim, vou ver se funciona desta forma. No entanto, dá para ver que no fundo desta caixa, estão uns detritos que parecem ferrugem solta....mas não tenho a certeza se serão realmente isso ou apenas lixo....
É certo que devia ter lavado bem as peças antes....mas não o fiz.

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Quanto tempo esteve a polie na solucao????

Esperimentastes de passar a polie num torno com escova de aco???

Pois segundo o que li no site; a electrolise nao aranca a ferrugem, é preciso uma accao mecanica ( legeira ) para remover realemente a ferrugem;

a electrolise facilita a accao de descolar a ferrugem do metal bom.

ve se dà ou nao!?!?

Cmps.

José.

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André Santos
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Post by André Santos »

jnar, não andas muito longe!

Já fiz algo do genero e resultou muito bem, a peça a limpar era um apoio do para-choques.
Como não tenho carregador de baterias virei-me para algo mais pequeno: um transformador de uma pista de comboios eléctricos (cerca de 12V, amperes desconhecidos...).

Usei àcido muriárico, um parafuso velho e liguei o circuito.

O transformador também passou a experiencia toda a ligar-se e a desligar-se constantemente mas passadas 12 horas o apoio estava completamente limpo (o parafuso velho ficou muito "comido", mais fino e envolto em papa de ferrugem).

O unico problema é que a ferrugem superficial apareceu num instante...
Nada de grave comparando com o estado inicial, mas o aspecto limpo era bem mais agradável...
Poderá ser devido ao material do parafuso velho que usei: metal simples. Uma peça de aço inoxidável como a tua é a minha proxima experiencia :D

Seguindo a lógica, uma peça de zinco era ideial, correcto?
Mas arranjar zinco...

De qualquer maneira recomendo :wink:
Ah, fazer em espaços abertos porque o àcido muriático cheira horrivelmente mal...

jnar
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Post by jnar »

josé,

a polie esteve na 2ª solução durante a noite toda e até à hora de almoço. Agora ficou na 1ª e amanhã vou lá para ver o resultado. Hoje já cheguei muito tarde e não deu para ver grande coisa...já estava muito escuro.
Ainda a saquei e tentei raspar com uma estátula, mas pareceu-me exactamente igual.

André: não sei se a minha peça de inox será a mais indicada....tenho algum receio que aquilo seja uma liga qualquer, ranhosa....

Mas amanhã, veremos o aspecto final....
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jnar
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Post by jnar »

esta foi a única foto que consegui fazer, agora ao fim do dia. Apesar de estar bastante escuro e de a máquina recusar-se a activar o "auto-focus", ficou bem perceptível.
Como se pode ver, a electrólise está em grande....

Image
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toiga
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Post by toiga »

Boas,

ontem encontrei um apágina que diz que não se deve utilizar peças em inox por causa do cromado. Isso vai libertar um gás à tona da água, que inspirado muitas vezes, pode causar cancro de pulmão. Experimenta com uma barra de ferro sem tratamento.

jnar
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Post by jnar »

bom, tiago...então tenho que tomar mais cuidado.

Last report: pelos vistos FUNCIONA! Até agora não está bem como eu queria, mas o resultado final parece bastante razoável.

Quando cheguei, a reacção química continuava tal e qual como na noite anterior,


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Desliguei o carregador e retirei a polie. Passei por água limpa e com um esfregão de arame (daqueles que se usam para limpar os tachos) raspei-a e voltei a passar por água. Sequei-a com um pano e aqui está o aspecto (quase) final, uma vez que o pano ainda ficou muito sujo. Para ser limpo como deve ser e mais brilhante, devia ter usado diluente ou petróleo para limpeza ou um outro produto semelhante.
Se tivesse passado com uma escova de arame ou até com uma das que o rui lima meteu na página 2 deste tópico, acredito que ficaria brilhante.

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e comparando com a metade que ficou de fora,

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(a zona limpa para comparação)

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Numa fotografia geral, percebe-se bem a diferença,

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O inox ficou assim,

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e no fundo da caixa, estes resíduos,

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Aquando da 1ª passagem por água limpa, estes foram os "bocados" que saltaram da polie,

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Mas como o que eu realmente quero é uma limpeza completa, ou seja, não quero ter passar as peças por uma escova de arame e isto porque as peças que eu realmente quero recuperar como deve ser, são as "maxilas" dos travões de disco (quero que a diluição entre para dentro da peça, onde é impossível limpar de outra forma), voltei a passar esta diluição mais concentrada para dentro da caixa vermelha, que é maior e deixei de novo a 1ª polie lá dentro, a "marinar".....
Mais logo ou amanhã (quando me for possível), irei ver o resultado.
Já estava com um aspecto manhoso, nesta fotografia. A ver pela "nheca" que se estava a formar, a peça deverá ficar brilhante.... :wink:

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rmhl
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Post by rmhl »

Joao , gostei da tua experiencia,
No entanto teras ainda de proteger a peça com acabamento apos esta operação

eu nestas peças mando zincar , entregando este trabalho todo a empresa de zincagem

aqui ficam fotos

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Caixotes com parafusos e outras peças

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Antes
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Se vires que arranjas uma empresa ai por perto que te zinque o material, eu penso que sera a melhor opção

um abraço

RUI LIMA

jnar
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Post by jnar »

em termos de preços, compensa.
Resta saber se encontro cá quem faça isto a preços aceitáveis. Mas se for já tratado, talvez façam um desconto.... :wink:
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